Вы находитесь на странице: 1из 39

A PREDESTINAO SEGUNDO A DOUTRINA DE PAULO

O que predestinao ?

Deus nos predestinou ?

Deus predestinou a todos para a perfeio, sem acepo de pessoas; credo; religio; poltica; cor; etc.

E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que so chamados por seu decreto... Porque os que dantes conheceu tambm os predestinou para serem conforme imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primognito entre muitos irmos. E aos que predestinou a esses tambm chamou; e aos que chamou a esses tambm justificou; e aos que justificou a esses tambm glorificou. Epstola aos Romanos

Jesus foi enviado para orientar, conduzir e redimir a humanidade, fazendo-se modelo para ser seguido e exemplificado. Assim que a humanidade terrena tem um lder, Jesus Cristo, que, pela vontade do Pai, na formao foi o incio de tudo. Portanto, se isso predestinao, logo fomos predestinados para entrar pela porta estreita atravs das mos de Jesus.

Uma vez chamados, medida que formos evoluindo e desvendando o vu que encobre as leis naturais a reger todas as coisas, ns iremos, em virtude de nossas conquistas, nos aproximando de Jesus.
No vos maravilheis do que eu fao, mas vs mesmos sois capazes de fazer isso e muito mais.

Jesus nos d uma lio de humildade e indica a medida exata da estrutura que poderemos atingir em nossa cristificao atravs dos tempos.

No existe predestinao no sentido que alguns querem empregar: Deus escolhe alguns para serem seus eleitos.

Eleitos so aqueles que tudo fizeram por merec-lo, que imitaram Cristo e se despojaram das necessidades puramente materiais, graas a inmeras reencarnaes pregressas em que tiveram oportunidade para se burilar, para exercerem a caridade e para cercearem todas as arestas que dificultam a prtica do amor puro.

Calvino

Deus escolhe os que quer para si e, antes que nasam, pe de reserva a graa com que deseja favorec-los. No sua previso da nossa futura santidade que determina essa escolha. A graa de Deus gratuita e no concedida aos que merecem os nossos louvores. Ela deixaria de ser gratuita, se, escolhendo o seu povo, Deus atendesse natureza das obras de cada um. O homem no possui a faculdade de praticar as boas novas, a menos que seja assistido pela graa, e essa graa s concedida aos eleitos, na sua regenerao.

Ato dos Apstolos

No capitulo 10, versculo 34 do Ato dos Apstolos, Pedro diz: Reconheo por verdade que Deus no faz acepo de pessoas.
Desde que no h escolha de pessoas por parte de Deus, segue-se que quaisquer criaturas podem aproximar-se do Senhor pela conquista de si mesmas (Reforma ntima) Em toda a Nao, aquele que o teme e obra o que justo, esse lhe aceito (Pedro)

Pois, passando e vendo vossos santurios, achei tambm um altar, em que se achava esta inscrio: AO DEUS DESCONHECIDO. Pois esse Deus, a quem adorais sem conhecerdes, de fato o que anuncio.
Deus, que fez o mundo e tudo o que nela h, sendo o Senhor do Cu e da Terra, no habita em templos feitos por mos de homens.

Nem servido por mos de homens, como se necessitasse de alguma criatura, quando ele mesmo o que d a todos a vida, a respirao e todas as coisas.

De um s fez todo o gnero humano, para que habitasse, sobre toda a face da terra, assinalando os tempos e os limites de sua habitao. Para que buscassem a ele, Deus, se porventura o pudessem tocar ou achar, ainda que no esteja longe de cada um de ns. Porque nele mesmo vivemos e nos movemos e existimos, como ainda disseram alguns dos vossos poetas; porque dele tambm somos linhagem.

Sendo ns linhagem de Deus no devemos pensar que a Divindade semelhante ao ouro, ou a prata, ou pedra lavrada por arte e indstria do homem. Deus, dissimulando por certo os tempos desta ignorncia, anuncia agora aos homens que todos em todo lugar faam penitencia. Pelo que ele tem determinado um dia em que h de julgar o mundo, conforme a justia, por aquele varo, que destinou para juiz, do que deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.

Espiritismo

No Introduo ao Estudo da Doutrina Esprita Kardec nos trs.


P 114. So os Espritos bons ou maus por natureza ou so eles prprios que se melhoram? R. Eles prprios se melhoram; e, melhorando, passam de uma ordem inferior a outra mais elevada

P 115. Entre os Espritos, uns foram criados bons e outros maus? R. Deus criou todos os Espritos simples e ignorantes, isto , sem cincia. A cada um deu uma misso, com o fim de os esclarecer e faz-los chegar, progressivamente, a perfeio, pelo conhecimento da verdade e para os aproximar de si. A felicidade eterna e sem mescla para eles est nesta perfeio. Os Espritos adquirem esses conhecimentos passando por provas que Deus lhes impe. Uns as aceitam com submisso e chegam mais rapidamente ao fim que lhes destinado; outros no se submetem sem murmurao e assim, por prpria culpa, ficam afastados da perfeio e da felicidade prometida.

