Вы находитесь на странице: 1из 104

A ARTE EA HISTRIA

CONCEITO DE ARTE
A arte uma forma do ser humano expressar suas emoes, sua histria e sua cultura atravs de alguns valores estticos, como beleza, harmonia, equilbrio. A arte pode ser representada atravs de vrias formas, em especial na msica, na escultura, na pintura, no cinema, na dana, entre outras.

CONCEITO DE HISTRIA
Histria uma cincia humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo. A Histria analisa os processos histricos, personagens e fatos para poder compreender um determinado perodo histrico, cultura ou civilizao.

A ARTE EA PRHISTRIA

ARTE PR-HISTRICA
A chamada arte pr-histrica o que podemos assemelhar com produo dita artstica do homem ocidental dos dias de hoje feito pelos humanos pr-histricos, como gravuras rupestres, estatuetas, pinturas, desenhos.

EVOLUO DOS PERODOS


Idade da Pedra Lascada: a.C. Idade da Pedra Polida: Idade dos Metais: 5 milhes a 25 mil

10 mil a 5 mil a.C.

5 mil a 3.500 a.C.

Idade da Pedra Lascada


O Paleoltico Inferior a mais antiga subdiviso do Paleoltico, perodo mais antigo da Pr-Histria do homem. Teve incio por volta de 3 milhes anos atrs, e foi at por volta de 250 mil anos atrs, quando mudanas evolucionrias e tecnolgicas importantes levaram os historiadores e arquelogos a uma nova diviso, o Paleoltico Mdio.

Os mais antigos homindeos, os australoptecnios, personificados por Lucy, no eram utilizadores avanados de ferramentas de pedra e provvel que fossem presa de animais maiores. Utilizavam machado de mo e viviam a cu aberto, prximo ao vale dos rios.

Pedra Lascada

Paleoltico Superior

O Paleoltico Superior um conceito que abrange o fim do Paleoltico Mdio e incio do Mesoltico. Nele foram encontrados anzis primitivos, bifaces, machados de mo, agulha de osso, entre outros. tambm caracterizado pela magia simptica, praticada pelo Homem daquele perodo, e pela arte rupestre (pinturas em rochas).

Outros dois grandes avanos foram o desenvolvimento da agricultura e a domesticao dos animais. Cultivando a terra e criando animais, o homem conseguiu diminuir sua dependncia com relao natureza. Com esses avanos, foi possvel a sedentarizao, pois a habitao fixa tornou-se uma necessidade. Neste perodo ocorreu tambm a diviso do trabalho por sexo dentro das comunidades. Enquanto o homem ficou responsvel pela proteo e sustento das famlias, a mulher ficou encarregada de criar os filhos e cuidar da habitao.

Arte rupestre, pintura rupestre ou ainda gravura rupestre

Idade da Pedra Polida

Neoltico, tambm conhecido como Idade da Pedra Polida foi a fase da pr-histria que ocorreu entre 12 mil e 4 mil AC. O incio deste perodo marcado com o fim das glaciaes (poca em que quase todo planeta ficou coberto de gelo) e termina com o desenvolvimento da escrita na Sumria (regio da Mesopotmia).

Idade da Pedra Polida

Tambm nesse perodo comea a domesticao de animais (cabra, boi, co, dromedrio, etc). O trabalho passa a ser dividido entre homens e mulheres, os homens cuidam da segurana, caa e pesca, enquanto as mulheres plantam, colhem e educam os filhos. A disponibilidade de alimento permite tambm s populaes um aumento do tempo de lazer e a necessidade de armazenar os alimentos e as sementes para cultivo leva criao de peas de cermica, que vo gradualmente ganhando fins decorativos.

Pote de cermica do perodo Neoltico

IDADE DOS METAIS


A Idade dos Metais o ltimo perodo da Pr-Histria. Tal fase compreende os dois ltimos milnios antes do surgimento da escrita, em 3.500 a.C. A Idade dos Metais majoritariamente caracterizada pela substituio das ferramentas de pedra por aquelas de metal. O primeiro metal utilizado foi o cobre; posteriormente, atravs da mistura do cobre e do estanho, o homem obteve o bronze, utilizado para fazer armas mais poderosas; finalmente, passou a utilizar o ferro em 1500 a.C.

