Вы находитесь на странице: 1из 50

DISTURBIOS HEMATOLOGICOS

Revisando o sistema hematolgico


Em um adulto, o volume total de sangue constitui de 7 a 8% do peso corporal total.

O sangue total contm 3 tipos de clulas sanguneas: Eritrcitos (clulas vermelhas do sangue CVSs); nmero mdio: 5 milhes/mm3 de sangue. Leuccitos (clulas brancas do sangue CBSs); contagem total mdia de leuccitos: de 5.000 a 10.000 clulas por ml cbico de sangue. Trombcitos (plaquetas); contagem normal de plaquetas: de 150.000 a 450.000/mm3 de sangue. Em certos distrbios que necessitam de rpida produo de clulas sangneas Os reticulcitos, eritrcitos imaturos, podem ser liberados prematuramente da medula ssea para dentro da circulao (mecanismo compensatrio).

Os leuccitos esto divididos em dois tipos principais: Leuccitos granulares, tambm conhecidos como granulcitos ou leuccitos polimorfonucleares. Leuccitos agranulcitos ou leuccitos mononucleares. Granulcitos: produzidos na medula ssea, compreendem 70% de todas as CBSs. Subdivididos em trs tipos, com base nas suas propriedades de colorao: neutrfilos, eosinfilos e basfilos. Os agranulcitos ou mononucleares esto subdivididos em: Linfcitos, que so produzidos na medula ssea e passam por uma diferenciao no tecido linftico; compreendem 30% dos leuccitos totais. Moncitos, que so produzidos na medula ssea e transformados em formas maduras, denominadas macrfagos.

Os leuccitos defendem o corpo contra a invaso de microorganismos infecciosos e parasitrios atravs dos processos de fagocitose e produo de anticorpo. Os neutrfilos so clulas fagocitrias que chegam precocemente ao local da reao inflamatria, mas tm uma vida mdia relativamente curta de apenas vrios dias. Nmeros crescentes (neutrofilia) ocorrem no incio da infeco, especialmente com bactrias piognicas que aumentam a resistncia corporal. A infeco tambm pode produzir um desvio para a esquerda (surgimento de formas mais imaturas de neutrfilos na circulao, tais como bastes e metamielcitos). Os eosinfilos e basfilos contm e libertam potentes materiais biolgicos ( como histamina, serotonina e heparina), que alteram o suprimento sanguneo para os tecidos e ajudam a mobilizar os mecanismos de defesa do corpo. Os moncitos, os maiores leucsitos agranuncitos, podem fagocitar grandes partculas estranhas, fragmentos celulares e tecido necrtico. Os linfcitos produzem substncias que ajudam no ataque s clulas e as substncias estranhas. Os linfcitos B produzem anticorpos; os linfcitos T matam as clulas estranhas diretamente ou liberam linfocinas que promovem a atividade das clulas fagocitrias

trombcitos so formados por fragmentos de membrana e citoplasma de clulas muito grandes, na medula ssea, pulmo e bao, denominadas megacaricitos: a vida mdia normal de 7 a 14 dias. O hematcrito refere-se porcentagem do volume total de sangue constitudo pelas clulas; o valor normal de aproximadamente 45%. A hemoglobina, uma protena, compreende em torno de 95% da massa eritrocitria. A hemoglobina tem a capacidade de se ligar, frouxa e reversivelmente, ao oxignio; quando combinada com o oxignio, denominada oxiemoglobina. O sangue total contm em torno de 15 gramas de hemoglobina para cada 100 ml de sangue. O plasma, a poro lquida do sangue total que permanece aps as clulas sanguneas serem removidas, constitui 55% do volume sanguneo

As plaquetas ajudam a controlar o sangramento: Agregando e aderindo fisicamente aos locais de leso vascular, formando uma rede que temporariamente interrompe o sangramento. Liberando substncias bioqumicas que ativam os fatores de coagulao do plasma para formar um cogulo de fibrina estvel.

