Вы находитесь на странице: 1из 12

VEGETAO

Cada tipo de clima corresponde a uma paisagem vegetal com suas espcies tpicas. A vegetao original, da poca do Descobrimento do Brasil, chamada de paisagem natural.

04/19/12

prof. Valria Cardoso

Floresta Amaznica

Divide-se em trs tipos: - Matas de terra firme: possuem as rvores mais altas, de 60 a 65 metros. Em muitos locais as copas se tocam, formando um anteparo luz capaz de reter at 95% da iluminao. Por isso, o interior da floresta escuro, mal ventilado e mido. Localizando-se nos solos mais altos, longe dos rios, essas matas so pereniflias (as folhas renovam-se pouco a pouco e no todas de uma vez), latifoliadas (folhas largas) e higrfilas (vivem na umidade). Suas principais espcies so a castanheira-dopar, caucho (extrao do ltex), guaran, timb (que os ndios usam para envenenar os peixes).

04/19/12

prof. Valria Cardoso

- Matas de igap:

localizam-se nos terrenos mais baixos, prximos aos rios, permanentemente alagadas. As rvores podem atingir 20 metros, mas o comum de 2 a 3 metros, com ramificao baixa e densa, de difcil penetrao. Sua espcie mais famosa a vitria-rgia.
04/19/12 prof. Valria Cardoso

Matas de vrzea: localizadas entra a terra firme e o igap, possuem uma composio de varivel, de acordo com a maior ou menor proximidade dos rios. So comuns rvores de grande porte, como a seringueira, produtora de borracha, palmeiras e o jatob.
prof. Valria Cardoso

04/19/12

Floresta Tropical

- Estendem-se ao longo do litoral,

penetrando na regio Sudeste, e encontram-se hoje muito devastadas. So semelhantes s matas amaznicas, mas vo ficando um pouco diferentes medida que se distanciam do Equador. Em reas de serras e planaltos (superiores a 800 metros), essas florestas retm a umidade do oceano Atlntico e so caracterizadas como pereniflias, latifoliadas e higrfilas. Mas, diferente das matas amaznicas, suas rvores s chegam aos 30 metros. Na parte das serras de litoral conhecida como Mata Atlntica. Suas espcies principais so: ips (roxo, branco, amarelo), imbaba, palmito, canelas, cedro.
04/19/12 prof. Valria Cardoso

Matas de Araucria

- Com relevo bastante

acidentado e estaes do ano bem distintas (vero quente e inverno muitas vezes rigoroso), tem como principal espcie o pinheiro-do-guaran. Essas rvores podem alcanar de 25 a 30 metros, com folhas em forma de agulha (aciculifoliada) para no reter a neve e tambm para no evaporar gua no vero. Diferente da floresta tropical, a mata de araucrias no fechada, com espaos grandes entre as rvores. Tambm tem erva-mate.
04/19/12 prof. Valria Cardoso

Mata dos Cocais

- Zona de transio entre a Floresta amaznica e a Caatinga, com inmeras palmeiras, a regio do Brasil de vegetao mais uniforme. H duas espcies principais: babau e carnaba. Associadas a estas duas parecem o buriti e a buritirana. O babau permite extrao de leo dos seus cocos e construo de casas com suas folhas tranadas. Da carnaba fazse cera, e as folhas so aproveitadas em tecidos. Do buriti extrai-se uma polpa pela produo de doces.
prof. Valria Cardoso

04/19/12

Caatinga

- A palavra caatinga, de origem tupi, significa mata branca. De fato, a caatinga apresenta-se verde somente no curto perodo das chuvas de inverno. Suas rvores tem troncos grossos, tortuosos e com espessas cascas, folhas grossas e com espinhos. Talvez a melhor forma para designar a caatinga seja utilizar o exemplo da planta chamada jeric. Na seca, ela chega a esfarinhar-se quando tocada, mas bastam poucas chuvas para que volte a ficar verde. A vegetao da caatinga possui a capacidade de perder as folhas para reter a gua.
04/19/12 prof. Valria Cardoso

Pantanal

- A alternncia entre a poca das cheias e a poca da seca faz o Pantanal ter uma vegetao bastante diversificada. H espcies tpicas de florestas, cerrado, campos, caatinga. Na rea que inundada com frequncia crescem gramneas no perodo seco, muito usadas para pastagem. Poucos metros acima do nvel das cheias crescem espcies do cerrado. Nas reas alagadas mais fundas nascem a 04/19/12 vitria-rgia e a taboa.

prof. Valria Cardoso

Cerrado

- Com muita gua no subsolo, apresenta rvores e arbustos de galhos tortuosos, cascas grossas, folhas cobertas por pelos e razes muito profundas. Tendo duas estaes bem definidas, uma seca e outra chuvosa, na estao seca que parte das rvores perde as folhas e vai buscar gua no subsolo. Diferente da caatinga, que possui pouca gua, o cerrado tem muita gua. Seu solo, contudo, cido, tem alto teor de alumnio e pouco frtil.
04/19/12 prof. Valria Cardoso

Campos

- Caracterstico do extremo sul do Brasil, tambm chamado de Campanha Gacha, os campos so formados por gramneas, apenas cortados por matas galerias (florestas que seguem os cursos dos rios). Sob escassa pluviosidade e com intensa exposio aos ventos e luz, e com solos quentes e secos, s as gramneas conseguem se desenvolver nesse ambiente.
04/19/12 prof. Valria Cardoso

Mangues

- Localizados nas desembocaduras dos rios no oceano Atlntico, tem alto teor de sais. Predominam os solos alagados e movedios, pouco arejados. As poucas plantas que se desenvolvem nesse ambiente s o conseguem graas a adaptaes, como razes de escoro ramificaes do tronco partem em direo ao solo para melhorar a fixao ao terreno movedio.
04/19/12 prof. Valria Cardoso

Вам также может понравиться