Вы находитесь на странице: 1из 43

Fundao Universidade Federal de Mato Grosso Estgio Curricular I Bloco VIII - 2008

Balano Hdrico.

Closeny Maria Soares Modesto Maria Adimar Pereira da Silva

Balano Hdrico.
Definio:

o registro dirio de lquidos infundidos e eliminados de um paciente. Este registro realizado em papel padronizado que possui espao tambm para, sinais vitais, PVC e haemoglucoteste.

Objetivo do BH.
Realizar rgido controle sobre infuses x eliminaes para avaliao da evoluo clinica do paciente. Por isto, a importncia de um bom registro. Atravs do registro do balano hdrico podemos observar juntamente com exames laboratoriais, o incio de algumas patologias

Pacientes que necessitam do Balano Hdrico


Pacientes em uso de nutrio parenteral e enteral. Pacientes grave de UTI. Pacientes de ps-operatrio de grandes cirurgias, principalmente dos sistemas geniturinrio, digestivo e respiratrio. Pacientes portadores de enfermidades cardacas, edemas, drenos, ascite, entre outras. Pacientes com restrio hdrica. Pacientes com queimaduras de grande extenso

O homem necessita de gua para viver. A gua contida nos alimentos e produzida nos processo oxidativos insuficiente para suprir as perdas insensveis e formar o volume mnimo de urina necessrio para excretar os produtos finais do metabolismo.(BEVILACQUA, 1998). Um indivduo adulto, em condies normais, ou seja, na ausncia de perdas como vmitos, diarrias, fstulas, aspiraes, vai apresentar o seguinte balao hdrico nas 24 horas:

Necessidade de Aporte Mdia Diria de Higesta hdrica para um Adulto


FONTES DE LQUIDO QUANTIDADE DE LQUIDO/ML

gua livre/ingerida gua em alimentos ingeridos

1.200 1.500 700 1.000

gua endgena (oxidao)


Total

200 -

400

2.100 2.900 ml

NECESSIDADES DE AGUA 30 a 50 ml/Kg. Em mdia 40 ml/Kg.

Necessidades Hdricas EV em Condies Basais. RNs e lactentes 100 150 ml/Kg.


Criana de 10 20 Kg. Criana acima 20 Kg. 70 90 ml/Kg. 50 70 ml/Kg.

Adultos

30 50 ml/Kg.

A eliminao de gua efetuada principalmente pelos rins, porm tambm perdida atravs do trato intestinal, pele e metabolismo. A evaporao insensvel atravs da pele e do trato respiratrio resulta em perda significante de lquido. Tanto a ingesto lquida quanto as perdas lquidas variam de indivduo para indivduo de modo que nenhum padro absoluto pode ser estabelecido. (BEVILACQUA, 1998).

Perdas Lquidas Mdia Diria Estabelecida para um Adulto


Vias de eliminaes Quantida de lquido/ml Urina 1.200 1.700 Fezes 100 250 Perspirao 100 250 Pele 350 400 Vaporizao pulmonar 350 - 400
Total 2.100 2.900

Patologias que caracterizam Incluso nos Protocolos de BH.



ICC, IAM, HAS descompensada Insuf. Renal Aguda e Crnica (IRA, IRC) Cirrose e ou Hepatopatias descompensadas DM descompensada Uso de FARMACOS que desenvolvem RAM e ou efeitos colaterais a funo renal Instabilidade Hemodinmica ATB e TARV que desenvolvem RAM Distrbio eletrolitico (hipocalemia, hiponatremia, acidose e alcalose metablica dbito urinrio ( 30 ml/kg/h em 24 hs) Uso de medicamentos eliminados pelo RIM (por ex: KCL)

Em resumo Balano Hdrico = Controle da Ingesta e Eliminao de Lquidos


Adultos saudveis: Ingesta atinge 2.500 ml/dia, com variao de 1.800 a 3.000 ml. Perda atinge 2.500 ml/dia em mdia, com variao de 2.100 a 2.900 ml.

BALANO HIDRICO
FATORES DEFICIT
Inanio Dificuldade de Ingesta Hdrica. Vmito Aspirao gastrica Abuso de Laxantes Diurticos potentes Hemorragias Grandes queimados Ferimentos drenantes Febre e transpirao Exerccio Calor ambiental e umidade

FATORES EXCESSO
Insuficincia renal Insuficincia cardaca Administrao rpida de Liquidos EV ou sangue Administrao de albumina Terapia com Corticosterides Ingesto excessiva de sdio Gravidez Reteno de Liquidos no perodo Pr menstrual

Para facilitar a apurao nas 24 horas dos lquidos introduzidos como tambm dos eliminados, existe um formulrio que anexado ao pronturio do paciente chamado de folha de balano hdrico.

