Вы находитесь на странице: 1из 11

Tendinite da Pata de Ganso

O que a Pata de Ganso?


A pata de ganso formada por trs tendes que tem origem na tuberosidade isquitica e na snfise pbica e se inserem na parte proximal na superfcie medial da tbia,.esses tendes so provenientes dos msculos: -Sartrio -Grcil -Semitendinoso Esse complexo tem a funo primria de flexionar o joelho e secundria de realizar a rotao medial, alm disso protege a articulao contra o estresse em valgo e as foras rotatrias no joelho. A bursa uma bolsa com lquido sinovial que tem a funo de diminuir o atrito entre os tendes e o osso, proteglos e facilitar o deslizamento. No caso da bursa da pata de ganso ela est localizada entre a tbia e os trs tendes

Bursite ou tendinite da Pata de Ganso:


Clinicamente difcil distinguir qual estrutura est afetada se o tendo ou a bursa. A literatura revela que na maioria dos casos o problema de origem bursal, mas o tratamento basicamente o mesmo pela proximidade das estruturas. A inflamao da bursa (bursite) pode resultar de um trauma agudo na parte medial do joelho ou por overuse (sobrecarga), na qual h uma frico repetitiva da bursa entre a tbia e os tendes devido a estresses em valgo ou uso excessivo dos isquiotibiais, principalmente naqueles que tem um encurtamento dos msculos posteriores da coxa. comum ocorrer em esportes que necessitam mudana rpida e constante de direo ou que realizem movimentos repetitivos do complexo flexor como, por exemplo, a corrida, futebol, basquete,etc..

Fatores Predisponentes:
Treinamento excessivo (overtraining); Gesto esportivo incorreto; Aumento sbito dos treinamentos e corridas em aclives; Pessoas com osteoartose e obesidade (a literatura controversa, mas muitos acreditam nessa relao); Encurtamento dos isquiotibias; Leso do menisco medial; Deformidade em valgo; Instabilidade medial.

Sinais e Sintomas:
- ao subir e descer escadas na regio medial do joelho; - Dor ao sair da posio sentada para em p; - Edema no local (inchao); - Dor a palpao da regio; - Dor para caminhar

Diagnstico:

Uma boa anamnese essencial para a hiptese diagnstica. Perguntar se o paciente pratica alguma atividade fsica e qual , se houve mudanas no treino, se houve algum trauma direto e avaliar os fatores de risco.

O exame fsico caracterizado por dor a palpao na regio da pata de ganso que podem ter sintomas semelhantes ao de leso meniscal ou do ligamento colateral medial.

Observar a presena ou no de edema e aonde ele est localizado quanto mias prximo aos tendes maior a probabilidade de uma tendinopatia. Paciente pode apresentar dor ao estresse em valgo ou a flexo resistida do joelho associada a rotao interna. Exames complementares podem ser necessrios para um diagnstico diferencial. A solicitao de um Raio-X para descartar um processo degenerativo ou uma fratura por estresse e a ressonncia magntica para avaliar a integridade dos meniscos, do ligamento colateral medial e da cartilagem do joelho podem ser necessrios.

Tratamento:
Na maioria dos casos o problema resolvido com o tratamento conservador com antiinflamatrios e fisioterapia. Nos casos mais severos ou aqueles em que a dor persistente o afastamento da atividade fsica necessrio. Na reabilitao deve-se inicialmente controlar o quadro inflamatrio e lgico atravs da crioterapia e da eletrotermofoterapia. Orienta-se para o paciente realizar a crioterapia no mnimo 3 vezes ao dia durante 15 minutos e nos casos de edema associar o mtodo PRICE (proteo, elevao, compresso e repouso). Com a melhora da dor os exerccios devem ser iniciados visando principalmente o alongamento dos msculos posteriores da coxa, do quadrceps e do complexo adutor para minimizar o estresse sobre a bursa. Equilibrar as foras da cadeia anterior e posterior (quadrceps e isquiotbiais) fortalecendo ambos os grupos musculares outro ponto fundamental para a reabilitao. Procurar enfatizar os exerccios de cadeia cintica fechada, pois estes trabalham em co-contrao e simulam melhor o gesto esportivo. Numa fase mais tardia na qual o paciente no apresenta mais sintomas o retorno gradual ao esporte deve ser iniciado.

Dicas aos Fisioterapeutas:


-Atue sempre nas correes dos fatores de risco
ou o tratamento pode ser frustrante (valgo de joelho, instabilidade, encurtamento...); - A fora de flexo da pata de ganso maior aos 90 de flexo do joelho e diminui progressivamente com a extenso. Isso; porque com a extenso do joelho o ngulo de insero do tendo torna-se mais agudo resultando numa desvantagem mecnica, gerando menos fora.

Вам также может понравиться