Eis a a justia divina: criados simples e ignorantes, todos os Espritos tem as mesmas possibilidades, adquirem conhecimentos, evoluem e se aproximam de Deus.

Os que se rebelam e descambam para a insubmisso, fa-lo-o em outra oportunidade, porque o Pai os destinou a todos para sua glria.

Por conseguinte, predestinao no sentido que muitos lhe pretende dar, no existe, pois o Pai a ningum protege; h um comeo para cada Esprito e todos tero um destino final que s o Pai sabe. Em cada uma das reencarnaes, cada uma traz um programa a cumprir. No entanto, cada um tem livre arbtrio e cumprir seu programa, se o desejar. De qualquer modo, cingir-se- inflexibilidade da lei de ao e reao e, inevitavelmente, acabar por cumprir seu programa evolutivo em consonncia com a lei do progresso.

JUSTIFICAO DOS PECADOS

A redao de Paulo em suas epstolas provocou interpretaes diversas, surgindo o Dogma da Salvao pela F, como tambm o Dogma de que o sangue de Cristo nos purifica dos pecados.

Jesus => ``A cada um de acordo com as suas obras i.e. segundo as conquistas que venha a fazer no campo afetivo da caridade pura e da incessante reforma ntima. Pedro => ``Falando disto, como em todas as suas epstolas, entre as quais h pontos difceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para a sua prpria perdio. Paulo => ``Ora, ns sabemos que tudo o que a Lei diz, aos que esto debaixo da Lei diz, para que toda boca esteja fechada e todo o mundo seja condenvel diante de Deus. Por isso nenhuma carne ser justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.

Os judeus, na poca de Paulo, eram zelosos ao cumprimento da Lei (Lei Mosaica),e , quando se sentiam em pecado, achavam que obtinham justificao mediante a oferta do sacrifcio, como o homem que transgride a lei e pela pena imposta resgata o erro cometido. H. Porm, a verdadeira Lei, a Lei do Esprito criada pelo Pai para reger todas as coisas, e, nada ter resgatado aquele que, embora tenha satisfeito a lei dos homens, no tenha saldado a Lei de Deus.

Quando Paulo diz: ``Ora, ns sabemos que tudo o que a Lei diz, aos que esto debaixo da Lei o diz. Ele o faz para as criaturas que necessitam andar sob o freio da lei, porquanto os que, pela reforma ntima, conseguiram evoluo espiritual, j no esto sob a autoridade da lei e sim libertos porque esto integrados em Cristo.

Continuando, diz Paulo: ``Sendo justificados gratuitamente pela sua graa, pela redeno que h em Jesus Cristo, ao qual Deus props para propiciao pela f no seu sangue, para demonstrar a justia pela remisso dos pecados dantes cometidos, sob a pacincia de Deus; para demonstrao da sua justia neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem f em Jesus. Onde est logo a jactncia? excluda. Por qual lei? Das obras? No; mas pela lei da f. ``Conclumos pois que o homem justificado pela f sem obras da lei. porventura Deus somente dos judeus? E no o tambm dos gentios? Tambm dos gentios, certamente. Se Deus `` um s, que justifica pela f a circunciso, e por meio da f a incircunciso.``Anulamos a lei pela F? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.

V-se que Paulo demonstra aos gentios que os judeus no tinham efetivamente privilgios algum e que os gentios, isto , todos, poderiam alcanar evoluo pela f. Portanto, nem a f, anula a lei, conquanto necessria nossa evoluo, nem a lei pode abalar a f, j que f significa ter confiana. Fica bem entendido que os gentios podiam ser justificados sem as obras da lei mosaica: no precisavam converter-se ao judasmo para evolurem, para se aproximarem de Cristo e por seu intermdio se aproximarem de Deus.

No podemos nos confundir, porque as boas obras so imprescindveis evoluo espiritual: sem o trabalho que a reforma de nossos coraes exige, sem a obra edificante de transformar o homem velho no homem novo, no conquistaremos a graa de Deus. Sim, eis o que se nos impe: granjear os favores do Pai Celeste atravs de nossa efetiva vivencia crstica em plena sintonia com as vibraes emitidas pelas mais altas hierarquias espirituais. Desorientados esto aqueles que acham que o Pai premiar quem no tenha em seu favor uma folha de servios prestados.

