Вы находитесь на странице: 1из 22

Trabalho Realizado por: Tiago Santos N 28, David Firmino N4 e Diogo Oliveira N7

A palavra aborto tem sua origem etimolgica no latim abortus, derivado de aboriri ("perecer"), composto de ab ("distanciamento", "a partir de") e oriri ("nascer"). Um aborto ou interrupo da gravidez a remoo ou expulso prematura de um embrio ou feto do tero, resultando na sua morte ou sendo por esta causada. Isto pode ocorrer de forma espontnea ou artificial, provocando-se o fim da gestao, e consequentemente o fim da vida do feto, mediante tcnicas mdicas, cirrgicas entre outras. Aps 180 dias (seis meses) de gestao, quando o feto j considerado vivel, o processo tem a designao mdica de parto prematuro. A terminologia "aborto", entretanto, pode continuar a ser utilizada em geral, quando se refere induo da morte do feto.

Atravs da histria, o aborto foi provocado por vrios mtodos diferentes, e os seus aspectos morais, ticos, legais e religiosos so objecto de intenso debate hoje em dia em diversas partes do mundo. Na Grcia antiga o aborto era permitido e socialmente aceite, assim como o infanticdio. J na Roma antiga o aborto era punido com pena de morte. O aborto provocado ocasionava, geralmente, a morte da me. Aps a humanizao do Direito, por influncia do Cristianismo, o aborto passou a ser considerado um crime. A Unio Sovitica, em 1920, foi o primeiro pas a legalizar o aborto voluntrio. Na dcada seguinte, esta tendncia liberal estendeu-se a vrios pases escandinavos e posteriormente ao Japo, China e Europa Ocidental.

Aborto Espontneo O aborto espontneo ocorre involuntariamente, por acidente, por anormalidades orgnicas da mulher ou por defeito do prprio ovo. Diabetes sem controlo, alteraes hormonais, e problemas no tero, assim como excesso de tabaco, lcool e drogas ilegais (como a cocana) podem tambm causar o aborto espontneo, principalmente no incio da gravidez, quando os principais rgos do beb ainda se esto a desenvolver. H dois tipos de aborto espontneo: o aborto iminente e o inevitvel: - O aborto iminente uma ameaa de aborto. A mulher tem um leve sangramento seguido de dores nas costas e outras parecidas com as clicas menstruais.

-O aborto inevitvel consiste numa dilatao do tero para expulso do contedo seguido de fortes dores e hemorragia. O aborto inevitvel dividido em dois tipos: o incompleto, quando ocorre, depois da sada dos cogulos, a sada do restante contedo. E o aborto preso, que consiste na morte do ovo e a sua posterior permanncia no tero materno. Aborto Provocado O aborto provocado todo aquele que tem como causador um agente externo, que pode ser um profissional ou um "leigo". Existem inmeras tcnicas para se realizar um aborto; Suco ou Aspirao: O aborto por suco pode ser feito at a 12 semana aps o ltimo perodo menstrual (amenorreia). Este aborto pode ser feito com anestesia local ou geral. Com a local, a paciente toma uma injeco intramuscular de algum analgsico. J na mesa de operao, faz-se um exame para determinar o tamanho e a posio do tero. ...

...Inicia-se ento uma infuso intravenosa. O colo do tero imobilizado e lentamente dilatado pela insero de uma srie de dilatadores cervicais. Ligam-se ponta do aparelho de suco, o qual ir evacuar completamente os produtos da concepo. A suco afrouxa delicadamente o tecido uterino e aspira-o, provocando contraces do tero, o que diminui a perda de sangue.
Curetagem uterina: Na curetagem uterina, feita a dilatao do colo do tero e com uma cureta (instrumento de ao semelhante a uma colher) feita a raspagem suave do revestimento uterino do embrio, da placenta e das membranas que envolvem o embrio. Esta tcnica pode ser realizada at a 15 semana aps a ltima menstruao. No entanto, este tipo de aborto muito perigoso. Pode ocorrer perfuramento da parede uterina, o que causa um sangramento abundante. Outro factor importante que se pode tirar muito tecido uterino, causando a esterilidade.

