Вы находитесь на странице: 1из 15

Psicologia

Disciplina de Fundamentos de Filosofia e Cincias Humanas Prof. Alfredo Pereira Jr.

Definio e mbito de Estudo




A psicologia (termo derivado das palavras , psykh, "alma", e psykh, , lgos, "palavra", "razo" ou "estudo") a cincia que lgos, estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razo) e o comportamento humano e animal (este, para fins de pesquisa e correlao, na rea da psicologia comparada); Cabe psicologia estudar questes ligadas personalidade, aprendizagem, motivao, memria, inteligncia, ao funcionamento do sistema nervoso, e tambm comunicao interpessoal, ao desenvolvimento, ao comportamento sexual, agressividade, ao comportamento em grupo, aos processos psicoteraputicos, ao sono e ao sonho, ao prazer e dor, etc. Entre outras atuaes, esta cincia permite ao profissional da rea a explicao dos mecanismos envolvidos em determinados comportamentos, assim possibilitando na rea de Psicologia Clnica - preveni-los e modific-los. prevenimodific-

Iluso Visual: Luminosidade

Iluso Visual: Alinhamento

Metodologia Interdisciplinar da Psicologia




  

A psicologia uma cincia considerada tanto das reas sociais, ou humanas, como da rea biomdica (por exemplo, a neuropsicologia faz parte deste espectro), assim ela estudada tanto em mtodos quantitativos como em mtodos qualitativos; Estes mtodos aplicam-se ao estudo dos processos psquicos aplicam(qualitativos), geradores de comportamentos (quantificveis); A introspeco um mtodo clssico da psicologia filosfica, para se estudar os processos conscientes; A cientificidade da psicologia baseia-se nos comportamentos, baseiaque so diretamente observados, a partir dos quais se infere os processos psquicos; Com os avanos das neurocincias, na atualidade, tambm possvel, de modo indutivo, estudar os processos psquicos em termos de seus correlatos cerebrais.

A esttua O Pensador, de Rodin, ilustra a atitude de introspeco

Estruturalismo de Wundt


Wilhelm Wundt criou, em 1879, o primeiro laboratrio de psicologia na universidade de Leipzig, Alemanha. Foi a partir deste acontecimento que se desenvolveram de forma sistemtica as investigaes em psicologia, atravs de vrios autores que a esta cincia se dedicaram, construindo mltiplas escolas e teorias; A proposta de Wundt foi chamada de Estruturalismo, por Edward Titchener; cujo objeto de estudo era a estrutura consciente da mente, as sensaes. Segundo esta perspectiva, o objetivo da psicologia seria o estudo cientfico da experincia consciente atravs da introspeco. Sua principal limitao reside no fato de a introspeco ser contestvel como mtodo cientfico; O funcionalismo o modelo seguinte, na evoluo histrica da psicologia, sendo o seu principal impulsionador William James. O principal interesse desta corrente residia na utilidade dos processos mentais para o organismo, nas suas constantes tentativas de se adaptar ao meio. Os funcionalistas queriam saber como a mente funcionava, e no como era estruturada.

Behaviorismo


A maior escola de pensamento americana surgiu no incio do sculo XX, sendo influenciada por teorias sobre o comportamento e fisiologia animal. A traduo da palavra inglesa behavior comportamento; O foco de estudo do comportamentismo (ttulo traduzido) o comportamento observvel, e o condicionamento o mtodo utilizado esta escola. Foi fundada por John B. Watson, que acreditava que o controle do ambiente de um indivduo permitia desencadear qualquer tipo de comportamento desejvel. Traz do funcionalismo a aplicao prtica da psicologia; o seu foco est na aprendizagem. Segundo esta perspectiva no se pode estudar cientificamente os pensamentos, desejos e sentimentos; Foi influenciado, inicialmente, pelo trabalho de Ivan Pavlov a respeito do condicionamento clssico, e, posteriormente, pelos trabalhos com o comportamento operante por B. F. Skinner, o maior autor neocomportamentalista, que elaborou uma teoria a respeito da modificao do comportamento (Behaviorismo Radical).