Armas e ferramentas criadas durante a Idade dos Metais

Somente atravs do estudo de stios arqueolgicos podemos ter uma idia do desenvolvimento da msica nos primeiros grupos humanos. A arte rupestre encontrada em cavernas d uma vaga idia desse desenvolvimento ao apresentar figuras que parecem cantar, danar ou tocar instrumentos. Fragmentos do que parecem ser instrumentos musicais oferecem novas pistas para completar esse cenrio. No entanto, toda a cronologia do desenvolvimento musical no pode ser definida com preciso. impossvel, por exemplo, precisar se a msica vocal surgiu antes ou depois das batidas com bastes ou percusses corporais. Mas podemos especular, a partir dos desenvolvimentos cognitivos ou da habilidade de manipular materiais, sobre algumas das possveis evolues na msica.

Msica Primitiva

Dana de Cogul. Imagem encontrada em Cogul, Espanha. Mostra a dana das mulheres em torno de
um homem nu

Arte na Antiguidade

ORIENTE MDIO

Mesopotmia
A arte da Mesopotmia desenvolveu-se ao longo de muitos sculos e de diferentes civilizaes, no sendo, portanto, muito coesa em suas manifestaes. A ARQUITETURA, mais desenvolvida das artes, no era porm to notvel quanto a egpcia. Caracterizou-se pelo exibicionismo e pelo luxo. Construram templos e palcios, que eram considerados cpias dos existentes nos cus, de tijolos, por ser escassa a pedra na regio. O zigurate, torre de vrios andares, foi a construo caracterstica das cidades-estados sumerianas. Nas construes, empregavam argila, ladrilhos e tijolos.

Ocupao dos Sumrios

Os sumrios foram provavelmente os primeiros a habitar o sul da Mesopotmia. A regio foi ocupada em 5000 a.C. pelo povo sumrio, que ali construiu as primeiras cidades de que a humanidade tem conhecimento, como Ur, Uruk e Lagash. As cidades foram erguidas sobre colinas e fortificadas para que pudessem ser defendidas da invaso de outros povos que buscavam um melhor lugar para viver. Sua organizao poltica era semelhante a uma confederao de cidades-Estado, governadas por um chefe religioso e militar que eram denominados patesi.

ARTE SUMRIA

Arte da antiga Sumria (sul da antiga Babilnia, hoje sul do Iraque), teve lugar no local onde se desenvolveu uma civilizao de cidades-Estados durante o terceiro milnio a.C.. Os sumrios apresentaram uma das mais ricas e variadas tradies artsticas do mundo antigo, a base sobre a qual se desenvolveu a arte dos assrios e babilnios.

ARTE SUMRIA

Grande parte do que conhecemos da arte sumria procede das escavaes das cidades de Ur e Erech. O aspecto dominante da arquitetura das grandes cidades era o templo-torre (zigurate). As fachadas com colunas tinham decorao de lpis-lazli, conchas e madreprola. Tambm eram produzidas jias do mais delicado trabalho em ouro e prata, esculturas de cobre, cermica, gravuras e selos. Os sumrios trabalhavam bem a pedra e a madeira, e foram pioneiros na utilizao de veculos com rodas.

Invavaso dos Babilnios

No incio do segundo milnio a.C., a regio da Mesopotmia constitui-se em um grande e unificado imprio que tinha como centro administrativo a cidade da Babilnia, situada nas margens do rio Eufrates. Os amoritas, povos semitas proveniente da Arbia, edificaram o Primeiro Imprio Babilnico. Este povo conhecido tambm como "antigos babilnicos", o que os diferencia dos caldeus, fundadores do Segundo Imprio Babilnico, denominados neobabilnicos.