Drogas e Plantas: Existem muitas substncias que quando tomadas causam o aborto. Algumas so txicos inorgnicos, como arsnio, antimnio, chumbo, cobre, ferro, fsforo e vrios cidos e sais. Outras, plantas, como o Absinto (losna) e o alecrim. Todas estas substncias tm de ser tomadas em grande quantidade para que ocorra o aborto. No entanto, o risco de morrer quase to grande como o de abortar.
Mini-Aborto: feito quando a mulher est a menos de 7 semanas sem menstruar. O mdico faz um exame manual interno para determinar o tamanho do feto e a posio do tero. Lava-se a vagina com uma soluo anti-sptica e, com uma agulha fina, anestesia o tero em trs pontos. Depois de anestesiado, prende-se o rgo com um tipo de frceps chamado tenculo, uma sonda de plstico fino e flexvel introduzida no tero. A esta sonda liga-se um aparelho de suco e remove-se o endomtrio e os produtos de concepo. A mulher que submetida a este tipo de interveno cirrgica pode ter clicas uterinas, nuseas, suor e reaces de fraqueza ps-operatrias. A mesma no pode ter relaes sexuais e nem usar tampo nas 3 ou 4 semanas seguintes para evitar complicaes ou infeces.

Envenenamento por sal: feito da 16 24 semana de gestao. O mdico aplica uma anestesia local num ponto situado entre o umbigo e a vulva, no qual ir ultrapassar a parede do abdmen, do tero e do mnio (bolsa de gua). Com esta seringa aspira-se o fludo amnitico, o qual ser substitudo por uma soluo salina ou uma soluo de protaglandina. Aps um prazo de 24-48 horas, por efeito de contraces, o feto expulso pela vagina, como num parto normal. O risco apresentado por este tipo de aborto a aplicao errada da anestesia, e a soluo ter sido injectada fora do mnio, causando a morte instantnea.

Fala-se muito de aborto, poucas vezes, porm, se fala das suas complicaes, seus danos e consequncias, danos estes que podem ser tanto fsicos, como psicolgicos. Danos Fsicos: Toda e qualquer interveno cirrgica tem os seus perigos. Aproximadamente 10% das mulheres que se sujeitam a um aborto induzido sofrem de complicaes imediatas, das quais cerca de um quinto (2%) so consideradas de risco para a vida da mulher. As oito complicaes principais mais comuns que podem ocorrer dos vrios tipos tcnica de aborto so: infeces uterinas graves, embolia, perfurao ou dilacerao do tero, complicaes com a anestesia, convulses, hemorragia aguda, danos cervicais, e choque endotxico. Esterilidade pode tambm surgir consequente de uma complicao operatria. As complicaes menores mais comuns incluem: infeces uterinas, hemorragia, febre, queimaduras de segundo grau, dores abdominais crnicas, vmitos, distrbios gastrointestinais, e sensibilizao Rh (ocorre quando o sangue do feto se mistura com o sangue da mulher grvida e ambos tem Rhs diferentes).

Danos Psicolgicos: Danos muito comuns entre mulheres que praticam o aborto so a queda da auto-estima pessoal pela destruio do prprio filho e a frigidez (perda do desejo sexual). Tambm a averso ao marido ou ao amante, a culpabilidade ou frustrao de seu instinto materno, desordens nervosas, insnias, neuroses diversas e doenas psicossomticas so consequncias a ter em conta.

No entanto, a mais problemtica de todas as consequncias psicolgicas so as graves depresses, que podem eventualmente conduzir a morte da mulher.
O relacionamento inter-pessoal pode tambm ficar comprometido. As consequncias psicolgicas de um aborto para a mulher podem afectar de uma forma devastadora os seus relacionamentos sociais, inclusive com o seu conjugue/amante. A discriminao presente na sociedade contra pessoas que praticam a interrupo voluntria da gravidez pode tambm conduzir a um aumento da culpabilizao pessoal, que por sua vez pode conduzir a desordens nervosas, neuroses e depresses.

Nascido em 1946 em Melbourne, um filsofo e professor australiano. professor na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. Actua na rea de tica prtica, tratando questes de tica de uma perspectiva utilitarista.Em tica, utilitarismo a doutrina segundo a qual boa ou certa a deciso ou aco que traz mais benefcios colectividade, e m ou errada aquela que traz menos benefcios comunidade.Peter Singer tem vindo a actualizar e a aplicar esta teoria resoluo de importantes dilemas ticos actuais. Consistente com sua teoria geral de tica, Singer sustenta que o direito integridade fsica est fundamentado na capacidade de um ser de sofrer, e o direito vida est fundamentado na capacidade de planejar e antecipar o futuro de algum.

