Вы находитесь на странице: 1из 12

tpicos de filosofia poltica

o que a filosofia poltica e de que trata

O que a filosofia poltica?


A filosofia poltica uma rea da filosofia onde se discute o problema geral de saber como DEVEM a sociedades humanas estar organizadas. Trata-se de uma disciplina NORMATIVA pois no se limita a descrever os vrios sistemas polticos at hoje existentes: o seu objectivo discutir e AVALIAR CRITICAMENTE os seus fundamentos. Na Idade Mdia, os reis eram coroados pelo Papa. Este ritual expunha os fundamentos em que ento se baseavam as MONARQUIAS ABSOLUTAS. A LEGITIMIDADE dos reis para exercer o poder poltico - o direito a fazerem-no - baseava-se na ideia de todo o poder ser outorgado por Deus.

O que a filosofia poltica?


Durante os sculos XVII e XVIII, com a CRISE das monarquias absolutas, a ideia de que o direito de governar vem de Deus foi posta em causa.
Filsofos como John Locke defenderam que os homens so por natureza livres e iguais. O direito de governar, de fazer leis e aplic-las, incluindo o de castigar, tem de se basear no CONSENTIMENTO. Estes dois exemplos mostram que discutir as formas de organizao social inclui a questo de saber que PODERES legtimo que tenham os governantes e em que se baseia o dever de OBEDINCIA que atribudo aos restantes cidados. Nas democracias actuais este dever assenta na legitimidade dos governos decorrente de ELEIES.

O que a filosofia poltica?


A filosofia poltica FAZ PARTE da tica: tentar saber como devemos organizar as nossas sociedades uma parte da questo tica mais geral que consiste em determinar como devemos viver.
O aborto um exemplo de problema POLTICO.
TICO

O problema tico reside em saber se o aborto moralmente PERMISSVEL e em que casos; o problema poltico saber se o estado deve intervir por via LEGISLATIVA nesta matria e como. Duas reas relacionadas so a ECONOMIA e o DIREITO: discutir a organizao social inclui discutir a forma de organizao econmica e at onde deve o estado interferir na vida dos cidados.

O que a filosofia poltica?


Alguns PROBLEMAS da filosofia poltica so:

Como deve a riqueza estar distribuda? Em que consiste a igualdade? Deveremos tentar alcan-la e como?

Existem situaes em que justificado violar a lei?


Como justificar que o estado prive cidados da liberdade? Como fundamentar a autoridade do estado?

tpicos de filosofia poltica

o problema da justificao do estado

Estamos continuamente sujeitos a regras de que no somos autores designadas por leis que nos governam e impem, entre outras coisas, a velocidade a que devemos conduzir na estrada, o comportamento a ter em pblico, que gnero de aces para com os outros so permissveis, que objectos contam como "teus" ou "deles", e assim por diante.
Estas regras so impostas por pessoas que seguem as directivas daqueles que as criaram definindo tambm punies para o caso de no serem cumpridas. Se no obedecermos a estas regras muito provvel que venhamos a sofrer as consequncias. A sensao que temos quando somos governados a de que no somos subjugados nem coagidos. Mas por que havemos de aprovar que algumas pessoas ameacem recorrer a multas, ou priso, ou pena de morte para que nos comportemos de certa forma, ou para que lhes demos o nosso dinheiro (a que chamam "impostos") ou para que lutes em guerras que eles provocaram? Ser esta sujeio realmente permissvel de um ponto de vista moral?

Adaptado de Jean Hampton, O Problema da Justificao do Estado

H uma importante diferena entre as formas de controlo que nos parecem boas e as que parecem ms.
O controle de um pai sobre o seu filho de dois anos visto no apenas como permissvel mas como moralmente necessrio. O controle exercido por um homem armado sobre a vtima que raptou considerado como altamente censurvel. Este tipo de controle moralmente injustificado representa a violao dos direitos da pessoa coagida. O primeiro visto como moralmente justificado porque no apenas consistente com os direitos da criana, como at torna possvel garantir que estes sejam respeitados. O que distingue as formas correctas e incorrectas de controle sobre os seres humanos? Ser o controle poltico fundamentalmente diferente do controle dos pais sobre os filhos? Por que razo se deve consider-lo um exemplo de bom controle e no de mau controle?


