Вы находитесь на странице: 1из 16

Fica definido um mecanismo de desenvolvimento limpo

O objetivo do mecanismo de desenvolvimento limpo deve ser assistir s Partes no includas no Anexo I para que atinjam o desenvolvimento sustentvel e contribuam para o objetivo final da Conveno, e assistir s Partes includas no Anexo I para que cumpram seus compromissos quantificados de limitao e reduo de emisses, assumidos no Artigo 3. As Partes no includas no Anexo I beneficiar-se-o de atividades de projetos que resultem em redues certificadas de emisses; e (b) As Partes includas no Anexo I podem utilizar as redues certificadas de emisses, resultantes de tais atividades de projetos, para contribuir com o cumprimento de parte de seus compromissos quantificados de limitao e reduo de emisses, assumidos no Artigo 3, como determinado pela Conferncia das Partes na qualidade de reunio das Partes neste Protocolo.

Apesar de no ser txico, devido sua baixa concentrao de monxido de carbono (inferior a 0,1%), o biogs pode apresentar-se corrosivo em funo da presena de sulforeto de hidrognio (H2S) que pode atacar cobre, lato e ao, dependendo da concentrao. Alm do H2S, o amonaco e o vapor dgua (depois de condensados) podem ser corrosivos (CORTEZ et. al, 2007). Dentre as metodologias existentes para remoo de H2S, pode-se citar o uso de limalha de ferro oxidado que, ao entrar em contato com o H2S produz Fe2O3. J a remoo de CO2 pode ser facilmente conseguida de duas formas: reagindo-o com cal hidratado [Ca(OH)2] produzindo carbonato de clcio (CaCO3) que possui valor comercial e, submetendo o CO2 lavagem com gua sob presso e, conseqente absoro do gs e formao de H2CO3 (cido carbnico) (CORTEZ et. al, 2007). O sistema de purificao do biogs

A remunerao tem oscilado entre 6 e 16 euros por tonelada de CO2e. A ttulo de comparao, no primeiro semestre de 2006 os crditos de carbono foram vendidos por 8,95 euros no mercado regulado pela UNFCCC e a 5,9 euros no mercado voluntrio (ROBERTO, 2007b apud Szymaski, 2008)

O uso do biogs gera problemas em virtude da presena de H2S dentre os quais podemos destacar aqueles relacionados : Segurana, pois um vazamento pode resultar em mortes; Natureza corrosiva do cido sulfdrico o que faz aumentar a necessidade de manuteno de caldeiras e mquinas e conseqente diminuio considervel de sua vida til dos mesmos, pois o cido sulfdrico tambm pode acidificar o leo lubrificante dos equipamentos, necessitando de trocas com mais freqncia; Emisso de xidos de enxofre pela queima de H2S

O primeiro projeto de MDL aprovado pela ONU foi o Nova Gerar, um aterro sanitrio, em Nova Iguau (RJ), que usa o gs metano liberado na decomposio do lixo para produzir energia eltrica (IZIQUE, 2006).

O seu poder calorfico de 14,9 a 20,5 MJ/ m3, aproximadamente 5800 kcal/m3 (MUYLAERT, 2000).apud Garcilasso et al,

Atividades de captura de emisses realizadas nos pases em desenvolvimento podem gerar certificaes negociveis. Como exemplo as entidades brasileiras que congregam plantadores comerciais de bambu o bambu tem eficincia comprovada na captura de dixido de carbono tm estimulado seus membros a buscarem a certificao. No caso uma empresa espanhola que no tenha meios de alcanar sua meta mxima para no ter que pagar as pesadas multas ambientais pode comprar crditos de um plantador de bambu no Brasil via o mercado institucional para negociao destas licenas.

