Вы находитесь на странице: 1из 35

Semana de Arte Moderna

Brasil

Revista Klaxon a principal revista do modernismo

Viu a realidade pelo lado de dentro, com seu embuste, sua fraude, seu artifcio; viu, tambm, o lado de fora: a reverncia, o respeito, a genuflexo. Esse contraste fez nascer a flor clara e trmula de um sorriso.

As propostas e realizaes da Semana de Arte Moderna


...e a Semana de Arte Moderna chacoalhou tanto a arte brasileira que ela nunca mais foi a mesma! Em fevereiro de 1922, os jovens artistas,
atrevidos e intelectuais da Semana de Arte Moderna, foram defender seu caldeiro de ideias em ebulio no campo do adversrio, em pleno Teatro Municipal de So Paulo.

As propostas modernistas: A emoo esttica na arte moderna, de Graa Aranha, e A pintura e a escultura moderna no Brasil, por Ronald de Carvalho 1 dia;

As ideias de Graa Aranha e Menotti Del Picchia


Foram os principais apresentadores da Semana de Arte Moderna, no Teatro Municipal; Graa Aranha estratgica; tinha uma posio

J Menotti no era to bom interprete das premissas revolucionarias; Ambos tinham funo de legitimar a

Menotti, ao tentar desvincular-se do futurismo, utiliza repertrio modernista e acaba por opor o velho do novo. Aranha tem propostas velhas, se comparadas poca, em relao s correntes do inicio do sculo que os modernistas se vincularam.

A querela passadistas x modernistas e a rejeio das escolas.

Aranha e Menotti eram fortes o suficiente para resistir atualizao que a semana propunha.

Graa Aranha
O problema que Graa permanece nas origens, no leva em conta os avanos para a livre expresso. Para ele, a arte apresentada na Semana de Arte Moderna so consideradas: pinturas extravagantes, esculturas absurdas, msica alucinada, poesia aerea e

Arquitetura Antonio O desenhista e arquiteto Antonio Moya nasceu na Moya


cidade Atarfe, Granada, Espanha, porm foi para o Brasil ainda criana, com 4 anos. Moya apresentou 18 trabalhos durante a Semana de Arte Moderna de 1922. Formado pelo Liceu de Artes e Ofcios de So Paulo, abusava da imaginao, fator este que fez com que nenhum de seus projetos apresentados fosse realizado. Guilherme Malfatti, scio de Moya, dizia que o trabalho apresentado pelo arquiteto no correspondia realidade.

Monument o

Residncia

Arquitetura - Georg Przyrembel Georg Przyrembel (1885-1956) foi um arquiteto


polons de destacada atuao no Brasil. Przyrembel nasceu na Silsia, atual Polnia, e estudou arquitetura na Alemanha. Chegou ao Brasil em 1912 ou 1913, estabelecendo-se em So Paulo. Estilisticamente, filiou-se arquitetura ecltica. Participou da Semana de Arte Moderna de 1922, na qual apresentou projetos em estilo neocolonial.
Taperinha na praia grande

Escultura - Vittorio Brecheret


Vittorio Brecheret nasceu em 1894 na localidade Farnese, Provncia de Viterbo, na Itlia Brecheret comeou sua formao artstica no Liceu de Artes e Ofcios de So Paulo. Alm de modelagem, Brecheret estudou entalhe em madeira e desenho.

Piet

Cabea de Mulher

dolo

Escultura - Vittorio Brecheret


Vittorio Brecheret nasceu em 1894 na localidade Farnese, Provncia de Viterbo, na Itlia Brecheret comeou sua formao artstica no Liceu de Artes e Ofcios de So Paulo. Alm de modelagem, Brecheret estudou entalhe em madeira e desenho.

Piet

Cabea de Mulher

dolo

Os principais artistas plsticos que participaram da Semana foram os pintores Anita Malfatti, Vicente do Rego Monteiro, John Graz e Emiliano Di Cavalcanti, assim como Victor Brecheret, o maior escultor figurativo do sculo XX no Brasil.

Os Artistas Plsticos

Foram expostas varias tendncias entre elas trs conseguiram maior destaque; Realismo, Interpretao e Abstrao. O Realismo representava a arte acadmica que os modernistas combatiam; A Interpretao a que se exercia ou se buscava. Foi atravs dela que se efetuou a ruptura com o Realismo/Naturalismo e nela que se inclui Anita Malfatti que apresentou o maior numero de obras, sendo trs delas expostas na exposio de 1917; A Abstrao iria se desenvolver nas dcadas seguintes, mas em 1922 ainda no havia adeptos; Dois nicos escultores estiveram presentes na amostra, Wilhelm Haarberg e Victor Brecheret; Quanto arquitetura, tambm representada no

Anita Malfatti

A Estudante Russa

O Homem Amarelo

O Japons

A ventania

Anita Malfatti
Anita Catarina Malfatti, nasceu em So Paulo, em 1896, e seus primeiros estudos artsticos foram orientados pela me, pintora amadora. Em 1912 foi enviada para a Alemanha, a fim de cursar a Academia de Belas-Artes de Berlim, aps curto estgio em Dresden.

