Вы находитесь на странице: 1из 34

Arquimedes Luciano CESUMAR/2011

A termodinmica a investigao temperatura, do calor e das trocas energia.

da de

A temperatura o conceito que indica a medida da energia cintica molecular mdia de um corpo. Ou, de outra forma:

Temperatura a medida do grau mdio de agitao das molculas de um corpo

Forma de energia trmica que flui de um corpo a outro.

A medida da temperatura realizada de modo indireto atravs de um dispositivo denominado termmetro.

O termmetro um dispositivo que possui alguma propriedade que varia com a temperatura.

Quando uma propriedade varia com a temperatura denominada propriedade termomtrica

Quando dois corpos podem trocar calor dizse que esto em contato trmico. Corpos mantidos em contato trmico tendem a permanecer na mesma temperatura.

Se dois corpos estiverem em equilbrio trmico com um terceiro corpo estaro em equilbrio trmico um com o outro.

a) Termmetro de mercrio - usado em prticas escolares e laboratrios de pesquisa. b) Termmetro de cristal lquido - bastante utilizado na medida de temperatura de crianas. c) Termmetro de infravermelho - realiza medidas de temperatura distncia captando radiaes trmicas (infravermelho). Assim, Ideal para locais de difcil acesso, com altas temperaturas, em peas ou partes em movimento ou por segurana.

d) Termmetro de densidade - de razovel preciso, serve para medir temperatura ambiente.


e) Termmetro de mxima e mnima - utilizado para indicar a maior e a menor temperatura ocorrida em um determinado perodo.

f) Termmetro bimetlico - usado em fornos domsticos e industriais.


g) Termmetro termoeltrico - bastante difundido nas residncias para medida de temperatura do corpo humano.

Qualquer propriedade termomtrica pode ser utilizada para estabelecer uma escala termomtrica e assim, medir a temperatura e construir um termmetro. As escalas mais conhecidas so: Kelvin (K), Celsius (C) e Fahrenheit (F).

Para se converter valores de temperatura entre as escalas listadas temos:

Capacidade Calorfica - a quantidade de energia trmica necessria para elevar em 1 grau a temperatura de uma substncia. Calor especfico a capacidade calorfica por unidade de massa.

Sendo calor a energia transferida de um corpo para outro em virtude da diferena de temperatura a medida do calor realizada usando a unidade Joule (J) ou a unidade caloria (cal).

Slido O estado slido um estado da matria, cujas caractersticas so ter volume e forma definidos. Lquido um estado da matria no qual a distncia entre suas molculas suficiente para se adequar a qualquer meio (tomando sua forma), porm sem alterar o volume. Gasoso - no tem forma e volume definidos, e consiste em uma coleo de partculas cujos movimentos so aproximadamente aleatrios.

Conduo Ocorre no interior do meio. O calor passa de um ponto para outro sem movimentao desse meio. o caso comum da transmisso atravs de slidos. Conveco O calor se transmite por partculas do meio, que se movimentam de um local para outro. Ocorre com lquidos e gases. Radiao - A transmisso ocorre sem contato fsico entre os corpos, atravs de ondas eletromagnticas.

Corrente trmica: Resistncia Trmica:

ou

O calor adicionado a um sistema igual variao da energia interna do sistema somada ao trabalho efetuado pelo sistema.

Q = U + W

impossvel construir um dispositivo que opere, segundo um ciclo, e que no produza outros efeitos, alm da transferncia de calor de um corpo frio para um corpo quente.
Kelvin-Planck

impossvel a construo de um dispositivo que, por si s, isto , sem interveno do meio exterior, consiga transferir calor de um corpo para outro de temperatura mais elevada. - Clausius

Mquina Trmica:

Refrigerador:

Nenhuma mquina trmica, operando entre dois reservatrios trmicos dados, pode ser mais eficiente do que uma mquina reversvel que opere entre estes reservatrios. Rendimento Carnot:

Para exerccios verifique aluno on-line!

Вам также может понравиться