A produo normal de eritrcito (eritropoese), que acontece na medula ssea, estimulada pela eritropoetina (produzida pelos rins) e requer vrios nutrientes, principalmente ferro, vitamina D, cido flico, piridoxina (vitamina B) e cido ascrbico (vitamina C). O tempo de vida mdia de um eritrcito circulante de mais de 120 dias. Os eritrcitos so removidos por fagocitose no sistema reticuloendotelial, principalmente no fgado e no bao. As clulas reticuloendoteliais produzem bilirrubina, um pgimento da hemoglobina liberado dos eritrcitos destrudos e excretado pela bile.

O soro: o fluido remanescente quando se deixa o plasma coagular (isto , plasma menos fibrinognio e vrios fatores de coagulao). As protenas plasmticas: - Albumina: produzida no fgado. - Globulinas, so subdivididas em: Gamaglobulinas, compreendendo a maioria dos anticorpos conhecidos como imunoglobulinas. Fraes alfa e beta, incluindo as protenas de transporte e os fatores de coagulao, produzidas no fgado.

As funes gerais do sangue incluem:


Transporte de oxignio absorvido nos pulmes e dos nutrientes absorvidos do trato gastrointestinal para as clulas corporais, para permitir o metabolismo celular. Transporte dos produtos metabolizados nos tecidos para os rgos excretores. Auxiliar a regulao qumica, cido-base e trmica do corpo. Transporte de hormnios e outras substncias internamente secretadas para os locais de ao nos tecidos. Auxiliar na defesa contra a infeco por meio da ao dos anticorpos e fagcitos. Auxiliar na regulao de volume de lquido extracelular. Promoo da hemostasia: interrupo do sangramento pela formao do cogulo sanguneo.

Percebemos que alteraes nos componentes sanguneos podem provocar sinais e sintomas especficos: sangramento Dor ssea Dispnia Equimoses Fadiga Febre petquias

HISTRIA DE ENFERMAGEM entrevista


ESTADO DE SADE ATUAL: Pergunte porque est procurando os cuidados mdicos, e registre nas prprias palavras dele. Tenha em mente que sinais e sintomas dos problemas hematolgicos podem surgir em qualquer sistema corporal. ESTADO DE SADE PREGRESSO: Pergunte sobre histria mdica , esteja atento para uso de medicaes imunossupressoras ou cirurgias recentes. Se foi hospitalizado, pergunte por qu?. Documente todos os medicamentos que ele esteja tomando, prescritos ou no. HISTRIA FAMILIAR: Pergunte sobre os membros da famlia falecidos, registrando causa e idade. Anote distrbios hematolgicos hereditrios. HISTRIA SOCIAL: Pergunte sobre ingesta de lcool, dieta, hbitos sexuais e abuso de drogas que podem prejudicar a funo hematolgica. Verifique se h exposio a benzeno, ondas curtas, que podem provocar disfuno da medula ssea.

EXAME FSICO
Um distrbio hematolgico pode envolver todos os sistemas corporais, portanto realize um exame fsico completo INSPEO Focalize sua ateno na pele,mucosas, unhas, olhos, fgado e bao Palidez (embranquecimento), ocorre por diminuio do fluxo sanguneo. Cianose (descolorao azulada), ocorrendo com o aumento da circulao de hemoglobina no oxigenada secundria hipxia (bucal, perifrica). Rubor (vermelhido), ocorrendo com a crescente visibilidade da oxiemoglobina normal devido dilatao dos vasos sanguneos superficiais (por exemplo, febre) ou com crescente fluxo sanguneo (por exemplo, inflamao). Ictercia (descolorao amarelada), resultante de um nvel crescente de bilirrubina secundrio hemlise das clulas vermelhas do sangue; aparecendo primeiro na esclertica, depois nas membranas mucosas e, ento, generalizando-se.

As alteraes na colorao so mais bem avaliadas com luz natural. Nos pacientes de pele escura, inspecione a mucosa bucal para identificar cianose; regies palmares e plantares para identificar ictercia; mucosa oral e conjuntivas para identificar petquias e equimoses. Em paciente com edema, identifique a ictercia na parte interna do antebrao.

