Вы находитесь на странице: 1из 21

A filosofia da guerra examina a guerra para alm das questes tpicas de armamento e estratgia, investigando o significado e a etiologia da guerra,

a relao entre a guerra e a natureza humana, bem como a tica da guerra.


Karl von Clausewitz um dos mais influentes pensadores da rea, retratado por Karl Wilhelm Wach.

Curiosidade: Adolf Hitler no bebia ,no fumava e era vegetariano

Para estudar a guerra temos de nos centrar em trs perguntas: O que a guerra? O que causa a guerra? Pode a guerra ser moralmente justificada?

Curiosidade: A primeira bomba que os aliados lanaram sobre Berlim matou o nico elefante do zoo da cidade

Uma definio dada por Karl Von Clausewitz diz que a guerra a continuao da poltica por outros meios.Esta definio, apesar de correcta, vaga e incompleta pois quem s tiver esta informao no tem qualquer ideia que a guerra pode ser, por exemplo, um conflito armado. No entanto nem todos os conflitos armados so guerras, pequenos conflitos entre fronteiras, motins e outras formas de violncia colectiva no tm a importncia ou a dimenso de uma guerra.

Curiosidade: A guerra dos 100 anos durou exactamente 116 anos

H vrios tipos de guerra, como a guerra civil, um conflito armado entre faces, partidos ou grupos de um mesmo povo, ou ainda a que ocorre entre povos ou etnias habitantes de um mesmo pas. Guerra econmica e guerra psicolgica designam tambm conflitos agudos com aces igualmente violentas mas sem o uso de armas. A guerra pode ter motivos religiosos, tnicos, ideolgicos, econmicos ou territoriais.

Curiosidade: Em 1969, eclodiu uma guerra entre El Salvador e Honduras durante um jogo eliminatrio para Copa do Mundo de Futebol (a guerra do futebol)

Algumas pessoas acreditam que a guerra faz parte da biologia humana, da sua necessidade de controlo territorial e natureza agressiva e h quem acredite que a causa da guerra a perca da racionalidade por parte do Homem.

Frase:"O homem tem que estabelecer um final para a guerra, seno, a guerra estabelecer um final para a humanidade." (John F. Kennedy)

Devido ao seu carcter violento e aos enormes efeitos na vida das pessoas e das sociedades, a guerra uma fonte bvia de questes de natureza moral. A mais importante dessas questes a de saber se a guerra pode em alguma circunstncia ser justificada ou se, pelo contrrio, sempre errada

Frase: A uma guerra justa preferimos uma paz injusta. ( Samuel Butler )

Para tentar perceber a moralidade da guerra so estudadas trs teorias: O Realismo O Pacifismo A Teoria da Guerra Justa

Frase: Mais vale uma paz relativa que uma guerra ganha. ( Maria Thereza -Imperatriz da ustria )

Realismo uma teoria popular entre os cientistas polticos, que consideram a politica internacional como uma anarquia, sem quaisqueres regras morais, tendo os estados a regra o mais forte liberdade,sobrepondo o interesse do estado sobre o resto.

Curiosidade: No sculo XX, os conflitos armados provocaram, directa ou indirectamente, a morte de 191 milhes de pessoas, mais de metade dos quais eram civis.

Como a guerra apenas a continuao da poltica por outros meios, os realistas aplicam guerra as suas ideias sobre a poltica internacional. A guerra s deve ser travada se servir os interesses do estado e, uma vez em guerra, o estado deve fazer tudo ao seu alcance para a ganhar.

Frase: "A diferena entre um anticristo genocda e um heri de guerra apenas e to somente quem venceu a guerra."(Marcelo Eiras)

Pacifismo:
O pacifismo, ao contrrio do realismo, no separa a tica da guerra. Os pacifistas consideram em geral que a guerra est dentro da esfera da moral. O problema est em que, do ponto de vista dos pacifistas, nenhuma guerra pode ser moralmente justificada. Seja por razes de princpio seja devido s consequncias que dela resultam, a guerra sempre errada.

Frase: Vivemos num mundo onde nos escondemos para fazer amor! Enquanto a violncia praticada em plena luz do dia. John Lennon

O pacifismo moderno de dois tipos, consequencialista e deontologista . O pacifismo consequencialista baseia-se normalmente na alegao que os benefcios da guerra nunca superam os seus malefcios, ao passo que o pacifismo deontologista parte da ideia que a guerra intrinsecamente errada porque viola deveres absolutos como o de no matar seres humanos.

