Вы находитесь на странице: 1из 19

Protocolos de Acesso ao Meio

Redes I

Os protocolos de acesso ao meio foram desenvolvidos na maioria dos casos para uma topologia particular de rede, no entanto devemos notar que muitas das estratgias de controle podem ser usadas em qualquer topologia

Protocolos de Acesso ao Meio


Na avaliao dos mesmos, especficos podem ser usados:
Capacidade, Equidade

atributos

ou justia; Prioridade; Estabilidade em sobrecarga; Retardo de Transferncia.

Protocolos de Acesso ao Meio


Os mtodos de acesso so divididos em dois grandes grupos. Baseados em Conteno: No existe uma ordem de acesso e nada impede que dois ou mais nos transmitam simultaneamente provocando uma coliso. Acesso Coordenado sem Conteno: Existe uma ordem de acesso, evitando o problema de coliso.

Acesso baseado em Conteno:


Aloha:

Neste mtodo cada terminal s pode ouvir o canal de transmisso do computador para o terminal,No tendo, dessa forma, condies de saber se outro canal esta sendo utilizado por outro terminal ou no.

Tcnica

de deteco de coliso utiliza um relgio temporizador

Acesso baseado em Conteno:


Slotted-Aloha:

O tempo dividido pelo sistema central em intervalos (slots) do mesmo tamanho,cada terminal pode transmitir apenas no incio de cada intervalo.

Grande vantagem desses esquemas sua simplicidade, adequado para aplicaes onde o trafego na rede pequeno e tempo de resposta limitado no so importantes.

Acesso baseado em Conteno:


CSMA:

Quando deseja transmitir a estao ouve antes o meio para saber se existe alguma transmisso em progresso.
np-CSMA, p-CSMA e

Suas variantes: CSMA/CD

Acesso baseado em Conteno:


Np-CSMA e p-CSMA: As estaes, aps transmitirem, esperam o reconhecimento da mensagem por um tempo determinado, levando em considerao o retardo de propagao e ida e volta. O que os diferenciam o algoritmo que especifica o que faz uma estao ao encontrar o meio ocupado.

Tecnicas CSMA

Np-CSMA: ao escutar o meio, um n sentir que esta havendo uma transmisso, ele fica esperando por um intervalo de tempo aleatrio antes de tentar novamente o acesso.

Tcnicas CSMA
p-CSMA:

Ao sentir uma transmisso, uma estao continua a escutar o meio at que ele fique livre.

Tcnicas CSMA
CSMA/CD: A deteco de coliso realizada durante a transmisso. Ao transmitir um n fica o tempo todo escutando o meio e, notando uma coliso aborta a transmisso. Para que possa haver a deteco de coliso por todas as estaes transmissoras, um quadro vai ter de possuir um tempo minimo.

Tcnicas CSMA

Tcnicas de retransmisso do CSMA/CD:

Espera aleatoria exponencial truncada: Ao detectar uma coliso, espera por um tempo aleatrio que vai de zero a um limite superior, de forma a minimizar a probabilidade de colises repetidas. Retransmisso Ordenada: Aps a deteco da coliso as estaes so podem comear a transmitir em intervalos de tempo a elas pr-alocados.

Tcnicas CSMA CSMA/CA: Depois de cada transmisso com ou sem coliso, a rede entra em um modo onde as estaes s podem comear a transmitir em intervalos de tempo pr alocados.

Tcnicas CSMA
M-CSMA: baseia-se na utilizao de mltiplos canais paralelos, Permitindo assim, uma capacidade de transmisso agregada alta, Embora a taxa de transmisso individual de cada canal mantenha valores baixos. Utiliza duas alternativas para selecionar um canal para transmisso: - Um canal selecionado aleatoriamente e s ento seu estado inspecionado para deteco da portadora. - Um canal selecionado quando detectado que ele est Livre.

Acesso baseado em Conteno:


ReC-Ring:

um n comea uma transmisso quando sente que o anel est desocupado. O quadro transmitido propaga-se em uma nica direo e removido do anel pelo n de origem, aps dar uma volta completa no anel.

Aceso ordenado sem conteno


Polling:

utilizado geralmente na topologia em barra, as estaes so transmitem quando interrogadas por um controlador da rede,se no tiver quadro para transmitir, o n interrogado envia um quadro de status, Outra tecnica de polling: a estao controladora interroga estao mais distante se ela tem quadro a enviar, caso no, ela passa o controle para a estao fisicamente mais proxima.

Aceso ordenado sem conteno


Slot:

Utilizado topologia em anel, este metodo divide o espao de comunicao em um nmero inteiro de pequenos segmentos (slots) dentro dos quais a mensagem pode ser armazenada. Este numero de slots armazenados pelo anel, nunca muda

Aceso ordenado sem conteno


Fastnet:

Utiliza duas barras unidirecionais, Neste metodo de acesso uma estao i utiliza uma barra A para transmitir dados para uma estao j, quando ndice for menor que o de j e utiliza a barra B quando for maior

Aceso ordenado sem conteno


ATM

Ring: Utilizado em redes duplo-anel com transmisso simultnea e em sentido inverso nos dois anis. Quando se deseja transmitir feito uma solicitao onde define a banda passante necessria, com base nisto definido o tamanho da janela de acesso desse usurio

Вам также может понравиться