A mulher dos

Di Cavalcanti
Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque Melo - Di Cavalcanti. Possvel autor da iniciativa de 1922, nasceu no Rio de Janeiro, em 6 de setembro de 1897 foi um pintor, desenhista, ilustrador e caricaturista brasileiro. Entre 11 e 18 de fevereiro de 1922 idealiza e organiza a Semana de Arte Moderna no Teatro Municipal de So Paulo, criando para essa ocasio as peas promocionais do evento: catlogo e programa.

Nasceu em Recife, 19 de dezembro de 1899 e morreu em 5 de junho de 1970. Foi um pintor, desenhista, professor e poeta brasileiro. Iniciou seus estudos artsticos na Escola Nacional de Belas Artes, (Rio de Janeiro), em 1908.
Em 1920 exps algumas obras em So Paulo, conhecendo o grupo de modernistas da cidade e abrindo caminho para a exposio de 8 obras suas na Semana de Arte Moderna de 1922, enfatizando temas nacionais.

Vicente do Rego Monteiro

A msica erudita no Brasil acompanha, junto com as demais artes, a movimentao geral da cultura europeia. Segundo Jos Miguel Vinisk, os compositores estrangeiros que se encontravam na fonte da msica moderna eram Debussy, Blanchet e Vallon, sendo Debussy de maior importncia. Mas em: O Grupo dos Seis e em Stravinski, que os modernistas brasileiros encontravam seu ponto de referncia. Entretanto no este necessariamente o vnculo de Villa-Lobos que embora tivesse aceitado a dissonncia e a tcnica estrangeira, submeteu repertrio popular brasileiro, sendo um dos

A Msica

Heitor Villa-Lobos No Municipal Villa-Lobos apresentou


composies de 1914 1921, matrizes de sua evoluo posterior que o fariam um compositor apreciado em todo o mundo.

Seu repertrio continha elementos da msica romntica que era descritiva, temtica e patritica (que foi classificada por Oswald como horrvel) e da msica moderna, que por outro lado era identificada msica pura, ou segundo Mrio de Andrade arte de pensar sem conceitos, por meio de sons.

Heitor Villa-Lobos

Heitor Villa-Lobos foi um dos participantes mais importantes e atuantes da Semana de Arte Moderna de 1922.

Poetas Mrio de Andrade Junto com Oswald e outros intelectuais, Mrio


ajudou a preparar a Semana de Arte Moderna. No segundo dia de espetculos, durante o intervalo, em p na escadaria do Teatro Municipal, leu algumas pginas de seu livro de ensaios "A Escrava Que No Isaura". O pblico, despreparado para a ousadia, reagiu com vaias. A Escrava que no Isaura (1922-1924) uma espcie de manifesto que em sua globalidade um texto "mais srio" do que o Prefcio Interessantssimo. Aproxima-se mais de um ensaio. Tem por subttulo "discurso sobre algumas tendncias da poesia Moderna". Constitui-se por uma parbola: primeira parte, segunda parte e posfcio.

Poetas Manuel No participou diretamente da Semana de 22, Bandeira Ronald mas seu poema "Os Sapos, lido por
de Carvalho, provocou reaes radicais na segunda noite do acontecimento.
Ele criticava indiretamente o Parnasianismo, principalmente Olavo Bilac. O poema Os Sapos contm uma crtica ao poema Profisso de F de Olavo Bilac.
Os Sapos Manuel Bandeira Enfunando os papos, Saem da penumbra, Aos pulos, os sapos. A luz os deslumbra. [...] Brada em um assomo O sapo-tanoeiro: - A grande arte como Lavor de joalheiro.

Poetas Oswald de Foi um dos promotores da Semana de Arte Andrade Moderna que ocorreu 1922 em So Paulo,
tornando-se um dos grandes nomes do modernismo literrio brasileiro. Foi considerado, pela crtica, como o elemento mais rebelde do grupo, sendo o mais inovador entre estes. Um dos mais importantes introdutores do Modernismo no Brasil, foi o autor dos dois mais importantes manifestos modernistas: o Manifesto da Poesia PauBrasil e o Manifesto Antropfago, bem como do primeiro livro de poemas do modernismo brasileiro afastado de toda a eloquncia romntica, Pau- Brasil. No sabemos o que queremos. Mas sabemos o que no queremos. Frase que resume o esprito modernista, dita por Oswald de

Poetas Menotti Del Picchia entre Foi diretor de A Noite e A Cigarra,


1920 e 1940, alm de diversos outros jornais e revistas. Com Oswald de Andrade, Mrio de Andrade e outros jovens artistas e escritores paulistas, participou da Semana de Arte Moderna em fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de So Paulo. Foi um dos mais combativos militantes da esttica modernista.

