Вы находитесь на странице: 1из 28

Febre

Gilza

Carneiro Lassa Paulino Leliane Leal Maria Eliane Oliveira

Elevao da temperatura do corpo, acima da temperatura considerada normal. Temperatura: Indica o calor do organismo e expressa o equilbrio entre o calor produzido e eliminado. Indicadores de febre: - Temperatura retal acima de 38 C - Temperatura Axilar ou oral acima de 37,5 C.

Centro

termorregulador, localizado no hipotlamo anterior. Funciona como um termostato. Funo: busca o equilbrio entre produo e perda de calor, prioritariamente pela perda de calor; - visa manuteno estvel da temperatura interna em torno de 37 C. Na febre, o termostato reajustado sendo a termorregulao (set point) reajustado para um nvel superior.

Infeces bacterianas ou virais: gripe, resfriado, HIV, malria, mononucleose, faringite estreptoccita (dor de garganta), catapora, sarampo, caxumba, entre outras; Inflamaes localizadas: furnculos, acne, abscessos dentrios, etc; Leso tecidual: decorrente de grandes e pequenas cirurgias, extraes dentrias, infarto, hemlise; Reao adversa a medicamentos e vacinas; Problemas relacionados ao metabolismo como gota; Processos tromboemblicos.

Deve ser ressaltada, que no so somente as doenas infecciosas as causadoras de elevao trmica. Os germes e os parasitas so as causas
mais freqentes de febre.

Tambm pode ser causada por distrbios no prprio crebro ou por substncias txicas que influenciam os centros termorreguladores. Muitas protenas ou seus produtos de hidrlise, alm de outras substancias txicas, como toxinas bacterianas, podem provocar elevao do ponto de ajuste do termostato hipotalmico. Quando o ponto de ajuste do termostato hipotalmico elevado a um nvel mais alto que o normal, todos os mecanismos de elevao da temperatura corporal so postos em ao, inclusive os mecanismos de conservao e de aumento da produo de calor.

* aumentar a mobilidade dos leuccitos; * elevar a eficincia dos leuccitos; * diminuir os efeitos das endotoxinas; * elevar a proliferao das clulas T; * elevar a atividade da interferona.

Diminuio

do rendimento cardaco; Comprometimento pulmonar intenso; Convulses febris; Leso cerebral*;

verdade, parte de uma sndrome (sndrome febril) na qual, alm de elevao da temperatura, ocorrem vrios outros sintomas e sinais, cujo o aparecimento e intensidade variam em relao direta com a magnitude da hipertemia, destacando-se :

A febre no apenas um sinal, constituindo, na

Cefalia

Taquipnia

Taquifisgmia

Inapetincia

Astenia

Taquicardia

Dor no corpo

Oligria

Convulses

Calafrios

Sudorese

Confuso mental

Nuseas

Vmitos

Caractersticas semiolgicas da febre:

Incio Intensidade Durao

Modo de evoluo
Trmino

Referncia o nvel da temperatura axilar:


Febre leve ou febrcula: at 37,5C Febre moderada: de 37,5 a 38,5C Febre alta ou elevada: acima de 38,5C

TEMPERATURA NORMAL

ORAL: 35,80C-37,20C
RETAL: 36,20C-380C AXILAR:35,90C-36,70C

A intensidade da febre depende da sua causa e da capacidade de reao do organismo. Pacientes em mal estado geral, os indivduos chocados e as pessoas idosas podem no apresentar febre quando acometidos de processo infeccioso.

LOCAL

VANTAGENS

DESVANTAGENS

Axila

Acesso fcil e seguro. Pouco risco de traumatismo psicolgico.

Influenciado facilmente por temperatura ambiente e fluxo de ar. Perodo de tempo grande para obteno do resultado exato.

Reto

No diretamente influenciado pela Ingesto de lquidos quentes ou frios, temperatura ambiente, etc. Fidedignidade dos resultados. Menos tempo de verificao que os outros mtodos.

Contra indicado em pacientes com diarria, doenas do reto e submetidos a cirurgias retais. Risco de traumatismo psicolgico. Risco de danos mucosa retal. Difcil colocao. Estimula a evacuao.

Boca

Fcil acesso. Fcil colocao. Leitura em menor tempo que a temperatura. axilar.

No pode ser usado em crianas pequenas pelo risco de morder e quebrar o termmetro. Contra indicado em afeces ou cirurgias orais. Sofre interferncia de vrios fatores, como Ingesto de lquidos quentes e frios, oxigenoterapia .

Febre contnua: Aquela que permanece sempre acima do normal, com variaes de at 1C e sem grandes oscilaes. Exemplos: febre tifide e pneumonia.

Registram-se picos muitos altos intercalados por temperaturas baixas ou perodos de apirexia. No h qualquer carter cclico nestas variaes. Mostram-se totalmente imprevisveis e so bem evidenciadas quando se faz a tomada da temperatura vrias vezes ao dia. Exemplo tpico a septicemia. Nos abscessos pulmonares; No empiema vesicular; Na tuberculose; E na fase inicial da malaria.

Caracteriza-se por perodo de temperatura normal que dura dias ou semanas at que seja interrompida nos perodos de temperatura elevada. Durante a fase de febre, no h grandes oscilaes.

Brucelose; Doena de Hodgkin; outros linfomas.

Quando a febre desaparece subitamente. Neste caso costumam ocorrer sudorese profusa e prostrao. Exemplo tpico: Acesso malrico.

Material: termmetro de mercrio. Higienizao do Termmetro: Deve ser lavado com gua e sabo a cada uso, secado e colocado em soluo anti-sptica. Cada criana hospitalizada deve possuir o seu prprio termmetro, guardado em recipiente individual. Antes da tomada de temperatura a coluna de mercrio deve ser baixada at o nvel mnimo.

PROCEDIMENTO: Lavar as mos; Preparar o material; Explicar o paciente o que vai fazer; Desinfetar o termmetro com bola de algodo embebido em lcool a 70% da extremidade ao bulbo; Secar o Termmetro com bolas de algodo seco; Descer a coluna de mercrio abaixo de 35 graus; Enxugar a axila do paciente com gaze; Colocar o Termmetro com a extremidade do bulbo no pice da axila, posicionando-o perpendicularmente a parede medial da axila; Pedir para o paciente comprimir o brao de encontro ao trax, com a mo na direo do ombro oposto; Aguardar 03 a 05 minutos; Proceder a leitura; Refazer a limpeza do termmetro;

febre no precisa necessariamente ser tratada. Febre um sinal de que h algo errado no organismo, e pode ser usada como acompanhamento. Pacientes com febre so orientados a manter-se adequadamente hidratados. O tratamento medicamentoso utilizado para baixar a febre devido ao desconforto que ela provoca.

MEDICAO
*ACIDO ACETIL SALICLICO
DIPIRONA IBUPROFENO

ORIENTAO
*Contraindicado para crianas e adolescentes que tenham algum tipo de infeco viral (Sndrome de Reye)
Contraindicao em caso de suspeita de dengue. Concentrao de 600mg so de venda e uso sob prescrio mdica. Hepatotoxicidade

PARACETAMOL

Pacientes Crianas

idosos e cardacos.

Hiperpirexia

(42 C) Interao alimento-frmaco Diminuio da dose do frmaco absorvida Causando efeito clnico indesejvel por dose insuficiente de medicamentos.

AGRADECEMOS

A ATENO DE TODOS!

Вам также может понравиться