Вы находитесь на странице: 1из 11

2

srie

A dialtica considerada como a mais elaborada forma de filosofia. Dialtica

Do grego dialetik

debate

O debate a arte da negao.

Arte de discutir; Arte do dilogo; A discusso funciona no somente com os outros, mas tambm conosco prprio Considerada o mtodo filosfico por excelncia.

um mtodo de dilogo; Cujo foco a contraposio e contradio de ideias que leva a outras ideias; O conceito de dialtica, porm, utilizado por diferentes doutrinas filosficas e, de acordo com cada uma, assume um significado distinto.

Zeno de Eleia considerado o fundador da dialtica por questionar a origem do Ser; Para Plato, a dialtica sinnimo de filosofia, o mtodo mais eficaz de aproximao entre as ideias particulares e as idias universais ou puras; Plato considera que apenas atravs do dilogo o filsofo deve procurar atingir o verdadeiro conhecimento, partindo do mundo sensvel e chegando ao mundo das ideias.

Aristteles define a dialtica como a lgica do provvel, do processo racional que no pode ser demonstrado. "Provvel o que parece aceitvel a todos, ou maioria, ou aos mais conhecidos e ilustres; Para o alemo Kant, a dialtica uma iluso, pois baseia-se em princpios que so subjetivos

O mtodo dialtico possui vrias definies, tal como a HEGELIANA, a MARXISTA ;

Para alguns, ela consiste em um modo esquemtico de explicao da realidade que se baseia em oposies e em choques entre situaes diversas ou opostas;

Diferentemente do mtodo causal, no qual se estabelecem relaes de causa e efeito entre os fatos (ex: a radiao solar provoca a evaporao da gua, esta contribui para a formao de nuvens, que, por sua vez, causa as chuvas); o modo dialtico busca elementos conflitantes entre dois ou mais fatos para explicar uma nova situao decorrente desse conflito.

A dialtica hegeliana idealista, aborda o

movimento do esprito.

A dialtica marxista um mtodo de anlise da realidade, que vai do concreto ao abstrato e que oferece um papel fundamental para o processo de abstrao.

At hoje no foi definido quem teria sido o fundador da dialtica; Alguns acreditam que tenha sido Scrates, e outros, assim como Aristteles, acreditam que tenha sido Znon de Ela; Na Grcia Antiga, a dialtica era considerada a arte de argumentar no dilogo; Atualmente considerada como o modo de pensarmos as contradies da realidade, o modo de compreendermos a realidade como essencialmente contraditria e em permanente transformao.

Desde a Grcia Antiga, a dialtica sempre encontrou quem fosse contra, como Parmnides; Herclito foi o pensador dialtico mais radical da Grcia Antiga. Para ele, os seres no tm estabilidade nenhuma, esto em constante movimento, modificando-se. Na poca, os gregos preferiram acreditar na metafsica de Parmnides, a qual pregava que a essncia do ser imutvel, e as mudanas s acontecem na superfcie

Вам также может понравиться