A inspeo da pele e das mucosas podem revelar: Petquias pequenas hemorragias puntiformes sobre a pele ou as membranas mucosas- que ocorrem mais comumente nos distrbios plaquetrios. Equimoses mculas preto-azuladas - resultantes do acmulo de sangue dentro da pele ou das membranas mucosas, geralmente secundrias ao trauma. Prurido e leses cutneas infiltrativas malignas, que ocorrem com certas malignidades hematolgicas (por exemplo, leucemia e linfomas). Glossite (inflamao na lngua) e leses ulcerativadas da cavidade oral, que ocorrem com certas anemias. Hipertrofia gengival (aumento das gengivas), comum na leucemia devido infiltrao das clulas leucmicas. Pele ressecada e spera, que pode indicar anemia ferropriva.

Palpao do trax e do abdmen


Inspecione a rea abdominal para verificar aumento, distenso e assimetria. O aumento do fgado e do bao pode indicar congesto causada por hiperproduo de clulas sanguneas, como na policetemia e leucemia ou destruio excessiva de eritrcitos como na anemia hemoltica. Hepatomegalia (fgado aumentado), possivelmente indicando inflamao (como a hepatite), congesto venosa ou malignidade hematolgica. Linfadenopatia (linfonodos aumentados), pode indicar uma infeco regional ou sistemtica, ou malignidade hematolgica

Exames laboratoriais
Aspirao e bipsia da medula ssea: Amostras da medula ssea e do osso so obtidas pela introduo de uma agulha com estilete dentro da crista ilaca (o esterno pode ser utilizado para aspirao em adultos). O exame permite avaliao dos precursores das clulas sanguneas perifricas. Hemograma completo: Permite enumerao do nmero de leuccitos (CBSs), hemcias (CVSs) e plaquetas por metro cbico de sangue venoso. Permite a Contagem diferencial de CBS ou respectivas porcentagens de neutrfilos, e osinfilos, basfilos, linfcitos e moncitos A contagem de retculcitos detecta a porcentagem de eritrcitos no nucleares jovens (um a dois dias de idade) no sangue perifrico. Hemoglobina cospular mdia: taxa de quantidade mdia de hemoglobina contida dentro da CVSs. Concentrao de hemoglobina circular mdia: porcentagem representando a taxa do peso da hemoglobina em relao ao volume mdio de CVS. Volume cospular mdio: valor da mdia do tamanho da CVS.

Anemias
Descrio Distrbio clnico definido como a diminuio do contedo de hemoglobina ou da massa de clula vermelha que compromete o transporte de oxignio. Etiologia e fisiopatologia
Pode ser uma patologia primria ou secundria a um distrbio subjacente. A anemia classificada de acordo tanto com as caractersticas morfolgicas dos eritrcitos quanto aos mecanismos fisiolgicos resultantes na diminuio de hemoglobina. As caractersticas morfolgicas referem-se mdia do tamanho da hemcia e do contedo de hemoglobina. A mdia do tamanho da hemcia pode ser normal (normoctica), menos do que o normal (microctica) ou maior do que o normal (hipocrmica). Os mecanismos fisiolgicos incluem: produo diminuda ou ineficaz de hemcia ou hemoglobina (insuficincia da medula ssea). Diminuio ou destruio prematura da hemcia (hemlise). Perda aumentada de hemcia (hemorragia). A insuficincia da medula ssea (isto , eritropoese diminuda) pode resultar de uma deficincia nutricional, exposio toxica, invaso ou reposio da medula por um tumor ou tecido fibroso ou causas desconhecidas.

Achados do histrico
As manifestaes clnicas refletem oxigenao deficiente dos tecidos e mecanismos cardiopulmonares compensatrios, independente da causa da anemia, e incluem:
Palidez. Susceptibilidade fadiga. Manifestaes do sistema nervosos central: cefalia, tonteira desmaio, processos do pensamento lentificados, irritabilidade, inquietao e depresso. Efeitos da sobrecarga cardaca aumentada: taquicardia, palpitaes e dor toracica. Taquicardia e dispnia progredindo do esforo para o repouso. Queixas de sensao de frio devido ao sangue ser desviado para reas de maior necessidade.

