Вы находитесь на странице: 1из 47

Organizao, Sistemas e Mtodos

Prof. _(Escreva o seu nome aqui)_


Unidade 2

Contedo da
Unidade 2

A Qualidade na Estrutura Organizacional Grficos de Organizao e Controle


Cronograma (Unidade 1) Organograma Funcionograma Fluxograma de Anlise de Processos (Unidade 4)

Modelos de Estruturas Organizacionais Anlise Funcional / Estrutural


Unidade 2

A Qualidade na Estrutura Organizacional


Acredita-se uma empresa ter uma estrutura organizacional de qualidade, se os seus processos estiverem mapeados com objetividade, visando atender aos requisitos de seus clientes, independente do modelo organizacional que estiver adotando.
Presidente
CLIENTE Comercial Servios Adm./Fin.

Vendas
Vista

Faturam.
Prazo

Reviso

Mecnica

Financeiro
Contas Caixa

Administr.

Unidade 2

Fatores a Considerar na
Concepo Estrutural
Uma slida sinergia interdepartamental; Uma abertura ampla e incondicional, junto ao macrossistema de informaes;
Clientes Sociedade Fornecedore s Bancos Acionistas

Empresa

Concorrente s Sindicatos
4

Governo

Unidade 2

Fatores a Considerar na
Concepo Estrutural
Privilegiar (em relao aos recursos e investimentos) as reas que mantm contato direto com os clientes; Eliminar as atividades que no agregam valor para a empresa, terceirizando-as; Utilizar o benchmarketing para a concepo de um modelo de estrutura mais voltado para resultados do que para as funes; Aplicar o downsizing enxugando-a, tornando-a mais simples, gil e interativa, e ainda, diminuindo os nveis de comunicao, facilitando a delegao de autoridade, ampliando os graus de responsabilidade, processando a melhoria contnua e, finalmente, garantindo a qualidade.
Unidade 2
5

Fatores a Considerar na
Concepo Estrutural
Colocar o cliente no topo da pirmide organizacional comandando a empresa; Fazer da hierarquia apenas um referencial de coordenao e no uma ditadura; Fomentar a sinergia em todos os setores de modo que eles se esfor-cem e caminhem para um s objetivo, a satisfao dos clientes; Transformar os fornecedores em aliados, parceiros, respeitando suas obrigaes para com eles; Ser competitivo e enfrentar com profissionalismo e honestidade os seus concorrentes; Valorizar os recursos humanos, motivando-os e desenvolvendo o esprito de equipe. 6 Unidade 2

Metodologia para Avaliao de


Estruturas Organizacionais - MAEO
1 Definio da Misso e do Negcio da empresa 6 Aprovao e implantao

2 Levantamento de dados e informaes

Seleo da alternativa mais vivel

Anlise Funcional / Estrutural

Apresentao de alternativas
7

Unidade 2

Definio da Misso e
do Negcio da Empresa
Antes de iniciar qualquer trabalho de organizao ou de reorganizao de uma empresa, indispensvel que se defina em primeiro plano a sua misso e o seu negcio. Misso a expresso que define e justifica a razo de ser de uma organizao. Ex.: Promover o ensino e a gerao de conhecimento, formando o profissional compromissado com uma sociedade justa. Negcio a sntese de uma proposta que uma empresa deseja oferecer aos seus clientes. Ex.: Ensino, pesquisa e extenso.
Unidade 2
8

Trabalho de Organizao
Informaes Bsicas e Subsidirias
Objetivos econmicos, financeiros, sociais e polticos de empreendimento; Mercado consumidor, local e global, e potencial dos concorrentes; Capacidade de investimentos e recursos disponveis; Disponibilidade local de mo-de-obra qualificada e possibilidade de treinamento; Subsdios do governo municipal e estadual, incentivos fiscais e protecionismo do governo federal para os produtos a serem fabricados; Facilidades aduaneiras e meios de transporte para o escoamento da produo; Infra-estrutura fsica da cidade para construo da empresa e saneamento bsico para os seus funcionrios; Localizao geogrfica em relao a seus fornecedores / consumidores; Poder de mobilidade da classe sindical.
9

