Вы находитесь на странице: 1из 15

PROFISSIONAL

Prof. Ms. Lissandra L.C.Rocha

Toda as pessoas tm um preo profissional?

Quanto vale sua lealdade para com seu trabalho?

Ser que verdadeiramente tem algum benefcio ser tico na minha profisso?

Algum vai pagar pela minha tica?

Prof. Ms. Lissandra L.C.Rocha

Prof. Ms. Lissandra L.C.Rocha

TICA PROFISSIONAL
Ela atinge todas as profisses e quando falamos de tica profissional estamos nos referindo ao carter normativo e at jurdico que regulamenta determinada profisso a partir de estatutos e cdigos especficos. Assim temos a tica mdica, do advogado, do bilogo, etc. Acontece que, em geral, as profisses apresentam a tica firmada em questes muito relevantes que ultrapassam o campo profissional em si.

Seria a ao "reguladora" da tica agindo no desempenho das profisses, fazendo com que o profissional respeite seu semelhante quando no exerccio da sua profisso.

Prof. Ms. Lissandra L.C.Rocha

Questes como o aborto, pena de morte, seqestros, eutansia, AIDS, por exemplo, so questes morais que se apresentam como problemas ticos porque pedem uma reflexo profunda - e, um profissional, ao se debruar sobre elas, no o faz apenas como tal, mas como um pensador consciente da profisso que exerce.

Desta forma, sendo a tica inerente vida humana, sua importncia bastante evidenciada na vida profissional, porque cada profissional tem responsabilidades individuais e responsabilidades sociais, pois envolvem pessoas que dela se beneficiam.

Prof. Ms. Lissandra L.C.Rocha

A tica ainda indispensvel ao profissional, porque na ao humana "o fazer" e "o agir" esto interligados. O fazer diz respeito competncia, eficincia que todo profissional deve possuir para exercer bem a sua profisso. O agir se refere conduta do profissional, ao conjunto de atitudes que deve assumir no desempenho de sua profisso.

tica baseia-se em uma filosofia de valores compatveis com a natureza e o fim de todo ser humano, por isso, "o agir" da pessoa humana est condicionado a duas premissas consideradas bsicas pela tica: "o que " o homem e "para que vive", logo toda capacitao cientfica ou tcnica precisa estar em conexo com os princpios essenciais da tica. (MOTTA, 1984, p. 69)

Prof. Ms. Lissandra L.C.Rocha

O Profissional e a tica
Por exemplo, imagine uma situao em que os dados de um paciente de um hospital estejam disponveis em um banco de dados. A responsabilidade pela confidencialidade dos dados diferente para o mdico, o funcionrio do hospital e para a vizinha da paciente que soube da internao

O Profissional e a tica
O mdico deve comentar o caso somente com os familiares mais prximos do paciente. A vizinha pode comentar com quem quiser. O profissional do hospital no deve comentar com ningum. Caso seja necessrio comentar com um superior, por exemplo, esse abrangido pela mesma regra de confidencialidade.

O valor tico do esforo humano varivel em funo de seu alcance em face da comunidade. Se o trabalho executado s para auferir renda, em geral, tem seu valor restrito. Por outro lado, nos servios realizados visando ao benefcio de terceiros, dentro de vasto raio de ao, com conscincia do bem comum, passa a existir a expresso social do mesmo.

Dizem que um sbio procurava encontrar um ser integral, em relao a seu trabalho. Entrou, ento, em uma obra e comeou a indagar. Ao primeiro operrio perguntou o que fazia e este respondeu que procurava ganhar seu salrio; ao segundo repetiu a pergunta e obteve a resposta de que ele preenchia seu tempo; finalmente, sempre repetindo a pergunta, encontrou um que lhe disse:
"Estou construindo uma catedral para a minha cidade".

Prof. Ms. Lissandra L.C.Rocha

A este ltimo, o sbio teria atribudo a qualidade de ser integral em face do trabalho, como instrumento do bem comum.

Prof. Ms. Lissandra L.C.Rocha

Como o nmero dos que trabalham, todavia, visando primordialmente ao rendimento, grande, as classes procuram defender-se contra a dilapidao de seus conceitos, tutelando o trabalho e zelando para que uma luta encarniada no ocorra na disputa dos servios.
A conscincia de grupo tem surgido, ento, quase sempre, mais por interesse de defesa do que por altrusmo. Isto porque, garantida a liberdade de trabalho, se no se regular e tutelar a conduta, o individualismo pode transformar a vida dos profissionais em reciprocidade de agresso.

Prof. Ms. Lissandra L.C.Rocha

A tutela do trabalho, pois, processa-se pelo caminho da exigncia de uma tica, imposta atravs dos conselhos profissionais.
As normas devem ser condizentes com as diversas formas de prestar o servio, de organizar o profissional para esse fim.

Prof. Ms. Lissandra L.C.Rocha

Um Cdigo de tica um acordo explicito entre os membros de um grupo social. Deve descrever um modelo de conduta para seus membros, sendo instrumento regulador. Como os indivduos possuem valores morais diferenciados, as organizaes devem ser explcitas com referncia a suas expectativas e ao que seja o seu padro moral : O que certo e o que errado no seu fazer negcio.

Prof. Ms. Lissandra L.C.Rocha

Interesse de todos em seu cumprimento

Cdigo tica
Necessidade Mentalidade tica: agir Conforme estabelecido

Disciplina de Conduta

Prof. Ms. Lissandra L.C.Rocha

As leis de cada profisso so elaboradas com o objetivo de proteger os profissionais e as pessoas que dependem daquele profissional, mas h muitos aspectos no previstos especificamente e que fazem parte do comprometimento do profissional em ser eticamente correto, aquele que, independente de receber elogios, faz A COISA CERTA.

Prof. Ms. Lissandra L.C.Rocha

Вам также может понравиться