Вы находитесь на странице: 1из 43

Continuacao aula 1

A palavra de Deus o po divino, sendo necessrio nos alimentarmos dele todos os dias para que haja, continuamente, um crescimento espiritual sadio e agradvel ao Senhor, nos tornando fortes o suficiente para vencer as batalhas do dia dia.

Um ateu perguntou a uma humilde senhora crist: A senhora leu a Bblia hoje? Li, sim senhor? Pode me citar alguma lio que aprendeu? A senhora pensou um pouco e no conseguiu se lembrar de nada. Muito bem, disse o ateu, para que ler alguma coisa se voc no aprende nada com ela? Ela pensou mais e disse: Eu gostaria que o senhor apalpasse essa roupa que lavei hoje cedo. Ainda esta molhada? No, j est seca. Pois , disse a lavadeira. Eu lavei com gua, a gua secou, mas a roupa ficou limpa. Eu tambm li a Palavra de Deus. J no me lembro mais o que li, parece que evaporou, mas senti que a minha vida ficou mais limpa

Aceite o que a palavra ensina, mesmo sem entender tudo !

Busque entender, compreender e se esforce por conhecer as verdades nela escondidas

A PALAVRA NOS PROTEGE CONTRA O INIMIGO

Na tentao no deserto Cristo resistiu tentao de Satans trs vezes com a declarao: "Est escrito." Jesus conhecia as Escrituras e delas Se servia para resistir s argcias do tentador.

AULA 2
-OBJETIVOS DO HABITO DE LER
-VANTAGENS DE EXERCITAR A LEITURA DIRIA PASSOS PARA UMA LEITURA DIARIA -MATERIAS DE APOIO

-PROGRAMA DE LEITURA ANUAL DA BIBLIA


-FALSAS ESCRITURAS

TEM NA BIBLIA ?
-Disse Jesus: Faa a sua parte que da minha eu te ajudarei. -1000 passar, mas 2000 no chegar. -Deus tarda mas no falha. (tempo certo) -Diga com quem tu andas que eu direi quem tu s. -Aqui se faz, aqui se paga. -O inocente paga pelo pecador. --Vinde como ests Que quem no vem pelo amor, vem pela dor -Quem canta, seus males espanta -Que Deus escreve certo, por linhas tortas -Que no cai uma folha de uma rvore, se deus no permitir -Dize-me com quem andas e eu te direi quem s (Daniel) - O cair do homem, o levantar de Deus" -Quem no vem pelo amor, vem pela dor" -Deus escreve certo por linhas tortas" "Deus tarda mas no falha" -A esperana a ltima que morre" -No cai uma folha da rvore se Deus na permitir" -Faz por ti e eu te ajudarei" -D um passo para mim que eu dou dois para ti" -Deus ajuda que cedo madruga" -Cada um por si e Deus por todos" -O futuro a Deus pertence" -Pouco com Deus muito" -O diabo usa sapatinho de algodo"

O Espirito Santo "Intrprete oficial" da Bblia

Joao 14:26 'mais o consolador o Esprito Santo, a quem o pai enviar em meu nome, esse vos ensinar todas as coisas e vos far lembrar de tudo o que vos tenho dito

A leitura biblica impede aquela tendncia de ser ecltico e dar ao texto bblico vrios sentidos

Um estudo srio leva em conta o fato do escritor original ter tido em mente algo que precisamos saber. No adianta somar tudo o que se diz sobre um texto; precisamos determinar o que o texto diz.

O QUE A LEITURA NOS PROPORCIONA

A leitura nos torna sbios, dando discernimento espiritual a fim de nos livrarmos do perigo de induo ao erro, porque capacita-nos a perceber desvios de pregaes realizadas por falsos profetas

BBLIA / VONTADE DE DEUS

A bblia o registro da vontade de Deus. Se entendemos isso, ento temos a certeza de que possvel compreender a sua vontade pelo estudo deste livro.

A melhor maneira de estudar a biblia simplesmente ler a palavra todos os dias, expondo-se em oraao a luz do Senhor que dela procede, meditando em suas palavras, praticando os seus ensinamentos e prosseguindo disciplinadamente com a leitura
.

BEBER DIRETO DA FONTE !

No basta ficar ouvindo outros falarem sobre a Bblia nos sermes de sbado preciso que eu mesmo um acesso pessoal Palavra !

Objetivo da leitura bblica

o fortalecimento de sua f. sua aproximao de Deus.

O HABITO DA LEITURA
-Melhora a velocidade da leitura -Melhora a capacidade da escrita aumenta o nosso vocabulrio -Permite nos expressar melhor exercita o nosso crebro

-Aumenta a nossa capacidade de absorver informaes


-Estimula a memoria e o raciocnio

PASSO A PASSO PARA LEITURA BIBLICA EFICAZ


1) a escolha do lugar
2) Escolha de horarios adequados

3) Pedir sabedoria de Deus para um bom entendimento da palavra


4) Escolha do mtodo de estudo, de acordo com seus objetivos 5)Coloque na mesa as ferramentas necessrias pesquisa (Dicionario, Atlas e Comentrios biblicos.