Unidade 2

Trabalho de Reorganizao
Informaes Bsicas e Subsidirias

Para um trabalho de reorganizao, alm das informaes citadas no trabalho de organizao, considerar os seguintes aspectos : Nvel Externo Nvel de aceitao dos produtos e servios da empresa pelo mercado consumidor e o grau de satisfao gerado em seus clientes; Potencialidade de seus fornecedores; Capacidade tecnolgica da empresa em relao aos seus concorrentes Posio em relao competitividade no mercado local e regional; Posicionamento da imagem institucional da empresa.
Unidade 2
10

Trabalho de Reorganizao
Informaes Bsicas e Subsidirias

Nvel Interno

Perfil profissional dos seus recursos humanos; Capacidade de liderana de seu corpo gerencial; Eficincia do sistema de informaes; Qualidade dos programas de desenvolvimento de pessoal; Poltica salarial em relao ao mercado de trabalho; Nvel de produtividade atual versus pretendido; Grau de motivao dos colaboradores no ambiente de trabalho; Ampliao da quantidade de parceiros e possibilidade de encampao de outras empresas; Possibilidade de crescimento fsico.

Unidade 2

11

Grficos de Organizao e Controle

Organogramas
Organograma um grfico que representa a organizao formal, configurada na estrutura que foi delineada pelo Regulamento da Instituio, apresentando-se no mesmo os diversos setores, suas posies e respectivas interdependncias, via hierrquica, itinerrio de comunicaes, vinculao e subordinao. Importante salientar que o novo organograma deixa de ser um elemento totalmente esttico, rgido e segmentado para para se transformar num ponto de referncia da estrutura hierrquica da empresa num dado momento organizacional. Nesta nova postura, o organograma deve possuir um carter dinmico, ser altamente flexvel e funcional, possibilitando uma integrao sistmica e sinrgica entre todos os setores da empresa.
Unidade 2
12

Organogramas
Tipos
Em Barras
So representados por intermdio de longos retngulos a partir de uma base vertical, onde o tamanho do retngulo diretamente proporcional importncia da Autoridade que o representa.

Unidade 2

13

Organogramas
Tipos
Em Setores (Setorial ou Setograma)
So elaborados por meio de crculos concntricos, os quis representam os diversos nveis de autoridade a partir do crculo central, onde se localiza a autoridade maioe da empresa.

Unidade 2

14

Organogramas
Tipos
Radial (Solar ou Circular)
O seu objetivo mostrar o macro sistema das empresas componentes de um grande grupo empresarial.

Unidade 2

15

Organogramas
Tipos
Organograma Linear de Responsabilidade OLR
Possui um diferencial em relao aos demais organogramas pois sua preocupao no representar o posicionamento hierrquico, mas, sim, o inter-relacionamento entre as diversas atividades e os responsveis por cada uma delas.

Unidade 2

16

Organogramas
Tipos
Informativo
Apresenta um mximo de informaes de diversas naturezas relacionadas com cada unidade organizacional da empresa. DEPARTAMENTO DE PESSOAL Adm.: Joo da Silva Cdigo: 6754 Referncia:400 -30 Lotao: 21

Sntese da Atribuies: -Processar o controle de frias -Elaborar a Folha de Pagamento -Recrutar e selecionar pessoal

Unidade 2

17

Organogramas
Tipos
Clssico (Vertical ou Retangular)
o tipo de organograma mais completo e usual, o qual permite melhor entendimento da representao orgnica de uma empresa. Demonstra os rgos de deciso, de assessoria, operacionais e o posicionamento hierrquico. Deciso Superior Assessoria Deciso Intermediria Operacionais Operacionais
18

Deciso Intermediria

Unidade 2

Organogramas
Tcnicas para Construo
Representao dos rgos
1. Assessores ligados linha 2. Assistentes ligados ao rgo 2