Exemplo de projetos: Holanda financia usina eltrica movida a biomassa, com potencial de 8 MW de energia gerada a partir da queima da casca de arroz no Rio Grande do Sul. A Bioheat International (trader holandesa) negociou os crditos de carbono com a Josapar e com a Cooperativa Agroindustrial de Alegrete no valor de cinco dlares por tonelada de carbono. A Holanda pas integrante do Anexo 1 da Conveno e pretende atingir metade das metas de redues internamente e a outra metade no exterior (www.diariopopular.com.br, 2004); Projetos de aproveitamento do gs metano liberado por lixes das empresas: Vega, de Salvador (BA), e Nova Gerar, de Nova Iguau (RJ). O gs metano canalizado e aproveitado para gerar energia, deixando de ser liberado na atmosfera naturalmente pela decomposio do lixo. Apesar do gs ser o metano, a reduo de emisses calculada em dixido de carbono: 14 milhes de ton de CO2 em 16 anos para a Vega e 14 milhes de ton de CO2 para a Nova Gerar em 21 anos. Esses dois projetos so oficialmente os dois primeiros aprovados pelo governo brasileiro sob as regras do MDL (www.oestadao.com.br, 2004); Projeto Carbono Social, localizado na Ilha do Bananal (TO), esse projeto rene as qualidades de seqestro de carbono em sistemas agroflorestais, conservao e regenerao florestal com enfoque principal no desenvolvimento sustentvel da comunidade. A princpio o projeto no pretendia reivindicar crditos de carbono e foi financiado pela instituio britnica AES Barry Foundation e implementado pelo Instituto Ecolgica. A meta inicial de conservao do estoque e seqestro de carbono era de 25.110.000 ton de C em 25 anos, mas pela no concretizao de parcerias esse estoque de C foi drasticamente reduzido( Fixao de Carbono: atualidades, projetos e pesquisas, 2004; Carbono Social, agregando valores ao desenvolvimento sustentvel, 2003); Projeto Plantar, primeiro projeto brasileiro do Fundo Prottipo de Carbono. Com cunho comercial, essa empresa de reflorestamento nasceu com incentivos de plantao de eucalipto no fim dos anos sessenta e mais tarde para aproveitar a matria prima entrou para o setor siderrgico. Seus crditos so provenientes da substituio de uso do carvo mineral para vegetal, melhoria dos fornos de carvo pela reduo da emisso do metano e reflorestamento de 23.100 hectares com eucalipto, totalizando 3.5 milhes de ton de C.

Para que um projeto resulte em redues certificadas de emisses RCEs, as atividades de projeto do MDL devem, necessariamente, passar pelas etapas do ciclo do projeto, que so sete: elaborao de documento de concepo de projeto (DCP), usando metodologia de linha de base e plano de monitoramento aprovados; validao (verifica se o projeto est em conformidade com a regulamentao do Protocolo de Quioto); aprovao pela Autoridade Nacional Designada AND, que no caso do Brasil a Comisso Interministerial de Mudana Global do Clima - CIMGC (verifica a contribuio do projeto para o desenvolvimento sustentvel); submisso ao Conselho Executivo para registro; monitoramento; verificao/certificao; e emisso deunidades segundo o acordo de projeto. A elaborao do Documento de Concepo de Projeto DCP a primeira etapa do ciclo. Esse documento dever incluir, entre outros elementos, a descrio: da atividade de projeto; dos participantes da atividade de projeto; da metodologia da linha de base; das metodologias para clculo da reduo de emisses de gases de efeito estufa e para o estabelecimento dos limites da atividade de projeto, bem como das fugas; e do plano de monitoramento. Deve conter, ainda, a definio do perodo de obteno de crditos; a descrio das informaes para demonstrar a adicionalidade da atividade de projeto; as informaes sobre impactos ambientais; os comentrios dos atores e informaes quanto utilizao de fontes adicionais de financiamento. Os responsveis por essa etapa do processo so os participantes do projeto

Nmero de Atividades de Projeto no mbito do MDL no mundo

Fonte: MCT (junho/11)

Participao no Total de Atividades de Projeto no mbito do MDL no mundo

Fonte: MCT (junho/11)

7742 projetos do MDL em alguma fase no mundo


499 projetos no Brasil

DISTRIBUIO DO NMERO DE ATIVIDADES DE PROJETO DO MDL NO BRASIL POR ESTADO

Para o alcance das metas de reduo, pelos pases signatrios, o Protocolo inclui trs instrumentos de flexibilizao (BERTUCCI, 2006): - Joint Implementation JI (Implementao Conjunta); - Emissions Trade - ET (Comrcio de Emisses); - Clean Development Mechanism CDM (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo MDL).

Вам также может понравиться