Invaso dos Babilnios

arte da Babilnia desenvolveu-se no reino antigo do Oriente Prximo; sua capital era Babilnia, cujas runas esto prximas da cidade de Al Hillah, no Iraque. Provavelmente, a cidade foi fundada no quarto milnio a.C., tornando-se o centro de um vasto imprio no sculo XVIII a.C., sob o reinado de Hamurabi. O povo babilnio mais antigo era herdeiro direto da civilizao sumria, que inspirou a arte da sua primeira dinastia. A partir do sculo XVII a.C., a Babilnia foi dominada por outros povos e de 722 a 626 a.C. esteve sob o controle da Assria. A Babilnia atingiu seu perodo de apogeu e prestgio depois de ter colaborado para a derrota dos assrios.

Jardins Suspensos da Babilnia

Assrios

De origem semita, os assrios viviam do pastoreio e habitavam as margens do rio Tigre. A partir do final do segundo milnio a.C., passaram a se organizar como sociedade altamente militar e expansionista. Realizaram diversas conquistas e expandiram seu domnio para alm da prpria Mesopotmia, chegando ao Egito. O centro administrativo do imprio assrio era Nnive, onde foi feita a biblioteca real de Assurbanpal, com mais de 22 mil placas de argila.

Arte dos Assrios

A arte da Assria, desenvolveu-se no reino (situado onde hoje est o Iraque) que estabeleceu um dos maiores imprios do antigo Oriente Prximo. As escavaes comprovam que as construes eram grandiosas e fartamente adornadas com pinturas e esculturas. Apenas fragmentos das pinturas foram preservados, mas uma considervel quantidade de esculturas sobrevive. Os assrios foram um povo guerreiro e na arte se dedicaram a glorificar seus reis e exrcitos; o tipo de trabalho mais caracterstico era uma seqncia de painis de pedra esculpidos com baixos-relevos representando cenas militares ou de caa.

Arte dos Assirios

A outra forma especfica de escultura assria era o Lamassu, um colossal animal alado, com cabea humana, utilizado aos pares para flanquear a entrada de palcios. A civilizao assria sucumbiu quando sua capital, Nnive, foi capturada pelos babilnios e medas em 612 a.C.

ARTE EGPCIA
As artes no Egito Antigo estavam muito relacionadas com a vida religiosa. A maioria das esttuas, pinturas, monumentos e obras arquitetnicas estavam ligados, direta ou indiretamente, aos temas religiosos.

Pintura Egpcia

Grande parte das pinturas eram feitas nas paredes das pirmides. Estas obras retratavam a vida dos faras, as aes dos deuses, a vida aps a morte entre outros temas da vida religiosa. Estes desenhos eram feitos de maneira que as figuras eram mostradas de perfil. Os egpcios no trabalhavam com a tcnica da perspectiva (imagens tridimensionais). Os desenhos eram acompanhados de textos, feitos em escrita hieroglfica (as palavras e expresses eram representadas por desenhos). As tintas eram obtidas na natureza (p de minrios, substncias orgnicas, etc).

Escultura Egpcia

Nas tumbas de diversos faras foram encontradas diversas esculturas do ouro. Os artistas egpcios conheciam muito bem as tcnicas de trabalho artstico em ouro. Faziam estatuetas representando deuses e deusas da religio politesta egpcia. O ouro tambm era utilizado para fazer mscaras morturias que serviam de proteo para o rosto da mmia.

Arquitetura Egpcia
Os egpcios desenvolveram vrios conhecimentos matemticos. Com isso, conseguiram erguer obras que sobrevivem at os dias de hoje. Templos, palcios e pirmides foram construdos em homenagem aos deuses e aos faras. Eram grandiosos e imponentes, pois deviam mostrar todo poder do fara. Eram construdos com blocos de pedra, utilizando-se mo-de-obra escrava para o trabalho pesado.

Exemplo de Escrita Hieroglifica

Pirmide de Giz

Arte Egpcia

ARTE PERSA

No planalto do Ir, desenvolve-se a civilizao persa, a partir do segundo milnio A.C., atingindo seu apogeu nos sculos VI AC. As runas de duas das principais cidades do imprio, Perspolis e Susa, testemunham seu grande desenvolvimento artstico. A arquitetura pode ser admirada nas runas do Palcio real de Perspolis, com suas esbeltas colunas de 18 metros de altura. Na escultura, desenvolvem um estilo prprio, com predominncia de motivos animais. Um belo exemplo so os capitis em forma de touro, esculpidos em mrmore' e nos quais se apia o teto da sala de audincias do palcio de Dario, o Grande, em Susa. Trabalham, tambm, com muita arte do relevo, a ourivesaria e a decorao em ladrilhos esmalta.

