Вы находитесь на странице: 1из 33

Universidade Federal de Campina Grande UFCG DEC/CCT/UFCG Ps-Graduao rea de concentrao: Recursos Hdricos

ESTGIO DOCNCIA
Disciplina: Hidrologia Aplicada

EVAPORAO E EVAPOTRANSPIRAO
Aluna de mestrado: Myrla de Souza Batista

CICLO HIDROLGICO

EVAPORAO

EVAPORAO

Evaporao ou vaporizao:
o processo pelo qual as molculas de gua na superfcie lquida ou na umidade do solo, adquirem energia suficiente (atravs da radiao solar e outros fatores climticos) e passam do estado lquido para o de vapor. Compreende:
Esolo Edireta

umidade

Evaporao da gua contida no solo (umidade)


Evaporao direta da gua de rios, lagos e oceanos, gua interceptada

EVAPORAO
Grandezas caractersticas da evaporao:

Perda por evaporao (E) o volume de gua evaporada por unidade de rea horizontal (expressa em mm) durante um certo perodo de tempo. Intensidade de evaporao(mm/h) a velocidade com que se processa as perdas por evaporao.

EVAPORAO
Importncia da evaporao:

Clculos de perdas de gua em reservatrios e clculos de necessidades de irrigao. Clculo do balano hdrico: Q = P E Operao de reservatrios: Vol, rea = f(cota)
Cota Q

Vol Demandas

rea,Volume

EVAPORAO

Evaporao potencial :
Mxima quantidade de gua que pode evaporar de uma superfcie com disponibilidade de gua para a realizao do processo. Ex: a evaporao da gua da superfcie de rios, lagos e oceanos.

Evaporao Real :
Ocorre a uma taxa inferior taxa potencial devido a deficincia de gua para o processo. Ex: a evaporao gua do solo em uma bacia hidrogrfica.

EVAPORAO
Fatores que influenciam a evaporao:
Temperatura
Presso Atmosfrica

Presso de Vapor Umidade Relativa


Vento Natureza da Superfcie Radiao Solar

EVAPORAO

Temperatura
O aumento da temperatura do ar aquece a superfcie da terra e provoca evaporao das massas lquidas expostas (superfcie) e no interior do solo.

Presso Atmosfrica
Presso exercida pelos vrios gases contidos na atmosfera, inclusive o vapor dgua. Afeta a quantidade de vapor que a atmosfera pode absorver.

EVAPORAO

Presso de vapor
A presso de vapor devida a evaporao da gua e quanto maior for essa presso tanto maior ser a umidade do ar. O valor mximo da presso de vapor dita presso de saturao de vapor, nessas condies o ar dito saturado e no mais absorve umidade.

Umidade Relativa
A razo entre a presso de vapor reinante e a presso de saturao de vapor denominada de umidade relativa: UR = Pv/Psv

EVAPORAO

Vento
O vento tambm responsvel pela evaporao da gua devido transferncia de massa de vapor entre as camadas e sua velocidade interfere na circulao atmosfrica.

Natureza da superfcie
A evaporao depende muito da cobertura do solo pela vegetao. Quanto maior for a rea vegetada, menor a evaporao, pois a vegetao protege o solo.

EVAPORAO

Radiao Solar
Fornecida pelo Sol constitui a energia motora para o prprio ciclo hidrolgico e diretamente afeta a evaporao da gua na superfcie do solo. Trs tipos de radiao solar: Incidente, Refletida e Lquida.
RL= Ri - Rr
Onde: RL = Radiao Lquida ; Ri = Radiao Incidente ou global; Rr = Radiao Refletiva.

EVAPORAO

Radiao Solar
A radiao lquida expressa por
RL= (`1 ) . Ri Onde: o albedo.
Valores do Albedo (Raudkivi, 1979) Superfcie Florestas conferas reas cultivadas gua Solos escuros Solos Argilosos (secos) Solos arenosos (secos)

Albedo 0,1 a 0,15 0,1 a 0,25 0,03 a 0,1 0,05 a 0,2 0,2 a 0,35 0,15 a 0,45

EVAPORAO
Controle da evaporao:

Reduo de reas lquidas expostas (plantas aquticas que reduzem a evaporao); Cortina de vento em pequenas reas (cobertura vegetal); Pequenas reas expostas de lagos e audes favorecidas por fatores geogrficos naturais (gargantas, cnion).

EVAPORAO
Medio da Evaporao
A medio da taxa evaporao de uma superfcie lquida pode ser realizada atravs de aparelhos de medio direta, os evapormetros. Os evapormetros so instrumentos que possibilitam uma medida direta do poder evaporativo da atmosfera, estando sujeitos aos efeitos da radiao, temperatura, vento e umidade. Os evapormetros mais conhecidos so os atmmetros e os tanques de evaporao.

EVAPORAO
Atmmetros
Atmmetros qualquer instrumento de qualquer forma usado para medio ou estimativa de diferentes intensidade de evaporao. (Livingston)

O mais usado o Evapormetro de Pich mede a evapotranspirao potencial, sua superfcie porosa (cermica ou papel de filtro) e embebida em gua.