Frase: A coragem alimenta as guerras, mas o medo que as faz nascer. ( mileAuguste Chartier )

A Teoria da Guerra Justa Muitos dos primeiros cristos, pensavam que a mensagem de Cristo proibia completamente a guerra e eram fortemente pacifistas, opondo-se a todo o uso da violncia, mesmo para fins exclusivamente defensivos. Esta posio, no entanto, impedia a defesa do mundo cristo dos ataques dos seus inimigos e acabou por levar ao desenvolvimento teoria da guerra justa.

Frase: "F pisar no primeiro degrau, mesmo que voc no veja a escada inteira." Martin Luther King Jr.

Ao contrrio do que pensam os realistas, os defensores da teoria da guerra justa acreditam que h moralidade na guerra, e que contrariamente ao que acreditam os pacifistas, por vezes pode ser Frase: Enquanto a cor da pele for mais importante que justificada. o brilho dos olhos, haver guerra.
Bob Marley

costume distinguir entre os princpios que visam determinar quando legtimo recorrer guerra (jus ad bellum) e os princpios que procuram estabelecer como conduzir a guerra (jus in bello). Recentemente, alguns pensadores acrescentaram uma terceira categoria, relativa ao que se deve fazer uma vez a guerra terminada (jus post bellum).

Frase: "Faz o que for justo. O resto vir por si s." (Goethe)

jus ad bellum- Em que condies justo declarar uma guerra As regras do jus ad bellum so dirigidas principalmente aos governantes, uma vez que so eles que dentro dos estados tm o poder de declarar a guerra. As regras so: 1. Causa justa 2. Recta Inteno 3. Autoridade apropriada e declarao pblica. 4. ltimo recurso 5. Probabilidade de sucesso 6. Proporcionalidade.

Frase: Olho por olho, e o mundo acabar cego .Mahatma Gandhi

jus in bello Em que condies uma vez declarada justa a conduta dos militares O jus in bello respeita justia na guerra, quilo que permitido fazer na guerra. A responsabilidade pelo cumprimento das regras do jus in bello dos militares. As regras do jus in bello so as seguintes: 1. Obedecer a todas as leis internacionais sobre armas 2. Discriminao e imunidade dos no combatentes 3. Proporcionalidade 4. Priso benvola para os prisioneiros de guerra 5. No se pode utilizar meios que so maus em si mesmos. 6. As represlias so proibidas

Frase :Aquele que no capaz de se governar a si mesmo no ser capaz de governar os outros. Mahatma Gandhi

jus post bellum em que consiste um tratamento justo dos vencidos. O jus post bellum refere-se justia durante a fase final da guerra, quando esta est j decidida e as operaes blicas propriamente ditas esto a terminar ou j terminaram. Basicamente, trata-se de saber o que fazer uma vez ganha a guerra .As ideias propostas so: Frase: No h nada que a guerra tenha 1. Castigo conquistado, que no teramos feito melhor 2. Compensao sem ela Havelock Ellis 3. Reabilitao

Ideia de Kant da Paz Perptua Kant vislumbrava um mundo sem guerra, o imprio do direito cosmopolita, onde as grandes potncias no investiriam em armamentos blicos. Na ideia kantiana possvel a chamada paz perptua, desde que haja um comprometimento dos Estados.

Frase: A violncia o primeiro refgio dos incompetentes Isac Asimov

LIVROS:
Issues of life and deathMichael Wilcockson Moral Problems- Michael Palmer Critical Reasioning and Ethics- Anne Thomson

SITES: http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra http://www.iep.utm.edu/war/ http://confrontos.no.sapo.pt/page5.html

Curiosidade: A guerra mais rpida da histria durou 37 minutos. Uma esquadra inglesa decidiu ancorar no porto de Zanzibar, na frica, em 1896, para assistir a uma partida de crquete. O sulto de Zanzibar no gostou e mandou o seu nico navio atacar os ingleses. Quando o navio abriu fogo, os ingleses afundaram-no rapidamente e ainda destruram o palcio do sulto, matando quinhentos soldados. Zanzibar rendeu-se imediatamente e o sulto fugiu para a Alemanha.

Trabalho realizado por: Miguel Pereira

Вам также может понравиться