Вы находитесь на странице: 1из 34

MEIOS IMPRESSOS

Adequao do formato da mensagem aos meios nos quais ela vai ser veiculada, conservando sempre o conceito.

- ANNCIOS IMPRESSOS EM JORNAIS


H Jornais de todas as tendncias, subdivididos em editorias (cadernos). Uma das principais caractersticas a periodicidade e abrangncia. As virtudes do jornal: apelo universal: indicado para produtos de consumo geral que toda gente compra. maleabilidade ao rpida e intensa controle

Vantagens flexvel, oportuno, boa cobertura local de mercado; ampla aceitao; credibilidade; segmentao atravs do uso de cadernos especficos. Possibilidade de unir a linha editorial a um anncio.

Limitaes

-vida curta; so lidos s pressas; baixa qualidade de reproduo; pequeno nmero de leitores por exemplar; preo muito alto por anncio (ideal comprar pgina e dividir).

Revista Vantagens - alta seletividade demogrfica e geogrfica; credibilidade e prestgio; reproduo de alta qualidade; vida longa ; vrios leitores por exemplar. Limitaes - compra de espao muito antecipada (varejo); sem garantia de colocao (exceto a 4 capa e contracapa); alto custo para pequenos mercados.

Outdoor:
Vantagens - taxa elevada de exposio repetitiva; concorrncia menor; custo baixo; mensagem impactante.

Limitaes - baixa seletividade de audincia; limitaes de criatividade em relao a custo; mnimo de 15 dias inviabiliza varejo.

Em termos de mensagem publicitria, o outdoor e o anncio em jornal ou em revista ocupam lugar de destaque, por se basearem na palavra escrita, que exerce a funo de direcionar o sentido da imagem. Segundo Abraham Moles (1970, p. 18), a medida do valor desses canais dada pela relao outdoor ou anncio X nmero de pessoas convencidas.

O anncio constitui o canal de publicidade por excelncia, estabelecendo uma ligao direta entre a oferta e a procura. De acordo com o veculo (revista ou jornal), a tcnica ser diferente. Um dos fatores que se deve levar em conta, por exemplo, que o papel da revista permite reprodues e fotos de qualidade superior do jornal, favorecendo procedimentos grficos mais sutis e eficazes, como nuanas de cor, tipos de letra e detalhes de foto
.

Alm disso, h uma diferena substancial entre o pblico de cada veculo: o pblico do jornal mais generalizado, incluindo diversas faixas etrias, sociais, econmicas, grupos de interesse, etc., enquanto a revista tem um pblico-alvo diferenciado e especfico.

O outdoor, cartaz de grandes propores posicionado em locais estratgicos, de modo a ser visto por um grande nmero de pessoas que passam de carro, de nibus ou mesmo a p, faz parte da mquina de criar desejos e transformlos em necessidades. Utiliza mensagens curtas e diretas associadas a imagens igualmente simples e fortes para convencer as pessoas a respeito de uma idia ou produto.

O que diferencia o outdoor do anncio a visibilidade a distncia e a sintaxe visual. H dois modos de se apreender a mensagem do outdoor o semntico e o esttico. O primeiro modo o significado explcito que se fundamenta no repertrio dos signos, comum ao emissor e ao receptor e conhecido antes do ato de comunicao, ou seja, antes do nvel consciente.

O segundo modo, a apreenso esttica, fundamentado num conjunto de elementos de percepo, implcitos e subconscientes; tratase de uma sobrecarga afetiva, que provm dos sentidos e instvel: nvel inconsciente.

O outdoor, constitudo de partes, elementos justapostos e desarticulados, representativo da cultura de mosaico, oposta cultura humanstica. Contribui, com sua esttica, para a criao de um ambiente urbano.

A forma tpica de outdoor segue a disposio " americana", como assinala Lagneau (1974, p. 119)- Num movimento em Z, o olho percorre inicialmente a foto, decifra a argumentao e conclui com o smbolo da marca, segundo o esquema:

2/3 1/3

FOTO DO PRODUTO

SLOGAN

ARGUMENTAO VISUAL 1/3

MARCA

Вам также может понравиться