Вы находитесь на странице: 1из 29

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SADE VIGILANCIA SANITRIA

PLANO DE CONTINGNCIA PARA ENFRENTAMENTO DA DENGUE NO MUNICPIO DE GUARATUBA- PR

Ministrio da Sade: Objetivos, Metas e componentes de controle da Dengue.


O Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD) tem como objetivos: a) reduo da infestao predial por Aedes aegypti, b) reduo da incidncia da dengue, c) reduo da letalidade por Febre Hemorrgica da Dengue. As metas estabelecidas so: a) reduo a menos de 1% da infestao predial em todos os municpios, b) reduo em 50% o nmero de casos no ano de 2003 em relao 2002 e, nos anos seguintes, 25% cada ano c) reduo da letalidade por febre hemorrgica da Dengue a menos de 1% (Ministrio da Sade Programa Nacional de Controle da Dengue julho 2002).

CARACTERISTICAS CLINICAS E EPIDEMIOLOGICAS DA DENGUE


Doena febril aguda, que pode ser de curso benigno ou grave, dependendo da forma como se apresente: infeco inaparente, dengue clssico (DC), febre hemorrgica da dengue (FHD) ou sndrome do choque da dengue (SCD). Atualmente, a mais importante arbovirose que afeta o ser humano e constitui srio problema de sade pblica no mundo. Ocorre e dissemina-se especialmente nos pases tropicais, onde as condies do meio ambiente favorecem o desenvolvimento e a proliferao do Aedes aegypti, principal mosquito vetor.

Agente etiolgico

um vrus RNA. Arbovrus do gnero Flavivirus, pertencente famlia Flaviviridae. So conhecidos quatro sorotipos: 1, 2, 3 e 4.

RESERVATORIO

A fonte da infeco e reservatrio vertebrado o ser humano. Foi descrito na sia e na frica um ciclo selvagem envolvendo macacos.

Vetores

So mosquitos do gnero Aedes. A espcie Aedes aegypti a mais importante na transmisso da doena e tambm pode ser transmissora da febre amarela urbana. O Aedes albopictus, j presente nas Amricas, com ampla disperso nas regies Sudeste e Sul do Brasil, o vetor de manuteno da dengue na sia, mas at o momento no foi associado transmisso da dengue nas Amricas.

Modo de transmisso

A transmisso se faz pela picada dos mosquitos Aedes aegypti, no ciclo ser humano-Aedes aegyptiser humano. Aps um repasto de sangue infectado, o mosquito est apto a transmitir o vrus depois de 8 a 12 dias de incubao extrnseca. A transmisso mecnica tambm possvel, quando o repasto interrompido e o mosquito, imediatamente, se alimenta num hospedeiro susceptvel prximo. No h transmisso por contato direto de um doente ou de suas secrees com pessoa sadia, nem por intermdio de gua ou alimento.

Perodo de incubao

Varia de 3 a 15 dias, sendo em mdia de 5 a 6 dias.

PERODO DE TRANSMISSIBILIDADE

O perodo de transmissibilidade da doena compreende dois ciclos: um intrnseco, que ocorre no ser humano, e outro extrnseco, que ocorre no vetor. A transmisso do ser humano para o mosquito ocorre enquanto houver presena de vrus no sangue do ser humano (perodo de viremia). Este perodo comea um dia antes do aparecimento da febre e vai at o 6 dia da doena. No mosquito, aps um repasto de sangue infectado, o vrus vai se localizar nas glndulas salivares da fmea do mosquito, onde se multiplica depois de 8 a 12 dias de incubao. A partir deste momento, capaz de transmitir a doena e assim permanece at o final de sua vida (6 a 8 semanas).

IMUNIDADE E SUSCEPTIBILIDADE

A susceptibilidade ao vrus da dengue universal. A imunidade permanente para um mesmo sorotipo (homloga). Entretanto, a imunidade cruzada (heterloga) existe temporariamente. A fisiopatogenia da resposta imunolgica infeco aguda por dengue pode ser primria e secundria. A resposta primria ocorre em pessoas no expostas anteriormente ao flavivrus, e o ttulo dos anticorpos se eleva lentamente. A resposta secundria ocorre em pessoas com infeco aguda por dengue, mas que tiveram infeco prvia por flavivrus, e o ttulo de anticorpos se eleva rapidamente, atingindo nveis altos.

