Вы находитесь на странице: 1из 123

FALANDO EM SETE CAMINHOS PBLICO

PARA UMA COMUNICAO EFICAZ

APRESENTAO
A

necessidade de comunicao faz parte do desenvolvimento humano. Sem ela, seria impossvel a compreenso entre as pessoas. Quando nos comunicamos, revelamos nossa inteligncia e perspiccia, ampliamos nossos conhecimentos, habilidades e atitudes.

A busca da excelncia na forma de comunicao , e sempre ser, um desafio para quem pretende atingir um nvel de destaque no mundo profissional ou pessoal. Para tanto, preciso que haja equilbrio entre competncia tcnica, competncia comportamental e equilbrio emocional.

A comunicao externa expressa por palavras, expresses faciais, posturas e aes fsicas. Utilizadas para nos comunicarmos com o mundo. Quem for capaz de prender uma platia pela palavra sempre bem sucedido, pois consegue convencer. Se o pblico se identifica com o que est sendo dito, no h necessidade de insistncia sobre o assunto.

Seja voc um empresrio, executivo, advogado,mdico, professor ou estudante, queira ou no, sua maior arma a habilidade de se comunicar com o mercado-alvo de tal forma que suas idias, produtos ou servios provoquem desejos.

Desenvolver o dom da palavra possibilita a uma pessoa influenciar indivduos e grupos quanto s suas idias e conceitos, seja na vida poltica, profissional ou pessoal.

Quando uma pessoa fala bem, de alguma forma ela provoca admirao nas outras. No s pelo uso correto da linguagem,mas tambm pela exposio de seus conhecimentos e isto fato inegvel.

Tanto para quem est se iniciando na arte de falar em pblico quanto para os veteranos, alguns elementos so fundamentais no desenvolvimento dessa habilidade,como veremos a seguir.

1. Emissor - Pessoa que est emitindo a mensagem num determinado momento. Motivao A apresentao pode ser feita para fornecer/obter informaes, para convencer o grupo sobre uma nova idia, para vender um servio, para apresentar resultados, etc.

Credibilidade O grau de aceitao da mensagem ser diretamente proporcional ao conhecimento do orador quanto ao assunto.

Desempenho Uso correto da expresso verbal e no verbal para comunicar-se com os outros. 2. Receptor - a pessoa ou grupo de pessoas situadas na outra ponta da cadeia de comunicao que recebe a mensagem e a interpreta internamente, manifestando externamente essa interpretao.

3. Mensagem- Elo entre o emissor e o receptor; objeto da comunicao; traduo de idias, objetivos e intenes; a mensagem deve ser preparada em termos de: Contedo: Refere-se ao que ser dito a respeito de um determinado assunto.

O primeiro passo definir o objetivo da apresentao; em seguida, tendo em mente as caractersticas do receptor e o tempo disponvel, deve-se selecionar as idias mais importantes que sero apresentadas, isto , priorizar as idias relevantes.

Estilo: Est relacionado maneira como ser apresentado o contedo. O estilo poder variar desde o mais informal at o mais formal. O orador poder optar por utilizar uma linguagem coloquial (expresses populares), ou uma linguagem mais formal, dependendo do pblico, do local, da ocasio e do objetivo da apresentao.

Estrutura: Diz respeito organizao da mensagem. Uma mensagem bem organizada apresenta todos os seus elementos ligados logicamente entre si. importante dividir a apresentao em trs partes: 1. introduo (atraente e convidativa),

2. um corpo (conciso, claro e coerente) 3. uma concluso (enftica e breve)

Cdigo - Conjunto de regras de combinao que geram compreenso. O emissor lana mo do cdigo para elaborar sua mensagem, realizando a operao de codificao.

Canal

- Veia de circulao da mensagem; Quando se faz uma apresentao, a mensagem pode ser transmitida de diferentes formas, por exemplo: 1. visual - gestos, movimentos do corpo, ex- presses faciais postura, tom de voz, variao de altura e intensidade vocal, manipulao de objetos.

1. 2. 3.