ARTE PERSA
A arquitetura persa recebeu influncia assria, babilnica, egpcia e grega. Toda a vasta produo artstica (arquitetura, baixo-relevo, alto-relevo) fruto da fuso das concepes artsticas dos povos com os quais entraram em contato. A arquitetura foi a arte mais desenvolvida, onde se destacam as construes do "Palcio de Ciro", e o "Palcio de Dario", em Perspolis.

Escultura Persa

ANTIGUIDADE CLSSICA

A arte grega volta-se para o gozo da vida presente. Contemplando a natureza, o artista se empolga pela vida e tenta, atravs da arte, exprimir suas manifestaes. Na sua constante busca da perfeio, o artista grego cria uma arte de elaborao intelectual em que predominam o ritmo, o equilbrio, a harmonia ideal. Eles tem como caractersticas: o racionalismo; amor pela beleza; interesse pelo homem, essa pequena criatura que "a medida de todas as coisas"; e a democracia.

ARTE GREGA

Perodo Helenstico
Perodo Helenstico podemos observar o crescente naturalismo: os seres humanos no eram representados apenas de acordo com a idade e a personalidade, mas tambm segundo as emoes e o estado de esprito de um momento. O grande desafio e a grande conquista da escultura do perodo helenstico foi a representao no de uma figura apenas, mas de grupos de figuras que mantivessem a sugesto de mobilidade e fossem bonitos de todos os ngulos que pudessem ser observados.

PERODO HELENSTICO 300-100 a.C.


A Grcia continental passou a segundo plano quando, aps a morte de Alexandre o Grande (323 a.C.), foram criados reinos independentes na costa da Anatlia e no Egito. O centro da produo artstica do mundo helnico se deslocou para cidades como Rodes, Alexandria, Antioquia e Prgamo. Deu-se a esse perodo o nome de helenstico, para diferenci-lo do helnico. De modo geral, foram paulatinamente abandonados os princpios clssicos da harmonia rigorosamente orgnica e do movimento em potncia, para representar o movimento desencadeado, de influncia asitica. Gradualmente, a arte deixou de satisfazer as necessidades estticas das comunidades para preencher as dos indivduos. Teve incio o gosto pelo colossal, a esttica do dramtico, a representao da velhice, da fealdade e da infncia e a multiplicao dos retratos individuais.

ARQUITETURA
As edificaes que despertaram maior interesse so os templos. A caracterstica mais evidente dos templos gregos a simetria entre o prtico de entrada e o dos fundos. O templo era construdo sobre uma base de trs degraus. O degrau mais elevado chamava-se estilbata e sobre ele eram erguidas as colunas. As colunas sustentavam um entablamento horizontal formado por trs partes: a arquitrave, o friso e a cornija. As colunas e entablamento eram construdos segundo os modelos da ordem drica, jnica e corntia.

ARQUITETURA - Perodos
Ordem Drica Ordem Jnica Ordem Corntia

Ordem Drica Era simples e macia. O fuste da coluna era monoltico e grosso. O capitel era uma almofada de pedra. Nascida do sentir do povo grego, nela se expressa o pensamento. Sendo a mais antiga das ordens arquitetnicas gregas, a ordem drica, por sua simplicidade e severidade, empresta uma idia de solidez e imponncia

Ordem Jnica Representava a graa e o feminino. A coluna apresentava fuste mais delgado e no se firmava diretamente sobre o estilbata, mas sobre uma base decorada. O capitel era formado por duas espirais unidas por duas curvas. A ordem drica traduz a forma do homem e a ordem jnica traduz a forma da mulher.

Ordem Corntia O capitel era formado com folhas de acanto e quatro espirais simtricas, muito usado no lugar do capitel jnico, de um modo a variar e enriquecer aquela ordem. Sugere luxo e ostentao.