Compete ao enfermeiro, tcnico e/ou auxiliar de enfermagem registrar todas as entradas e perdas lquidas do paciente e fazer o clculo de balano final, porm de competncia somente do enfermeiro identificar a necessidade ou no em prescrever balano hdrico aos pacientes.

Particularidades do balano Hdrico

Em casos de SNE deve ser anotado o volume administrado, incluindo em caso de ser desprezado parte desse volume o valor entre parntesis Exemplo: 200 ( - 50 ml) estavamprescritos002 ml, foi infundido 150 ml e desprezados 50 ml. Todo paciente em BH dever ser pesado em JJEJUM ( mesmo horrio, mesma vestimenta, esvaziamento vesical e intestinal) e ou ter o seu peso corporal estimado pela Nutrio ( prega cutaneo e ou Plicometro)

Aos valores de ingesta deve-se acrescentar para fins de fechamento do BH nas 24 hs o seguinte: 1. Agua Endgena (AE) = 400 ml 2. Perdas Insensveis (PI) = 800 ml Caso no sejam acrescidos os respectivos valores ao fechamento do BH documentar. As alteraes de FR, TA, GI e outras devem servir de parmetros de avaliao para reposio hdrica para PI e ou restrio (RH)

Paciente em dialise: registrar peso diariamente, antes e aps dilise; taxa de registro do peso dever estar presente em %05dototaldainternao.Em unidades de internao dever ser controlado em dias alternados (se protocolo aprovado) e em UTI, Semi UTI, Semi Intensivo, unidade cardiolgica diariamente. Anotar no impresso o volume infundido de NPP quando a mesma estiver presente, no espao destinado. Anotar no campo EV, todas as infuses em bolsa de soro; medicaes EV.

Anotar a administrao de dieta enteral separadamente no campo especifico (SNE) Diurese: desprezar o volume urinrio de acordo com o intervalo estabelecido pela rotina (Padres Assistenciais Mnimos) uropen, cateter vesical de demora. Registrar volume das perdas, caso esteja usando fraldas PES-LAS descontando seu peso (120 gr.)

Controle do Balano Hdrico


INGESTA Todo liquido ingerido Lascas de gelo metade do volume congelado Gelatinas, sorvetes, cereais cozidos e em cremes finos, sopas liquidificadas Infuses EV Liquidos por Sondas* Irrigaes ELIMINAO Urina Vmito Perda sanguinea Drenagem de feridas Irrigaes aspiradas Fezes Parmetros Converso

0,47 Kg = 475 ml

COMO DEVE SER FEITO O REGISTRO NA FOLHA DE BALAO HDRICO: Identificao do paciente. Data (dia em que o balano foi realizado). Hora (momento em que foram registrados os dados do balano). Deve-se anotar no momento em que se realizou o ganho ou perda. Procedimento: 1. Todo liquido deve ser medido antes de se oferecer ao cliente e o volume registrado no impresso de Controle Hidrico, na coluna correspondente a liquidos ingeridos, com o respectivo horrio.

Clculo de lquidos eliminados pelo paciente: 1. Anotar toda eliminao do paciente como, diurese, vmito, secrees, evacuao, fstula. 2. Diurese de pacientes com irrigao vesical contnua, deve-se anotar o volume drenado subtrado do volume infundido. 3. Sudorese: cada (+) equivale a 1 ml. (++) no rosto. (+++) difusa mas no molha a roupa. (++++) molha a roupa. 4. Eliminaes (diurese, evacuaes, expectorao). (++) pequena quantidade (+++) mdia quantidade (++++) grande quantidade

Para cada 05 incurses respiratrias aumentadas acima de 20 irpm, o adulto perde 200ml de gua nas 24 horas. Para cada 1 C acima de 38 C o adulto perde 100 ml de agua nas 24 horas e acima de 38,5 C 500 ml . Para drenagem de fstulas ou penrose: (+) molha o centro da gaze. (++) molha a gaze toda. (+++) molha a gaze toda e ainda escorre ou coloca-se bolsa de colostomia e mede-se o lquido drenado. Medir o vmito sempre que possvel.

2. As infuses parenterais recebidas pelo paciente?? Devem ser anotadas na coluna correspondente a infuses venosas. 3.Todo liquido eliminado pelo paciente deve ser medido e anotado na coluna correspondente. Os liquidos eliminados corrrespondem a diurese, vmitos, liquidos de drenagem, diarria. 4.Os fluidos que no puderem ser medidos podero ser avaliados utilizando-se simbolos como: pequena quantidade (+), mdia quantidade (++) e grande quantidade (+++).

