Вы находитесь на странице: 1из 9

IPCop

SOLUO DE FIREWALL

HELENO CABRAL

Firewall

O que um Firewall?
Firewall (em portugus: muro anti-chamas) um dispositivo de uma rede de computadores que tem por objetivo aplicar uma poltica de segurana a um determinado ponto da rede. O firewall pode ser do tipo filtros de pacotes, proxy de aplicaes, etc. Os firewalls so geralmente associados a redes TCP/IP.

Firewall

O que um Firewall?
Este dispositivo de segurana existe na forma de software e de hardware, a combinao de ambos normalmente chamado de "appliance". A complexidade de instalao depende do tamanho da rede, da poltica de segurana, da quantidade de regras que controlam o fluxo de entrada e sada de informaes e do grau de segurana desejado. (Wikipedia, 2011).

Firewall
O que um Firewall?

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Firewall.png

IPCop
IPCop:
O IPCop uma distribuio Linux que possui como principal foco a proteo de redes de pequeno a mdio porte, fazendo isso de maneira facilitada atravs de uma interface web muito intuitiva e funcional. derivado de um projeto de nome Smoothwall e carrega at hoje, apesar de serem projetos desenvolvidos independentemente, grandes similaridades. Essa similaridade certamente determinante para possibilitar que a grande maioria de Add-ons disponibilizados para IPCop tambm se encontrem disponveis para o Smoothwall.

IPCop
Add-ons:
Os Add-ons so disponibilizados por projetos parelelos ao IPCop e varios deles possuem funcionalidades cruciais para melhorar a funcionalidade do software. Abaixo destaca-se alguns desses Add-ons citando suas funes:
Advanced Web Proxy: Adiciona uma srie de funcionalidades ao

servidor Proxy j previamente instalado com o IPCop.

URL filter: Responsvel por adicionar um maior controle no trfego de

rede, com ele possvel bloquear sites por categoria, por domnio, URL ou arquivo, possvel tambm integrar a sistemas de terceiros para atualizar suas listas de categorias, sendo possvel fazer com que o prprio IPCop busque estas atualizaes automaticamente.

IPCop
Add-ons:
BlockOutTraffic (BOT): Este um Add-on muito interessante, e

certamente faz a diferena! Este adiciona funcionalidades como poltica de segurana padro para o trafego de sada, assim pode-se definir quais mquinas tero ou no permisso para executar a tarefa solicitada. Com ele pode-se criar um sistema de controle muito mais efetivo.
VPN j previamente instalada com o IPCop, possui configurao muito intuitiva, alm de possuir clientes para diversas plataformas, inclusive o Windows.

Zerina (OpenVPN): Add-on que acrescenta uma opo a soluo de

Instalando o IPCop

Fonte: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Uso-eficiente-do-IPCOP-firewall

Dvidas!

HELENO CABRAL STT/IFFCA

hcabral@iffca.edu.br

Вам также может понравиться