Poetas Guilherme de Almeida Guilherme de Almeida foi um dos


promotores da Semana de Arte Moderna de 1922, com a obra Ns , a qual continha caractersticas neoclssicas.

Foi fundador da Klaxon , a principal revista dos modernistas.

Ele era poeta, tradutor, jornalista e ensasta.

Poetas Curiosidades
Na segunda noite da Semana de Arte Moderna, enquanto Menotti Del Picchia expunha as linhas e objetivos do movimento e Mrio de Andrade recitava sua Paulicia desvairada, inclusive a Ode ao burgus, a vaia era to grande que no se ouvia, do palco, o que Paulo Prado gritava da primeira fila da platia.
O mesmo aconteceu com Os sapos, de Manuel Bandeira, que criticava o parnasianismo. Sob um coro de relinchos e miados, gente latindo como cachorro ou cantando como galo, Srgio Milliet nem conseguiu falar.

Oswald de Andrade debochou do fato, afirmando que, naquela ocasio, revelaram-se "algumas vocaes de terra-nova e galinha d'angola muito aproveitveis".

A Prosa
Oswald de Andrade com a obra Alma, recitou a prosa de fico;

Linguagem: estereotipada;

exagerada,

grotesca,

Os livros de prosa de Oswald de Andrade: Memria Sentimentais de Joo Miramar e Serafim Ponte Grande, apesar de considerados fracassos, foram importantes ao buscar novos rumos para a narrativa moderna.

A Prosa

Cinema e Danas
O modelo cinematogrfico modernistas estava na Europa; dos

O cinema no se fez representar no municipal; A dana tambm no teve grande representatividade no perodo.

Consideraes Finais
A formao europeia foi um fator comum entre a maioria dos artistas brasileiros, seja atravs do contato direto, seja atravs de publicaes estrangeiras e informaes de terceiros.

Luta de ndios, de Victor Brecheret.

Consideraes Finais
As chamadas vanguardas histricas originadas da Europa no sculo XX deram origem ao Modernismo Paulistano; Os modernistas queriam combater as frmulas importadas das artes acadmicas com as frmulas igualmente importadas das novas correntes estticas; A polmica passadista versus modernista no era uma mera questo estratgica, ela mostrava indivduos identificados a realidades sensveis diferentes: Anita Malfatti; Os modernistas falaram de tudo que os rodeava: o desejo de atuao, voltaram-se para o cotidiano, conservando assim uma relao de significao com a realidade presente - ao mesmo tempo, configurando uma nova esttica.

Consideraes Finais
Somente no final da dcada de 20 os

modernistas se deixam explicitamente pela ideologia;


1922 foi um acontecimentos; ano de

influenciar

grandes

Os modernistas de 22 compartilhavam de uma ingnua crena no progresso; No sculo XX, So Paulo passava por um perodo de incrvel desenvolvimento.

modernista depois da semana de arte moderna o momento em que se pem em prtica as propostas e comeam a experiment-las. Fuso dos princpios fundamentais para a realidade que o movimento imps: O direito permanente pesquisa esttica, a atualizao da inteligncia artstica brasileira e a estabilizao de uma conscincia criadora nacional.

Construo e Perodo estabilizao construtivo do movimento

Campanha intensa de divulgao de novas ideias atravs revistas.

Construo e estabilizao
Modernismo

foi se tornando aos poucos fenmeno nacional.


Fase nacionalista do movimento momento em que o modernismo fica abalado.

Novas tendncias surgem e no final da dcada de 60, o modernismo ressurge com fora Modernismo se estabiliza.

Vocabulrio Crtico
Escola: Regras a serem reproduzidas e ensinadas; erigem uma tradio qual os discpulos daro continuidade.
Esttica: Manifestao da beleza na arte. Modernismo: Movimento moderno organizado. Moderno: Oposio aos cdigos antigos, mantm uma relao de significao com o presente. Floresceu no sculo XX e caracteriza-se pela diversidade das suas formas de expresso.

Movimento: Supe ruptura da tradio e polmica; representa uma ameaa ordem

Vdeo Semana de Arte Moderna

Andressa Laisna Coek Batista

Acadmicas

ngela Maria Pereira Bruna Ramos Cintra

Isabela Campiolo Lembi Joice Silvana Pereira

Juliana Coitinho Mayara Cardeal Calcagni

Leila de
Sousa Althaus Lucilene Valeriano Alves

Вам также может понравиться