Вы находитесь на странице: 1из 35

Quando surgiram os dinossauros?

Escala do tempo geolgico representa uma sequncia de divises da Histria da Terra, sendo as idades registadas em milhes de anos (M. a.).

1. Analisa a escala do tempo geolgico.

1.1. Em que Era surgiram os primeiros dinossauros? Era Mesozica.


1.2. Qual o Perodo em que dominaram os dinossauros e as amonites? O jurssico. 1.3. Durante que perodos viveram os dinossauros na Terra? Trisico, Jurssico e Cretcico. 1.4. Indica o intervalo de tempo em que viveram os dinossauros. Entre os 245 e os 65/66 M. a. 1.5. Qual a idade da Terra? 4600 M. a.

2. Analisa a escala do tempo geolgico. 2.1. Identifica os momentos das grandes extines. 2.2. Qual o critrio usado para estabelecer as principais divises na Histria da Terra?

2.1. Identifica os momentos das grandes extines. No final do Cmbrico h 500 M.a., do Ordovcico h 435 M.a. , do Silrico h 410 M. a., do Carbonfero h 295 M.a., do Prmico h 245 M.a., do Trissico h 205 M. a. e do Cretcico h 65 M. a. 2.2. Qual o critrio usado para estabelecer as principais divises na Histria da Terra? Nesta escala do tempo geolgico encontra-se em evidncia a ocorrncia de extines em massa e da exploso de novas formas de vida de um perodo para outro.

O problema da idade da Terra e a medida do tempo geolgico


Em 1664, o arcebispo irlands James Ussher afirmava que a Terra tinha sido criada s 9 horas da manh do dia 26 de Outubro de 4004 a. C. Para chegar a estes valores Ussher baseou-se na Bblia, determinando o nmero de geraes, a durao mdia da vida humana e dos principais heris bblicos desde Ado e Eva at ao nascimento de Jesus. A preciso da data conferiu a Ussher uma enorme credibilidade e aceitao por parte dos seus contemporneos. O fsico William Thomson (Lord Kelvin 1824-1907), um dos fundadores da termodinmica, escorando-se em leis da fsica e no seu prestgio pessoal, imps os resultados dos seus clculos baseados na anlise da dissipao do calor da Terra, inicialmente em fuso e posteriormente em arrefecimento. Concluiu que a Terra tinha 100 M. a., valor esse que alterou posteriormente, em 1897 para apenas 24 M.a.

Os valores apresentados por Lord Kelvin foram criticados, nomeadamente por Thomas Chamberlain, que afirmou que nada provava que a Terra tivesse estado inicialmente no estado de fuso e, mais ainda, que no era de excluir a possibilidade de existirem diversas fontes de calor, como mais tarde, com a descoberta da radiaotividade, no incio do sculo XX, se veio a confirmar. Assim, os clculos de Lord Kelvin foram completamente invalidados e as especulaes de Chamberlain foram confirmadas.

Hutton (1726-1797) apresentou um modelo segundo o qual o tempo geolgico seria infinito, pois na Terra ocorreram fenmenos que necessitavam de muito tempo para terem acontecido, por exemplo o caso das discordncias angulares.

Ausncia de paralelismo entre camadas geolgicas adjacentes, resultante de fenmenos Discordncia tectnicos que dobraram e angular enrugaram rochas mais antigas que a deposio das rochas que se lhes sobrepem.
1 Deposio dos estratos da sequncia inferior, em posio horizontal; 2 Orogenia deformao dos estratos da sequncia inferior; 3 Eroso dos estratos da sequncia inferior; 4 Deposio dos estratos da sequncia superior, em posio horizontal; 5 Eventual deformao de ambas as sequncias (ter sido assim sempre que os estratos da srie superior no conservaram a posio horizontal original)

O problema da idade da Terra e a medida do tempo geolgico


1. Analisando os textos apresentados explica porque que se pode afirmar que a Cincia tem um carcter dinmico. As explicaes dadas a determinado momento para um fenmeno podem ser alteradas ao longo do tempo, em conformidade com novas descobertas e o conhecimento cientfico vai-se renovando. Os problemas podem ser abordados e explicados a partir de diferentes pontos de vista. 2. Que influncias podem ser identificadas na determinao da idade da Terra?