O argumento central contra o aborto pode ser formulado deste modo: errado matar um ser humano inocente. Um feto humano um ser humano inocente. Logo, errado matar um feto humano.

A tese central do argumento baseado na humanidade do feto o que no um bom argumento porque para que um feto fosse uma pessoa coisa que Singer no admite que seja, teria de possuir racionalidade e autoconscincia. Exemplo de um contraexemplo que negue a primeira permissa do argumento: Imaginemos que pessoas inocentes foram hipnotizadas por um psiquiatra louco e que tm ordens para matar seja quem for. Apesar de serem inocentes, no ser razovel pensar que temos o direito de os matar se nos ameaarem gravemente? Ser este o caso dos fetos que constituem uma ameaa sobrevivncia da me? A verdade que, se este contra-exemplo for razovel, a primeira premissa daquele que Singer considera o argumento central contra o aborto destruda e o argumento deixa de ser persuasivo.

Judit Thomson uma filsofa americana, defensora do aborto, que criticou o argumento do direito vida: o feto humano tem direito vida. Comecemos por o apresentar: Se o feto tem direito vida, ento o aborto errado. O feto tem direito vida. Logo, o aborto errado. O argumento vlido porque as premissas apoiam logicamente a concluso. Num famoso artigo de 1971, Judith Thomson afirma que no. E diz que no bom porque a primeira premissa no verdadeira. Num famoso artigo de 1971, Judith Thomson afirma que no. E diz que no bom porque a primeira premissa no verdadeira. Por outras palavras, Thomson afirma que o aborto no uma violao do direito moral do feto vida.

Para defender a sua tese, Thomson argumenta recorrendo a uma experincia mental ou situao hipottica. Imaginemos, diz a filsofa americana, que um famoso violinista est inconsciente devido a uma doena renal gravssima da qual morrer. Para que no morra, necessrio que no hospital seja ligado, durante nove meses, ao sistema circulatrio de algum que tenha um tipo de sangue compatvel. Os admiradores do famoso violinista raptam algum com esse tipo de sangue. Ao acordar depois do rapto, descobre que est ligada ao sistema circulatrio do violinista. Pode desligar-se, mas, se o fizer, o violinista morrer. evidente, segundo Thomson, que essa pessoa no tem a obrigao moral de ficar ligada ao violinista nove meses para o manter vivo. O violinista inocente? Certo. Tem direito vida? Tem. Contudo, o direito do violinista vida no implica o dever da pessoa a que est ligado de se manter ligada. Por outras palavras, o violinista no tem o direito de usar o corpo de outra pessoa para se manter vivo.

O que pretende Thomson com este exemplo? Mostrar que a situao da mulher grvida anloga ou semelhante da pessoa ligada ao violinista. O feto inocente e tem direito vida, mas isso no implica que tenha o direito de usar o corpo de outra pessoa para se manter vivo. Por isso, tal como a pessoa raptada pode de uma forma moralmente legtima desligar-se do violinista, tambm a mulher grvida pode desligar-se do feto (abortar) sem violar qualquer direito moral deste.

Para Thomson, o aborto , por conseguinte, um acto moralmente permissvel. Segundo Judith Thomson, o direito do feto vida no prevalece sobre o direito da mulher a dispor do seu corpo.

Michael Tooley um defensor do aborto. Segundo Tooley, s um indivduo com conscincia de si pode ter o direito vida. Um indivduo s uma pessoa se tiver conscincia de si. Em termos simples, o argumento que Tooley pretende refutar o seguinte: P1. Um feto uma pessoa. P2. Uma pessoa tem direito moral vida. C. Logo, o aborto (matar um feto) no moralmente correcto. (Excepto talvez para salvar a vida da me.) Tooley vai negar que um feto seja uma pessoa e assim refuta o argumento. Como j dissemos, uma coisa tem de possuir conscincia de si para ser uma pessoa. Ora, ser uma pessoa implica que um indivduo tem o conceito de sujeito de uma vida mental, ou seja, tem de se ver a si como sujeito que vive experincias, tem interesses, projectos, recorda acontecimentos passados, planeia aces, tenta prever as suas consequncias, etc

Supe-se que, a partir de uma certa fase do seu desenvolvimento, o feto se torna capaz de sentir dor, adquire alguma conscincia, mas isso no significa que tenha conscincia de si, que se veja a si como sujeito de uma vida mental, que saiba que o indivduo que vive certas experincias. No tendo conscincia de si, no uma pessoa e por isso no tem direito moral vida.