Teorias Gestaltistas


 

As teorias da Gestalt abordam os campos da percepo e propem uma viso holstica do homem e do mundo. A palavra gestalt no tem uma traduo para o portugus, mas pode ser entendido como forma ou configurao, entendidas como uma totalidade coerente (o lema da gestalt justamente o todo mais que a soma das suas partes); Seus proponentes criticavam a psicologia de Wundt, que era chamada de psicologia do "tijolo e argamassa", pois via a mente humana dividida em estruturas; Wolfgang Khler elaborou a teoria do isomorfismo entre os campos perceptivos e campos eletromagnticos do crebro; Em 1951, Frederic S. Perls cria a teoria Gestalt-terapia, com base Gestaltna filosofia de Martin Buber, nas terapias corporais de Wilhelm Reich, Teoria Organsmica de K. Goldstein, Teoria de Campo de Kurt Lewin e outros.

Cubo de Necker

Iluso Visual: Rotating Snakes

Origens da Psicanlise


Sigmund Freud (1856-1939) prope a Psicanlise a partir de seus (1856estudos sobre a histeria, tendo como mtodo de estudo a abordagem de processos inconscientes por meio da associaes livres; Charcot (professor de Freud) havia descoberto que a histeria era doena de carter ideognico, ou seja, baseado nas idias e no originada de distrbios orgnicos, e portanto no era uma doena tipicamente feminina. Tambm pode ser-lhe creditado a hiptese de serque a histeria fosse efeito de uma dissimulao, uma vez que o sintoma poderia ser evocado e suprimido por fora da sugesto ou da hipnose; Freud prope a teoria do aparelho psquico, com trs componentes: Id-Ego-Superego. Progressivamente a psicanlise de Id-EgoFreud foi ganhando contornos da sexualidade, principalmente as pulses da sexualidade infantil - tpico este polmico para a sociedade da poca - e a teoria do complexo edipiano como fundador da personalidade. Para Freud, "o ego possui vrias naturezas das pulses, mas a pulso sexual a que ganha mais investimento.

Desdobramentos da Psicanlise
 

Carl G. Jung, primeiro presidente da sociedade psicanaltica, no concordava com Freud a respeito da sexualidade infantil. Criou uma nova teoria, denominada psicologia analtica; Aps a morte de Freud, a psicanlise teve muitas derivaes, como os trabalhos de Anna Freud (filha de Sigmund Freud), Melanie Klein, Lacan, Bion, Winnicott, e ainda propiciou a formao de outras teorias (Alfred Adler, Erik Erikson, Carl Rogers);. A psicanlise hoje se apresenta de vrias formas, que so a psicanlise ortodoxa, a psicanlise nova (ou neopsicanlise) e a psicologia de orientao analtica (utilizada no s por psicanalistas formados, mas tambm por psiclogos no especializados); a segunda grande fora de psicologia, e segundo o Conselho Federal de Psicologia Brasileiro.

Atuao do Psiclogo


O psiclogo age em diversas reas, a partir de sua formao cientfica. O psiclogo, em sua graduao, aprende a pesquisar novos caminhos a partir de dados j existentes; forma opinies convergentes ou divergentes, podendo ser na forma de crtica ou avano em uma determinada pesquisa; monta estudos com bases em experimentos, observao, estudos de casos, anlises neurolgicas e farmacolgicas, alm de estudar em grupos multidisciplinares vrios outros contedos; As reas mais conhecidas so, entre outras, a Psicologia Social, a Psicometria, a Psicologia Experimental (englobando a linha comportamental e a Psicofsica), a Psicologia do Desenvolvimento, a Psicologia Filosfica, a Neuropsicologia, a Psicologia Fisiolgica e a Psicopatologia; A acupuntura e a hipnose so atualmente as nicas prticas complementares regulamentadas e aceitas pelo Conselho de Psicologia.

Вам также может понравиться