Вы находитесь на странице: 1из 28

BALANO DE MATERIAIS

Discentes: Geisa Santos Joemar Mendes Tatiane Rodrigues Docente: Mrcio Andrade Disciplina: Mecnica dos Fluidos

Definies
Balano de material:equao do balano de massa ou da conservao da massa; Balano por componente:balano material de uma substncia qumica no sistema; Sistema: uma regio limitada do espao por uma superfcie fictcia ou fsica.

Sistemas Aberto, Fechado e Isolado


Sistemas Abertos: trocam energia (calor ou trabalho) e matria com as vizinhanas.Ex.: Oceano ou um bquer; Sistemas Fechados: trocam energia (calor ou trabalho) com as vizinhanas, mas no trocam matria.Ex.: Estufa; Sistemas Isolados: so completamente isolados do ambiente. No trocam calor, trabalho ou matria com as vizinhanas.

Sistemas Aberto, Fechado e Isolado

Fronteiras do sistema
A fronteira (limite) divide o sistema do exterior, que se chama de vizinhana.

Sistema sem gerao ou sem acmulo


Os valores das variveis do sistema em problemas de estado estacionrio no variam com o tempo, da os termos de acmulo ser zero por definio. No h acumulao ou esgotamento de materiais dentro do processo ou de reciclo.

Fluxos de materiais
Quantidade de fluxo de material pode ser especificado p, V e Ten ao invs de massa ou moles. Ex.: - Base de clculo de um problema, ou os resultados a serem obtidos; - Pode ser um volume de gs a uma determinada temperatura e presso ao invs de uma massa de gs.

Balanos em: secagem e cristalizao

Secagem
Na fabricao da farinha de peixe, aps a extrao do leo a torta de peixe desidratada em secadores rotativos, sendo em seguida finalmente moda e empacotada. O produto resultante contm 65% de protena. Em uma dada batelada de farinha de peixe, a torta de peixe mido contm 80% de gua, sendo o restante da torta isenta de gua (TIA). Na secagem 100kg de gua so removidos, observando se que a torta de peixe desidratada ainda contm 40% de gua. Calcule a massa de torta de peixe mida alimentada no secador.

Secagem

Secagem
Base: 100 kg de gua evaporada = W O balano de gua usado para verificar os clculos: 0,80A = 0,40B + 100

Secagem

Secagem

Verificando via balano de gua: 0,80(150) = 0,40(50) + 100 120 = 120

Cristalizao
Pertence ao grupo das Operaes de Separao. Este grupo inclui: processos fsicos separao de duas fases: filtrao, decantao; transferncia de massa de uma fase para outra: secagem, extrao.

Cristalizao Simples
Empresa NORSAL : Rio Grande do Norte Mtodo a concentrao da gua do mar, a cristalizao do cloreto de sdio

Cristalizao Complexa
- processo de cristalizao contnuos - visam obteno de um produto com partculas de dimenses, de formas, de teor de umidade me de pureza muito uniforme.

Tipos de cristalizadores
Cristalizador Swenson-Walker - resfriamento Cristalizador Oslo evaporao Cristalizador a vcuo evaporao/presso baixa

Cristalizador a vcuo EVAPORAO BAIXA PRESSO

Reciclo em processos sem reao qumica

Podemos efetuar balanos materiais de componentes ou sub-totais, assim como balanos de componentes e balano total de todo o processo. Desde modo, nem todas as equaes que formulamos ser independentes.

Reciclo em processos sem reao qumica


Exemplo de reciclo sem reao qumica: Uma coluna de destilao separa 10000 kg/h de uma mistura de 50% de benzeno e 50% de tolueno. O produto D recuperado do condensador na parte superior da coluna contm 95% de benzeno, e o final Wde da coluna tem 96% de tolueno. O fluxo de vapor V que entra no condensador desde a parte superior da coluna de 8000kh/h. Uma poro do produto do condensador se volta para a coluna como refluxo, e o resto se extrae para usar em outro local. Suponha que a composio do fluxo na parte superior da coluna (V), do produto extrado (D) e o refluxo (R) so idnticos porque o fluxo V se condensa por completo. Calcule a razo entre a quantidade refluxada R e o produto extrado (D).

Reciclo em processos sem reao qumica


Base de clculo: 1 hora (equivalente a F = 10000 kg) Balano global dos materiais: Material total F=D+w 10000 = D + w Componente (benzeno): F F= D D + W W 10000(0,50) = D(0,95) + W(0,04)

Se resolvermos (a) e (b) juntos obtemos: w = 4950 kg/h D = 5050 kg/h Balano ao redor do condensador: Material total: V =R + D 8000 = R + 5050 R = 2950 kg/h

Reciclo em processos sem reao qumica

Bypass e Purga
Bypass- um fluxo que passa por um ou mais estgios e atinge diretamente outra etapa posterior. Purga - um fluxo que usado para eliminar uma acumulao de substncias inertes ou indesejveis que de outra maneira se acumula no fluxo de reciclagem.

Bypass e Purga

Reciclo de fluxo com bypass.

Reciclo
O reciclo de clulas usual em diversas fermentaes como a fermentao alcolica e tratamento de resduos. No processo de reciclo a vazo da sada do reator passa por um separador e uma bomba, geralmente centrfuga , utilizada no reenvio de clulas para o reator.

Bypass e Purga

Reciclo de fluxo com purga.

Alimentao

REATOR

SEPARADOR

PRODUTO

RECICLO

Вам также может понравиться