Вы находитесь на странице: 1из 12

Universidade Federal de Pernambuco - UFPE Departamento de Cincias Farmacuticas DCFar Qumica Geral Experimental Prof Antnio Rodolfo Alunos:

s: Atamai Serto Clarissa Braga Turma FB

Estudar as propriedades do Chumbo; Conhecer sua disponibilidade; Abordar suas aplicaes. Descrever sua ao biolgica;

Do latim, plumbum. Conhecido h milhares de anos, provavelmente em razo da disponibilidade dos minerais, facilidade de extrao e de manuseio. Os alquimistas acreditavam que o chumbo era o metal mais antigo. O uso do chumbo remonta a 5.000 a.C., com os egpcios, que o utilizavam para a cunhagem de moedas e fabricao de cosmticos.

Nmero atmico: 82 Massa atmica: 207,2 Configurao eletrnica: 1s22s22p63s23p63d104s24p64d104f145s25p65d106s26p2 Do grupo dos metais Ponto de fuso: 327,5 C Ponto de ebulio: 1,744 C Densidade(20): 11,29 g/ml Estados de oxidao: +2, +4

um metal de aspecto cinza prateado, mole, dctil e malevel, pobre condutor de eletricidade. Pode ser endurecido com a adio de pequenas propores de antimnio ou outros metais. bastante resistente corroso. Alguns tubos de chumbo da poca do Imprio Romano ainda esto em uso. Pode ser considerado um dos metais mais estveis. atacado pelo cido ntrico, mas no pelos cidos sulfrico e clordrico.

Pode

ser encontrado de forma livre, mas raramente. A principal fonte de chumbo a galena (sulfeto de chumbo, PbS). Existem outros como anglesita (sulfato de chumbo). Assim chamada porque extrada nas minas da ilha de Anglesey, Inglaterra) e cerusita (carbonato de chumbo).
No

Brasil, a produo iniciou-se na Bahia, ainda hoje o maior produtor do pas, vindo em seguida So Paulo e Paran. Os minrios de chumbo brasileiros, principalmente a galena, apresentam alto teor de prata (cerca de 2,5kg para uma tonelada de chumbo refinado). Ao final do sculo XX, estimava-se que a produo brasileira seria suficiente para atender demanda interna.

O minrio preparado por ustulao (aquecimento do ar), para separao do enxofre, quando o sulfeto de chumbo converte-se, pela volatilizao do dixido de enxofre, em dixido de chumbo. Pela fuso, o xido de chumbo reduzido em alto forno, ao qual se adicionam o coque, um fundente e o xido de ferro. O produto obtido, chamado chumbo bruto, ou chumbo de obra, separado dos demais elementos (mate escria) por diferena de densidade dos produtos no cadinho. Em seguida, submetido a refinao, para remoo das impurezas metlicas, por refinao ou por destilao. O chumbo obtido por esse processo pode apresentar teor de pureza de 99,999%.

Baterias chumbo cidas (amplamente usadas em automveis e diversos outros equipamentos) contm chumbo e seu dixido nos eletrodos.

Compostos so usados em tintas e inseticidas, mas a toxidade tem restringido essas aplicaes. Exemplos de pigmentos: PbWO4 (amarelo), PbCrO4 (amarelo cromo), Pb3O4 (vermelho), 2PbCO3.Pb(OH)2 (branco). Projteis de arma de fogo, contrapesos para pesca.
Proteo contra radiaes (raios-X e outras) devido elevada capacidade de absoro. Revestimento protetor de cabos eltricos para evitar difuso de gua no isolante. Silicato de chumbo, PbSiO3, um cristal branco usado em tecidos prova de fogo. Meio de refrigerao para alguns reatores nucleares.

De um modo geral, os compostos de chumbo so nocivos para os animais. O efeito da absoro do elemento nas plantas no parece grave. No entanto, estas acumulam chumbo que ser absorvido pelos animais em caso de ingesto. Por esta razo no se utilizam compostos de chumbo em pesticidas ou inseticidas.

O chumbo e o seu sulfato so muito pouco absorvidos, considerando-se praticamente incuos. No entanto, os sais solveis, o cloreto, o nitrato, o acetato etc, so venenos muito ativos. A principal causa de intoxicao com chumbo a exposio a vapores e poeiras dos seus compostos. Os sintomas de intoxicao so desconforto intestinal, fortes dores abdominais, diarreia, perda de apetite, nuseas, vmitos e cibras. O chumbo pode atingir o feto atravs da placenta da me, podendo causar srios danos ao sistema nervoso e ao crebro da criana .

As principais vias de exposio so a oral, inalatria e cutnea. A ingesto a principal via de exposio para a populao em geral, sendo especialmente importante nas crianas. No caso da exposio ocupacional a via de maior importncia a inalao. Contudo, os efeitos txicos so os mesmos, qualquer que seja a via de exposio. A via cutnea tem apenas um papel importante na exposio ao chumbo orgnico. Outra via de exposio que pode influenciar os nveis de chumbo na corrente sangunea a endgena. Uma vez absorvido, o chumbo pode ser armazenado no tecido mineralizado (ossos e dentes) por longos perodos.

OBRIGADO!

Вам также может понравиться