Os principais monumentos da arquitetura grega

a) Templos, dos quais o mais importante o Partenon de Atenas. Na Acrpole, tambm, se encontram as Caritides homenageavam as mulheres de Cria. b) Teatros, que eram construdos em lugares abertos (encosta) e que compunham de trs partes: a skene ou cena, para os atores; a konistra ou orquestra, para o coro; o koilon ou arquibancada, para os espectadores. Um exemplo tpico o Teatro de Epidauro, construdo, no sc. IV a.C., ao ar livre, composto por 55 degraus divididos em duas ordens e calculados de acordo com uma inclinao perfeita. Chegava a acomodar cerca de 14.000 espectadores e tornou-se famoso por sua acstica perfeita. c) Ginsios, edifcios destinados cultura fsica. d) Praa - gora onde os gregos se reuniam para discutir os mais variados assuntos, entre eles; filosofia.

ESCULTURA

A escultura foi a arte helenstica por excelncia. Lisipo, escultor oficial de Alexandre e autor do "Apoxiomenos", introduziu uma nova concepo de realismo e foi imitado por Eutquides e Fnias. Em Prgamo, em meados do sculo III, um grupo de escultores assimilou as caractersticas da escola de Lisipo e do estilo mais tradicional em vigor em Atenas, ao qual, no entanto, adicionou elevado senso dramtico, como no "Gauls moribundo". A dramaticidade da escola de Prgamo teve, porm, sua maior expresso na escultura em relevo do grande altar do templo de Zeus, hoje em Berlim. Alexandria e Rodes foram tambm centros notveis de escultura helenstica.

PINTURA
A pintura grega encontra-se na arte cermica. Os vasos gregos so tambm conhecidos no s pelo equilbrio de sua forma, mas tambm pela harmonia entre o desenho, as cores e o espao utilizado para a ornamentao. Alm de servir para rituais religiosos, esses vasos eram usados para armazenar, entre outras coisas, gua, vinho, azeite e mantimentos. Por isso, a sua forma correspondia funo para que eram destinados:

nfora Vasilha em forma de corao, com o gargalo largo ornado com duas asas Hidra - (derivado de ydor, gua) Tinha trs asas, uma vertical para segurar enquanto corria a gua e duas para levantar Cratera Tinha a boca muito larga, com o corpo em forma de um sino invertido, servia para misturar gua com o vinho (os gregos nunca bebiam vinho puro), etc. As pinturas dos vasos representavam pessoas em suas atividades dirias e cenas da mitologia grega. O maior pintor de figuras negras foi Exquias. A pintura grega se divide em trs grupos: 1) figuras negras sobre o fundo vermelho 2) figuras vermelhas sobre o fundo negro 3) figuras vermelhas sobre o fundo branco

Arquitetura na pocas Helenistica

Santurio de Afaya em Aegina

Pintura

ESCULTURA

Msica

A msica era uma arte fortemente associada ao universo divino, era considerada um poder efetivo, e estava presente em diversos dos mitos fundadores da etnia e cultura gregas, e por extenso em virtualmente todos os momentos na vida do grego, desde o culto pblico at a vida na intimidade familiar.

Cena de banquete ao som de msica de aulos

Arte Romana
A arte romana sofreu duas fortes influncias: a da arte etrusca popular e voltada para a expresso da realidade vivida, e a da greco-helenstica, orientada para a expresso de um ideal de beleza. Um dos legados culturais mais importantes que os etruscos deixaram aos romanos foi o uso do arco e da abbada nas construes.

ARQUITETURA
As caractersticas gerais da arquitetura romana so: busca do til imediato, senso de realismo grandeza material, realando a idia de fora energia e sentimento predomnio do carter sobre a beleza originais: urbanismo, vias de comunicao, anfiteatro, termas.

