Вы находитесь на странице: 1из 13

Sistema de Processamento de Transaes (SIT); Sistemas de Informaes Gerencias (SIG); Enterprise Resource Planning (ERP).

Sistema de Processamento de Transaes

Foi primeira aplicao desenvolvida para a maioria das organizaes;

um conjunto organizado de pessoas, procedimentos, banco de dados e dispositivos usados para registrar transaes de negcios completadas STAIR (1998, p.38).

Sistema de Processamento de Transaes


Caractersticas principais: entrada e alimentao de dados; processamento e armazenamento; gerao de documentos e relatrios;

Sistema de Processamento de Transaes


Processamento em batch: conjunto de transao ou tarefa, era processado periodicamente Processamento em tempo real: envolve a realizao completa de transaes empresariais quando elas ocorrem On-line com processamento posterior: os pedidos ou transaes so alimentados no sistema do computador quando eles ocorrem, mas no so processados imediatamente.

Sistemas de Informaes Gerencias

O SIG fornece a empresa suporte as funes de organizao, planejamento e controle da empresa; Ele deve fornecer informaes precisas e em tempo real. Entre outras funes do SIG esto a transformao de dados em informaes para tomadas de decises, o que veremos a seguir:

Qualquer que seja um elemento bruto por si s no pode ser considerado para que se tome uma deciso, para que esses dados sejam utilizados eles tem de ser estudados e gerar uma informao.

Dados de uma empresa:

Informao obtida :

Quantidade de produo

Capacidade de produo

Custo de matria prima

Custo de venda do produto

Nmero de empregados

Produtividade do funcionrio

Os Sistemas de informaes gerenciais podem trazer vrios benefcios a uma empresa, destacam-se: Reduo nos custos de produo; Melhor e mais rpido acesso as

informaes; Relatrios mais rpidos, precisos e com menor esforo para obt-los; Melhor produtividade nos servios oferecidos e realizados pela empresa; Melhores projees sobre tomadas de decises;

reas de atuao do SIG:


Marketing; Produo;

Administrao financeira;
Administrao de materiais; Administrao de recursos humanos;

Administrao de servios;
Gesto empresarial.

Como exemplos temos o Sistema de Informaes Gerenciais da pelo Secretaria de Educao Profissional e Tecnolgica (Setec);
Uma base de dados que contem informaes de

toda a rede federal de escolas de educao profissional e tecnolgica. Pode ser o custo de aluno por unidade, o aproveitamento escolar, o nmero de professores da instituio ou o acervo bibliogrfico da instituio, por exemplo. Com o SIG, os dados so processados a todo instante e esto sempre atualizados.

Enterprise Resource Planning

Вам также может понравиться