Вы находитесь на странице: 1из 52

CONFLITOS GEOPOLTICOS

CONFLITOS GEOPOLTICOS
No fim do sculo XX, a ONU contava com 54 misses de paz em regies afetadas pela guerra ou em vias de pacificao. Guerras entre Estados-Naes, guerras civis, guerrilhas, ocupao de territrios fora e movimentos de separatismo dentro de Estados-Naes acontecem em todos os continentes, exceto na Oceania. Os principais motivos dos conflitos que ocorrem no mundo so: disputas por territrio, soberania do Estado nacional (nacionalismo e separatismo), rivalidades tnicas e religiosas, questes de fronteiras, recursos minerais e, at mesmo, gua. A pobreza tambm causa de muitos desses conflitos.

MXICO
EZLN (Exrcito Zapatista de Libertao Nacional) movimento rebelde que, em 1 de janeiro de 1994 (incio do NAFTA), ocupou vrias cidades no estado de Chiapas. Ops-se ao governo mexicano, reivindicando o combate excluso social e a melhoria dos direitos constitucionais dos povos indgenas. Liderado pelo subcomandante Marcos, iniciou negociaes com o governo mexicano e no atua mais por meio do confronto armado. As condies sociais de Chiapas contrastam com grandes reservas petrolferas e de gs natural encontradas em seu subsolo.

Pobreza e riqueza em Chiapas

Subcomandante Marcos

COLMBIA
Farc (Foras Armadas Revolucionrias da Colmbia) e ELN (Exrcito de Libertao Nacional) guerrilhas de esquerda surgidas na dcada de 1960, muito ativas at 1980. Aps esse perodo, perderam seu carter ideolgico e passaram a atuar buscando desestabilizar o governo colombiano. Cobram pedgios dos traficantes de drogas nas reas que controlam cerca de metade do territrio do pas. Como oposio a essas guerrilhas surgiram as AUC (Autodefesas Unidas da Colmbia), grupos paramilitares de direita apoiados pelo exrcito colombiano.

IRLANDA DO NORTE
Os problemas na Irlanda do Norte so conseqncia de uma longa histria de conflitos entre catlicos (irlandeses) e protestantes (ingleses). Os catlicos, majoritrios na Repblica da Irlanda, mas minoritrios na Irlanda do Norte (Ulster), reivindicam a separao do Ulster em relao ao Reino Unido. Para combater o domnio britnico, formou-se o IRA (Irish Republican Army/Exrcito Republicano Irlands) grupo que se notabilizou por uma srie de atentados terroristas. Um acordo de paz foi assinado em 1998, porm a situao ainda relativamente tensa.

ESPANHA / BASCOS
O Pas Basco localiza-se entre Espanha e Frana. Os bascos so um povo com lngua de origem desconhecida e cultura tradicional. Durante a ditadura de Francisco Franco (1939-1975), os bascos foram proibidos de ensinar sua lngua (euskera) nas escolas da regio e de usar a bandeira com as cores do Pas Basco. Em 1959, foi criado o ETA (Euskadi ta Askatasuna), responsvel por inmeros atentados terroristas, que reivindica a independncia do pas basco. A partir da redemocratizao do pas, o ETA perdeu a credibilidade e o apoio popular, mas se mantm ativo.

RSSIA / CHECHNIA / CUCASO


Cucaso: regio de grande diversidade tnica, teve duas influncias religiosas fundamentais: a crist ortodoxa e a islmica. Os conflitos atuais dessa regio esto ligados a nacionalismos (motivos polticos) e s diferenas religiosas. Maiores problemas da Rssia ocorrem nas repblicas da Chechnia e do Daguesto, com vrios grupos lutando pela independncia e para implantar Estados Islmicos, empregado inclusive tticas terroristas (Moscou, Beslan). Entre 1994 e 1996, ocorreu violenta guerra entre os rebeldes chechenos e a Rssia, arrasando vrias cidades da repblica. Conseguiu-se uma autonomia parcial, mas em 1999, o governo russo volta a intervir na regio.