Diagnstico de enfermagem

Intolerncia atividade Dbito cardaco diminudo Nutrio alterada: ingesto menor do que as necessidades corporais.

Plano de cuidados de enfermagem


1. Promover a atividade proteger contra leso: Encorajar a deambulao e a participao nas atividades de vida diria (AVDs), conforme tolerado; enfatizar os riscos da imobilidade (por exemplo, hipotenso, desgaste muscular). Avaliar a resposta subjetiva do cliente atividade (por exemplo, queixas de fadiga, fraqueza, desmaios, falta de ar). Observar a tonteira ou marcha instvel e proporcionar apoio, conforme necessrio. Proporcionar perodos adequados de repouso e evitar ou replanejar as atividades que causem fadiga indevida. Ensinar o cliente a evitar movimentos subitos (por exemplo, elevar-se da posio sentada para a de p ou inclinada) em razo do efeito hipotensivo, poder causar uma queda.

Plano de cuidados de enfermagem


2. Reduzir as atividades e os estmulos que causam taquicardia e aumento do dbito cardaco: Monitorizar os sinais vitais em repouso e em atividade. Encorajar o cliente a relatar palpitaes, dor torcica ou dispnia vivenciadas com a atividade ou o estresse psicolgico. Proporcionar um ambiente silencioso e uma atividade tranqila. Para o cliente que apresenta dispnia, elevar a cabeceira do leito; evitar alimentos formadores de gases (a distenso abdominal pode agravar a dispnia); a oxigenoterapia pode ser necessria. Observar e relatar sinais e sintomas de reteno hdrica (edema perifrico, diminuio do dbito urinrio).

Plano de cuidados de enfermagem


3. Atender as necessidades nutricionais:

Oferecer alimentos ricos em protenas e calorias, frutas e vegetais suficientes para garantir os nutrientes essenciais para a eritropoese. Administrar qualquer suplemento nutricional prescrito (por exemplo, ferro, vitamina B 12. cido flico). Oferecer refeies pequenas, freqentes, para ajudar a enfrentar os problemas de fadiga e anorexia.

Leucemias
As leucemias so distrbios malignos dos tecidos formadores do sangue, caracterizados por uma proliferao no controlada dos leuccitos na medula ssea, substituindo os elementos medulares normais, e em fgado, bao, linfonodos e rgos sistmicos no hematolgicos (pele, rim, trato GI e sistema nervoso central). Leucemias so classificados de acordo com: Linhagem especfica da clula envolvida: linfoctica, mieloctica, monoctica. Maturidade das clulas malignas: aguda (clulas imaturas) e crnicas (clulas diferenciadas). Os tipos incluem: Leucemia no linfoctica aguda (LNLA). Leucemia linfoctica aguda (LLA). Leucemia mieloctica crnica (LMC). Leucemia linfoctica crnica (LLC).

Etiologia

A etiologia desconhecida, mas certos fatores esto associados a uma crescente incidncia, incluindo: Exposio radiao. Agentes qumicos (por exemplo, benzeno, agentes quimioteraputicos alquilantes). Agentes infecciosos (vrus ). Variveis genticas (relato de incidncia aumentada em clientes com sndrome de Down; alguns relatos de incidncia familiar aumentada).