Influncias da religio, pois a explicao proposta por Ussher baseava na interpretao da Bblia; influncias de conhecimentos da fsica atravs das explicaes de Lord Kelvin e de Chamberlain , embora da fsica do seu tempo; influncias sociais no caso do prestgio do cientista Lord Kelvin que foi importante para a aceitao das suas explicaes.

3. Por que razo o valor obtido por Lord Kelvin (cerca de 100 M. a.) para a idade da Terra chocou tanto a comunidade geolgica?
Esta estimativa de Kelvin desagradou a todos, teocratas e cientistas. Para os telogos, esse valor ultrapassava em muito suas estimativas bblicas, em que a Terra no passaria de um pouco mais de 6 mil anos de idade. Para os gelogos e paleontlogos, era pequeno demais frente aos valores que eles tinham obtido, da ordem de milhares de milhes de anos.

Curiosidade
Cada pacote de arroz tem 50 000 gros. Imagina que

cada gro de arroz corresponde e 1 ano. Quantos pacotes de arroz so necessrios para se obter a idade da Terra, que so 4600 M.a?
So necessrios 92 000 pacotes de arroz. Cada embalagem de pacotes de arroz tem 12 unidades. Cada palete transporta 48 embalagens de pacotes de arroz. Quantas paletes so necessrias para representar a idade da Terra? So necessrias 159,7 paletes de embalagens de arroz.

Trabalho prtico: adquirir a noo de tempo geolgico

A histria da Terra

Aparecimento da espcie humana: dia 31 de dezembro pelas 23h 54 m e 18s

possvel datar o aparecimento e o desaparecimento dos dinossauros.


Aparecimento: H cerca de 245 M. a. Extino: H cerca de 65 M. a.

Como?
Estudando as rochas (camadas de rochas) onde foram encontrados os fsseis de dinossauros.

Como se determina a idade em M. a?


A idade em M. a. tambm se designa por idade radiomtrica ou idade absoluta. Com a descoberta da radioatividade ficou a saber-se que os istopos radioativos tendem a transformar-se noutros istopos. As rochas e os minerais que contm esses istopos podem ser datados em valores numricos (anos, milhares de anos, milhes de anos).

Tabela peridica dos elementos

Um elemento qumico o conjunto de tomos com o mesmo nmero atmico. Exemplo: ouro, todos os tomos de ouro tem nmero atmico 79.

O nmero atmico caracteriza um elemento qumico e representa o nmero de protes no ncleo dos tomos. Exemplo: ouro, todos os tomos de ouro tem nmero atmico 79, significa que o nmero de protes no ncleo 79.

Protes

Neutres

Electres

Os electres ficam fora do ncleo e tem pequena massa.

A massa de um tomo o nmero de protes somado ao nmero de neutres.

Istopos
Istopos so tomos que possuem a mesma quantidade de protes, mas no a mesma de neutres. Tm o mesmo nmero atmico mas diferente massa.
Nmero de massa (n de protes + n de neutres)

Istopos de Oxignio
Nmero atmico (n de protes )

Istopos radioativos
Nmero de protes

Nmero de neutres

O Estrncio (Sr) tem 38 protes e ocorre na natureza sob a forma de quatro istopos, todos estveis: 88Sr, 87Sr, 86Sr e 84Sr. O Rubdio (Rb) tem 37 protes e ocorre na natureza sob a forma de dois istopos: 87Rb e 85Rb

87Rb

Desintegrao do 87Rb e crescimento do 87Sr


Libertao de partculas nucleares

O 87Rb instvel e por isso o seu ncleo mais cedo ou mais tarde vai decair. Diz-se que o 87Rb radioativo. Tem 37 protes e 50 neutres.

O 87Rb passou a ter 38 protes e 49 neutres, logo passou a ser 87Sr.

Num dado intervalo de tempo a quantidade de istopo-pai que desaparece de uma rocha igual quantidade de istopo-filho que se forma.

A transformao de um istopo noutro decorre num intervalo de tempo que caracterstico para cada par de istopos.

Perodo de semitransformao ou semivida tempo necessrio para que se d a desintegrao de metade dos tomos iniciais em tomos-filhos. Por exemplo: numa rocha metade dos tomos de Potssio 40 inicialmente existentes passaram a rgon 40 aps 1300 M.a.

A reduo dos istopos-pais igual ao aumento dos istopos-filhos ao longo do tempo, isto ao longo das meias-vidas.

