Вы находитесь на странице: 1из 9

ANOTAES DO CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE AUTISMO

Preveno, interveno e pesquisa CURITIBA . 2011

CONCEITOS
Grande Outro: a me encarna o Outro que empresta ao sujeito seus significantes. O beb olha para a me buscando a aprovao do Outro simblico. Fantasma: ponto de articulao do desejo desafiando o eu e o ideal, numa busca sem pudor pelo objeto perdido que se encontrado causaria desgosto. Alienao: constituir-se imagem e semelhana do outro (Deus criou o homem a sua imagem e semelhana), imagem devolvida pelo espelho.

A Psicanlise do Autismo Maria Christine Laznik (Frana)


Fatores de hipersensibilidade, Sinais sensrio motor e dissimetria: elementos do diagnstico diferencial. No beb: indiferenciao dos aspectos instrumentais e estruturais - Incoordenao motora constitutiva.
Instrumentais: psicomotricidade, linguagem, aprendizagem, hbitos da vida, socializao. Estrutural: Sistema Nervoso Central, Sujeito psquico.

Estes aspectos transam seus domnios prejudicando a imagem corporal. Constituio do Sujeito: beb obrigado a se alienar.

TEODOR um beb de 2meses e meio.


A indiferencio, a hipersensibilidade e gases do refluxo produzem uma dor nica (psquica) Dormia ou sofria de refluxo. Recusava o olhar. Convencimento do pediatra para uso do Mopral. No recebe os fantasmas dos pais. A histria contada para e com, com a me e beb : O beb sacana com a me ... E no tem culpa da briga dos pais. Trabalho de formiguinha e momentos de fracasso: mostr-los me... Ela encarna o Grande Outro.

Atraso neuropsicomotor.
A criana no tinha recursos para perceber os estmulos, embora estabelecendo boa relao. Quando beb tem o plano de fundo, faz o pacotinho, tem apoio garantido para conseguir relacionar-se. Milagres s acontecem no tempo da plasticidade cerebral, ou seja, projetar-se na imagem do outro(figura materna)que se encontra como que por milagre diante do beb.

Motricidade de efetuao (incio oral)


X

Motricidade de relao Corpo e psquico se organizam ao mesmo tempo ento essencial trabalhar a integrao sensorial. Os pais no fazem seu filho ficar autista o stress do ambiente que o faz.

LGICA DO ENODAMENTO.
Laznik: a teoria de apoio j era, ou seja que a inscrio do pulsional se d apoiada numa tenso de necessidade (oralidade). O beb nasce com teso mas no tem desejo. E os instrumentos para foment-lo no esto todos no campo do Outro. Interveno na fase do auto-erotismo a caminho do estdio do espelho. No h um dentro e um fora muito mais complexo. H entradas e sadas. (figura joel Dor) Em que estatuto o beb se serve dos objetos como materialidade da lngua? No campo do automatismo que exclui o Outro, no campo do suporte da lngua que a inclui o Outro.

PROSSDIA
a linguagem maternante (fio meldico) funda o aparelho psquico e a linguagem materna produz a interdio. A voz o primeiro objeto da constituio do sujeito. Prosdia da voz produz as inscries que marcam o Ics. Autismo: desencontro subjetivo.

LEITURAS
Enquanto o futuro no vem - A psicanlise na clnica interdisciplinar com bebs. Julieta Jerusalinsky A criao da criana - Brincar, gozo e fala entre a me e o beb. Julieta Jerusalinsky O beb e seus interpretes: clnica e pesquisa. Marie Christine Laznik David Cohen (organizadores)

Вам также может понравиться