5. O fechamento do BH pode ser parcial, ao final de cada turno de trabalho com os clculos totais efetuados de 6/6hs, de 12/12hs, de acordo com a necessidade do paciente.
6.O registro acontece de meia em meia hora em diante, arredonda-se hora a mais, ou seja, aconteceu s 15:30, ou 15:40, registra-se 16:00 h. Caso seja de meia hora atrs, registra-se para menos, ou seja, aconteceu 13:10h. ou 13:25, registra-se 12:00 h.

7.Num primeiro momento deve-se somar todos os volumes administrados e ingeridos (+) e aps soma-se todos os lquidos eliminados ().

9. Se o volume de lquidos ganhos for maior que as perdas o BH POSITIVO e se o volume de lquidos eliminados for maior que o administrado teremos uma BH NEGATIVO. 10. Calcular como Ganhos(ingesta) o valor da Agua endogena (AE) resultante da Oxidao metablica e como Perdas (eliminao) as perdas Insensiveis (PI) calculados como 400 e 800 ml respectivamente. Os sinais vitais devem ser verificados de acordo com a prescrio de enfermagem e servirem de subsidios para a avaliao do Bh a ser feita pelo Enfermeiro.

Clculo de lquidos administrados ao paciente: 1. Anotar por via parenteral: Solues venosas como Ringer, S.G. 5%, 10% e 50%, S.F. 0,9%, nutrio parenteral, entre outros, Medicaes endovenosa e intramuscular, como penicilina, Keflin, aminofilina, entre outras. Sangue Total, Plasma (1/3 do volume)

2. Anotar por via oral: Pela boca: suco, gua, sopa, etc. Pela sonda gstrica: alimentao em geral, hidratao em geral, medicaes. Pela sonda nasoenteral solues infundidas. Pela gastrostomia; alimentao, medicaes, etc.

Diurese horria
CLCULO DA DIURESE HORRIA Adulto = D/24 horas = diurese em ml /Kg/ hora PESO 24 ou ento Adulto = D/24 horas = diurese em ml / hora 24 At 0,50 ml/Kg/h = ANRIA De 0,50 at 0,99 ml/Kg/h = OLIGRIA De 1,00 at 1,50 ml/Kg/h = NORMAL de 1,50 ml/Kg/h = POLIRIA Politraumatizado o nvel normal aceitvel em torno de 40 ml/Kg/h

CRIANA = D/24 horas = X 24

= diurese em ml / hora

ou ento D/24 horas = diurese em ml /Kg/ hora


PESO 24 Diurese ml/dia por idade RN de 30 a 60 ml/dia 3 a 10 dias de 100 a 300ml/dia 10 a 60 dias de 250 a 450 ml/dia 1 a 3 anos de 500 a 600 ml/dia 4 a 8 anos de 600 a 1.000 ml/dia

9 a 14 anos de 800 a 1.400 ml/dia

Diurese ml/dia por Idade


RN 3 a 10 dias de 30 a 60 ml/dia de 100 a 300ml/dia

10 a 60 dias
1 a 3 anos 4 a 8 anos 9 a 14 anos

de 250 a 450 ml/dia


de 500 a 600 ml/dia de 600 a 1.000 ml/dia de 800 a 1.400 ml/dia

Parmetros de Avaliao da Funo Renal Balano Hdrico.


Abaixo de 0,50 ml/Kg/h
De 0,50 at 0,99 ml/Kg/h De 1,00 at 1,50 ml/Kg/h de 1,50 ml/Kg/h

ANRIA
OLIGRIA NORMAL POLIRIA

Politraumatizado o nvel normal aceitvel em torno de 40 ml/Kg/h.

CLCULO DE AGUA ENDOGENA E PERDAS INSENSIVEIS gua endgena Mdia = 200 a 400/500 ml ( em torno de 400 ml na gde maioria das vezes) 1 C de 38,0 C = acrscimo de 100 ml de lquido na HO ou de Soro na HV 1 C de 38,5 C = acrscimo de 500 ml de lquido na HO ou de Soro na HV 5 IRPM de 25 IRPM = 300 ml de lquido na HO ou de Soro na HV

PERDAS INSENSVEIS
Mdia = 800 a 1.200 ml ( sem taquipnia e se da FR reposio com SF a 0,9%) O valor mdio gira em torno de 800 ml Sudorese leve = 1.000 ml de reposio Sudorese moderada = 2.000 ml de reposio Sudorese grave = 3.000 ml ou de reposio

Volume de Perdas Fezes = 100 a 150 ml/24 horas Pulmo/ Pele 200 600 ml no PQ 600 900 ml no MQ 900 1.200 GQ em mdia 3 ml/Kg/h at 25% SCQ em mdia 4 ml/Kg/h de 25% SCQ

CLCULO DE AGUA ENDOGENA E PERDAS INSENSVEIS EM CRIANAS AE em crianas menores = 10 ml/Kg/24 horas AE em crianas maiores = 12/ml/24 horas Em mdia 250 ml/24 horas PI a mdia = 40 ml/Kg/h Em mdia 1.000 ml/24 horas

SIMULANDO o Fechamento do Balano Hdrico.