Analogia
Imagina uma festa de aniversrio em que servida um bolo delicioso. Todos os convidados recebem a sua fatia e resta uma ltima fatia no prato do bolo. Cada convidado, depois de saborear a sua fatia, fica de olho na fatia que sobrou, mas ningum tem coragem de pegar na fatia inteira, pois no fica bem". Assim, um dos convidados enche-se de coragem e corta metade da fatia, deixando a outra parte no prato. Um segundo convidado, vai l e corta metade da metade da ltima fatia. Um terceiro convidado corta, ento, a metade da metade da metade e assim por diante. Vai chegar um momento em que no h mais sequer um farelo do bolo original no prato, como mostrado na figura abaixo. Cada fatia 1, 2, 3, 4, 5 e 6 corresponde metade da espessura da fatia anterior.

Voltando aos istopos, exatamente isso que ocorre durante a desintegrao radiativa. A cada meia-vida, metade dos tomos originais (istopos-pais) transforma-se em istopos-filhos. A tabela abaixo resume o que aconteceria com uma amostra contendo 1000 tomos de C14.

1. O diagrama representa a curva de desintegrao de um radioistopo denominado por X. Considera o istopo pai o Potssio 40. 1.1. Num cristal de zirco existe 25% de Potssio 40. Indica a percentagem de rgon 40 nesse cristal. 1.1.1. Qual a frao de semivida relativa a esta situao?

1.1. 75%.

1.1.2. Calcula a idade do referido cristal consultando a tabela anterior.

1.1.1. 2 semividas.
1.1.2. 1300 x 2 = 2600 M.a.

2. A tabela seguinte apresenta dados relativos a alguns istopos usados em radiometria. Analise-a e responda s perguntas.

2.1. Indica, justificando o par de istopos (original/transformado) da tabela: a) menos recomendado para datao de rochas; Carbono 14/Azoto 14, porque a idade que pode ser medida curta quanto comparada com a idade das rochas na Terra. b) que abrange uma maior gama de idades de rochas terrestres. Potssio 40/rgon 40, porque permite datar rochas que se encontram entre os 100 000 a. At 4600 M. a., que a idade da Terra.

2.2. Indica a opo que completa correctamente a frase: Uma rocha tanto mais antiga quanto maior for a quantidade de A rubdio-87 que contm. B estrncio-87 que contm. C rubdio-87 j transformado em estrncio-87. D estrncio-87 j transformado em rubdio-87. C
2.3 Qual a idade de uma rocha em que a quantidade de Urnio-235 igual de Chumbo-207? 710 M.a.

A poca em que viveram os dinossauros tambm pode ser determinada atravs de uma datao relativa
A idade relativa permite estabelecer uma relao de idades entre as rochas. At se conseguir quantificar a idade das rochas no sc. XX a geocronologia era relativa. H princpios nos quais os gelogos se baseavam para proceder datao relativa.

Princpio da sobreposio dos estratos


- Numa sequncia no deformada de rochas sedimentares o estrato mais antigo o que se situa mais inferiormente, sendo as camadas suprajacentes sucessivamente mais recentes.

Qual o estrato mais recente e o mais antigo?


Arenito o mais recente e o calcrio o mais antigo.

Princpio da interseo
- Estruturas geolgicas (como intruses gneas ou falhas) que intersetam outras so mais recentes do que estas. A estrutura E mais recente ou mais antiga do que os estratos A, B, C e D?
A estrutura E mais recente do que os estratos B, C e D e mais antiga do que o estrato A.

Princpio da incluso
- Um fragmento incorporado num outro mais antigo do que este. Por exemplo: nas rochas magmticas comum encontrar fragmentos de outras rochas -xenlitos que foram incorporados aquando da consolidao do magma que originou as rochas onde esto inseridos.

Qual a estrutura mais recente?


A rocha Z a mais recente.

Princpio do sincronismo ou identidade paleontolgico


- Estratos com o mesmo contedo fossilfero apresentam a mesma idade e tiveram a sua origem em ambientes semelhantes.

Que estratos apresentam a mesma idade?


B e E, D e G.

A utilidade dos fsseis


Os fsseis so importantes para a reconstruo dos

ambientes passados - paleoambientes. Denominam-se por fsseis de fcies.


Os fsseis que tm utilidade para a datao de rochas

designam-se por fsseis de idade.

http://historiadaterra.no.sapo.pt/hist/esc.htm http://www.ufrgs.br/paleodigital/Tempo_geologico5.html http://netxplica.com/

Вам также может понравиться