Diretoria
1
Assessoria

Diretoria

Assessoria

(da pessoa) (do rgo)

Unidade 2

19

Organogramas
Tcnicas para Construo
Linhas Tracejadas
Para os rgos que no existem formalmente ou deseja destac-los, objetivando um estudo isolado. Manuteno

nibus

Tratores

Caminhes

Automveis

Unidade 2

20

Organogramas
Tcnicas para Construo
Os nveis superiores devem
ser, discretamente, maiores que seus subordinados
Diretoria Departamento Diviso Servio Seo Setor

Para melhorar a esttica usar a


forma intercalada na elaborao do organograma clssico

Unidade 2

21

Organogramas
Tcnicas para Construo
Representao das Linhas
rgos de deciso representada por linhas verticais rgos de assessoria representada por linhas horizontais

Unidade 2

22

Organogramas
Tcnicas para Construo

Representao dos Tipos de Autoridade


Autoridade Deliberativa Executiva Colorido Preto / Branco

Fiscal
Consultiva

Tcnica Coordenadora
Unidade 2
23

Organogramas
Tcnicas para Construo
Nvel dos rgos 1 nvel rgos deliberativos 2 nvel rgos executivos 3 nvel rgos tcnicos 4 nvel rgos operacionais

Deliberativos

Executivos

Tcnicos

Tcnicos

Operacionais Unidade 2

Operacionais

Operacionais
24

Organogramas
Tcnicas para Construo
Nomenclatura dos rgos
Os rgos que estiverem no mesmo nvel hierrquico devem possuir a mesma nomenclatura.

Unidade 2

25

Grficos de Organizao e Controle

Funcionograma
O funcionograma um grfico que amplia as partes setoriais de um organograma, respeitando suas caractersticas estruturais, tornando claras as atividades que o justificam, possibilitando conhecer a interdependncia das partes componentes do organismo. Conhecido, tambm como organograma funcional, o funcionograma procura das uma idia geral da misso de cada rgo da empresa. Os funcionogramas devem ser includos no Manual de Organizao. por intermdio do funcionograma que se criam condies de iniciar o processo de anlise funcional.
Unidade 2
26

Funcionograma
Objetivos
Possibilitar um conhecimento mais ntimo da organizao; Fornecer detalhes do rgo em estudo; Tornar evidentes as funes que justificam os rgos (misso).

Unidade 2

27

Modelos de Estruturas Organizacionais


Normalmente toda organizao apresenta ou deveria apresentar alguma forma de estruturao interna, a qual estabelece as regras bsicas para a realizao de seus objetivos. As empresas no adotam um nico tipo de estrutura organizacional; na realidade, fazem uma mesclagem dos diversos modelos pelos diversos setores organizacionais.

Unidade 2

28

Modelos de Estruturas Organizacionais


Estruturas Clssicas Conhecidas como piramidais, so aquelas aplicadas h muito tempo, normalmente utilizadas por empresas comerciais e produtoras de bens e servios. Estruturas Ps-clssicas um avano da estrutura clssica. Estruturas Modernas So aquelas mais recentes, normalmente utilizadas em empresas de planejamento, pesquisa, construo civil e organizaes que possuem departamentos especficos de desenvolvimento de projetos. Estruturas Ps-modernas So estruturas dinmicas e altamente mutveis, que se adaptam com rapidez e facilidade conjuntura do mercado consumidor, oferecendo resultados e solues corretas, com a agilidade que os clientes requerem.

Unidade 2

29

Estruturas Clssicas
Linear
Linear (escalar, hierrquica, vertical ou militar) um tipo de estrutura no qual prevalece a centralizao, exigindo chefias autocrticas e com grande conhecimento da organizao como um todo, cuja autoridade deve ser implacvel, restando aos subordinados obedincia e execuo das atividades decorrentes de seu trabalho.

Unidade 2

30

Estruturas Clssicas
Funcional
Funcional Surgiu em oposio oposio estrutura linear. Na concepo atual, ela guarda o princpio da especializao proposto por Taylor, onde cada chefia possui amplo domnio sobre determinada rea de sua especializao.

