Вы находитесь на странице: 1из 40

Reforma Ortogrfica: principais mudanas

Karine Lidiane Tatiana

Origem da lngua portuguesa

Portugus

Latim

indo-europeu

A Pennsula Ibrica fica situada no Sudoeste da Europa. formada por dois estados: Portugal e Espanha e o territrio ultramarino de Gibraltar, cuja soberania pertence ao Reino Unido.

A queda do Imprio Romano

Os brbaros

Mito da dificuldade

O portugus no um bicho de sete cabeas! No existe lngua mais difcil, o que existe so pontos de interseces lingusticas.

Lnguas romnicas ou neolatinas so todas as lnguas que tm a sua origem no Latim. Portugus, castelhano, catalo, italiano, francs, e o romeno.

Guin Equatorial (com o espanhol e o francs)

Macau (com o chins)

Timor Leste (com o ttum)

Pases onde o Portugus muito falado, embora no seja a lngua oficial: Andorra Canad Estados Unidos ndia Japo Luxemburgo Nambia Paraguai Sua

MUDANAS GERAIS Alterao do alfabeto As letras K, W e Y foram incorporadas ao alfabeto que passou a contar com 26 letras no total. Essas letras passam a fazer parte do alfabeto, mas no devem interferir em formas j adaptadas ao portugus, por exemplo: No aceito escrever kilo no lugar de quilo.

O uso das letras K, W e Y acontece nos seguintes casos: Em nomes prprios de pessoas e seus derivados: Kant- kantismo; Taylor- taylorista. Em nomes geogrficos de regies, pases e cidades: Kuwait. Em siglas, smbolos em unidades de medidas de uso internacional: K (potssio); kW (kilowatt).

Minsculas e maisculas
Minsculas: Usadas em nome de meses, estaes do ano, dias da semana, pontos cardeais. Neste ltimo caso, a abreviatura se escreve em maiscula. Por exemplo: oeste (O), norte (N).

Quando os nomes dos pontos cardeais devero ser escritos com maiscula?
Quando forem incio de frase ou quando forem usados para indicar toda uma regio: Um dos principais pontos tursticos do Brasil o Nordeste.

Quando o uso da minscula facultativo? Citaes biogrficas: Com exceo da primeira palavra que obrigatoriamente maiscula e dos nomes prprios. Ex.: Memrias Pstumas de Brs Cubas ou Memrias pstumas de Brs Cubas. Formas de tratamento ou reverncia: Santa Isabel ou santa Isabel, Doutor Joo ou doutor Joo. Nomes que designam domnios do saber, cursos ou disciplinas: Portugus ou portugus, Artes Plsticas ou artes plsticas.

Maisculas: Usadas em nomes prprios e lugares, sejam eles reais ou fictcio: -Nomes prprios: Jos de Alencar (real), Branca de Neve (fictcio); - Nomes de lugares: Brasil (real), Atlntida (fictcio); -Nomes de seres antropomorfizados ou mitolgicos: Adamastor (Os Lusadas de Cames), Zeus (mitologia Greco-romana); -Nomes de instituies: Instituto Brasileiro de Geografia Estatstica; - Nomes de festas e festividades: Pscoa, Natal; - Ttulos de jornais ou revistas: O Popular,Veja; -Siglas, abreviaturas ou smbolos usados internacional ou nacionalmente: IBGE, H2O.

Trema No Brasil, mesmo fazendo parte oficialmente da ortografia, o sinal cara em desuso. Por esse motivo, resolveu-se extinguilo. O trema, sinal colocado sobre a letra u para indicar sua pronncia nas slabas gue gui, que, qui, deixa de ser adotado nas palavras em lngua portuguesa ou aportuguesada. Exemplos: Freqente frequente Seqncia sequncia Obs.: O trema permanece nas palavras estrangeiras e seus derivados. o caso de Fhrer, Mller, Hbner e hbneriano.

Novas regras de acentuao


Oxtonas (permanecem) Proparoxtonas (permanecem)

Paroxtonas (alterado) No so acentuados: 1 caso- Ditongo abertos (ei-oi-eu) 2 caso- i-u tnicos que vierem depois de ditongo

3 caso- Paroxtonas em que o-u tnico vier depois das letras g ou q seguidas de e ou i.

Exemplos do 1 caso:
i-dei-a as-sem-blei-a co-rei-a.

Exemplos do 2 caso: fei-u-ra boi-u-no

bai-u-ca.

Exemplo do 3: lin-gui-a

cin-quen-ta

ATENO, FIQUE ATENTO! Os ditongos abertos das oxtonas continuam sendo acentuados: Anis, heri,cu,chapu etc. O mesmo vale para as paroxtonas em que o i e u no formam ditongo com a vogal anterior: Ca-fe--na sa--de vi--vo.

