Вы находитесь на странице: 1из 26

Profa. Kassandra Brito de Carvalho kassandra@uniabc.

br

a cincia que estuda o tratamento da informao de modo automtico. informao automtica. Esse neologismo foi criado na Frana em abril de 1966, como alternativa a information science. Em seguida popularizou-se o termo informatic.

Cincia da Computao

Cincia da Informao

Informtica Teoria dos Sistemas Ciberntica

Cincia da Computao preocupa-se com o processamento de dados, abrangendo a arquitetura das mquinas e as respectivas engenharias de software (programao). Cincia da Informao volta-se ao trato da informao, notadamente no tocande de seu armazenamento e a sua veiculao. Teoria dos Sistemas sugere a soluo de problemas a partir da conjugao dos elementos capazes de levar a objetivos pretendidos. Ciberntica preocupa-se com a busca da eficcia, atravs de aes ordenadas sob convenientes mecanismos de automao.

informtica, ferramenta indispensvel ao desenvolvimento tcnico e cientfico, suporte da modernizao em todas as reas de atividade, cabe a tarefa de coletar, tratar e disseminar dados, sua matria-prima, gerando informao.
Dados elementos conhecidos de um problema. Informao um conjunto estruturado de dados, transmitindo conhecimento.

Os sistemas de aferio ou medio podem ser classificados em dois grandes grupos:


Sistemas analgicos Sistemas digitais

Nos sistemas analgicos, converte-se a manifestao do fenmeno que se quer aferir, em algum tipo de sinalizao visual que se comporte analogamente. Nos sistemas digitais mede-se com determinada frequencia o estado; e os resuladosso sempre traduzidos por dgitos.

O computador analgico representa variveis por meio de analogias fsicas. O computador digital; processa informaes representadas por combinaes de dados discretos ou descontnuos.

Os computadores analgicos so usados principalmente em laboratrios de pesquisa e para aplicaes cientficas e tecnolgicas, enquato os computadores digitais tm emprego mais generalizado em bancos, comrcio, indstria e empresas de modo geral.

O computador cientfico destinado ao processamento de clculos e pesquisas cientficas, onde so requeridos resultados de maior preciso. Processa grande volume de dados e pequena quantidade de entrada e sada de dados. O computador comercial caracteriza-se por permitir o trato rpido e seguro de problemas que comportam grande volume de entrada e sada de dados.

Os sistemas de 1 gerao, construdos aproximadamente entre 1946 e 1956, tinham circuitos a vlvulas, e seus tempos de operao interna mediam-se em milissegundos. Os sistemas de 2 gerao tinham circuitos eletrnicos transistorizados, e seus tempos de operao mediam-se em microssegundos.

Os sistemas de 3 gerao aparecem por volta de 1967. Utilizam circuitos integrados e tempos de operao interna da ordem de nanosegundos.

Os sistemas mais modernos de 4 gerao so o resultado do mais alto grau de avano na rea da microeletrnica. Eles utilizam a tecnologia de circuitos integrados em escala superiores de integrao, e seus tempos esto na ordem dos picossegundos.

1 gerao 1946 2 gerao

Circuitos eletrnicos a vlvula Operaes internas em milissegundos Circuitos eletrnicos transistorizados Operaes internas em microssegundos Circuitos integrados (SSI e MSI) Operaes internas em nanossegundos Tecnologia de firmware Integrao em escalas superiores (LSI, VLSI, ULSI) Chips Operaes internas em picossegundos

3 gerao

4 gerao

Escalas de Integrao

Quantidade de elementos por Chip

Integrao em pequena escala (SSI) Integrao em mdia escala (MSI)


Integrao em grande escala (LSI)

Menos de 10 10 a 100
100 a 5.000

Integrao em muito grande escala (VLSI) 5.000 a 50.000 Integrao em supergrande escala (SLSI) Integrao em ultragrande escala (ULSI) 50.000 a 100.000 Mais de 100.000

Vlvula Dispositivo que conduz a corrente eltrica num s sentido. (possui 3 componentes bsicos: catodo, anodo e grade). Transistor Amplificador de cristal, inventado nos Estados Unidos em 1948, para substituir a vlvula. Circuito Integrado Circuito eletnico constitudo de elevado nmero de componentes arrumados em um chip de poucos centmetros ou milmetros quadrados.

