Вы находитесь на странице: 1из 21

A

alergia uma resposta exagerada do sistema imunolgico a uma substncia estranha ao organismo, uma hipersensibilidade imunolgica a um estmulo externo especfico. Os portadores de alergias so chamados de atpicos

As reaes alrgicas podem se manifestar de

vrias formas, variando de paciente para paciente. Alguns tipos de alergia podem ocorrer por contato (dermatites de contato), ou por medicamentos de uso tpico ou interno. As manifestaes alrgicas podem apresentar -se na forma de necrose, coagulao de albuminas, choque anafiltico, urticria, leucopenia, agranulocitose, exantemas e enantemas, eczemas, hiperplasia gengival, etc.

As alergias podem se manifestar sob a forma de asma ou

bronquite, de reaes na pele ou de intolerncia a alimentos e medicamentos. Pessoas alrgicas, normalmente j procuraram um mdico anteriormente para tratar a doena.
O que fazer:

Se a pele apresentar-se avermelhada ou com coceira devese lavar o local e fazer compressas frias; Nas alergias, alimentar ou medicamentosa, dar o medicamento anti-alrgico que a pessoa est acostumada a tomar, se no houver melhora encaminh-la ao servio mdico. Na crise asmtica ajudar o asmtico a manter-se calmo e ajud-lo a encontrar o medicamento. Caso apresente boca e dedos arroxeados, deve-se lev-lo imediatamente ao recurso de sade.

Nos casos de alergia medicamentosa ou alimentar, no provocar o vmito porque esta conduta no ir interferir na evoluo do quadro, podendo aumentar o mal-estar e at provocar aspirao do vmito para as vias respiratrias. No oferecer leite ou outros produtos com o objetivo de diminuir o quadro de alergia.

Leucocitose A leucocitose consiste no aumento do nmero total de clulas brancas e pode estar relacionada a infeces, inflamao, reao alrgica, neoplasias, distrbios hereditrios e muitos outros distrbios. Do ponto de vista prtico, a leucocitose costuma ser classificada de acordo com o principal componente celular responsvel pelo aumento do nmero total de leuccitos.

provocado por alimentos estragados, ou seja com toxinas produzidas pelas bactrias.

O que fazer:

Provocar o vmito, somente se ela estiver consciente, atravs dos seguintes meios: estimular a garganta com o dedo; Dar xarope de Ipeca (ler na bula a quantidade a ser dada) e aps 5 minutos oferecer 1 copo de gua; Aps o vmito pode-se dar clara de ovo ou gelatina; Suspender a alimentao at a melhora dos sintomas (normalmente por 8 a 12 horas; Ingerir grande quantidade de lquidos, podendose preparar e tomar o soro caseiro. Se a pessoa apresentar febre alta, sangue ou muco (catarro) nas fezes, tontura e alterao da conscincia, encaminhar ao recurso de sade.

Poder ocorrer de forma acidental ou ser

uma tentativa de suicdio. Os principais produtos so os de limpeza, inseticida, naftalina, gasolina, veneno para ratos e planta que ao se quebrar libera lquido branco (leite).

O que fazer:

Identificar o tipo de produto qumico ingerido e a quantidade; Provocar o vmito somente se a pessoa estiver consciente e nos casos de ingesto de plantas, cosmticos, tinta, naftalina, veneno para ratos e gua sanitria: Estimular a garganta com o dedo; Dar xarope de Ipeca (ler na bula a quantidade a ser dada) e aps 5 minutos oferecer 1 copo de gua; Aps o vmito pode-se dar clara de ovo ou gelatina; Encaminhar ao recurso de sade.

Provocada quando a pessoa respira em

quantidade excessiva o gs de cozinha, fumaa e monxido de carbono (fumaa de carro). Enquanto um socorrista (ou mais) presta os primeiros socorros, os outros dvem apagar o fogo ou desligar o gs ou motor do carro.

No caso de intoxicao por gs de

cozinha, no acender as luzes devido ao perigo de incndio; Deve-se carregar ou arrastar a pessoa para fora do local, nunca deixando-a caminhar porque ela ir respirar mais o ar contaminado; No oferecer bebidas alcolicas ou dar algo para a pessoa cheirar.

Usar na carteira um carto com o nome dos medicamentos

e alimentos para os quais a pessoa alrgica; Viajar com os medicamentos anti-alrgicos prescritos pelo mdico Manter o asmtico ou a pessoa com bronquite longe dos fatores que provocam a crise alrgica; No se alimentar em locais de higiene duvidosa; Preparar os alimentos com as mos limpas, conservar os alimentos refrigerados, respeitar os prazos de validade dos alimentos;

No se automedicar e conferir a dosagem indicada; Respeitar os prazos de validades dos medicamentos; Manter os medicamentos guardados em armrios altos e

trancado, longe do alcance das crianas; Deixar os produtos qumicos longe do alcance das crianas e das pessoas depressivas; No armazenar os produtos qumicos em embalagens que anteriormente foram utilizadas para guardar alimentos;, como por exemplo, colocar gasolina em garrafa de refrigerante; manter as instalaes eltricas sem fios eltricos descascados, no ligar vrios aparelhos em uma mesma tomada ou ligar aparelhos de alta potncia em tomadas no adequadas para este consumo; Estar atento para no esquecer fogo e panelas no fogo.

hiperplasia gengival

Inchao nos olhos

Asma

Alergia alimentar Rinite alrgica

... Melhor assistncia, Melhor formao, Melhor preveno, Maior sensibilizao social.

Kawamoto, Emilia Emi Acidentes: como socorrer e prevenir; So Paulo: E. P. U., 2002 http://www.asmasobcontrole.com.br/images/jpg/img_oqu e_desencadeia.jpg

Вам также может понравиться