Вы находитесь на странице: 1из 11

CLEIDE SOUSA FRANCISCA VANNESSA FRANCISCO CLUDIO JORLANE VERA RMULLO MENDES SALOS RAMOS VANESSA SPNDOLA TAS

CARDOSO

Doena causada por vrus (Influenza) A populao mundial no ano de 1918 e 1919 vivenciou uma pandemia causada pela gripe, foi registrado a morte de 40 milhes de pessoas. Em 2009 ocorreu outro surto causado pela gripe. No Brasil foi registrado neste ano a morte de 1.047 pessoas.

Objetivo
Fazer uma anlise e reflexo relacionando as permanncias e impermanncias da Gripe e para isto foi utilizado os artigos:

A gripe de longe e de perto: comparaes entre as pandemias de 1918 e 2009

A caa do vrus da gripe assassina

Diante do artigo A caa do vrus da gripe assassina foi possvel observar: A origem e identificao do vrus; O que fez a influenza de 1918 ser to virulenta; Com isso obteve-se informaes importantes para orientar o desenvolvimento de tratamentos e medidas preventivas.

Alm do mais, foi possvel perceber tambm as dificuldades enfrentadas pela populao daquela poca devido escassez de medicamentos, pois os antibiticos ainda estavam para ser descobertos e por isso muitas das pessoas morreram devido pneumonia causada por bactrias oportunistas que infectaram os j debilitados pela gripe.

J artigo A gripe de longe e de perto: comparaes entre as pandemias de 1918 e 2009 teve como objetivo:

Confrontar a pandemia de gripe de 1918-1919 com a que arrasou o continente em 2009.

Alm disso, levaram em conta as estratgias tomadas nos dois momentos, com nfase em isolamento, vigilncia em portos e aeroportos, intervenes nas cidades.

Sete historiadores latino-americanos, com trabalhos j publicados sobre a gripe de 1918-1919, para que desenvolvessem anlises comparativas com a pandemia que varreu o continente americano no ano de 2009

imprescindvel reconhecer que o vrus da influenza causou e


pode causar ainda muitas mortes no mundo inteiro. O Brasil no ano de 1918 aps a chegada de um navio vindo de Lisboa que trazia alguns doentes registrou os primeiros casos, e pouco a pouco a doena comeou a se alastrar pelo pas.
Dois meses aps a chegada do navio que desembarcou no Recife

e em Salvador, a cidade de So Paulo registrou 7.786 novos casos, dentre 528.925 habitantes, e 172 mortos causados pela gripe espanhola.

A mais letal epidemia de gripe desapareceu to rpido quanto surgiu e por fim foi contabilizada a morte de 18.161 pessoas somente nas duas maiores cidades do Brasil.

Infelizmente vivenciamos outra epidemia de gripe durante o ano de 2009, foram confirmados a morte de 1.047 pessoas no Brasil. O Piau registrou no perodo de 11 de maio 05 de outubro um bito confirmado e outros 39 suspeitos.

Dengue
causada por um vrus que transmitido pela picada de mosquitos urbanos do gnero Aedes, parecido com o pernilongo. A maior epidemia de dengue registrada no Brasil ocorreu a partir de abril de l986, no Rio de Janeiro, causada por pelo vrus da dengue do tipo 1 (DEN-1, ou sorotipo I) com mais de 500 mil casos notificados e mais de l00 mil casos clnicos. E durou mais de um ano. A grande epidemia se estendeu a outros estados, como Cear e Alagoas, com casos tambm na Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, So Paulo e Mato Grosso do Sul.

Dengue
Assim como a gripe, a dengue tambm registrou vrios surtos em diferentes anos, segundo o site da Secretaria Estadual de Sade do Piau as notificaes de Dengue no Piau chegaram a 10.729 no ano de 2011. De acordo com o boletim, h um aumento de 58,7 % no nmero de casos em relao ao mesmo perodo de 2010. So quase 5.000 casos s na capital do Piau. Dois bitos foram registrados no Piau em 2011 por conta da Dengue e as mortes aconteceram em municpios do litoral piauiense, como Parnaba e Ilha Grande. Na cidade de Picos foi confirmado 186 casos de dengue no ano de 2011.

Erradicao
Eliminar os focos de reproduo como retirar gua parada no interior de garrafas, pneus e vasos; Tampar caixas-d'gua; Usar tela protetora em janelas e portas para impedir o acesso do mosquito (em residncias prximas a lagos, rios e represas); Usar inseticida e desinfetantes domsticos, que embora no eliminam, podem diminuir a presena dos mosquitos.

Вам также может понравиться