Fisiopatologia
As leucemias agudas so doenas rapidamente progressivas e geralmente caracterizadas por uma proliferao no controlada de clulas muito imaturas (Blastos) na medula ssea e no tecido perifrico. As clulas blsticas leucmicas na medula suprimem a diferenciao e a proliferao das clulas hemopoticas normais, predispondo a uma anemia grave, trombocitopenia (hemorragia) e granulocitopenia (infeco). As leucemias agudas tipicamente mostramse rapidamente fatais se no tratadas. LNLA afeta as clulas envolvidas com as linhagens-tronco das clulas granulocticas, monocticas, megacariocticas e eritrocticas; tipicamente predomina o crescimento aberrante de um tipo celular. Os tipos mais comuns de LNLA envolvem a parada maturacional e a proliferao de clulas nos estgios mieloblsticos e monoblsticos de desenvolvimento. LLA afeta as linhagens envolvidas com clulas-tronco linfides e caracterizada pela proliferao de clulas linfides imaturas (linfoblastos) na medula ssea. LMC envolve a malignidade das clulas-tronco mielides, com maior quantidade de clulas maduras presentes do que nas formas agudas, e sintomas geralmente no to intensos quanto nas formas agudas (isto , a fase terminal da doena envolve progresso para uma fase menos diferenciada ou blstica). O incio tipicamente gradual e insidioso. LLC caracterizada por um crescimento acentuado nos linfcitos maduros na circulao e no tecido linfide. A doena pode ser relativamente assintomtica por muitos anos: anemia progressiva e trombocitopenia podem resultar de infiltrao da medula ssea, destruio imune ou hiperesplenismo.

Achados do histrico
Petquias, epistaxe, sangramento gengival, hemorragias retinais ou franco sangramento em qualquer orifcio corporal secundrio trombocitopenia. Hipertrofia gengival (mais comum na LMA). Palidez, fadiga, dispnia secundria anemia. Febre, sinais e sintomas de infeco devido neutropenia. Linfadenopatia, esplenomegalia, hepatomegalia devido invaso tissular. Dor ssea, secundria presso da rpida proliferao das clulas na medula. Efeitos neurolgicos secundrios infiltrao leucmica do sistema nervoso central.

Exames laboratoriais Contagem de leuccitos perifricos variando amplamente (1.000a>100.000/mm), mas sempre incluindo clulas imaturas (LNLA/LLA). Contagem elevada de leuccitos (LMC). Fosfatase alcalina leucositria baixa (LMC). Contagem elevada de leuccitos, possivelmente exercendo 100.000/mm (LLC). Eritrcitos, granulcitos e plaquetas diminudos (LLC). Uma grande porcentagem (60 a 90%) de clulas nucleadas da medula ssea identificadas como blastos (que normalmente compreendem mais de 5% dos elementos normais da medula), com reduzidos precursores de eritrcitos, clulas maduras e megacaricitos (LNLA/LLA).

Diagnsticos de enfermagem

Intolerncia da atividade. Estratgias ineficazes de resoluo individual. Dficit no volume de lquido. Risco de infeco. Nutrio alterada: ingesto menor do que as necessidades corporais. Dor.

Plano de cuidados de enfermagem


Monitorizar a temperatura e relatar elevao. Avaliar e relatar outros sinais e sintomas de infeco. Reconhecer que o cliente est sob alto risco de infeco quando a contagem absoluta de neutrfilos cai abaixo de 1.000/mm, e sobre grave risco quando a contagem for de 500/mm ou inferior. Obter culturas e iniciar antibioticoterapia EV, conforme prescrito. Estar alerta de que os sinais clssicos de infeco podem no estar aparentes em um cliente com leucemia. Manter um ambiente protegido, conforme indicado. Manter a integridade da pele e das membranas mucosas. Ensinar ao cliente e famlia os sinais e sintomas de infeco e as tcnicas de preveno. Instituir medidas para prevenir o sangramento e monitoriz-lo.

Plano de cuidados de enfermagem


Proporcionar informaes sobre o tratamento prolongado. Para LNLA e LLA: quimioterapia combinada, transplante alognico de medula ssea, terapia de consolidao e quimioterapia de manuteno e intermitente, em longo prazo, por vrios anos. Para LMC: quimioterapia inicial com agente nico, seguida de terapia de manuteno em baixa dosagem por longo prazo; na fase de exacerbao aguda (crise blstica), possvel transplante da medula ssea. Para LLC: para os clientes sintomticos, inicialmente quimioterapia com agente nico seguida de quimioterapia combinada e possvel esplenectomia para a trombocitopenia refratria.

Plano de cuidados de enfermagem


Promover mecanismos positivos de enfrentamento do estresse para ajudar o cliente e a famlia a lidar com os fatores relacionados doena e seu tratamento. Proporcionar alvio, conforme necessrio e conforme prescrito. Promover a atividade conforme necessrio. Ensinar ao cliente as medidas de segurana. Assegurar uma nutrio e hidratao adequadas.