Adaptado de Jean Hampton, O Problema da Justificao do Estado

As boas formas de controlo derivam do gnero de autoridade que o controlador exerce sobre a pessoa que controla. Podemos estar a falar da autoridade do pai sobre a criana, da autoridade do padre sobre os membros da congregao, etc.. O controlo correcto de uma pessoa sobre outras em certas reas decorre da autoridade dessa pessoa nessas reas. Mas de onde vem essa autoridade? Ser que os governantes na sociedade a tm? E que gnero de autoridade ? Autoridade no o mesmo que poder (absoluto). A autoridade decorre da legitimidade que se possui para governar, e o simples poder no garante esta legitimidade.

Adaptado de Jean Hampton, O Problema da Justificao do Estado

Um tirano tem poder mas no tem legitimidade, no tem o direito de governar, embora possa governar pela fora.

A legitimidade para governar relaciona-se com a obrigao de as pessoas obedecerem autoridade do governante. Se sou sbdito de um governo ao qual reconheo autoridade, no devo obedecer ao estado apenas porque receio ser sancionado se no o fizer e for apanhado, mas, mais fundamentalmente, porque acredito que o devo fazer: "Devo fazer isto porque a lei", penso. A lei coloca-me sob uma obrigao, qualquer que seja o seu contedo ou directiva. Posso gostar ou no gostar do que me mandam fazer, mas se essa ordem derivar de uma autoridade poltica legtima, estou obrigado a cumpri-la. Essa obrigao suplanta todo o tipo de razes que eu possa ter contra a obedincia a ordens directas mas no suplanta todas as razes por exemplo, pode no suplantar as razes baseadas em certos princpios morais que paream mais importantes do que a simples obrigao poltica, como afirmam os que defensores da desobedincia civil (Luther King ou Gandhi).

Adaptado de Jean Hampton, O Problema da Justificao do Estado

De onde deriva a autoridade que reconhecemos ao Estado? Os governantes tm seguramente autoridade para fazer leis e para as fazer cumprir, mas em que reas podem estas leis vigorar? Podem vigorar em todas as dimenses da vida humana? Ou h limites quanto amplitude do poder que o Estado tem sobre ns? Ser que essa autoridade est sujeita a algum tipo de constrangimento moral? Quer dizer, devem as regras que criaram ter um contedo moral para que possam ser consideradas legtimas por ns? Ou estamos sujeitos a essas regras qualquer que seja o seu contedo apenas em virtude de terem emanado de pessoas que tm autoridade sobre ns? Historicamente, os filsofos polticos dividiram-se quanto s respostas a estas questes. Thomas Hobbes defendeu que a autoridade poltica ilimitada (alargando-se a todas os domnios da vida humana). John Locke defendeu que a autoridade poltica consideravelmente limitada no contedo e na aplicao.

Adaptado de Jean Hampton, O Problema da Justificao do Estado

Mesmo o mais ardente defensor da ideia de que a autoridade poltica limitada deve aceitar que esta poder envolver entre outras coisas autoridade sobre a vida e a morte daqueles que lhe esto sujeitos. Este poder bvio no contexto da punio, mas mesmo em sociedades que baniram a pena de morte, o controlo que o estado exerce sobre a vida das pessoas expressa-se no direito para conduzir a guerra e no direito para usar meios mortais (vide as armas de fogo) para perseguir os que infringem as leis. Se a autoridade poltica envolve um controlo to extenso sobre a vida das pessoas, como pode ser legtima? Os filsofos anarquistas criticaram a ideia de que a autoridade poltica uma forma de exercer o poder moralmente justificada. E defenderam que a nica forma de associao humana moralmente defensvel aquela em que nenhuma pessoa ou instituio d ordens apoiada no uso da fora.

Adaptado de Jean Hampton, O Problema da Justificao do Estado

Вам также может понравиться