Вы находитесь на странице: 1из 22

Artigo 5 da Constituio

Incisos de I ao IX

Constituio
Os artigos, pargrafos e incisos da Constituio tratam da liberdade, da privacidade, do direito informao e da comunicao social: DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS

Artigo 5
Todo direito subjetivo de algum corresponde a uma obrigao para todos os outros e para cada um deles. Direito individuais e coletivos : ir, vir, ficar, inviolabilidade do lar, liberdade, reunio, associao, livre manifestao do pensamento, dentre outros. Contribuio filosfico-religiosa, baseada no Cristianismo. Fomos criados imagem e semelhana de Deus, por isso a igualdade fundamental.

Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza

Art.5 - Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e a propriedade, nos termos seguintes:

Direito de Igualdade
Proibido: tratamento discriminatrio e arbitrrio, no tolerada a escravido, a discriminao racial, perseguio por religio, sexo, enfim a toda e qualquer ofensa ao princpio isonmico. Os iguais devem ser tratados de forma igual e os desiguais de forma desigual, na medida que se desigualem. Concesso de direitos e vantagens para idosos, crianas, portadores de deficincia fsica, etc.

Direito a Vida
Maior bem tutelado do direito. A proteo jurdica abrange esse direito de vrias formas: o direito do nascituro, o direito de permanecer vivo, o direito de defender a prpria vida, entre outros. Complexidade: momento de incio da vida e momento que ela deixa de existir. Proibio: Aborto (salvo excees), Pena de morte e Eutansia.

Direito a Liberdade
Direito do indivduo de determina-se de acordo com sua vontade. Encontra regras e limites em vrias disposies da Constituio. Liberdade de expresso, de pensamento e de religio.

Inciso I
Homens e mulheres so iguais em direitos e obrigaes, nos termos desta constituio

Inciso II
Ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa se no em virtude de lei

Inciso III
Ningum ser submetido a tortura nem tratamento desumano ou degradante

Inciso IV
livre a manifestao do pensamento, sendo vedado o anonimato

Inciso V
assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo alm da indenizao por dano material, moral ou imagem

Inciso VI
inviolvel a liberdade de conscincia e de crena, sendo assegurado o livre exerccio dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteo aos locais de culto e a suas liturgias

Inciso VII
assegurada, nos termos da lei a prestao de assistncia religiosa nas entidades civis e militares de internao coletiva

Inciso VIII
Ningum ser privado de direitos por motivo de crena religiosa ou de convico filosfica ou poltica, salvo se as invocar para eximir-se de obrigao legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestao alternativa, fixada em lei

Inciso IX
livre a expresso da atividade intelectual, artstica, cientfica e de comunicao, independentemente de censura ou licena

FIM!!!

Вам также может понравиться