Linfomas

Os linfomas so doenas neoplsicas nas clulas do sistema linforreticular, linfcitos e histicitos (macrfagos fixados, no mveis). A classificao dos linfomas baseada em: Tipo de clula maligna predominante (isto , linfomas linfocticos, linfomas histiocticos ou doena de Hodgkin). Grau de malignidade da diferenciao celular (isto , bem diferenciada, pouco diferenciada ou indiferenciada). Os linfomas geralmente so divididos em dois grandes subgrupos, baseados na morfologia dos linfonodos envolvidos: Doena de Hodgkin. Linfomas no-Hodgkin.

Etiologia e incidncia A etiologia do linfoma desconhecida. A doena de Hodgkin mais comumente afeta adultos e jovens; a incidncia maior em homens do que em mulheres e tem o seu pico em 2 grupos etrios: entre as idades de 15 e 38 anos e aps os 50 anos. Os linfomas no-Hodgkin so de duas a trs vezes mais comuns em homens do que em mulheres e afetam todos os grupos etrios, com uma incidncia crescente com a idade.

Fisiopatologia
Os linfomas geralmente originam-se nos linfonodos e podem originar-se no tecido linfide ou comprometer vrios rgos (por exemplo, bao, tonsilas, parede estomacal, fgado e medula ssea). Eles comumente disseminam-se para o tecido estralinftico (por exemplo, pulmes, rim). A clula-chave da doena de Hodgkin a clula de ReedSternberg, uma clula tumoral atpica, gigante, de morfologia nica e origem incerta. A doena de Hodgkin geralmente mostra um padro altamente previsvel de disseminao atravs dos canais linfticos para os nodos contguos. Pode-se disseminar, tambm, pela via hematognica, para os locais extranodais (por exemplo, trato GI, medula ssea, pele e outros rgos). Os linfomas no-Hodgkin, mais provavelmente do que os Hodgkin caracterizam-se como uma doena generalizada no linfonodo ou uma doena extranodal ao momento do diagnostico. Invaso da medula ssea, com anemia e trombocitopenia associadas, no evidentes nesses linfomas.

Achados do histrico
Linfonodos palpveis, especialmente cervical, axilar ou da virilha. Fadiga. Perda de peso. Febre de alta a suave. Calafrios, suores noturnos. Prurido.

A doena tambm pode produzir sinais e sintomas secundrios invaso dos linfonodos mediastinais e retroperitoneais aumentados, incluindo: Dispnia secundria presso contra a traquia. Disfagia secundria a presso contra o esfago. Paralisia da laringe e neuralgias braquial, lombar ou sacral secundrias presso sobre os nervos. Edemas nas extremidades ou derrames dentro da pleura ou do peritnio devido presso sobre as veias. Sinais de ictercia obstrutiva devidos presso sobre o ducto biliar comum. Esplenomegalia. Hepatomegalia.

Exames para diagnstico mdico


O diagnostico e estagiamento da doena de Hodgkin compreende: Bipsia de linfonodo para identificar aspectos histolgicos. Radiografia de trax para identificar qualquer doena mediastinal, hilar ou intrapulmonar. Deteco por TC para avaliar o comprometimento de linfonodos. Bipsia da medula ssea. Exames da funo heptica e imageamento do fgado. Estagiamento cirrgico por laparotomia com esplenectomia e bipsias de fgado e dos linfonodos mltiplos para identificar a doena no bao e linfonodos abaixo do diafragma.

Procedimentos envolvidos no diagnstico de estagiamento dos linfomas no-Hodgkin incluem: Bipsia de linfonodo. Bipsia e aspirao de medula ssea. Exames hepticos e de funo renal. Imageamento por TC. Laparotomia.

Diagnsticos de enfermagem

Estratgias ineficazes de resoluo individual. Risco para infeco. Nutrio alterada: ingesto menor do que as necessidades corporais. Dor.