Feedback - Sinais perceptveis que permitem ao emissor conhecer o resultado de sua mensagem: Se foi recebida ou no; Se foi compreendida ou no. Funciona como intercmbio entre emissor e receptor;

Durante uma apresentao o orador poder perguntar aos espectadores se esto compreendendo a mensagem. Poder observar se as pessoas no esto reagindo como o esperado, isto , esto inquietas, agitadas, distradas, ou indiferentes.

Ou ento, observar se elas participam, sorriem,acompanham seu raciocnio com meneios de cabea. muito importante ficar atento aos sinais reguladores, e interpret-los adequadamente para dar o melhor andamento possvel apresentao.

Rudo -Interferncias no processo de comunicao, que resultem em distoro da mensagem. O rudo pode ser externo e de natureza fsica. Ou pode ser interno, tendo sua origem no receptor ou ainda no prprio emissor.

A interferncia externa pode se apresentar sob forma de um som: pessoas falando, tosse, riso, acstica, ventilao ou iluminao, barulho das cadeiras ou nos equipamentos,rudos da sala ao lado, do corredor ou do trnsito. Algumas dessas interferncias esto fora do controle do emissor e o mximo que se possa fazer tentar adaptar-se a elas.

Contexto - Constitudo pelo local e ocasio da apresentao, isto , pelo ambiente fsico e psicolgico onde a comunicao est ocorrendo. Sempre que possvel, importante conhecer o local da apresentao com antecedncia.

Dessa forma, algumas alteraes que julgar necessrias, podero ser eliminadas. Voc poder planejar sua movimentao na sala, a posio correta dos equipamentos, a utilizao do microfone, etc.

Medos, bloqueios e barreiras

Bloqueios, barreiras, tenso, nervosismo vo sempre existir, seja para quem iniciante ou para quem j tem experincia em falar em pblico. No h como melhorar-se no tivermos conhecimento destas barreiras.

Nosso maior adversrio no processo de comunicao em pblico, somos ns mesmos. Comece por uma auto-avaliao. Quais so seus principais medos? Quais os motivos desses medos?

O que fazer para eliminar? Quais os pontos positivos que possui e que podem ser explorados? O que voc sente quando est diante de um pblico,uma cmera ou microfone?

Que conhecimentos voc deve explorar mais? E quem disse que uma pessoa tmida e inibida no pode ser um bom orador? Timidez no tem nada a ver com falta de conhecimento. Se houve preparo quanto ao que se pretende expor, voc j eliminou um obstculo.

O relaxamento e a respirao so as armas que poder usar para transformar a tenso negativa a seu favor,criando um estado de prontido e concentrao sobre o que vai falar. Alis, o medo faz com que tenhamos cautela sobre nossas aes e isso ponto positivo.

O medo de falar em pblico pode ser ocasionado por diversos fatores:


Barreiras verbais e no-verbais; Ausncia de conhecimento sobre determinados assuntos; Falta de habilidade e atitudes comportamentais; Medo de se expor ao ridculo; Auto-imagem negativa; Autocrtica e perfeccionismo em excesso;

Experincias frustrantes; No ter o hbito de falar publicamente. Identifique as principais barreiras e pontos fracos inibidores de falar em pblico como medo, vergonha, inibio, nervosismo, tenso, etc. A nica forma de venc-los ter conscincia e predisposio em enfrent-los.

Diante de uma oportunidade para expor suas idias sobre algo, seja em sala de aula, reunies de negcios,encontros com amigos ou familiares, tente esquecer o medo e aproveite a situao como um desafio.

Para vencer o medo:


Use a respirao como instrumento para o relaxamento; Por mais simples que seja o assunto, escreva o que deseja falar organizando em tpicos: introduo, desenvolvimento e concluso.

