Вы находитесь на странице: 1из 13

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZNIA INSTITUTO DE CINCIAS AGRRIAS

NUTRIO MINERAL DE PLANTAS

CLCULO HIDROPONIA
Prof. Mrio Lopes da Silva Jnior

PREPARO NUTRITIVA
Escolher

DE

SOLUO

aquela mais apropriada para a espcie que se quer estudar ou cultivar, ou a que melhor atenda aos objetivos propostos. Para preparar a soluo nutritiva: se pesquisa, usar reagentes analticos com maior grau de pureza possvel (p.a.); se comercial, usar adubos ou reagentes menos puros (grau tcnico).

COMPOSIO:

A composio ideal de uma soluo nutritiva depende no somente das concentraes dos nutrientes, mas tambm de outros fatores ligados ao cultivo, incluindose o tipo de sistema hidropnico, os fatores ambientais, a poca do ano (durao do perodo da luz), estdio fenolgico, a espcie vegetal e o cultivar em considerao (Tabela 1).

No preparo de soluo nutritiva, normalmente usado qualquer sal solvel, desde que fornea o nutriente requerido e no contenha elemento qumico que possa prejudicar o desenvolvimento das plantas; Deve-se evitar a mistura de sais que promovam a precipitao ou reaes qumicas que tornem um nutriente no disponvel s plantas; O ferro deve ser fornecido na forma quelatizada e dentre os quelatos existentes destacam-se o Fe-DTPA (DietilenoTriamino Penta Acetato de ferro), Fe-EDTA (Etileno Diamino Tetra Acetato de ferro), Fe-EDDHA (Etileno Diamino Di-orto Hidroxi fenil Acetato de ferro) e Fe-EDDHMA (Etileno Diamino Di-orto Hidroxi para Metil fenil Acetato de ferro).

CLCULOS
Ex.:

Sol. Nutritiva Completa de HOAGLAND & ARNON n 1, 1950

1 Passo:

Presso Osmtica:

2 Passo:

Composio da Soluo Nutritiva em:

ons mg de cada elemento na soluo nutritiva completa;


Cada mL (mililitro) retirado da soluo estoque representa 1 on mg de cada elemento.

3 Passo:

Concentrao de cada elemento na soluo nutritiva completa (em mg e ppm):

4 Passo:
Proporo

entre ctions e nions na soluo

nutritiva:

OBRIGADO!

TABELA 1- Concentraes de nutrientes (mg L-1) nas solues nutritivas utilizadas na produo de diversas hortalias pelo sistema da Tcnica do Fluxo Laminar de nutrientes (Nutrient Fluxe Techinic NFT) de hidroponia. Dados adaptados de CASTELLANE & ARAJO (1994).

Вам также может понравиться