Sintomas

Fique alerta aos sintomas da dengue: Depois da picada do mosquito com o vrus, os sintomas se manifestam normalmente do 3 ao 15 dia. Esse perodo chamado de incubao. O tempo mdio de durao da doena de cinco a seis dias. s depois do perodo de incubao que os seguintes sintomas aparecem:

Dengue Clssica
Febre alta com incio sbito.
Dor de cabea. Dor atrs dos olhos, que piora com o movimento deles. Perda do paladar e apetite. Nuseas e vmitos. Tonturas. Extremo cansao. Manchas e erupes na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no trax e membros superiores. Moleza e dor no corpo. Muitas dores nos ossos e articulaes.

Dengue Hemorrgica

Os sintomas da dengue hemorrgica no incio da doena so os mesmos da dengue comum. A diferena ocorre, com maior freqncia, quando acaba a febre e comeam a surgir os sinais de alarme: Dores abdominais fortes e contnuas. Vmitos persistentes. Pele plida, fria e mida. Sangramento pelo nariz, boca e gengivas. Sonolncia, agitao e confuso mental. Sede excessiva e boca seca. Pulso rpido e fraco. Dificuldade respiratria. Perda de conscincia.

ATENO

Na dengue hemorrgica, o quadro clnico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficincia circulatria e choque, podendo levar a pessoa morte em at 24 horas.

Se voc apresenta esses sintomas, v imediatamente a uma unidade de sade.

FONTE: MINISTRIO DA SADE

TRATAMENTO

No h tratamento especfico para o dengue. As medidas teraputicas visam manuteno do estado geral do paciente. No devem ser usados derivados do cido acetilsaliclico para combater a dor e a febre, pois podem provocar sangramentos. Recomenda-se tomar dipirona ou acetaminofen.

COMO O MOSQUITO SE REPRODUZ


O desenvolvimento do Aedes aegypti pode ser dividido em 2 fases (aqutica e area), passando por 4 estgios distintos: ovo => larva => pupa => mosquito alado. Na fase aqutica a fmea do mosquito pe seus ovos nas paredes de recipientes com gua. As larvas saem dos ovos e vivem na gua por aproximadamente uma semana. Passam pelo estgio de pupa que dura de 1 a 2 dois dias, ao final do qual surge o mosquito alado ou adulto. O Aedes aegypti um mosquito pequeno, escuro, com um desenho prateado em forma de lira no dorso e listras nas patas, podendo viver de 1 a 2 meses.

ONDE VIVE O AEDES AEGYPTI

Em todo lugar onde existe gua parada e limpa, em qualquer tipo de recipiente que acumule gua. Exemplos: bacias, baldes, bandejas de escorrimento de geladeiras, barris, buracos de rvores, calhas de telhados, canaletas, drenos de escoamentos, garrafas, latas, panelas, pneus, potes, pratos, tambores, tanques, cisternas, urnas de cemitrios, vasos de flores, vidros, caixas dgua, copos descartveis, casca de ovo, tampa de garrafa. Os locais preferidos para abrigo so armrios e lugares escuros dentro de casa. No ambiente externo prefere lugares frescos e sombreados.

COMO PREVENIR A DOENA

Ainda no existe vacina contra o dengue, por isso a nica garantia para que no ocorra a doena a ausncia do mosquito transmissor.

medidas preventivas, individuais ou coletivas, devem ser adotadas:


proteger-se de picadas do mosquito atravs de repelentes de insetos, mosquiteiros, telas em portas e janelas; eliminar os criadouros do mosquito; manter bem tampados os recipientes de armazenamento de gua; remover e dar um destino adequado ao lixo; utilizar larvicidas (como o Temefs) nos focos de Aedes aegypti para matar as larvas em desenvolvimento; em casos de epidemia, pulverizao com inseticidas organofosforados sob a forma de aerossis a ultra baixo volume ("fumac") para eliminar os mosquitos adultos. Tais medidas no tero xito se no contarem com a participao de toda a comunidade.