No se alteram as oxtonas em que o i e u esto em posio final seguido ou no de s: Tu--iu-i Pi-au-.

Formas verbais:

No so acentuadas as formas verbais das paroxtonas das terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos seguintes verbos: Eles creem Eles leem Eles veem

PROIBIDO ESQUECER!

Perdem o acento diferencial da formas paroxtonas homgrafas (aquelas que tem a mesma grafia, mas com significados distintos).

Para (verbo) e para (preposio) Pela (verbo pelar) e pela (preposio) Pde e pode Pr e por

eliminado dos encontros voclicos oo, seguidos ou no de s:

voo, enjoo, perdoo etc.


Advrbios terminados em mente derivados de adjetivos acentuados no so acentuados: avidamente (de vido), debilmente (de dbil), habilmente (hbil) etc.

Tudojunto ou Sepa-rado? O Uso do Hfen

Funes do hfen:
separar slabas: bo-la; ligar pronomes tonos ao verbo: faz-lo; criar conjunto de letras e nmeros variados: Atltico MG; formao de palavras compostas e uso de prefixos.

Palavras compostas: O hfen empregado em palavras compostas por justaposio que no contm formas de ligao e cujos elementos perderam sua significao prpria. Ex.: arcoris, tio-av. O hfen deixa de ser empregado nas palavras compostas nas quais se perdeu, em certa medida, a noo de composio, ganhando um significado prprio. Ex.: paraquedas, bateboca.

O hfen empregado em nomes de lugares iniciados por Gro ou Gr, por verbos e quando houver artigos em seus elementos. Ex.: Gr-Bretanha, Passa-Quatro, Baa de Todos-os-Santos. Os outros topnimos compostos so escritos sem o uso do hfen. Ex.: Amrica do Sul. Aceitam-se excees por tradio ou cristalizao do uso, como GuinBissau.

O hfen usado nas palavras compostas que designam espcies botnicas e zoolgicas. Ex.: feijo-verde, abbora-menina, bem-te-vi.
No se emprega hfen nas locues substantivas (fim de semana), adjetivas (cor de vinho), pronominais (ns mesmos), adverbiais ( vontade), prepositivas (a fim de) e conjuncionais (logo que).

No se usa mais o hfen com os advrbios no e quase, quando estes funcionam como prefixos. Ex.: no agresso. O hfen usado para ligar duas ou mais palavras que ocasionalmente se combinam. Ex.: percurso Lisboa-Coimbra-Porto.

O hfen usado em quase todos os termos derivados que contenham, como se fosse um prefixo, o advrbio bem. O advrbio mal, como prefixo, geralmente aceita hfen apenas quando o segundo elemento comea por vogal, h ou l. Quando indica o nome de uma doena, a palavra mal sempre tem hfen. Se, na hora de pular de uma linha para outra, a palavra com hfen precisar ser quebrada e a separao coincidir com o fim de um dos elementos, deve-se repetir o hfen na linha seguinte.

Prefixos e sufixos:
Usa-se hfen em todas as composies em que o segundo elemento comea por h (anti-higinico), exceto em formaes que contm os prefixos des e in. Nesses casos, o segundo elemento perde o h inicial (desumidificar). Sempre usa-se hfen se o primeiro elemento da palavra composta for alm, aqum, recm ou sem.

O hfen passa a ser usado nas palavras em que o prefixo termina com a mesma vogal com a qual se inicia o segundo elemento. Ex.: micro-ondas, semi-interno.

Os prefixos co, re e pre em geral aglutinam-se com o segundo elemento da palavra. Ex.: coordenar, reescrever. O hfen usado nas formaes com os prefixos cricum e pan quando o segundo elemento comea por vogal, m ou n.

Usa-se hfen nas formaes com os prefixos hiper, inter e super, quando eles so combinados com elementos inciados por r.

Sempre se usa hfen nas formaes com os prefixos ex e vice. Emprega-se hfen nas formaes com os prefixos tnicos acentuados graficamente ps, pr e pr, quando o segundo elemento tem vida parte. Ex.: ps-graduao, pr-natal. Com o prefixo sub, usa-se hfen se o segundo elemento for inciado por b ou r.

No se usa hfen quando:

o prefixo termina em vogal e o segundo elemento comea por r ou s. Nesses casos, o r ou s sero duplicados. Ex.: minissaia, extrarregular.
o prefixo termina em vogal e o segundo elemento comea por vogal diferente. Ex.: autoaprendizagem.

Usa-se hfen quando o prefixo terminar com a mesma consoante que inicia o segundo elemento da palavra composta. Ex.: inter-racial.
No se usa hfen quando o prefixo termina em consoante e o segundo elemento iniciado por vogal. Ex.: superamigo.

Вам также может понравиться