Unidade 2

31

Estruturas Clssicas
Linear-Funcional
Linear-Funcional (staff, assessoria, estado-maior, ou hierrquico-consultivo) Possui como caracterstica bsica a manuteno da unidade de comando, sem tirar o poder de deciso dos rgos de linha. Possui a mesma estrutura das formas anteriormente apresentadas, adicionando-se um rgo de asessoria, cujo objetivo , entre outros: pesquisar, estudar, processar anlises e fornecer aconselhamentos.

Unidade 2

32

Estruturas Clssicas
Comissional ou Colegiada
Comissional ou Colegiada Este tipo possui um pool de diretores ou membros que deliberam sobre os assuntos mais relevantes da empresa, ou algum assunto bem especfico. Usualmente s denominados de conselhos, comits, juntas, comisses colegiados, etc.

Unidade 2

33

Estruturas Ps-Clssicas
Com base na Funo e Divisional

Com base na Funo


Graficamente semelhante estrutura linear, um modelo em que as atividades anlogas, interdependentes se unem ao propsito dominante da empresa, ou seja, so agrupadas em um rgo especifico, constituindo-se em uma grande unidade setorial da organizao, a qual se dedica ao desenvolvimento de uma nica funo.

Divisional
Caracteriza-se pela diviso da estrutura existente, em unidades orgnicas de maior flexibilidade organizacional, constituda de atividades dspares (produo, informtica, logstica, etc), mas vinculadas a um objetivo final especfico (eletrodomsticos, alimentos, veculos, etc) e agrupadas em uma mesma unidade organizacional.

Unidade 2

34

Estruturas Modernas
Matricial

Estruturas Modernas
So aquelas mais utilizadas mais recentemente, normalmente em empresas de planejamento, pesquisa, construo civil, entre outras.

Matricial
um tipo de estrutura que surgiu com o advento da tecnologia espacial, a qual apresenta duas caractersticas bsicas: - Com relao autoridade Existe uma autoridade hierrquica semelhante da estrutura funcional e outra bem especfica e direta, que a da coordenao de cada projeto. - Com relao mobilidade dos funcionrios Os funcionrios so permanentemente vinculados organizao e alocados aos diversos projetos em execuo. Concludo o projeto, eles retornam a seus rgos de origem.

Unidade 2

35

Estruturas Modernas
Matricial

Unidade 2

36

Estruturas Modernas
Por Projetos
Por Projetos
Normalmente um tipo de estrutura que no se aplica na empresa como um todo, e os recurso humanos so contratados, geralmente, por tempo determinado, coincidente com o prazo de concluso de cada projeto. Este tipo de estrutura funciona com um Banco de Recursos, onde esto cadastrados diversos profissionais que so convocados em conformidade com a necessidade de cada projeto.

Unidade 2

37

Estruturas Ps-Modernas
Estruturas Ps-Modernas
So estruturas dinmicas e altamente mutveis, que se adaptam com rapidez e facilidade conjuntura do mercado consumidor, oferecendo resultados e solues corretas, com agilidade que os clientes requerem. As estruturas ps-modernas so organizadas horizontalmente e/ou em rede (network structure). Seus integrantes se ligam aos demais diretamente ou atravs dos que os cercam. O conjunto resultante semelhante a uma teia de aranha de mltiplos fios ligados entre si, que se espanham para todos os lados, sem que nenhum deles possa ser considerado mais importante, ou representante dos demais.

Unidade 2

38

Estruturas Ps-Modernas
Processual
Processual
um tipo de estrutura que modifica totalmente o enfoque estrutural, o qual deixa de ser caracterizado pelas funes e passa a ser caracterizado pelos processos. Em vez de criar departamentos, divises, sees, etc. criam-se clulas de produtividade, unidades de negcios, grupos de produtos, times de qualidade, equipes multidisciplinares, fora-tarefa, etc.

