Вы находитесь на странице: 1из 19

A arte da literatura renascentista

O que ?
uma poca literria onde mostra o modo renascentista de ver o mundo. Em portugual, comeou em 1527, por Franscisco S de Miranda, que passou seis anos na Itlia, volta ao pas e divulga novos conceitos de arte e um novo ideal de poesia (conhecido como dolce stil nuovo| doce estilo novo)

Franscisco S de Miranda

Principais caractersticas
Imitao dos modelos da Antiguidade Clssica grecoromana
Retomada da mitologia pag e pela perfeio esttica, marcada pela pureza das formas Plato, Homero, Virglio e outros mestres da antiguidade servem de modelo, pois foram considerados pelos classicistas como detentores dos ideais de beleza

Humanistas e Italianizantes criaram novas formas poticas de inspirao clssica: soneto, ode, elegia, cloga e epopia (Histrias de Homero: Ilada e Homero Odissia) O classicismo, obviamente, era oposta herana medieval (os classicistas eram ligados ao renascentismo), por isso, foi induzido medida nova (verbos decasslabos), j cultivados por Dante Alighieri e Francesco Petrarca
Dante Alighieri Francesco petrarca

Principais caractersticas

Os temas poticos da poca so:


Reflexo moral

Filosofia
Poltica Lirismo Amoroso

Principais caractersticas

A linguagem do Classicismo
A linguagem classicista determinada pela revoluo cultural renascentista e suas caractersticas temticas e formais, como: A formao de campos lexicais (LEXICAL: refere-se a linguagem lxica, ou seja, aos dicionrios de termos antigos e clssicos)

A forte presena de adjetivos e de estruturao de frases

Produo Literria
Lus Vaz de Cames
A vida de cames muito duvidosa ainda. Sua data de nascimento aproximada de 1524. Frequentou por um tempo a Universidade de Coimbra, foi militar no norte da frica, onde, num combate, perdeu o olho direito.

Em 1553 foi exilado por 17 anos iniciando uma longa jornada com a corte de D. Joo III, e foi morar nas colnias portuguesas da frica e sia |continua>>>>>

Continua>>>>> |
Voltou a portugal em 1570, aps a morte de D. Joo III. Nessa poca, ele j terminou de escrever Os Lusadas, mas s foi publicado em 1572. Morreu na misria em 10 de junho de 1580, e foi enterrado como indigente, em vala comum Sua obra composta de poesias lricas, uma poesia pica, trs peas para teatro e algumas cartas.

Lus Vaz de Cames

Os lricos de Cames
Marcada por uma dualidade: ora os textos so heranas da lngua portuguesa, ou so enquadradas no estilo novo do Renascimento
No prximo slide, as caractersticas da poesia lrica de Cames>>>>>>>>

Lus Vaz de Cames

Caractersticas da poesia lrica


Poesia tradicional: Herana das cantigas trovadorescas aparece nas redondilhas. O mar, a fonte, a natureza surgem constantemente em dilogos, lembrando das cantigas de amigo, normalmente na terceira pessoa

Lus Vaz de Cames

Cantiga

Voltas

Cantiga alheira:
Na fonte est Lianor

Posto o pensamento nele,


Porque a tudo o amor obriga,

Lavando a talha e chorando,


s amigas perguntando:

Cantava, mas a cantiga


Eram suspiros por ele.

-Vistes l o meu amor?

O seu desejo enganando,


s amigas perguntando: - Vistes l o meu amor?
CAMES, Lus de. Rimas. Coimbra: Atlntida, 1973

Lus Vaz de Cames

As idias platnicas em Cames: A filosofia de Plato esteve presente na produo literria do Renascimento. Ele concebia dois mundos: Mundo sensvel: As realidades concretas so simples sombras ou reflexos dessa essncia. Mundo inteligvel.