Podemos agora resumir o argumento de Tooley:


P1. Uma pessoa um indivduo que tem conscincia de si. P2. S os indivduos que tm conscincia de si tm direito moral vida. P3. Os fetos humanos no so pessoas. P4. Os fetos humanos no tm direito moral vida. C. Logo, o aborto no um acto moralmente errado.

errado matar o que tem um futuro com valor. Este argumento foi apresentado por Donald Marquis .Para mostrar por que razo errado matar fetos humanos, Marquis comea por fazer duas perguntas: 1- Quando errado matar?; 2 Por que razo errado matar pessoas como ns?. Segundo Marquis, errado matar quando matamos seres humanos conscientes de si e dotados de racionalidade. E por que errado matar seres humanos, pessoas como ns? Porque vamos priv-las de um futuro com valor, da possibilidade de terem aqueles bens que do valor vida: prazer fsico, amizades, conhecimentos, experincias e outros bens. A morte prematura um infortnio. errado matarem-nos porque perdemos esses bens que do valor ao nosso futuro.

Mas at agora no falamos dos fetos humanos. Porque ser errado mat-los se no so indivduos conscientes de si e dotados de racionalidade? A resposta de Marquis a de que os fetos tm algo que os torna semelhantes a ns. O qu? Um futuro com valor (que, conforme os indivduos e as suas condies de vida, ser mais ou menos valioso) Mas ser que um feto tem a capacidade de valorizar seja o que for? No, porque no tem conscincia de si. Contudo, segundo Marquis, apesar de o feto no ser uma pessoa, isso no significa que no seja um indivduo que ir valorizar o que h de bom numa vida consciente futura. Tal como um jovem de 15 anos, o feto tem uma vida consciente sua frente, bens e coisas valiosas para desfrutar. Mat-lo , em certa medida, semelhante a matar uma pessoa de 15, 20 ou 65 anos. Impedimo-la de gozar os bens de uma vida consciente futura. Ser privada da possibilidade de ter um futuro significativamente valioso. Perder todos os bens futuros de uma vida consciente, ser privada de um futuro como o nosso. O aborto, tal como o homicdio, o infortnio de uma morte prematura.

Mas sempre errado abortar? No. Se o feto tiver deficincias muito graves que o iriam condenar a uma vida futura sem a mnima qualidade, no ter um futuro com valor e nesse caso abortar admissvel. Podemos resumir o argumento de Marquis: 1 Se um indivduo tem um futuro com valor, ento errado mat-lo. 2 Os fetos humanos, em geral, tm um futuro com valor. 3 Logo, em geral, errado matar fetos humanos (o aborto, em geral, no moralmente admissvel)

Segundo Warren, o aborto no deve ser proibido porque as mulheres j so pessoas e s com o nascimento se pode falar de estatuto moral do beb. O aborto no um crime porque s as pessoas podem ser assassinadas e os fetos no so pessoas. Est subentendido nesta argumentao que s as pessoas tm direito vida. O aborto no viola o direito do feto vida porque, no sendo pessoa, no tem direito vida. O problema da tese que dado o conceito de pessoa apresentado e porque o recm-nascido no apresenta capacidade de raciocnio que lhe permita resolver problemas complexos nem apresenta autoconceito, podemos perguntar como justificar que o infanticdio errado. E as pessoas que esto em estado de coma? No cumprem os critrios de personalidade apresentados. Ser permissvel mat-las?

Nem mesmo uma tica de respeito por todas as formas de vida exclui toda a morte intencional. O acto de matar requer sempre uma justificao, e um tanto ou quanto mais difcil justificar a destruio deliberada de um ser senciente do que a de uma criatura viva que no (ainda) um centro de sensaes; mas os seres sencientes no tm todos os mesmos direitos. A atribuio de um estatuto moral aos fetos idntico ao das mulheres ameaa os direitos morais mais bsicos destas. Ao contrrio dos fetos, as mulheres j so pessoas. No devem ser tratadas como algo menos simplesmente porque esto grvidas. por isso que o aborto no deve ser proibido, e tambm por isso que o nascimento, e no qualquer outro ponto anterior, marca o comeo do estatuto moral pleno.

Вам также может понравиться