Вы находитесь на странице: 1из 17

NADO DE COSTAS

ROSNGELA LINDOSO

ORIGEM DO NADO
Segundo MAGLICHO (1999), o nado de costas evoluiu do nado de peito invertido. O uso da pernada de adejamento nesse estilo que tambm evoluiu por ser mais rpida que a pernada de cunha. Atualmente, o nado de costas muito parecido com o crawl, exceto que realizado numa posio supina.

Segundo PALMER ( ), existem cinco verses diferentes no nado de costas: 1.Nado de costas elementar; 2.Nado de peito invertido; 3.Nado costas ingls ou dupla braada; 4.Nado costas de braada nica; 5.Nado costas de salvamento.

1. Nado de costas Elementar

Deslizamento: Braos lateral e submersos; Recuperao: Mos retas sendo trazidos na direo do peito e estendido lateral no estilo crucifixo. Propulso: partir da completa extenso lateral, palma das mos voltadas para os ps, executam o movimento de arco lateralmente.

2.Nado peito Invertido:

Posio de Braos supina, lateral ao corpo; Deslizamento at uma posio de braos supina estendidas at a cabea; A propulso ocorre na movimentao vigorosa semi-circular dos braos e voltar a lateral do corpo.

3.Nado costas Ingls ou Dupla Braada

Recuperao: braos fora da gua elevados verticalmente os braos so ento estendidos acima da cabea.

Propulso: mesmo movimento do nado peito invertido.

4.Nado costas de braada nica:

Braos recuperados alternadamente acima da gua; Similar recuperao do crawl de costas

5.Nado costas de salvamento

Execuo da pernada.

Fases da Braada
Segundo MAKARENKO, as fases do nado se caracterizam como: Fase de Ataque; Fase de Apoio; Fase de Impulso.

Segundo MAGLICHO (1999), as fases da braada se classificam por cinco fases transitivas; 1-2 Primeira varredura para baixo; 2-3 Primeira varredura para cima; Fases Propulsivas 3-4 Segundo varredura para baixo; 4-5 Segunda varredura para cima; 5-6 Liberao e sada.

PALMER relata basicamente duas fases: Propulsiva: (Agarre, Trao e Empurre);

Recuperao: (Desmanchamento, recuperao e entrada.)

Pernada

PALMER e MAKARENKO relatam apenas uma tcnica de pernada, semelhante ao nado crawl; MAGLICHO relata trs tipos de pernadas; Adejamento: semelhante a do nado crawl; Golfinho: Semelhante a do golfinho, s que realizado na posio supina; Cunha: Pernada do peito.

Sincronizao dos Braos e das Pernas


MAGLICHO, MAKARENKO E PALMER: Os nadadores utilizam de seis tempos em suas provas. Seis pernadas durante cada ciclo de braada.

Posio de corpo

MAKARENKO diz que a posio que o nadador ocupa na gua tem que ser quase horizontal. A cintura escapular coloca-se um pouco acima da plvis e as coxas ficam prximas a superfcie da gua. MAGLICHO, alm da posio horizontal fala tambm sobre o alinhamento lateral e o rolamento do corpo. Para PALMER o peito do nadador deve estar plano e horizontal ao nvel da superfcie da gua com o quadril ligeiramente abaixado , cabea alinhada com o corpo.

Respirao

MAGLICHO e MAKARENKO, concordam sobre a respirao e concluem que ocorre um ciclo que ocorrem um ciclo respiratrio (inspirao e expirao) a cada um ciclo de braada. PALMER diz que a respirao deve ser natural, mas a maioria dos nadadores respiram durante a recuperao de um dos braos.

OBRIGADO!

Вам также может понравиться