MATERIAIS DE APOIO

O dicionario bblico um recurso valioso, pois oferece explicaes teis do modo como uma palavra usada nas tradues antigas e especificando-as no tempo bblico.

SIGNIFICADO DE PALAVRAS BIBLICAS

CIRCUNCISO =cortar em rodas (Genesis 17:10-11)

CONTRITO = corao quebrantado (Isaias 57:15)


CUTELO = espcie de espada curta, faca (Genesis 22:6) NEFITO= recm convertido (I Timoteo 3:6)

ATLAS E MAPAS BBLICOS

Os Atlas e mapas bblicos possibilitam localizar o tempo e historias bblicas geograficamente.

Opes Dos mapas bblicos

TERCEIRA VIAGEM MISSIONARIA DE PAULO

O EXODO E A CONQUISTA DE CANA

DIVISAO DAS TRIBOS

Os comentrios Bblicos podem ser teis ou destrutivos, pois so explicaes de textos bblicos feitos por autores humanos, que so falhos e por isso devem ser analisados luz das escrituras.

PLANO ANUAL DE LEITURA BBLICA


- Pode ser um recurso que ajudaria no processo de aprendizado da palavra de Deus desde que seja feito com disciplina.

-Escolher uma data

PLANO ANUAL DE LEITURA


Exige-se disciplina: Muitos seguem o plano do Ano Bblico que consiste em ler a Bblia toda durante o ano, ms a ms. -Porem muitos comeam e logo desistem no segundo ou terceiro livro da Bblia. E desistem porque atrasam na leitura por ser um pouco longa, e acabam desanimando.

FALSAS DOUTRINAS
( lobo vestido de ovelha )
Com relao as falsas escrituras, podemos dizer que com o surgimento de varias religies, o inimigo tambm usou homens para escreverem falsas escrituras e doutrinas para tentar convencer a humanidade de que a bblia pode ser substituda por outra parecida

Testemunhas de Jeova Mormonismo Maonaria

Adventista do setimo dia

1. O ensinamento falso que salvao por graa mais obras (Adventistas do Stimo Dia, Testemunhas de Jeov, Igreja de Cristo, Igreja Catlica Romana)

A Bblia responde: a) A Bblia diz que salvao pela graa sem obras e que as obras seguem aps a salvao (Rom. 4:1-6; Efe. 2:8-10; Tito 3:48). b. A Bblia diz que graa e obras no podem ser misturadas (Rom. 11:6).

2)O ensino falso que Jesus no Deus (Testemunhas de Jeov)

A Bblia responde:
(1) Isaas chama Jesus Deus (Is. 7:14; 9:6). (2) Mateus chama Jesus Deus (Mat. 1:23). (3) Jesus chamou-se Deus (Joo 5:17-18; 8:58-59; 10:30-33; Apoc. 1:8). (4) Joo chama Jesus Deus (Joo 1:1; 1 Joo 3:16; 5:20). (5) Tom chama Jesus Deus (Joo. 20:28). (6) Paulo chama Jesus Deus (Atos 20:28; Phil. 2:5-6; 1 Tim. 3:16; Titus 2:13). (7) Deus Pai chama Jesus Deus (Heb. 1:8-10).

5. O ensinamento falso que os bebs devem ser baptizados


(Catlicos Romanos, Luteranos, Presbiterianos, Metodistas)

A Bblia Responde:
a. O batismo somente para quem cr (Marcos 16:15; Atos 8:36-38). Quando uma criana crescida o suficiente para crer em Jesus Cristo como Senhor e Salvador, ento pode ser baptizada. Mas um beb no pode fazer isto b. Nenhum beb foi batizado no Novo Testamento. c. A criana deve ser apresentada quando ainda beb

Apesar do folheto ao lado parecer com a propaganda de algumas igrejas evanglicas da atualidade, no . Veja mais imagens interessantes: Cabea quente no bom pra ningum! Anjos especializados em segurana patrimonial. J tem o seu? Apelando para o nome poderoso de Deus Crentes que mais lutam contra

No novidade para ningum que muitas pessoas fazem uma leitura seletiva da Bblia, ou seja, apenas acatam algumas de suas partes, principalmente aquelas que se amoldam quilo que pensam ou que desejam. As outras partes so rasgadas e jogadas fora, como se no existissem

Eu, porm, vos digo: no resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta tambm a outra (Mateus 5:39) No assim entre vs; pelo contrrio, quem quiser tornar-se grande entre vs, ser esse o que vos sirva; (Mt 20. 26). Meus irmos, tende por motivo de toda alegria o passardes por vrias provaes (Tg 1. 2). Vocs no sabem que os perversos no herdaro o Reino de Deus? No se deixem enganar: nem imorais, nem idlatras, nem adlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, nem ladres, nem avarentos, nem alcolatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdaro o Reino de Deus. (1Co 6. 9-10)

E, por isso, se a comida serve de escndalo a meu irmo, nunca mais comerei carne, para que no venha a escandaliz-lo. (1Co 8. 13).