Divida o tempo em 15% para a introduo, 75% para o desenvolvimento e 10% para a concluso; Inicie seu treinamento diante de um espelho;

Escolha algum do seu crculo de amizades e faa uma apresentao breve sobre um assunto que domina; Avalie de forma crtica como voc se saiu, os pontos positivos e negativos (gestos, erros gramaticais, vcios de linguagem, etc.);

Se tiver bastante coragem, pea tambm para o amigo (ou amigos) que assistiu sua apresentao avaliar esses mesmos aspectos (gestos, erros gramaticais, vcios de linguagem, etc); Anote os erros e refaa tudo novamente... Errar faz parte do treinamento e do aperfeioamento;

Enquanto ouvinte observe o comportamento e a reao dos outros ouvintes, diante do que est sendo falado; Observe e anote os pontos positivos e os erros do orador;

Ao se apresentar, evite pensar em erros que possivelmente nem acontecero e, se acontecerem, use- os como degrau para seu crescimento; Concentre-se no momento presente, no assunto, no ambiente e nas pessoas; Prepare-se com antecedncia sobre o que vai falar;

Sempre pense antes de falar; Acredite no que vai falar, isto ajuda a gerar confiana no pblico; Antes de uma apresentao, respire fundo, relaxe e acredite: voc est preparado!

Exerccio de relaxamento

Um exerccio simples para melhorar a respirao ficar de p com as pernas entreabertas em uma postura que o peso do corpo fique distribudo proporcionalmente nas duas pernas.

Coloque as mos na cintura e encha os pulmes de ar lentamente, em seguida solte o ar lentamente com a boca entreaberta, repita o exerccio varias vezes ate sentir-se relaxado. Este um bom exerccio antes de iniciar uma apresentao.

Autoconfiana

Desenvolver a autoconfiana voc acreditar que capaz, aprendendo a pensar positivamente, afastando as imagens negativas do tipo: no vou conseguir, no sou capaz, as pessoas vo rir de mim.

O fato de acreditar que capaz ajuda o orador a eliminar as barreiras da comunicao. Expor-se publicamente para falar uma das situaes que mais gera tenso e ansiedade na maioria das pessoas.

Platia, microfone ou holofote causam uma liberao de adrenalina gerando medo, tenso, nervosismo, timidez, mos geladas, suor frio, vontade de correr.

Se

voc se encaixa neste perfil, fique tranqilo, voc no nico. Para melhorar a auto-estima, no basta simplesmente compreender os processos internos e externos que bloqueiam a autoconfiana, preciso iniciativa para superar a timidez e as inibies.

Pontos e sugestes para tornar o processo de comunicao eficiente: Ter convico de que as mudanas so possveis e necessrias; Concentrar-se apenas nos pensamentos positivos; Aceitar novos desafios;

Saber que a coragem nada mais que o medo bem dosado; Amenizar o medo, sendo que a melhor forma de faz-lo entender suas origens, compreender as suas causas e enfrent-las; Permitir-se errar, considerar os erros como parte do aprendizado;

Aprender a ouvir; Descobrir e ampliar suas qualidades; Desenvolver suas habilidades verbais e no-verbais.

Conhecimento

O segundo passo para quem deseja comunicar-se melhor abastecer-se de informaes. No de maneira exagerada, pois o excesso tambm pode ser prejudicial,principalmente se no for devidamente ordenado.

Para discorrer sobre um determinado assunto, importante pesquisar e conhecer sobre o que se deseja falar. A autoconfiana se desenvolve com mais facilidade para quem detm o conhecimento sobre o assunto.

Contudo, para falar bem no basta apenas conhecer o assunto em questo. preciso uma verificao do uso correto da linguagem, utilizando de forma eficiente os recursos da gramtica.

A leitura em voz alta, por exemplo, alm de servir para outros fins que iremos abordar posteriormente, um excelente exerccio para correes na pronncia das palavras.

Fique atento a determinadas expresses e palavras mencionadas por outras pessoas com boa formao cultural. O importante no somente conhecer novas palavras, mas utiliz-las no dia-a-dia como parte do vocabulrio.

Ao ouvir ou ler uma palavra nova, anote-a, veja o significado em dicionrios, monte algumas frases que a inclua e quando diante de uma oportunidade usea, seja escrevendo ou falando. Com o treino voc se acostumar com o novo termo. Faa leitura em voz alta, assim voc ouve a pronncia das palavras e melhora sua dico.