Ganhos/Ingesta. HV = 850 ml HO = 1200 ml AE = 400 ml 2.450 ml Perdas/Eliminao. DIURESE = 1.500 ml SNG = 320 ml DRENO = 100 ml PI = 800 ml 2.720 ml = 270 ml

Documentao: BH fechado com Clculo de AE (400 ml) e PI ( 1000 ml) as custas de da FR. Diurese de 24hs = 1.500 ml; diurese horria de 0,89 ml/Kg/h com peso estimado de 70 Kg.

SIMULANDO o Fechamento do Balano Hdrico sem Avaliao do Enfermeiro.


Ganhos/Ingesta Perdas/Eliminao

HV = 850 ml HO = 1200 ml
2.050 ml

DIURESE = 1.500 ml SNG = 320 ml DRENO = 100 ml


1.920 ml = + 130 ml

Documentao: BH fechado sem Clculo de AE e PI apesar de da FR. Diurese de 24hs = 1.500 ml; diurese horria de 62,5 ml/h sem registro de dados de aferio do peso.

RESTRIO HDRICA.
RH significa LIMITAO na quantidade de lquidos que o individuo pode receber em 24 Horas. O volume prescrito pelo mdico e varia de acordo com as condies clnicas do paciente Deve-se orientar de forma clara e precisa o paciente em relao a este cuidado e fornecer um copo graduado, papel e caneta para que seja feito o CONTROLE, caso isto seja possvel.

Protocolos de Incluso em Restrio Hdrica ( RH )


Infarto Agudo do Miocrdio (IAM) Hipertenso Arterial Sistmica (HAS) Diabetes Mellitus (DM) Insuficincia Cardaca Congestiva (ICC) Insuficincia Renal Crnica (IRC) Insuficincia Renal Aguda (IRA)

Controle de Diurese 24 Horas.

Este controle consiste em guardar o VOLUME de urina de 24 horas, para ser medido ou encaminhado ao laboratrio. PROCEDIMENTO Orientar o paciente sobre o procedimento. Orientar o paciente para o esvaziamento de Bexiga. Pesar e medir o paciente. Anotar o horrio e comear a coleta de 24 horas Fornecer os frascos necessrios para coleta

Antes do fechamento deste controle, solicitar ao


paciente esvaziamento da bexiga. Paciente com controle da DIURESE deve ter o volume horrio calculado atravs da seguinte frmula:

Volume Total da diurese/24 hs = diurese/ml/h.


24 : Peso

Documentao do Balano Hdrico


Prencher com o mesmo padro de anotao Anotar em espaos em branco outras formas de perdas como : ileostomia, gastrostomia, colostomias, etc.. ( poder ser regra anotar com caneta VERMELHA ou de outra COR) Os horarios para realizao dos lanamentos no BH na folha de controles de sinais vitais da unidade. Em UTIs a cada 2 horas demais de 6/6 hs.

Fechar o balano parcial obedecendo os horrios padres 6/12/18 (24 horas) Encerrar o BH as 06 horas fazendo a soma de cada item separado ( VO, soro, diurese, etc..). O balano hdrico final ser o total de lquidos administrados subtrado do total de lquidos dos eliminados. O fechamento do BH poder ser feito pela equipe do Noturno ou da manh, conforme rotina a ser estabelecida PORM sempre considerando o Total at as 06 horas. Distribuir o Volume hdrico destinado pela Nutrio para administrao de medicamentos nas 24 Horas.

Quando deve ser retirado o balano hdrico do paciente?

- Quando h melhora em seu quadro


clinico. - Aps reavaliao do estado geral em casos de correes da instabilidade hemodinamica com o estabelecimento de Controle da Diurese/Volume urinrio.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA
BEVILACQUA, F, et al. Fisiopatologia clnica, 5 ed. Atheneu 1998. p.447. Texto suporte: MODESTO, Closeny Maria Soares. Rotina para balano hdrico, Cuiab 2002. Hospital albert einstein. Insuficincia cardiaca: Avaliaes e cuidados de Enfermagem. 2006

CLCULO DA PAM a) de 40 mmhg entre elas b) PAM = Pa s X ( Pa d x 2) 2

c) PA Normal = Pas + 10
2 d) PAM = PA d + _1_ P pulso 3 e) P pulso = a entre a PA s e a PA d ( 40 mmHg entre elas) f) PAm = PA d + PA s = PAM em mmhg

2
PAM = PA sistlica+2 ( PA diastlica) clculo ( 2 SWELTZER & BARE) 3

Вам также может понравиться