Conflito e oleodutos

ANTIGA IUGOSLVIA

Histrico da Iugoslvia
1920 formao do Reino da Iugoslvia. 2 G.M. resistncia iugoslava (partisans) aos nazistas. 1945 Iugoslvia adota o socialismo sob a liderana do general Tito, sem alinhar-se com a Unio Sovitica. 1980 morte do general Tito incio da crise iugoslava. 1991 Crocia, Eslovnia, Bsnia-Herzegovina e Macednia declaram independncia. 1994 Conflito na Bsnia envolvendo srvios, croatas e bsnios muulmanos, com cerca de 250 mil mortos, vrias acusaes de limpeza tnica e participao da OTAN no acordo de Dayton (1995). 1998 Conflito em Kosovo (provncia da Srvia), que possui maioria albanesa. Os srvios so acusados de limpeza tnica e a OTAN bombardeia a Iugoslvia (hoje j dividida em Srvia e Montenegro). Foras da ONU ocupam Kosovo. 2001 Ocorrem conflitos entre rebeldes tnicos albaneses e o governo macednio. firmado um acordo de paz entre as partes.

Diversidade tnica na ex-Iugoslvia

O conflito na Bsnia

O acordo de Dayton - 1995

O conflito em Kosovo 1998-99

O ex-presidente iugoslavo e defensor da formao da Grande Srvia, Slobodan Milosevic, deposto e preso aps o conflito em Kosovo, responde por seus crimes de guerra perante o Tribunal Penal Internacional para a Iugoslvia (TPII)

O horror da guerra

Franco-atiradores na Bsnia

Sarajevo aps semanas de conflito

ORIENTE MDIO

ISRAEL X PALESTINA

1947 Partilha da Palestina/Israel pela ONU 1948-49 implantao do Estado de Israel / guerra contra rabes 1956 Guerra de Suez pelo controle do canal contra o Egito 1967 Guerra dos Seis Dias ocupao de vrios territrios por Israel (Cisjordnia, Faixa de Gaza, Sinai, colinas de Golan) 1973 Guerra do Yom Kippur choque do petrleo Dcada de 1980 primeira Intifada revolta das pedras 1993-95 assinatura de acordos de paz entre Israel e a OLP de Yasser Arafat devoluo gradual dos territrios palestinos 2001 eleio de Ariel Sharon e paralisao das negociaes; nova Intifada, seqncia de atentados terroristas. 2004 morte de Arafat; indefinio do conflito Problemas : Jerusalm, assentamentos judaicos, Estado Palestino

Yasser Arafat

IRAQUE
1980-1988 Guerra Ir-Iraque Sadam Hussein apoiado por EUA, URSS e outros pases. 1991 Guerra do Golfo coalizo de pases fora a retirada das tropas iraquianas do Kuwait. Iraque sofre embargo da ONU e so adotadas zonas de excluso area. 2003 Ataque dos EUA, Reino Unido e outros pases justificado pela suspeita de armas de destruio em massa e para depor a ditadura de Sadam Hussein. Acredita-se que o verdadeiro motivo da ocupao seja a riqueza de petrleo do pas, uma das maiores reservas do mundo. 2003-05 Instabilidade constante no pas, com atentados terroristas e foras rebeldes controlando alguns territrios.

Sadam Hussein, ditador iraquiano entre 1979 e 2003

AFEGANISTO
1979-1989 tentativa de dominao sovitica, frustrada pela oposio dos mujahedin (guerrilheiros islmicos), entre eles Bin Laden, apoiados pelos EUA, Ir e Paquisto. 1996 tomada do poder pelo grupo radical sunita Taleban, que adota a Sharia (doutrina islmica) como lei. 2001 atentados aos EUA atribudos a Bin Laden ; os EUA atacam o Afeganisto acusando-o de proteger o terrorista e servir de base para a Al Qaeda; o Taleban deposto do poder. 2001-2005 rivalidades tnicas e crescimento do cultivo da papoula (pio) dificultam a normalizao do pas.