Unidade 2

39

Estruturas Ps-Modernas
Integrada
Integrada
Prope que a hierarquia to comum nas organizaes seja substituda por uma rede de comunicaes, ou seja, por uma rede de relacionamento. Este modelo exige uma grande integrao entre as partes envolvidas, porm sem desrespeitar a interdependncia requerida entre os diversos negcios da empresa, em relao aos seus colaboradores, clientes, parceiros e, inclusive na relao com outras empresas, atravs do cbusiness, que define as prticas e as tecnologias necessrias para as empresas trabalharem em projetos comuns, compartilhando informaes remotamente distribudas.

Unidade 2

40

Estruturas Ps-Modernas
Integrada

Unidade 2

41

Estruturas Ps-Modernas
Integrada
A operacionalizao da Estrutura Integrada devero estar apoiados na utilizao dos diversos recursos das comunicaes eletrnicas e das Tecnologias da Informao TI, notadamente nos sistemas integrados de gesto empresarial e nas ferramentas de apoio deciso, os quais procuram otimizar e integrar os processos internos e externos da organizao de forma a disponibilizar o sustentculo indispensvel, em nvel de informaes, para uma acertada tomada de deciso.

Unidade 2

42

Estruturas Ps-Modernas
Integrada
Sistemas / softwares inteligentes da TI e das comunicaes eletrnicas, mais usuais e comuns, utilizadas por organizaes de todo o mundo, especialmente, por empresas virtuais:

ERP (Sistema de Gesto Empresarial) Business Intelligence (Data warehouse, OLAP, Data mining) CRM (Gerenciamento das Relaes com os Clientes) SCM (Gerenciamento da Cadeia de Suprimento) EAI (Integrao de Aplicaes Corporativas) GED (Gerenciamento Eletrnico de Documentos) Worflow (Gerenciamento Eletrnico do Fluxo de Trabalho) COLD/ERM (Gerenciamento Corporativo de Relatrios) Document Management, entre outros
43

Unidade 2

Anlise Funcional / Estrutural


Anlise Funcional o estudo das funes e atividades de uma empresa, tendo em vista a obteno de arranjos dessas funes e atividades, de modo a garantir a consecuo dos objetivos empresariais.
Levantamento

Identificar os objetivos da empresa Funes e atividades desenvolvidas Identificao dos critrios de departamentalizao

Anlise

Avaliar a necessidade das funes e atividades existentes Reconhecer e julgar os critrios de departamentalizao Verificar se os rgos conhecem perfeitamente suas atribuies
44

Unidade 2

Anlise Funcional / Estrutural


Anlise Funcional
Estuda as unidades da empresa e as suas inter-relaes, com o objetivo de que essas unidades exercitem eficientemente as funes e atividades que lhes so atribudas. Levantamento

Caracterizao e individualizao das unidades Descrio entre o relacionamento das diversas unidades Coleta de dados sobre a autoridade/responsabilidade, amplitude de superviso, delegao e comando
Avaliar a composio quantitativa e qualitativa das unidades Julgar a natureza das unidades e seus reflexos sobre os nveis de eficincia Verificar o comportamento do complexo
45

Anlise

Unidade 2

Anlise Funcional / Estrutural


O processo de anlise funcional / estrutural, na prtica, se desenvolvem simultaneamente, sendo quase impossvel separ-los

Unidade 2

46

Anlise Funcional / Estrutural


.Ferramentas

para processar a Anlise Funcional / Estrutural:

Organograma possibilitar verificar quais so as unidades componentes da estrutura organizacional e seu posicionamento hierrquico; Funcionograma tem o objetivo de verificar se as atribuies de cada unidade so harmnicas com o negcio e a misso da empresa; Tipos de Autoridade avaliar o nvel de relacionamento entre as diversas unidades organizacionais; Questionrio para Levantamento de Dados permitir analisar outras informaes colhidas durante a fase de levantamento, bem como, outros documentos descritivos anexados a ele.

Unidade 2

47

Вам также может понравиться