Apresentao de trabalhos acadmicos

O medo de se expor publicamente algo presente em nossas vidas. J abordamos os vrios motivos que fazem com que nos resguardamos de tal atitude, tais como o perfeccionismo, nervosismo,

auto-imagem negativa, excesso de autocrtica, dificuldade de pronunciar certas palavras, sensao de ridculo, apresentaes anteriores frustrantes, medo da responsabilidade proveniente do insucesso, falta de treino, etc. Independente do que esteja cursando, h momentos em que necessrio fazer apresentaes orais de trabalhos em sala de aula.

Alm de ser importante para a avaliao do aluno, esta atividade uma oportunidade para desenvolver a comunicao. Competncia esta que poder ser sempre requisitada na vida profissional.

A primeira coisa que se deve ter conscincia, que em uma sala de aula, todos esto no mesmo nvel, pelo menos quanto matria ou curso, caso contrrio no estariam ali.

O ambiente acadmico um laboratrio de aprendizagem e aperfeioamento. Por isso, o estudante, seja ele de qualquer nvel acadmico, pode e deve errar. Esse processo faz parte do aprendizado. A academia escolar o ambiente de preparao do indivduo para o mercado de trabalho. Este sim, no costuma perdoar quaisquer erros.

o maior problema das apresentaes de trabalhos acadmicos a falta de domnio e conhecimento sobre o assunto. Independente das atividades de sua vida profissional, o aluno sempre aluno e tem a responsabilidade de cumprir com as tarefas acadmicas, dentre elas:

Freqentar as aulas e atividades acadmicas, aplicando a mxima diligncia no seu aproveitamento; Pesquisar e estudar os contedos ministrados e pro- postos; Observar e cumprir o regimento escolar e disciplinar de acordo com os princpios ticos condizentes com os princpios que norteiam a Instituio;

Participar de programas e atividades de iniciao pesquisa e de extenso; Zelar pelo nome e imagem da Instituio, tanto no mbito acadmico quanto no externo, afinal o diploma de concluso ter a marca dessa Instituio;

Relacionar-se com educao e urbanidade com os colegas, docentes, diretores e demais funcionrios da Instituio, isto faz parte da construo da marca pessoal.

No planejamento de um assunto a ser explanado em sala de aula, faa um resumo do que ser exposto planejando e organizando as idias. Se o tema for escolhido pelo professor, no h interferncia sua na deciso e as opes sero mais limitadas.

A melhor alternativa aproximar o assunto, por semelhanas, contrastes ou comparaes, com os contedos que voc tenha conhecimento.

Roteiro para o caso de apresentaes acadmicas.


Qual o assunto a ser exposto?Qual o objetivo do trabalho ou do tema? Quanto tempo est disponvel para a apresentao? Quais os aspectos mais relevantes do assunto?

Quais os recursos que ir utilizar? Independente da utilizao de recursos audiovisuais faa um esquemaguia em fichas brancas de 23 x 15 cm todas enumeradas; Use as fichas somente de um lado, com letras grandes e destaque o que deve ser reforado;

Procure no fazer das fichas uma obra de arte poluindo-as com excesso de informaes; As fichas devem servir como um guia e no uma apostila, de forma que voc possa olhar e reconhecer o assunto, sem se perder. Para isso, use em forma de tpicos;

Revise vrias vezes o esquemaguia para se familiarizar com o texto e o manuseio das fichas;

Ao manusear as fichas, mantenha o dedo polegar indicando o prximo item, assim, no perder a seqncia;

Lembre-se, a ficha no deve funcionar como cola, mas como um mapa, para dar mais segurana e tranqilidade na apresentao.

Para evitar surpresas inconvenientes quanto ao uso dos aparelhos eletrnicos, o correto verificar, previamente, se o arquivo que contm os slides est abrindo, se compatvel com o programa do computador disponvel.

Importante: grave o arquivo em um CD extra ou em dois pendrives, elabore um roteiro dos pontos a mencionarem fichas e imprima transparncias com tpicos que considere mais relevantes para a apresentao.

Em outras palavras, tenha sempre um segundo e terceiro plano.