FRICA
Agravamento da situao econmica a partir da dcada de 1990 / excludos da globalizao fraco mercado consumidor e exportao de produtos primrios de baixo preo. Conjunto de problemas: fome, guerras civis, aids, misria, catstrofes naturais, fraca economia, fronteiras artificiais formam um verdadeiro barril de plvora. Maioria dos pases africanos passou por algum conflito nos ltimos quinze anos: Ruanda, Burundi, Serra Leoa, Libria, Sudo, Somlia, Etipia, Eritria, Repblica Democrtica do Congo, Angola, Moambique, Arglia so alguns exemplos.

Os excludos da globalizao
medida que a economia mundial se tornava global e, sobretudo aps a queda da regio sovitica, mais puramente capitalista e dominada por empresas, investidores e empresrios descobriram que grande parte dela no tinha interesse lucrativo para eles, a no ser, talvez, que pudessem subornar seus polticos e funcionrio pblicos para gastar dinheiro extrado de seus infelizes cidados com armamentos ou projetos de prestgio. Um nmero desproporcionalmente grande desses pases se encontrava no infeliz continente africano.
Eric Hobsbawn Era dos Extremos, 1995, p. 355

O inferno de Ruanda

Campo de refugiados ruandeses na Tanznia

Como 350 mil pessoas chegaram ao campo de Benako em apenas quatro dias, as condies iniciais eram deplorveis. Tanznia, 1994. Com 350 mil refugiados, o campo de Kibumba cresceu ainda mais quando o governo do Zaire transferiu refugiados de Goma e de Munigi para l. Zaire, 1994

Cadveres de tutsis (a maioria estava cruelmente mutilada) em uma escola abandonada. Nyarubuye, Ruanda, 1995

No campo de Kibumba, milhares de ruandeses morriam todo dia de clera, disenteria, fome e desespero. Os tratores do exrcito francs empilham os corpos contra montes de lava vulcnica, depois os cobrem com terra. A morte tornou-se um problema logstico. Zaire, 1994.

Angola

Durante quase quatro dcadas de guerra, os exrcitos angolanos e estrangeiros teriam espalhado entre 10 e 12 milhes de minas de 67 diferentes tipos. Angola, 1997.

O nmero de mutilados to elevado que o centro ainda est muito distante de atender a toda demanda de prteses, ainda que metade dos que pisam nas minas (80%, no caso das crianas) morram instantaneamente. Bomba Alta, Angola, 1997.

NDIA X PAQUISTO
1947 independncia da regio e diviso da antiga colnia britnica em ndia (hindusmo) e Paquisto (islamismo). 1947 e 1971 conflitos entre os dois pases pela disputa da Caxemira e pelo apoio indiano independncia de Bangladesh (ex-Paquisto Oriental). 1974 ndia explode sua primeira bomba atmica. 1998 Os dois pases realizam testes nucleares e aumentam seu arsenal blico. Caxemira regio localizada no norte da ndia, mas de maioria muulmana, que luta pela anexao ao Paquisto. A ndia tambm tem problemas com separatistas sikhs, que lutam pela independncia do estado de Punjab.

CURDISTO
Maior grupo tnico sem territrio, os curdos, de maioria muulmana sunita, no so turcos nem rabes nem persas. Espalham-se principalmente por terras da Turquia, do Ir e do Iraque, onde sofreram duras perseguies, embora ocupem tambm pequenas reas da Sria e da Armnia.

TIMOR LESTE
1975 independncia em relao a Portugal. 1975-1999 anexao do Timor Leste pela Indonsia. 1999 plebiscito define desocupao indonsia do pas; militares indonsios atacam a populao civil; interveno de tropas da ONU. 2001-2002 realizao de eleies e pacificao completa do pas.

Eu achei que voc preferiria chorar por motivos menos fteis que uma cebola! Mafalda

Вам также может понравиться