Вы находитесь на странице: 1из 7

Seiri Seiton Seisou Seiketsu Shitsuke

Senso Senso Senso Senso Senso

de de de de de

Utilizao Ordenao Limpeza Sade/Asseio Autodisciplina

SEIRI (senso de utilizao)


o primeiro passo a ser dado no Programa 5Ss. Consiste em selecionar e eliminar o que desnecessrio do local de trabalho. Para que este senso tenha xito, preciso definir claramente o que , ou no, til no local de trabalho, ou que se tenha previso de uso em breve. Com este senso, os benefcios so vrios, como: maior espao no local de trabalho, segurana, facilidade de limpeza e manuteno, melhor controle de estoque, reduo de custos, entre outros benefcios.

SEITON (senso de ordenao)


Este senso define os locais apropriados e critrios para estocar, guardar ou dispor os materiais, ferramentas, equipamentos e utenslios. O importante, neste senso, diz respeito organizao pessoal, onde todos devem reservar um tempo para planejar o dia de trabalho, anotar compromissos na agenda e consult-la sempre que preciso, e, tambm priorizar os mesmos por ordem de importncia, para otimizar tempo.

SEISO (senso de limpeza)


Busca eliminar a sujeira, ou objetos estranhos, para manter limpo o ambiente, bem como manter dados e informaes atualizadas, garantindo, assim, a correta tomada de decises. Este senso no , apenas, o ato de limpar, mas o ato de no sujar. Nesse aspecto, podero existir algumas resistncias por questes culturais dos funcionrios, dificultando a quebra de paradigmas. O senso de limpeza, implantado, resulta em: ambiente agradvel e saudvel; melhoria do relacionamento interpessoal e, por conseguinte, do trabalho em equipe e, ainda, melhor conservao de mveis, equipamentos e ferramentas, reduzindo os desperdcios.

SEIKETSU (senso de padronizao, asseio)


Este senso apresenta suas respectivas particularidades como higiene, sade, padronizao e integridade. Ele cria condies favorveis sade fsica e mental, mantendo o ambiente livre de agentes poluentes proporcionando uma melhor qualidade nas condies de trabalho. Este senso busca manter os trs primeiros Ss, de forma contnua e padronizada. Refere-se padronizao das prticas de trabalho, como manter os objetos similares em locais similares. Este procedimento induz a uma prtica de trabalho e a um layout padronizado. Ao abordar a sade mental, enfoca o comportamento tico, de forma que as relaes interpessoais criem um ambiente saudvel, de respeito mtuo.

SHITSUKE (autodisciplina)
Este senso caracterizado pela educao e o compromisso. Desenvolve o hbito de observar e seguir normas e procedimentos, como a atender s especificaes. Caracteriza-se pelo desenvolvimento mental, moral e fsico, para a disciplina inteligente, que o respeito a si prprio e aos outros. Disciplinar praticar, para que as pessoas faam as coisas certas, naturalmente. uma forma de criar bons hbitos. um processo de repetio e prtica. Refere-se manuteno e reviso dos padres. Uma vez que os 4 Ss anteriores tenham sido estabelecidos, transformam-se numa nova maneira de trabalhar, no permitindo um regresso s antigas prticas. Entretanto, quando surge uma nova melhoria, ou uma nova ferramenta de trabalho, ou a deciso de implantao de novas prticas, pode ser aconselhvel a reviso dos quatro princpios anteriores.

Вам также может понравиться