Apresentaes de trabalhos em grupo Comportamentos

importante ressaltar que, os trabalhos aplicados em grupos so, principalmente, para avaliar o grau de comprometimento entre os acadmicos, faz-los interagirem e desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe.

Os assuntos podem ser divididos entre os componentes para efeito de organizao, coleta de dados, pesquisa e at mesmo da apresentao. Isso no quer dizer que no ato da defesa ou das argies a responsabilidade no seja de todos.

No entanto, todos os componentes da equipe tm que conhecer, ao final, todo o contedo do trabalho. Afinal, a apresentao no pode ser prejudicada em detrimento da ausncia de um membro do grupo. Do mesmo modo que um questionamento no deve ficar restrito a quem discorreu sobre o assunto. Trabalho em equipe trabalho em equipe.

O fato de estar sendo avaliado no confortvel para ningum. E na sala de aula, cada grupo quer se sair melhor que o outro, provar que o melhor da sala. No entanto, quando a situao requer ir para frente mesmo, alguns pontos devem ser observados: Evite ficar com p na parede, esteja atento ao assunto que est sendo explanado pelo colega,

veja o que pode ser extrado para enriquecer a sua fala. Quem est apresentado deve ficar um passo frente dos demais e ao concluir seu contedo, evite o vicio que a maioria tem tipo, agora fulano vai falar sobre... volte ao grupo sem conversas paralelas em respeito ao colega e aos demais presentes.

Para quem vai dar continuidade apresentao, em momento algum deve usar expresses do tipo: pegando o gancho do fulano, ou ento: agora vou falar sobre tal assunto, ou pior : na minha parte...

O roteiro do contedo, a metodologia utilizada, os pontos positivos e negativos da pesquisa, os nomes dos componentes da equipe (na ordem em que iro se apresentar), deve ser feito no inicio da apresentao por um dos integrantes.

Inicie a apresentao com uma pergunta que instigue os espectadores a refletir sobre o assunto. Pergunta essa que possa ser respondida por voc ou um dos membros do grupo, lgico.

Destaque a importncia do tema ou assunto em questo e tente relacionar o tema com o passado, presente e futuro ou se possvel com algum fato histrico.

Mesmo durante a explanao lance perguntas a ser respondidas durante a sua apresentao, esta tcnica vai manter o pblico e o professor atento, alm de demonstrar conhecimento e domnio do contedo. Durante a exposio o acadmico deve manter o foco no roteiro estabelecido sem perder o controle do tempo cronolgico.

A exposio de um determinado assunto requer, alm de bons exemplos como forma de contextualizao, uma harmonia entre o pensar, falar e gesticular. O ideal fazer uma rpida introduo explanando sobre a importncia do que ser apresentado.

Enriquea sua apresentao contextualizando e exemplificando, e se possvel, fazendo um paralelo com fatos e acontecimentos que prendam a ateno dos ouvintes.

No que diz respeito apresentao como um todo, procure dividir o espao do tempo em uma mdia de 15% para a introduo, 75% para o desenvolvimento e 10% para a concluso. Lembrando de ser breve na concluso, afinal, o assunto j foi detalhado no desenvolvimento.

Nunca tente apresentar um trabalho sem o conhecimento prvio para no correr o risco de prejudicar voc e sua equipe em caso de trabalho em grupo.

Tentar responder a uma pergunta ou falar de algo que desconhece em sala de aula compreensvel, aceitvel e necessrio para o desenvolvimento do conhecimento acadmico,mas em se tratando de avaliaes, esteja preparado.

Ao apresentar um trabalho acadmico, lembre-se de que voc e sua equipe sero avaliados principalmente pelo grau de conhecimento, domnio do contedo, criatividade na forma de apresentao, uso do tempo disponvel,

os mtodos utilizados na coleta dos dados, organizao e integrao do grupo, capacidade de trabalhar em equipe, capacidade de anlise crtica sobre o tema proposto,etc. E no pela eloqncia das palavras, beleza das roupas, ornamentos ou quantidade de slides.

