Вы находитесь на странице: 1из 12

Grupo: Allan Frana Victor Cezar Adriel Morgado

O trabalho busca a compreenso do que destilao simples, como funciona e o entendimento de suas aplicaes prticas no cotidiano.

O processo de destilao foi introduzido, na Europa Ocidental, pelos rabes atravs do norte da frica. Na poca, a tcnica despertou interesse dos alquimistas e dos monges. O termo destilao corresponde separao das substncias volteis presentes no vinho, inicialmente transformadas em vapor e depois condensadas. A operao conseguida atravs do calor, necessrio para evaporar, e do frio para condensar.

http://www.webmastertalkforums.com/attachments/a sk-me/1767d1312329854-ask-me-lowrider-sti-funnydate-girl-guy-true-story-meme-jpg

um processo que permite a separao de um lquido de uma substncia no voltil (tal como um slido), ou de outro(s) lquido(s) que possui(em) uma diferena no ponto de ebulio maior do que cerca de 80o C. um mtodo rpido de destilao, e deve ser usado sempre que possvel - uma tcnica rpida, fcil e, se respeitado seus limites, eficaz.

http://1.bp.blogspot.com/-Y-VoWWj9_SQ/TdAKOTJlG2I/AAAAAAAAAqM/XzVTUSiJWts/s1600/processo-dedestilacao-556.jpg

Bico de Bunsen: aparelho que realiza o aquecimento; Balo de destilao: onde a mistura aquecida; Condensador: os vapores produzidos por esse aquecimento passam pelo condensador onde so resfriados e transformados em lquido novamente atravs do processo de liquefao. A parte slida da mistura no se evapora, pois no voltil, sendo assim permanece no balo de destilao; Frasco coletor: onde se recolhe o lquido. Termmetro: utilizado para aferir com preciso a temperatura da mistura

A soluo colocada em um balo de destilao, feito de vidro com fundo redondo e plano, que esquentado por uma chama. A boca do balo tampada com uma rolha, junto com um termmetro. O balo possui uma sada lateral, inclinada para baixo, na sua parte superior. Nessa sada acoplado o condensador. O condensador formado por um duto interno, onde em volta desse duto passa gua fria corrente. Esse duto desemboca em um bquer ou erlenmeyer.

http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/08/destilacao-simples.gif

A soluo no balo esquentada, at que o lquido com menor ponto de ebulio comece a evaporar. Ao evaporar, ele s tem o condensador como caminho a seguir. As paredes do condensador so frias, pois a sua volta passa gua fria. Ao entrar em contato com essas paredes frias, o vapor se condensa, retornando ao estado lquido. Aps algum tempo, todo o lquido de menor ponto de ebulio ter passado para o bquer, e sobrar a outra substncia, slida, no balo de vidro.

Entre as aplicaes conhecidas para a destilao simples, as duas mais famosas so:

Dessalinizao da gua do mar: a gua salgada aquecida at o seu ponto de ebulio(100C),quando de transforma em vapor de gua,depois passa por um condensador onde condensa,formando-se assim gua "doce". Destilao de bebidas alcolicas: A bebida feita pela condensao dos vapores de lcool que escapam mediante o aquecimento de um mosto fermentado. Como o ponto de ebulio do lcool menor que o da gua presente no mosto, o lcool evapora, dando-se assim a separao da gua e o lcool. O vapor que escapa da mistura aquecida capturado por uma serpentina refrigerada que o devolve ao estado lquido.

Assim explicamos como ocorre a separao de uma mistura homognea de slido e lquido. Suas aplicaes prticas podem ser vistas, por exemplo, na destilao do lcool para a fabricao de bebidas. um importante processo.

http://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/destilacao-simplesfracionada.htm; http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Vinho/SistemaPr oducaoDestiladoVinho/destilacao.htm; http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-geral/destilacao-simples; http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070405055416AAgCXA L; http://pt.wikipedia.org/wiki/Destila%C3%A7%C3%A3o; http://www.infoescola.com/quimica/destilacao-simples/; http://www.youtube.com/watch?v=ZaUMDlkjn1M

Sobre a destilao de bebidas alcolicas:


http://www.copper-alembic.com/distillation_history.php?lang=en http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Vinho/SistemaPr oducaoDestiladoVinho/destilacao.htm (vinhos)

Вам также может понравиться