Chip Uma pastilhadesemicondutor (por exemplo, silcio) onde se monta um circuito integrado. Firmware Programa (ou software de modo geral) armazenado em chip. Milissegundo A milsima parte um segundo (10-3 s). Microssegundo - A milionsima parte um segundo (10-6 s). Nanossegundo - A bilionsima parte um segundo (10-9 s). Picossegundo - A trilionsima parte um segundo (1012 s).

Um sistema de computador integrado pelo hardware e pelo software. O hardware o equipamento propriamente dito, incluindo perifricos de entrada e sada; a mquina, seus elementos fsicos: gabinete, placas, fios, componentes geral. O software constitudo pelos programas que lhe permitem atender s necessidades dos usurios.

MEMRIA PRINCIPAL
Envio dos dados para serem processados Obterno dos resultados requeridos

Processamento

ENTRADA (Input)

U C P

SEO DE CONTROLE

SEO ARITMTICA E LGICA

(Output)

SADA

Em qualquer atividade humana, verifica-se que a resoluo dos problemas consiste em uma srie de tarefas, das quais as fundamentais so: decidir o que e como fazer e executar as operaes. A todas as atividades que, a partir de dados conhecidos, atravs de processamento, conduzem a resultados procurados, com ou sem emprego de qualquer equipamento auxiliar, podemos denominar atividades de processamento de dados.

ENTRADA

PROCESSAMENTO

SADA

Intruo comando que define uma operao a ser executada.

Programa conjunto de instrues, ordenadas logicamente, visando a determinado fim.

Processamento de dados descentralizado


Cada agncia possui controle local sobre os recursos que lhe dizem respeito, conservando os dados prximos s suas fontes. Esse procedimento faz com que, muitas vezes, a gerncia geral no tenha condies de acesso a informaes de interesse, dentro de um tempo em que prtico esperar por elas.

Processamento centralizado
O advento do teleprocesamento tornou possvel ganhos significativos com o controle centralizado do planejamento de processamento de dados. proporo que as aplicaes se tornam mais volumosas e complexas, esse procedimento, no entanto, gerou um custo muito elevado resultante da necessria expanso do sistema central e, por outro lado, causou conflitos entre reas, resultantes do estabelecimento de prioridades aos diversos segmentos da organizao.

Processamento distribudo
Nessa modalidade, caracterstica dos anos 80, a empresa estabelece uma rede de processamento interligando suas diversas agncias, com os seguintes aspectos principais; Terminais que permitem entrada, acesso e consistncia de dados e de informaes, em cada agncia. Armazenamento e processamento local dos dados referentes s aplicaes especficas da agncia ou setor. Comunicao de dados entre os computadores da rede. Um computador da rede eleito como Central, para efeito de fornecimento de relatrios gerenciais nos prazos solicitados.

Grande distribuio de processamento Nos anos 90, estabelecendo competente malha de comunicao, base necessria moderna administrao, as empresas estrturam redes locais nas agncias e as interligam, formando grandes redes corporativas de total abrangncia.
As redes locais - LAN Local Area network passaram a gozar de compatibilidades com os sistemas de comunicao de dados de maiores abrangncias geogrficas (MAN Metropolitan Area network e WAN Wide Area Network).

Cada ponto pode ser contemplado com equipamento respectiva necessidade, graas variedade de microcomputadores, capazes de prover variada gama de necessidades.

O Downsizing um fonnemo de substituio dos grandes computadores por workstations materializados por microcomputadores nos diversos rgos da empresa, proporcionando o crescente uso das redes locais.

O downsizing, as Intranets e a, cada vez mais densa, rede de comunicao digital comunitria usada, em alguns casos, como soluo econmica na interligao de agncias de uma organizao caracterzam a forma corrente do processamento empresarial moderno. O CPD Centro de processamento de dados foram substitudos por estruturas mais eficientes denomindadas Centro de informaes (CI) onde, hoje se encontram profissionais voltados a dar suporte s atividades de informtica que se desenvolvem em todos os segmentos da empresa.

BANCO DE DADOS GERAL

BANCO DE DADOS LLOCAL

ARQUIVOS DE PROGRAMAS

ADMINISTRAO DE DADOS

DESENVOLVIMENTO CONVENCIONAL DE PD

TERMINAIS

VELLOSO, F. de C. Informtica: conceitos bsicos. 7. ed. Rio de Janeiro : Campus, 2004.

Вам также может понравиться