Durante a apresentao, procure demonstrar conhecimento sem estrelismo, apresentando os dados e os raciocnios com coerncia e sensatez. Sua voz deve ser ouvida por todos da sala. Para isso, alterne o volume da voz e a velocidade da fala para manter um ritmo audvel;

transmita simpatia ao falar e procure olhar para todos os presentes da sala, mesmo em caso de defesa de monografia que seja aberta ao pblico. Mantenha postura e voz os mais naturais possveis

No final, ao se deparar com as argies feitas pelo professor (ou banca avaliadora) ou colegas de sala, o acadmico deve concentrar-se nas questes, e simplificar as respostas, no desconsiderando a clareza e objetividade.

De forma alguma deve o aluno interpretar as observaes, crticas ou sugestes como algo pessoal. Deve sim, justificar suas escolhas, explicar pontos duvidosos ou omissos na apresentao, defendendo sua posio diante do que foi apresentado.

Aceitar as crticas e opinies contrrias faz parte do crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional.

No caso da apresentao e defesa no ter sido uma das melhores, em hiptese alguma tente justificar os motivos dos erros ou das falhas jogando culpa em equipamentos, pessoas ou fenmenos naturais, isto, confirmar ao professor e aos colegas que sua equipe no foi competente suficiente para tal tarefa.

Ao concluir sua apresentao fale da sua satisfao em ter pesquisado sobre o assunto, e pelo grau de importncia do mesmo, incentive os colegas a se aprofundarem sobre a matria. E como manda as boas regras da educao urbana, agradea ao professor pela oportunidade de expor tal contedo e a ateno dos ouvintes.

O uso de recursos audiovisuais na sala de aula

Sem dvida que a utilizao de recursos didticos como slides em Power Point ou retroprojetor so de grande valia na apresentao pessoal.
A tecnologia deve ser utilizada como uma ferramenta facilitadora em qualquer atividade laboral.

No entanto, no podemos nos tornar totalmente dependentes dela. Tenho observado que atualmente, h uma supervalorizao, no s por discentes,mas tambm por docentes, do uso destes recursos. Alunos e professores tornandose escravos da tecnologia.

O recurso conhecido data-show est sendo utilizado por muitos acadmicos, apenas como instrumento para leitura integral na apresentao de trabalhos acadmicos, do tema concluso.

Apresentar um trabalho acadmico fazendo apenas a leitura do que est escrito nos slides, no demonstra a capacidade nem o grau de conhecimento por parte de quem apresenta. Dessa forma, qualquer indivduo alfabetizado, mesmo sem conhecer o assunto, poder estar apto a apresentar um trabalho acadmico.

No se trata de eliminar a utilizao do data-show, mas compreender que este apenas uma ferramenta para facilitar a apresentao de seu conhecimento. A preocupao quanto defesa de trabalhos acadmicos tem girado em torno da utilizao cada vez maior de slides com excessos de efeitos visuais, assim como, com a preocupao com a embalagem pessoal (roupa).

PREPARAO DO TERRENO
Definir o tema e objetivo da palestra Deve-se definir o que ser explanado e, o objetivo dos temas abordados. Parte do planejamento do contedo feito aps o conhecimento prvio dos verdadeiros objetivos da palestra. Estes podem ser: informar, persuadir,motivar, promover-se.....

Perfil e quantidade do pblico-alvo O conhecimento do perfil do pblico (sexo, idade, nvel sociocultural, raa) essencial, assim como a quantidade de pessoas esperada. Importante investigar quais as expectativas do pblico quanto aos temas abordados, a realidade do seu ambiente, o grau de conhecimento e o quanto esto motivados sobre o assunto.

Outro ponto fundamental procurar saber se haver a presena de alguma autoridade ou celebridade. Durao O planejamento da apresentao depende tambm do conhecimento do tempo disponvel para a explanao.

Deve ser verificado se haver tempo para questionamentos por parte do pblico e como sero feitas as perguntas, se diretamente ou atravs de anotaes direcionadas ao palestrante ou, ainda, atravs de um mediador.

Tamanho do espao fsico O conhecimento do tamanho do local permite uma preparao quanto necessidade dos recursos necessrios, do uso da voz, da movimentao fsica durante a palestra.