Falso anuncio :Justamente o dia em que um grupo de religiosos prometeu, inclusive, segundo eles, com embasamento bblico e tudo, que o mundo iria acabar.

Filhos de Deus so anjos caidos ?


GENESIS 6:1-4

- Anjos tem forma humana ?


- Filhos de Deus se refere a anjos ? -Eles podem ter relaao sexual ?

TEXTO 1- Gnesis 6:1-4 nos diz: Sucedeu que, quando os homens


comearam a multiplicar-se sobre a terra, e lhes nasceram filhas, viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram. Ento disse o Senhor: O meu Esprito no permanecer para sempre no homem, porquanto ele carne, mas os seus dias sero cento e vinte anos. Naqueles dias estavam os nefilins na terra, e tambm depois, quando os filhos de Deus conheceram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos. Esses nefilins eram os valentes, os homens de renome, que houve na antigidade.
.

FILHOS DE DEUS SO ANJOS?


1 TEXTO J 1:6-8:E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio tambm Satans entre eles. Ento o SENHOR disse a Satans: Donde vens? E Satans respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela

2 TEXTO

J 38: 2-7 DEPOIS disto o SENHOR respondeu a J de um redemoinho, dizendo: Quem este que escurece o conselho com palavras sem conhecimento? Agora cinge os teus lombos, como homem; e perguntar-te-ei, e tu me ensinars. Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligncia. Quem lhe ps as medidas, se que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre que esto fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina, Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam?

ANJO TEM FORMA HUMANA?


Gnesis 18:1-5 ' Apareceu o SENHOR a Abrao nos carvalhais de Manre, quando ele estava assentado entrada da tenda, no maior calor do dia. Levantou ele os olhos, olhou, e eis de p em frente dele. Vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro, prostrou-se em terra e disse: Senhor meu, se acho merc em tua presena, rogo-te que no passes do teu servo; traga-se um pouco de gua, lavai os ps e repousai debaixo desta rvore; trarei um bocado de po; refazei as vossas foras, visto que chegastes at vosso servo; depois, seguireis avante. Responderam: Faze como disseste. Apressou-se, pois, Abrao para a tenda de Sara e lhe disse: Amassa depressa trs medidas de flor de farinha e faze po assado ao borralho. Abrao, por sua vez, correu ao gado, tomou um novilho, tenro e bom, e deu-o ao criado, que se apressou em prepar-lo. Tomou tambm coalhada e leite e o novilho que mandara preparar e ps tudo diante deles; e permaneceu de p junto a eles debaixo da rvore; e eles comeram.

ANJOS PODEM ADQUIRIR FORMA HUMANA?


-Os homens de Sodoma e Gomorra quiseram ter
relaes sexuais com os dois anjos que estavam com L Gnesis 19:2-5 'E disse: Eis agora, meus senhores, entrai, peo-vos, em casa de vosso servo, e passai nela a noite, e lavai os vossos ps; e de madrugada vos levantareis e ireis vosso caminho. E eles disseram: No, antes na rua passaremos a noite.E insistiu com eles muito, e vieram com ele, e entraram em sua casa; e fez-lhes banquete, e cozeu bolos sem levedura, e comeram.E antes que se deitassem, cercaram a casa, os homens daquela cidade, os homens de Sodoma, desde o moo at ao velho; todo o povo de todos os bairros. E chamaram a L, e disseram-lhe: Onde esto os homens que a ti vieram nesta noite? Traze-os fora a ns, para que os conheamos

Os anjos deixaram a sua habitaao


Judas 1:6-7 Aos anjos que no guardaram o seu principado, mas deixaram a sua prpria habitao, ele os tem reservado em prises eternas na escurido para o juzo do grande dia, assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se prostitudo como aqueles anjos, e ido aps outra carne, foram postas como exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno

CONCLUSAO
- plausvel que anjos sejam capazes de tomar a forma humana, at mesmo chegando ao ponto de ter a sexualidade humana, e possivelmente se reproduzirem. -Por que os anjos cados no fazem isto com mais frequncia? Parece que Deus confinou na escurido e em prises eternas os anjos cados que cometeram to vil pecado, para que outros anjos cados no fizessem o mesmo (como descrito em Judas 1:6) -Estes anjos cados casaram-se com mulheres da raa humana (descendentes de Caim ou de Sete) e a descendncia resultante foram os Nefilins. Os Nefilins foram gigantes com superioridade fsica que ento se estabeleceram como homens reconhecidos por suas proezas fsicas e seu poderio militar. Esta raa de criaturas meio humanas foi exterminada pelo dilvio, junto com a raa humana em geral, que eram pecadores confessos (versos 6:11, 12).

Вам также может понравиться