Plano de cuidados de enfermagem


Manter uma hidratao cutnea tima e proteo para diminuir o prurido. Tratar a febres sintomaticamente com antipirticos CPM, uma vez que a infeco esteja excluda. Administrar analgsico CPM, para aliviar a dor compressiva dos linfonodos aumentados. Assegurar uma nutrio e hidratao adequadas. Proteger o cliente contra infeco. Instruir a famlia e o cliente acerca dos protocolos de tratamento. Para a doena de Hodgkin: radioterapia ou quimioterapia combinada; na doena resistente quimioterapia convencional ou reincidente, possivelmente transplante de medula ssea autlogo. Para os linfomas no-Hodgkin: radioterapia ou quimioterapia combinada (para a doena disseminada); em cliente com doena refratria ou reincidente aps terapia inicial intensiva, possivelmente transparente de medula ssea autlogo (ou menos comumente, alognico). Proporcionar apoio emocional e psicolgico durante os extensos tratamentos e exames diagnsticos.

Mieloma Mltiplo
Doena maligna das clulas do plasma (plasmcitos) que se infiltram em ossos, tecidos moles, linfonodos, fgado, bao e rins. Etiologia e incidncia A etiologia do mieloma mltiplo incerta. A incidncia maior em homens com idade superior a 40 anos.

Fisiopatologia
A proliferao disseminada das clulas imaturas do plasma toma lugar, principalmente, na medula ssea. As clulas derivadas dos linfcitos B normalmente produzem imunoglobulinas. As clulas plasmticas malignas produzem grandes quantidades de imunoglobina (protena de Bence Jones) que podem, geralmente, ser detectadas no soro e na urina por imunoeletroforese. Os tumores de clula plasmtica podem infiltrar-se em locais extra-esquelticos, como a pele, a boca, os rins e a pleura. As leses sseas osteolticas geralmente esto associadas hipercalcemia; as fraturas patolgicas so comuns, especialmente nas vrtebras e nas costelas. O tratamento geralmente inclui quimioterapia combinada ou radioterapia.

Achados do histrico
Dor ssea intensa. Sinais e sintomas de anemia secundria reposio medular com clulas plasmticas. Perda de peso. Sinais e sintomas de insuficincia renal devido precipitao de imunoglobina nos tbulos, hiperpercalciria, cido rico aumentado ou infiltrao do rim com clulas plasmticas. Sinais e sintomas de infeco secundria ao comprometimento da produo de anticorpos.

exames diagnsticos Bipsia ou aspirao da medula ssea, demonstrando um crescente nmero de clulas plasmticas. Globulinas excretadas na urina como protena de Bence Jones. As radiografias e o imageamento dos ossos revelam numerosas leses sseas osteolticas; a desminerao generalizada do esqueleto (osteoporose) comum.

Diagnsticos de enfermagem 1. Estratgias ineficazes de resoluo individual. 2. Risco de infeco. 3. Risco para trauma. 4. Dor.

Plano de cuidados de enfermagem


Proporcionar alvio da dor, conforme indicado (por exemplo, analgsicos, colete de sustentao para as costas). Conforme indicado, preparar o cliente para a quimioterapia combinada que diminui a massa da clula maligna e alivia a dor. Conforme indicado, preparar o cliente para a radioterapia que alivia a dor ssea e reduz o tamanho dos tumores de clula plasmtica extra-esquelticos.

Plano de cuidados de enfermagem


Proteger o cliente contra injria: ensinar medidas para prevenir as fraturas patolgicas, evitar a imobilizao (a menos que a deambulao esteja contra-indicada devido ao risco de compresso da medula com leso espinhal), monitorizar e relatar os sintomas de compresso da medula espinhal (por exemplo, fraqueza a disfuno motora, parestesias ou perda sensorial, disfuno intestinal ou vesical

Plano de cuidados de enfermagem


Assegurar hidratao adequada; evitar a desidratao, que pode precipitar a insuficincia renal aguda. Avaliar sinais e sintomas de hipercalcemia: Inquietao. Confuso. Letargia. Tnus muscular diminudo. Arritmias cardacas.

Вам также может понравиться