EVAPORAO
Tanques de Evaporao
So tanques que expem atmosfera uma superfcie lquida de gua permitindo a determinao direta da evaporao potencial diariamente.
O mais utilizado o tipo classe A do U.S. Weather Bureau que um tanque circular galvanizado ou metal equivalente.

EVAPORAO
Tanques de Evaporao
Para se ter a evaporao potencial de superfcies lquidas naturais a partir dos dados medidos pelo tanque classe A , deve-se corrigir os dados pelo coeficiente de correo do tanque: Ep = E x Kt
Onde: Ep = evaporao potencial E = evaporao do tanque classe A Kt = coeficiente do tanque (para a regio nordeste Kt varia entre 0.6 e 1,0; e no semi-rido comum adotar-se Kt = 0,75)

EVAPOTRANSPIRAO

EVAPOTRANSPIRAO

Evapotranspirao:
o processo conjunto da evaporao do solo mais a transpirao das plantas.

EVAPOTRANSPIRAO EVAPORAO TRANSPIRAO

TRANSPIRAO

Transpirao:
o resultado da extrao de gua contida no solo pelas razes das plantas e liberao para a atmosfera pelos poros. a gua que evapora das plantas quando se d o processo de fotossntese, e depende da espcie de cada planta, do seu estgio de crescimento, do meio ambiente e dos fatores climticos (ventos, temperatura, umidade relativa do ar, insolao, etc.).

a evaporao devida ao fisiolgica dos vegetais, isto , as plantas, atravs de suas razes, retiram do solo a gua para suas atividades vitais, e parte dessa gua cedida atmosfera, sob a forma de vapor, na superfcie das folhas.

EVAPOTRANSPIRAO

Evapotranspirao potencial
Perda de gua observada por evaporao e transpirao de uma superfcie natural tal que esteja totalmente coberta e o teor de umidade supere a capacidade de campo . Capacidade de Campo A ETP um conceito bastante utilizado na irrigao, pois define a mxima quantidade de gua para uma planta, sendo funo tambm do seu consumo.

Evapotranspirao real
Perda de gua observada por evaporao e transpirao nas condies reinantes (atmosfricas e de umidade do solo).

EVAPOTRANSPIRAO
Compreende:
1.

Evaporao dos corpos de gua; Evaporao da gua do solo; Evaporao da gua interceptada das plantas;

2.

3.

4.

Transpirao das plantas.

EVAPOTRANSPIRAO
Dependem da:
1.

Disponibilidade de gua se no existir gua para o processo se desenvolver , no haver uma evaporao e nem transpirao; Presena da vegetao se no existir vegetao no ocorrer a transpirao; Radiao solar e ao dos ventos definem o poder de evaporao da atmosfera que condicionada a absorver vapor dependendo da presso reinante

2.

3.

EVAPOTRANSPIRAO
Medio da Evapotranspirao
Para a obteno da taxa de evapotranspirao so utilizados trs tipos de medio:
Medio por Lismetros; Medio pela umidade do solo;

Avaliao pelo Tanque Classe A.

EVAPOTRANSPIRAO
Lismetro
Lismetro consiste em um tanque enterrado com as dimenses mnimas de 1,5 m de dimetro por 1,0 m de altura, no solo, com a sua borda superior 5 cm acima da superfcie do solo. O tanque tem que ser cheio com o solo do local, mantendo a mesma ordem dos horizontes.

No fundo do tanque, coloca-se uma camada de brita coberta com uma camada de areia grossa, que tem a finalidade de facilitar a drenagem dgua que percolou atravs do tanque.
Aps instalado, planta-se grama no tanque e na sua rea externa. Mede-se a EVT pelo balano hdrico, i.e. , P - Q - EVT = S

EVAPOTRANSPIRAO
Medidas de umidade do solo
Sucessivas medidas da umidade do solo permitem, por diferena, estabelecer um valor de evapotranspirao na ausencia de precipitao e/ou irrigao.
W/t = ET +Pp Onde: W a variao de armazenamento (mm); ET a Evapotranspirao (mm/dia);

Pp percolao dgua abaixo do solo (mm/dia);


t o intervalo de tempo (dia).

EVAPOTRANSPIRAO
Tanque Classe A
Os dados do tanque classe A podem ser usados para avaliar a evapotranspirao potencial, corrigindo-os com o coeficiente de cultura Kc:
ETP = (E x Kt) x Kc

Onde os valores de Kc so tabelados para diferentes culturas nos seus vrios estgios de desenvolvimento.
Tabela

Obrigada pela Ateno!


Vamos exercitar?
EXERCCIO

Capacidade de Campo
Esse conceito bastante utilizado no meio agrcola para fins de irrigao.

Umidade prxima a umidade de saturao do solo; geralmente ocorre aps cessada a chuva e o excesso de gua ter sido drenado por gravidade.
Voltar

Ponto de Murcha

O ponto de murchamento define uma umidade muito baixa para a qual as plantas no sobrevivem; EVT=0
Voltar

Coeficiente de Cultivo

Voltar

EXERCCIO
1.

Calcular o volume evaporado em uma irrigao de 1 hectare de feijo em zona rida sabendo que a lmina evaporada no tanque Classe A de 6 mm/dia. Ve = Kc . (E . Kt) . Airr

Вам также может понравиться