Incio Em hiptese alguma o palestrante deve se atrasar. o ideal chegar pelo menos trinta minutos antes da apresentao, caso j conhea o local do evento, fazer o reconhecimento da rea, testar microfones e os demais recursos. Recolha-se em um lugar isolado, faa uma reviso do contedo e procure relaxar usando dos exerccios de respirao.

Na comunicao verbal EVITE


pronunciar mal as palavras; falar muito baixo ou muito alto; falar muito depressa ou muito devagar; respirar mal; usar vcios de linguagem como t?, n?, ok, certo?, entendeu?, percebe?,

isso a!, tipo assim, a gente, acho que e outros; baixar a voz no final das frases; no destacar as idias principais; apoiar-se ora numa perna ora em outra; falar como rob, em tom monocrdio;

cometer erros gramaticais; engolir esses e erres; falar com estridncia; ser prolixo ou monossilbico; expressar-se sem objetividade e clareza; usar termos tcnicos para pblico leigo; mascar ou roer unhas; pr as mos nos bolsos;

contar piadas e usar chaves; usar argumentos inconsistentes; perder-se em detalhes; no aliar a tcnica naturalidade na comunicao. gestos que conotem nervosismo e inibio; ajeitar a gravata; manusear chaveiro, caneta; ajeitar o cabelo ou os culos; coar-se, pigarrear ou bocejar;

fixar os olhos no cho, no teto ou numa s pessoa da platia. olhar atravs das pessoas; ficar parado como esttua ou com as pernas abertas; movimentar as mos excessivamente; estufar o peito ou cruzar os braos; esfregar as mos ansiosamente; olhar para o vazio; pr as mos na cintura;

usar a comunicao como forma de poder; esquecer o valor da empatia; ser irnico e sarcstico; apresentar-se sem estar preparado; chegar atrasado; ter gestos, atos e palavras incoerentes;

ser inflexvel; no saber administrar conflitos interpessoais; falar do que no conhece;

Ns:
Nem sempre ouvimos o que outro fala; Ouvimos o que o outro no est dizendo; Ouvimos o que queremos ouvir; Ouvimos o que j imaginvamos o que o outro iria falar;

Ouvimos apenas o necessrio para responder; Ouvimos s o que no queremos ouvir ou...Simplesmente no ouvimos!

Para ouvir bem:


Tenha em mente o porqu ouvir; Procure concentrar-se em quem fala; Evite interferncias ou interrupes; Procure o sentido e a verdadeira inteno de quem fala; Aguarde para responder; Responda o que representa para voc o objetivo principal da conversa.

A Imagem uma combinao de 3 percepes


- Como eu me vejo

- Como os outros me vem

- Qual a imagem que eu gostaria de transmitir?

Cuidados com a embalagem


Vestir-se bem no significa necessariamente mostrar ostentao. No mundo corporativo e de projeo da imagem pessoal, a aparncia to importante quanto a experincia e o contedo que vai ser apresentado. Os cuidados vo desde as roupas e acessrios at a maquiagem.

Uma boa imagem no decisiva, mas ajuda no primeiro impacto a gerar credibilidade junto ao pblico. Alguns aspectos devem ser observados na composio da imagem visual nas apresentaes em pblico, como:

caracterstica e tipo do evento, pblico-alvo, horrio, durao,entre outros. Para cada momento existem determinados cdigos quanto forma de se vestir. Conhec-los ajuda a causar uma boa impresso na apresentao.

O correto procurar uma harmonia. Estar bem apresentvel faz uma boa diferena, pois demonstra uma preocupao do orador com a imagem e a qualidade do que vai ser apresentado. Lembre-se de que, ao se vestir, voc que deve ser notado e no o que voc usa. O que pode ser bonito para voc, pode no ser para o pblico.

A elegncia no est no excesso de acessrios, por exemplo, ou no brilho da roupa, e sim na adequao da roupa a cada ambiente ou situao. D prioridade harmonia e ao equilbrio das cores e acessrios, pois a boa comunicao no se resume somente em falar bem.

Вам также может понравиться