PINTURA

O Mosaico foi muito utilizado na decorao dos muros e pisos da arquitetura em geral. A maior parte das pinturas romanas que conhecemos hoje provm das cidades de Pompia e Herculano, que foram soterradas pela erupo do Vesvio em 79 a.C. Os estudiosos da pintura existente em Pompia classificam a decorao das paredes internas dos edifcios em quatro estilos. Primeiro estilo: recobrir as paredes de uma sala com uma camada de gesso pintado; que dava impresso de placas de mrmore. Segundo estilo: Os artistas comearam ento a pintar painis que criavam a iluso de janelas abertas por onde eram vistas paisagens com animais, aves e pessoas, formando um grande mural. Terceiro estilo: representaes fiis da realidade e valorizou a delicadeza dos pequenos detalhes. Quarto estilo: um painel de fundo vermelho, tendo ao centro uma pintura, geralmente cpia de obra grega, imitando um cenrio teatral.

ESCULTURA

Os romanos eram grandes admiradores da arte grega, mas por temperamento, eram muito diferentes dos gregos. Por serem realistas e prticos, suas esculturas so uma representao fiel das pessoas e no a de um ideal de beleza humana, como fizeram os gregos. Retratavam os imperadores e os homens da sociedade. Mais realista que idealista, a estaturia romana teve seu maior xito nos retratos. Com a invaso dos brbaros as preocupaes com as artes diminuram e poucos monumentos foram realizados pelo Estado. Era o comeo da decadncia do Imprio Romano que, no sc. V precisamente no ano de 476 - perde o domnio do seu vasto territrio do Ocidente para os invasores germnicos.

Destacam-se os painis que sugeriam planos distintos (salincia e profundidade) e barrados que formavam uma grande pintura mural.

Os artistas romanos por serem realistas e prticos retratavam as pessoas com muita fidelidade (mostrando sempre os sentimentos, os traos particulares, o carter), ao contrrio dos gregos, que retratavam um ideal de beleza.

Destaca-se o Anfiteatro Flvio ou Coliseu que possui 50m de altura, 188m de comprimento e 156m de largura. Foi construdo sobre uma lagoa previamente seca, cimentada em toda a superfcie, com mais de 12m de beto. A fachada exterior do Coliseu possui trs ordens gregas como funo meramente ornamental, muitos corredores, elevadores, dependncias subterrneas, cenrios e um complicado sistema de inundao e evacuao de guas.

MSICA GREGO-LATINA

Os gregos estabeleceram as bases para a cultura musical do Ocidente. A prpria palavra msica nasceu na Grcia, onde "Mousik" significava "A Arte das Musas". A msica grega se baseava em oito escalas diatnicas descendentes- os modos gregos e se fundamentava na tica e na matemtica. Pitgoras estabeleceu propores numricas para cada intervalo musical. Seu sistema musical apoiava-se numa escala elementar de quatro sons - o Tetracorde. O canto prendia-se a uma melodia simples, a Monodia.

ARTE NA IDADE MDIA

Arte Paelo-crist
Tambm chamada de Arte das Catacumbas, desenvolveu-se dentro do Imprio Romano, quando surgiram os primeiros ncleos cristos. Em funo das perseguies que sofriam, os cristos refugiavam-se nas catacumbas, at o Edito de Milo, em 313, conceder liberdade de culto aos cristos.

PRINCIPAIS CARACTERSTICAS
ESPIRITUALIDADE SIMBOLISMO INSPIRAO EM TEMAS BBLICOS SIMPLICIDADE

PINTURA

A pintura paleocrist bastante escassa e totalmente simblica. Restaram alguns afrescos, encontrados nos muros das catacumbas; seus temas eram sempre baseados no Cristianismo, podiam representar oraes, figuras humanas e de animais, smbolos cristos e passagens dos Evangelhos e cenas tpicas da vida religiosa da poca.

ESCULTURA

A escultura se destaca mais por seu significado e simbolismo do que pelas formas e encontrada nos sarcfagos. Baixos relevos de pouca qualidade transmitem a espiritualidade. Suas figuras do nfase s cabeas, que seriam para eles o centro da espiritualidade. Existem poucas esttuas e quase sempre representavam o Bom Pastor. As decoraes dos sarcfagos compreendiam cenas em seqncia, personagens entre colunas e um medalho central.

ARQUITETURA

A arquitetura paleocrist foi simples e caracterizada pela simbologia das passagens da Bblia. Destacamos numa primeira fase catacumbas e cemitrios subterrneos em Roma para celebrao de cultos cristos.