A f indubitavelmente remove montanhas de problemas e dificuldades, e o homem que tem f pura, isto , confiana total no Cristo e em Deus, capaz de produzir, pelas obras, frutos santificantes. capaz de trabalhar incessantemente, como o Pai o faz. Paulo em Romanos 9:30-32 comenta: ``Que diremos pois? Que os gentios que no buscavam a justia alcanaram a justia? Sim, mas a justia que pela f. ``Mas Israel, que buscava a lei da justia, no chegou lei da justia. ``Por que? Porque no foi pela f, mas como pelas obras da lei tropearam na pedra de tropeo.

Isto porque os de Israel achavam que, praticando a Lei de Moiss, estavam salvos. As leis de Moiss foram deturpadas, pois achavam que, orando e oferecendo sacrifcios, estavam sob a graa de Deus. Em 1. Corntios, 3:13-14 diz: ``A obra de cada um se manifestar; na verdade o dia a declarar, porque pelo fogo ser descoberta, e o fogo provar qual seja a obra de cada um, se a obra que algum edificou nessa parte permanecer, esse receber galardo.

Ainda em 1. Corntios, 4:12, Paulo diz: ``E nos afadigamos, trabalhando com as nossas prprias mos; somos injuriados, e bendizemos; somos perseguidos e sofremos ...
Provando que a f em si no tudo, Paulo, na primeira carta aos Corntios declara: ``E ainda que tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistrios e toda a cincia, e ainda que tivesse toda a f, de maneira tal que transportasse montes e no tivesse caridade, nada seria. Continuando em 13:13, afirma: Agora, pois, permanecem a f, a esperana e a caridade, estas trs, mas a maior destas a caridade``.

Em sua Epstola aos Glatas, Paulo torna ao assunto da justificao pela f, para que os Glatas no imaginassem que somente pelas leis dos judeus, conseguiriam a justificao. Assim que, em 2:14-16 diz: Mas, quando vi que no andavam bem e diretamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presena de todos: se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e no como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como os Judeus?`` Nos somos judeus por natureza e no pecadores dentre os gentios``. Sabendo que o homem no justificado pelas obras da lei, mas pela f em Jesus Cristo, temos tambm crido em Jesus Cristo para sermos justificados pela f de Cristo e no pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne ser justificada``.

Em Timteo 1:9, Paulo demonstra sua humildade, declarando: Que nos salvou, e chamou com santa vocao; no segundo as nossas obras, mas segundo o seu prprio propsito e graa que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos sculos``. Na II a Timteo, 2:6, prossegue Paulo mostrando o valor do trabalho: O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a gozar dos frutos``. Procura apresentar-te a Deus como obreiro que no tem do que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade``.

Quando escreve a Tito, 1:16 diz: Confessam que conhecem a Deus, mas negam-No com as obras, sendo abominveis e desobedientes, e reprovados para toda boa obra``. Com as ms obras negamos ao Senhor, porm com as boas obras seremos justificados. Em 3:8, solicita a Tito que afirme: ...para que os que crem em Deus procurem aplicar-se s boas obras; estas coisas so boas e proveitosas pra os homens``. E arremata em 3:14 E que os nossos aprendam tambm a aplicar-se s boas obras, nas coisas necessrias, para que no sejam infrutuosos``.

Em Hebreus 6:10 encontramos o que se segue: Porque Deus no injusto para se esquecer de vossa obra e do trabalho e caridade que para com o seu nome mostrastes enquanto servistes aos santos e ainda servis``. Ainda em Hebreus 10:22 nos exorta f pura e em 10:24 caridade e s boas obras.

AS OPINIES DE PEDRO, JOO E TIAGO

Tiago diz em 2:14: Meus irmos, que aproveita se algum disser que tem a f, e no tiver as obras? Porventura a f pode salv-los? `` Continuando mais adiante:Assim tambm a f, se no tiver as obras morta em si mesma``. Mas dir algum: Tu tens a f e eu tenho as obras: mostra-me a tua f sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha f pelas minhas obras``. Vedes ento que o homem justificado pelas obras e no somente pela f``. Porque, assim como o corpo sem o esprito est morto, tambm a f sem obras morta``.

De tudo isso podemos concluir que o indivduo que segue a lei dos homens tido por bom cidado, mas aquele que firmemente se atm s leis de Deus esprito puro, e deve imitar a Cristo. Tais coisas so conquistadas mediante nossa transformao e reforma interior, atravs do trabalho, isto , das boas obras, da f, da prtica constante das virtudes crsticas com autentica humildade de corao e devotamento a Jesus. Se a f sem obras morta, as obras sem f no tem calor: falta-lhes o amor que vivifica.

Вам также может понравиться