Вы находитесь на странице: 1из 22

Produtos derivados da destilao do petrleo bruto

O petrleo bruto contm centenas de diferentes tipos de hidrocarbonetos misturados e, para separ-los, necessrio refinar o petrleo. As cadeias de hidrocarbonetos de diferentes tamanhos tm pontos de ebulio que vo aumentando progressivamente, o que possibilita separ-las atravs do processo de destilao.

Na etapa inicial do refino, o petrleo bruto aquecido e as diferentes cadeias so separadas de acordo com suas temperaturas de evaporao. Cada comprimento de cadeia diferente tem uma propriedade diferente que a torna til de uma maneira especfica.

Vejamos alguns exemplos:

Gs de petrleo: Usado para aquecer, cozinhar, fabricar plsticos. * Alcanos com cadeias curtas (de 1 a 4 tomos de carbono) * Normalmente conhecidos pelos nomes de metano, etano, propano, butano * Faixa de ebulio: menos de 40C * So liquefeitos sob presso para criar o GLP (gs liquefeito de petrleo)

Nafta: intermedirio que ir passar por mais processamento para produzir gasolina
* Mistura de alcanos de 5 a 9 tomos de carbono * Faixa de ebulio: de 60 a 100C

Gasolina: combustvel de motores lquido


* Mistura de alcanos e cicloalcanos (de 5 a 12 tomos de carbono) * Faixa de ebulio: de 40 a 205C

Querosene: combustvel para motores de jatos e tratores, alm de ser material inicial para a fabricao de outros produtos lquido.
*Mistura de alcanos (de 10 a 18 carbonos) e aromticos *Faixa de ebulio: de 175 a 325C

gasleo ou diesel destilado:

Usado como diesel e leo combustvel, alm de ser um intermedirio para fabricao de outros produtos lquido.
* Alcanos contendo 12 ou mais tomos de carbono * Faixa de ebulio: de 250 a 350C

leo lubrificante: Uado para leo de motor, graxa e outros lubrificantes lquido
* Alcanos, cicloalnos e aromticos de cadeias longas (de 20 a 50 tomos de carbono) * Faixa de ebulio: de 300 a 370C

petrleo pesado ou leo Combustvel: Usado como combustvel industrial, tambm serve como intermedirio na fabricao de outros produtos lquido. * Alcanos, cicloalcanos e aromticos de cadeia longa (de 20 a 70 tomos de carbono) * Faixa de ebulio: de 370 a 600C

Resduos:

Coque, asfalto, alcatro, breu, ceras, alm de ser material inicial para fabricao de outros produtos slido.
* Compostos com vrios anis com 70 tomos de carbono ou mais. * Faixa de ebulio: mais de 600C

REFINAO: O PROCESSO

O refino de petrleo separa em vrias substncias teis. 1- A maneira mais antiga e comum de separar os vrios componentes (chamados de fraes) usar as diferenas entre as temperaturas de ebulio. Isso chamado de destilao fracionada.

Como funciona a destilao fracionada?

2- Tcnicas mais novas usam o processamento qumico, trmico ou cataltico em algumas das fraes para criar outras, em um processo chamado de converso. O processamento qumico pode quebrar cadeias longas em outras menores. Isso permite que uma refinaria transforme leo diesel em gasolina, de acordo com a demanda por gasolina.

3- As refinarias devem tratar as fraes para remover as impurezas. 4- As refinarias combinam as vrias fraes (processadas e no processadas) em misturas para fabricar os produtos desejados. Por exemplo, as diferentes misturas de cadeias podem criar gasolinas com diferentes ndices de octanagem.

Os produtos so armazenados no local at que sejam entregues aos diferentes compradores, como postos de gasolina, aeroportos e fbricas de produtos qumicos. Alm de fazer produtos baseados no petrleo, as refinarias tambm devem tratar os dejetos envolvidos nos processos para minimizar a poluio do ar e da gua.

Aquecer a mistura

O aquecimento costuma ser feito com vapor de alta presso para temperaturas de cerca de 600C.
A mistura entra em ebulio formando vapor (gases).

ver vdeos...

http://ciencia.hsw.uol.com.br/refinode-petroleo4.htm

Вам также может понравиться