Catacumba

Sanso matando os filisteus, Catacumba da Via Latina, Roma

Dptico de marfim, representando Cristo e dois apstolos, sculo V.

Gnesis de Viena

ARTE BIZANTINA

A arte bizantina consistiu numa mistura de influncias helnicas, romanas, persas, armnias e de vrias outras fontes orientais, cabendo-lhe, durante mais de um milnio, preservar e transmitir a cultura clssica grega. Com fases alternadas de crise e esplendor, a arte bizantina se desenvolveu do Sculo 5, com o desaparecimento do Imprio Romano do Ocidente enquanto unidade poltica, at 1453, quando Constantinopla, capital do Imprio Romano do Oriente, instituda sobre a antiga cidade grega de Bizncio, foi ocupada pelos exrcitos otomanos. Justamente nessa ocasio, a arte bizantina encontrava-se em vias de uma terceira idade urea.

Em 395, o Imperador Teodsio dividiu em duas partes o imenso territrio que dominava: o Imprio Romano do Ocidente e o Imprio Romano do Oriente O Imprio Romano do Ocidente, que ficou com a capital em Roma, sofreu sucessivas ondas de invases brbaras at cair completamente em poder dos invasores, no ano de 476, data que marca o fim da Idade Antiga e o incio da Idade Mdia. J o Imprio Romano do Oriente, apesar das contnuas crises polticas que sofreu, conseguiu manter sua unidade at 1453, quando os turcos tomaram sua capital, Constantinopla. Teve incio ento um novo perodo histrico: a Idade Moderna.

Imprio Romano do Ocidente

O Imprio Romano do Ocidente constitua a metade Ocidental do Imprio Romano aps a sua diviso por Diocleciano em 286 d.C. e existiria intermitentemente em diversos perodos entre os sculos III e V, aps a Tetrarquia de Diocleciano e as reunificaes associadas a Constantino o Grande e seus sucessores. Considera-se que o Imprio Romano do Ocidente terminou com a abdicao de Rmulo Augusto em 4 de setembro de 476, forada pelo chefe germnico Odoacro. Sua contraparte, o Imprio Romano do Oriente, sobreviveria por mais 1.000 anos.

Imprio Romano do Oriente

O imprio bizantino teve origem no ano 330, quando o imperador Constantino I fundou Constantinopla, na regio da colnia grega de Bizncio (referente a Bizas, fundador lendrio da cidade). A inteno de Constantino I era criar uma segunda capital romana para defender as fronteiras orientais do imprio dos ataques de Persas, eslavos e demais povos limtrofes. A posio estratgica entre a Europa e a sia e na rota dos estreitos que permitiam o comrcio entre o mar Negro e o Mediterrneo - converteu Constantinopla, a partir do sculo V, no nico centro poltico e administrativo do imprio. Em termos oficiais, o imprio constituiu-se aps a morte de Theodosio I, ocorrida no ano 395. O mundo foi ento dividido entre seus filhos Arcadio e Honorio. O primeiro recebeu a regio oriental, e o segundo a regio Ocidental.

Arte

ARTE ROMNICA

Arte romnica o nome dado ao estilo artstico vigente na Europa entre os sculos XI e XIII, durante o perodo da histria da arte comumente conhecido como "romnico". O estilo visto principalmente nas igrejas catlicas construdas aps a expanso do cristianismo pela Europa e foi o primeiro depois da queda do Imprio Romano a apresentar caractersticas comuns em vrias regies. At ento a arte tinha se fragmentado em vrios estilos, sendo o romnico o primeiro a trazer uma unidade nesse panorama

PINTURA

Nos sculos XI e XII, um estilo bastante uniforme de pintura chamado pintura romnica, surgiu na Europa ocidental. Ela combinava elementos da arte clssica romana e da arte crist primitiva, bizantina e carolngia. Apareceu mais ou menos na mesma poca em que muitas igrejas foram construdas a fim de atender s necessidades do cristianismo em expanso. Seus artistas pintaram lindos afrescos nas paredes das igrejas. As pinturas no tm perspectiva, mas mostram muito cuidado na composio. Algumas destas pinturas parecem pginas coloridas de bblias com iluminuras que tivessem sido ampliadas e transferidas para as paredes.