Lus Vaz de Cames

O amor: o amor visto como idia e como manifestao de carnalidade, onde Cames retrata a mulher amada tanto de forma idealizada quanto de maneira mais concreta, cantando um amor terreno, carnal, ertico. Tem um pouco do uso de anttese

O desconcerto do mundo : Esse foi tema que pertubou muito o autor. Est presente em poesias que tratam de injustias, prmio para o mal e castigo para o bem, ambio e tentativa de guardar bens que acabam no vazio da morte. Enfim, mostra o conflito violento entre o ser e o dever ser.
A maior manifestao disso vem nas famosas redondilhas de Ao desconcerto do mundo, que diz: prx slide>>>>>>>>>

Lus Vaz de Cames

Os bons vi sempre passar


No mundo graves tormentos E, para mais me espantar, Os maus vi sempre nadar Em mar de descontentamentos

Cuidado alcanar assim


O bem to mal ordenado Fui mau. Mas fui castigado Assim que s para mim Anda o mundo concertado
CAMES, Lus de. Rimas. Coimbra: Atlntida, 1973

Lus Vaz de Cames

Cames pico- Os Lusadas


Numa definio bem sucinta, levantaremos a seguir alguns aspectos fundamentais de Os Lusadas: -Definio - Nas palavras de Antnio Jos Saraiva, as epopias so narrativas de fundo histrico em que se registram poeticamente as tradies e os ideais de um grupo tnico sob a forma de aventuras de um ou alguns heris. -Ttulo - A palavra lusadas significa lusitanos,que nos anuncia a histria herica do povo luso, em sua alma e ao. -Heri - O heri do poema, no Vasco da Gama, mas sim todo o povo portugus. O poeta afirma que vai cantar as armas e os bares assinalados que navegaram por mares nunca dantes navegados,ou seja, todo o povo portugus. Considerando o papel de Vasco da Gama no poema, podemos afirmar que ele o heri de Os Lusadas, conciliando as duas idias, podemos afirmar que o poema, possui um heri coletivo(o povo) e um heri individual(Vasco da Gama). -Tema - O poema deixa expresso o tema da epopia nas duas primeiras estrofes: a glria do povo navegador portugus, ou seja, os navegadores que conquistaram as ndias e edificaram o Imprio Portugus no Oriente.

A estrutura de Os lusadas
Os dez cantos do poema, dividem-se em cinco partes: -Proposio - a apresentao do poema, com destaque para o tema e o heri. -Invocao - O poeta pede inspirao s Tgides, ninfas do Rio Tejo, para que lhe dem um engenho ardente e um som alto e sublimado, um estilo grandloquo, ou seja, o absoluto domnio da arte potica. -Dedicatria - O poema dedicado a D. Sebastio, rei de Portugal poca da publicao do poema.

-Narrao - a longa parte narrativa na qual o poeta desenvolve o tema contando os episdios da viagem de Vasco da Gama e a histria de Portugal.Ao narrar o final da dinastia de Borgonha, temos o episdio de Ins de Castro, em que Cames poetiza os amores da dama pelo prncipe D. Pedro.Transcrevemos, a seguir a estrofe 119 do canto lll, que representa o ponto alto do lirismo camoniano inserido na narrativa pica.

Tu, s tu, puro Amor, com fora crua, Que os coraes humanos tanto obriga, Deste causa molesta morte sua, Como se fora prfida inimiga. Se dizem, fero Amor, que a sede tua Nem com lgrimas tristes se mitiga, porque queres, spero e tirano, Tuas aras banhar em sangue humano.
(CAMES, Lus de. Os Lusadas)

Amor: inicial maiscula - a personificao do sentimento


fora crua: no sentido de ser cruel morte sua: morte de Ins fero: feroz mitiga: acalma aras: altares onde se praticavam sacrifcios

-Eplogo - o fecho do poema; nele, o poeta mostra-se triste, abatido, desiludido com a ptria, que no merece mais ser cantada:
Estrofe 145 do canto X No mais, Musa, no mais, que a lira tenho Destemperada e a voz enrouquecida, E no do canto, mas de ver que venho Cantar a gente surda e endurecida.

O favor com que mais se ascende o engenho, No d a Ptria, no, que est metida

No gosto da cobia e na rudeza


Duma austera, apagada e vil tristeza. (CAMES, Lus de. Os Lusadas).

Crditos da apresentao

Вам также может понравиться