Вы находитесь на странице: 1из 17

Perda Auditiva Induzida Pelo Rudo

Anatomia do Ouvido O ouvido consiste em trs partes bsicas o ouvido externo, o ouvido mdio, e ouvido interno.

Perda Auditiva Induzida Pelo Rudo


Perda da audio, por leso do ouvido interno, provocada pela exposio ao rudo ou vibrao existentes nos ambientes de trabalho.

Nomes Alternativos
Surdez Ocupacional Perda Auditiva Induzida pelo Rudo (PAIR)

Cada parte serve para uma funo especfica para interpretar o som.
O ouvido externo serve para coletar o som e o levar por um canal ao ouvido mdio. O ouvido mdio serve para transformar a energia de uma onda sonora em vibraes internas da estrutura ssea da ouvido mdio e finalmente transformar estas vibraes em uma onda de compresso ao ouvido interno. O ouvido interno serve para transformar a energia da onda de compresso dentro de um fluido em impulsos nervosos que podem ser transmitidos ao crebro. As trs partes do ouvido podem ser vistas abaixo.

O Ouvido Externo
Consiste da orelha e um canal de aproximadamente dois cm. A orelha serve para proteger o ouvido mdio e prevenir danos ao tmpano. A orelha tambm canaliza as ondas que alcanam o ouvido para o canal e o tmpano no meio do ouvido. Devido ao comprimento do canal, ele capaz de amplificar os sons com freqncias de aproximadamente 3000 Hz. medida que o som propaga atravs do ouvido externo, o som ainda est na forma de uma onda de presso, que uma seqncia alternada de regies de presses mais baixas e mais altas. Somente quando o som alcana o tmpano, na separao do ouvido externo e mdio, a energia da onda convertida em vibraes na estrutura ssea do ouvido.

O Ouvido Mdio
O ouvido mdio uma cavidade cheia de ar, consistindo na bigorna e trs pequenos ossos interconectados - o martelo, a bigorna e o estribo. O tmpano uma membrana muito durvel e bem esticada que vibra quando a onda a alcana. Como mostrado acima, uma compresso fora o tmpano para dentro e a rarefao o fora para fora. Logo, o tmpano vibra com a mesma freqncia da onda. Como ela est conectada ao martelo, os movimentos do tmpano colocam o martelo, a bigorna, e o estribo em movimento com a mesma freqncia da onda. O estribo conectado ao ouvido interno. Assim, as vibraes do estribo so transmitidas ao fluido do ouvido mdio e criam uma onda de compresso dentro do fluido. Os trs pequenos ossos do ouvido mdio agem como amplificadores das vibraes da onda sonora. Devido vantagem mecnica, os deslocamentos da bigorna so maiores do que a do martelo. Alm disso, como a onda de presso que atinge uma grande rea do tmpano concentrada em uma rea menor na bigorna, a fora da bigorna vibrante aproximadamente 15 vezes maior do que aquela do tmpano. Esta caracterstica aumenta nossa possibilidade de ouvir o mais fraco dos sons. O ouvido mdio uma cavidade cheia de ar que conectada ao tubo de Eustquio e boca. Esta conexo permite a equalizao da presso das cavidades cheias de ar do ouvido. Quando esta passagem fica congestionada devido a um resfriado, a cavidade do ouvido impossibilitada de equalizar sua presso; isto frequentemente leva a dores de ouvido e outras dores.

Recapitulanndo

FISIOLOGIA DO OUVIDO
A onda sonora funciona como as ondas do mar, porm, ao invs de moverem a gua, movem o ar. Esta vibrao do ar ao alcanar o tmpano, movimenta o sistema tmpano-ossicular, que ir amplificar em 60dB este som e transmiti-lo orelha interna. Na orelha interna o som decodificado, nas diversas freqncias e enviado ao crebro, para a nossa percepo. Tudo isso em milsimos de segundo e ocorrendo continuamente. Para que este sistema funcione perfeitamente necessrio que a presso do ar na orelha mdia seja igual presso do meio externo. O ar presente na orelha mdia constantemente absorvido pela circulao sangunea. A tuba auditiva responsvel pela reposio deste ar, sempre que engolimos ou bocejamos; principalmente em situaes de variao de presso externa, como em viagens para as serras, vos e mergulhos em profundidade. A principal funo da orelha externa proteger o tmpano e a orelha mdia, por isso muitas vezes esta estrutura tortuosa. J a fisiologia do equilbrio bastante complexa e envolve outros sistemas, sendo melhor apresent-la num captulo parte .

Incidncia
A surdez induzida pelo rudo , atualmente, uma das doenas profissionais mais freqentes no Brasil, respondendo por cerca de metade dos casos de doenas profissionais registradas no pas. Embora o rudo ocorra nas mais variadas atividades produtivas, a maior exposio ocupacional ocorre nos setores metalrgico, mecnico, grfico, txtil, qumico-petroqumico, alimentos, bebidas e de transportes.

Notificao da Surdez Profissional


Considera-se doena profissional, com obrigatoriedade de notificao Previdncia Social atravs da emisso da Comunicao de Acidentes de Trabalho - CAT, toda alterao do limiar auditivo que supere o valor de 25 decibis, desde que apresente histria ocupacional e traado audiomtrico compatveis: exposio a rudo e alteraes no audiograma que se iniciam e so mais acentuadas nas freqncias altas (6000, 4000 e 3000).

LEGISLAO
As Normas Regulamentadoras (NR) brasileiras indicam como prejudicial o rudo de 85 dBA (decibeis, medidos na escala A do aparelho medidor da presso sonora) para uma exposio mxima de 8 horas por dia de trabalho. Sabe-se que sons acima dos 65 dB podem contribuir para aumentar os casos de insnia, estresse, comportamento agressivo e irritabilidade, entre outros. Nveis superiores a 75 dB podem gerar problemas de surdez e provocar hipertenso arterial.

O Ministrio do Trabalho dispe de quatro Normas que, de alguma forma, tratam do problema do rudo e das vibraes:

NR6 - Equipamento de Proteo Individual - EPI;


NR7 Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional PCMSO; NR15 - Atividades e Operaes Insalubres; e NR17 - Ergonomia (item 17.5.2).

Na zona rural os rudos e as vibraes so mais intensamente sentidos nos casos de trabalhos com:

tratores; motosserras; ferramentas manuais; e silos e armazens. Para se ter uma idia, pesquisa feita na Universidade de Viosa MG com trator MF mod.265 4x2 TDA de 65 CV e 2000 rpm fabr.1987 tracionando arado com 3 discos de 26 pol. de diam., produziu rudo variando de 94 a 98 dBA.

CUIDADOS COM OS OUVIDOS

NO SE DEVE USAR COTONETES DENTRO DO CANAL AUDITIVO! EVITAR AMBIENTES MUITO RUIDOSOS E SONS EM VOLUME MUITO ELEVADO! EVITAR AUTOMEDICAO

Вам также может понравиться