ESCULTURA

A escultura romnica era realista, suas figuras retratavam as pessoas como realmente eram. Suas figuras eram alongadas, com rostos formais, mas sem expresso. Tambm se caracterizavam pelo uso de linhas estilizadas e decorativas para o drapeado. Bustos de imperadores eram esculpidos em datas comemorativas e para serem venerados. Para imortalizar as batalhas e a coragem de seus soldados, os escultores faziam figuras em baixo relevo na pedra. Os artistas dedicavam grande parte de seu tempo na decorao de igrejas.

A arte romnica surgiu no final do sculo XI e sua arquitetura sofreu influncias das construes dos antigos romanos. As caractersticas que marcaram a arquitetura romnica foram as abbadas das baslicas, os pilares fortes e macios, as paredes espessas com pequenas aberturas funcionando como janelas, as torres e os arcos. A igreja romnica era chamada "fortaleza de Deus" e percebemos claramente isso por seu tamanho e estilo arquitetnico duro. No possua caracterstica refinada da nobreza e sim um estilo clerical. A mais famosa igreja romnica foi a Catedral de Pisa e a beleza de seu campanrio. Hoje conhecida como Torre de Pisa, aquela que est inclinada porque o terreno cedeu.

ARQUITETURA

Arte Romnica

Arte Romnica

ARTE GTICA
identificvel por caractersticas muito prprias de contexto social, poltico e religioso em conjugao com valores estticos e filosficos e que surge como resposta austeridade do estilo romnico. Este movimento cultural e artstico desenvolve-se durante a Idade Mdia, no contexto do Renascimento do Sculo XII e prolonga-se at ao advento do Renascimento Italiano em Florena, quando a inspirao clssica quebra a linguagem artstica at ento difundida.

PINTURA

A pintura gtica desenvolveu-se nos sculos XII, XIV e no incio do sculo XV, quando comeou a ganhar novas caractersticas que prenunciam o Renascimento. Sua principal particularidade foi a procura o realismo na representao dos seres que compunham as obras pintadas, quase sempre tratando de temas religiosos, apresentava personagens de corpos pouco volumosos, cobertos por muita roupa, com o olhar voltado para cima, em direo ao plano celeste.

ARQUITETURA

A primeira diferena que notamos entre a igreja gtica e a romnica a fachada. Enquanto, de modo geral, a igreja romnica apresenta um nico portal, a igreja gtica tem trs portais que do acesso trs naves do interior da igreja: a nave central e as duas naves laterais. A arquitetura expressa a grandiosidade, a crena na existncia de um Deus que vive num plano superior; tudo se volta para o alto, projetando-se na direo do cu, como se v nas pontas agulhadas das torres de algumas igrejas gticas. A roscea um elemento arquitetnico muito caracterstico do estilo gtico e est presente em quase todas as igrejas construdas entre os sculos XII e XIV. Outros elementos caractersticos da arquitetura gtica so os arcos gticos ou ogivais e os vitrais coloridssimos que filtram a luminosidade para o interior da igreja. As catedrais gticas mais conhecidas so: Catedral de Notre Dame de Paris e a Catedral de Notre Dame de Chartres.

ESCULTURA

As esculturas esto ligadas arquitetura e se alongam para o alto, demonstrando verticalidade, alongamento exagerado das formas, e as feies so caracterizadas de formas a que o fiel possa reconhecer facilmente a personagem representada, exercendo a funo de ilustrar os ensinamentos propostos pela igreja..

ILUMINURA

Iluminura a ilustrao sobre o pergaminho de livros manuscritos (a gravura no fora ainda inventada, ou ento um privilgio da quase mtica China). O desenvolvimento de tal genero est ligado difuso dos livros ilustrados patrimnio quase exclusivo dos mosteiros: no clima de fervor cultural que caracteriza a arte gtica, os manuscritos tambm eram encomendados por particulares, aristocratas e burgueses. precisamente por esta razo que os grandes livros litrgicos (a Bblia e os Evangelhos) eram ilustrados pelos iluministas gticos em formatos manejveis.

Вам также может понравиться