HISTORICO DO AGENTE NO MUNICPIO

COLETAS DE LARVAS DE VETOR DESDE 1994 PELA EQUIPE DA FUNASA PARA IDENTIFICAO DOS MESMOS.

SITUAO ENTOMOLGICA

OBJETIVOS DO PLANO

DESENVOLVER AES EDUCATIVAS JUNTO A COMUNIDADE, COM DISTRIBUIO DE INFORMES TCNICOS, ATRAVS DOS AGENTES COMUNITRIOS DE SADE, TCNICOS DAS VIGILANCIAS SANITRIAS E EPIDEMIOLGICA E AGENTES DE ENDEMIAS ; UTILIZAR DOS MEIOS DE COMUNICAO PARA ORIENTAO, QUANTO AOS CUIDADOS E MEIOS DE PREVENO AO VETOR; CAPACITAR AGENTES ENDMICOS PARA RECONHECIMENTO DE REA GEOGRFICA, E COLETAS DE LARVAS DE VETORES; NOTIFICAO DOS CASOS SUSPEITOS PELOS SERVIOS DE SADE; BUSCA ATIVA DE CASOS SUSPEITOS REALIZADAS PELAS EQUIPES ESF, EPIDEMIOLOGIA E SANITRIA; CAMPANHAS SEMESTRAIS, EM FORMA DE ARRASTES,ENVOLVENDO EMPRESAS DE RECICLAGEM, COMUNIDADE, ENTIDADES NO GOVERNAMENTAIS,DEFESA CIVIL, BOMBEIROS, IAP,IAG, FORA VERDE, COM A FINALIDADE DE AES PREVENTIVAS E EDUCATIVAS, COM ORIENTAO E ELIMINAO DE CRIADOUROS.

Vigilncia Epidemiolgica

O objetivo da vigilncia epidemiolgica da dengue reduzir o nmero de casos e ocorrncia de epidemias, sendo de fundamental importncia que a implementao das atividades de controle ocorra em momento oportuno. Nesse caso, oportunidade entendida como deteco precoce da circulao viral e adoo de medidas de bloqueio adequadas para interromper a transmisso(Ministrio da Sade Programa Nacional de Controle da Dengue julho 2002).

Integrao com a Ateno Bsica (ESF/PACS)

Esse componente tem como objetivo principal consolidar a insero do Programa de Agentes Comunitrios de Sade e do Programa de Sade da Famlia nas aes de preveno e controle da dengue, visando, principalmente, promover mudanas de hbito da comunidade que contribuam para manter o ambiente domstico livre do Aedes aegypti. Alm dessa ao educativa, os Agentes comunitrios de Sade (ACS) contribuiro para aumentar a sensibilidade do sistema de vigilncia por meio da notificao imediata da ocorrncia de casos, bem como as equipes de sade da famlia atuaro para realizar o diagnstico oportuno e o tratamento adequado das formas graves e hemorrgicas, resultando na reduo da letalidade. (Ministrio da Sade Programa Nacional de Controle da Dengue julho 2002

SITUAO DE REFERNCIA NO MUNICIPIO PRA ATENDIMENTO PARA OS CASOS CONFIRMADOS

MONTAR FLUXO

METAS PARA SEREM ATINGIDAS NO MUNICIPIO

MINIMIZAR ATRAVS DE AES PREVENTIVAS E EDUCATIVAS A PROLIFERAO DO AGENTE TRANSMISSOR; CONCIENTIZAR A POPULAO DOS RISCOS E GRAVIDADE DA DOENA, ATUALIZAR O RECONHECIMENTO GEOGRFICO, INCLUINDO REA RURAL GARANTIR ATENDIMENTO A TODOS OS CASOS SUSPEITOS, EXAME LABORATORIAL CONFIRMATORIO, INTERNAMENTO E QUANDO NECESSRIO ENCAMINHAR AO SERVIO SECUNDRIO,

SERVIO PRIMARIO DE ATENDIMENTO


UBS PRONTO ATENDIMENTO CONSULTRIOS PARTICULARES FARMACIAS

SERVIO SECUNDARIO

SANTA CASA DE MISERICORDIA

SERVIO TERCIARIO

HOSPITAL REGIONAL DO LITORAL DE PARANAGUA

Вам также может понравиться