Вы находитесь на странице: 1из 29

FISIOLOGIA VEGETAL

Profa. Cludia F. Santos

FOTOSSNTESE : PRODUO DE MATRIA ORGNICA

OBTENO DE GUA E SAIS PELA PLANTA

XILEMA(LENHO) : tecido morto de conduo e sustentao

XILEMA(LENHO) : CONDUO DE SEIVA BRUTA OU INORGNICA

SEIVA BRUTA : gua+sais SENTIDO : raiz folhas TEORIA de DIXON ou COESO TENSO TRANSPIRAO :folhas exercerem uma fora de suco que garante a ascenso de uma coluna de gua no interior do xilema desde as razes, conforme ocorre a transpirao.

TEORIA de DIXON ou COESO TENSO TRANSPIRAO

FLOEMA(LBER) : CONDUO DE SEIVA ELABORADA


SEIVA ELABORADA : glicose(aucar) Sentido da Conduo: folhas demais partes da planta. Modelo fsico de Mnch ou presso positiva de seiva. Fluxo sob presso das folhas em direo s razes pela diferena de concentrao entre ambos.

Modelo de Mnch ou presso positiva de seiva

FLOEMA(LBER) : Tecido vivo

Hiptese de Mnch, prope que o acmulo de aucares solveis nas clulas das folhas faria com que estas retirassem, por osmose, um grande quantidade de gua das clulas do xilema; essa gua em parte seria perdida pela transpirao e o restante arrastaria e foraria os aucares a passarem de clula para clula, atravs do floema.

FLOEMA

XILEMA

FLOEMA

XILEMA

Retirando um anel completo da casca (anel de Malpighi) que envolve o vegetal, interrompemos a distribuio de seiva elaborada em direo raiz, pois os vasos liberianos so lesados, levando morte das razes depois de certo tempo. Com a morte das razes, no ocorre absoro de gua e sais minerais do solo e, conseqentemente, ocorrer a morte do vegetal, pois as folhas no recebero mais gua.

Afdeo(pulgo)

Seiva elaborada

TRANSPIRAO VEGETAL

a eliminao de gua na forma de vapor atravs das folhas, principal superfcie de contato do vegetal com o ambiente. Ocorre pelos Estmatos(cerca de 99%) e pela cutcula de cutina da epiderme(1%).

ESTMATOS

So anexos epidrmicos das folhas constitudos por duas clulas-guardas ou estomticas repletas de cloroplastos, que delimitam entre elas uma fenda chamada ostolo. Ao lado aparecem duas ou mais clulas conhecidas por anexas, companheiras ou subsidirias.O ostolo abre-se, no interior da folha, numa grande cavidade denominada cmara subestomtica.

ESTMATOS

FUNES : transpirao e trocas gasosas durante a respirao(entra O2, sai CO2) e fotossntese (entra CO2, sai O2).

ESTMATO - estrutura

TRANSPIRAO VEGETAL

A transpirao fundamental, mas deve ocorrer de modo a permitir a sobrevivncia da planta, pois o excesso de perda d'gua na forma de vapor pode mat-la.O fechamento dos estmatos atua nesse sentido.

GUTAO ou SUDAO: perda de gua na forma lquida pelos hidatdios das folhas
(Em dias frios e midos com solo encharcado de gua as razes podem empurrar gua no podendo ser evaporada pela baixa temperatura e saturao de umidade do ambiente, saindo pelos bordos da folha atravs de pequenas aberturas que so os hidatdios).

Вам также может понравиться