Вы находитесь на странице: 1из 14

Administrao por Objetivos (APO) ou Management by objectives (MBO):

um processo de entendimento dos objetivos de uma organizao, de maneira que a administrao e funcionrios desempenhem as suas funes em funo desses objetivos e que os compreendam.

O termo Administrao por Objetivos foi introduzido popularmente por Peter Drucker em 1954 em seu livro The Practice of Management. (A prtica do Administrador)
Prof. Esp. Jazon Pereira

Conceito
A APO implica uma tcnica sistemtica de gerncia. Forte nfase, colocada no planejamento e no controle. Tcnica participativa de planejamento e avaliao, atravs da qual superiores e subordinados, conjuntamente, definem aspectos prioritrios. Estabelecem objetivos (resultados) a serem alcanados, num determinado perodo de tempo e em termos quantitativos, dimensionado as respectivas contribuies (metas). E acompanham sistematicamente o desempenho (controle) procedendo s correes necessrias. Prof. Esp. Jazon Pereira

Sete caractersticas principais para entender melhor a APO


1- Estabelecimento conjunto de objetivo entre o executivo e o seu superior : A maior parte da APO utiliza o estabelecimento conjunto de objetivos. O Executivo e seu superior participam do processo de estabelecimento e fixao de objetivos.

2- Estabelecer objetivos para cada departamento: Basicamente a APO est fundamentada no estabelecimento de objetivos por posies de gerncia. Os objetivos, em alto nvel, podem ser denominados objetivos, metas, alvos ou finalidades, porm a ideia bsica a mesma: determinar os resultados que um gerente em determinado cargo dever alcanar.

3 - Interligao dos objetivos Departamentais: Correlacionar os objetivos dos vrios rgos ou gerentes envolvidos, mesmo quando os objetivos no se apiam nos mesmos princpios bsicos. Formar uma viso de conjunto. Prof. Esp. Jazon Pereira

Sete caractersticas principais para entender melhor a APO


4- Elaborar planos tticos e planos operacionais, com nfase na mensurao e no controle: Aps a definio dos objetivos departamentais, elaboram-se os planos tticos e os planos operacionais para alcan-los. Como a APO enfatiza a quantificao a mensurao e o controle, torna-se necessrio mensurar os resultados atingidos e compara-lo com os resultados planejados. Somente os resultados que podem ser mensurados podem ser aplicados a APO.

5- Contnua avaliao, reviso e reciclagem dos planos: necessrio uma avaliao contnua dos planos na abordagem da APO, para a correo do rumo para se alcanar o resultado esperado. Na APO h um ciclo que envolve as seguintes etapas:

Prof. Esp. Jazon Pereira

Fixao dos objetivos globais da empresa; Elaborao do planejamento estratgico; Fixao dos objetivos departamentais para o ano; Elaborao do plano ttico do departamento; Desdobramento do plano ttico em planos operacionais; Avaliao dos resultados alcanados em comparao com os objetivos departamentais; Reviso nos planos ou nos objetivos departamentais; Avaliao dos recursos alcanados em comparao com os objetivos departamentais;

Prof. Esp. Jazon Pereira

6 - Participao atuante da chefia: H uma grande participao do superior, centralizado.

7 - Apoio intenso do staff: A implantao da APO requer o apoio intenso de um staff previamente treinado e preparado. A abordagem do tipo faa-o voc mesmo no aconselhvel em APO. Pois exige integrao e coordenao de esforos.

Prof. Esp. Jazon Pereira

Processo

Prof. Esp. Jazon Pereira

Fases do Processo
1. Estabelecimento de metas e objetivos organizacionais: Objetivos desafiadores, justos e consistentes so o ponto de partida para o ciclo da APO. Os objetivos devem ser postos por escrito, para posterior acompanhamento.

2. Desenvolvimento do plano de ao: Alternativas de ao para os objetivos estabelecidos participativamente, que conclui a fase do planejamento da APO. 3. Reviso peridica : Monitoramento do desempenho, por meio de reunies entre o gerente e seu pessoal, em intervalos de trs, seis e nove meses, para a confirmao ou reavaliao e mesmo alterao dos objetivos.

4. Avaliao de desempenho verificao, aps cada perodo de um ano


de estabelecimento das metas, do ponto de vista previsto x realizado.
Prof. Esp. Jazon Pereira

Vantagens da APO
Concentra ateno sobre as reas principais da eficcia organizacional;
Identifica progresso das reas problemas em direo ao alcance dos objetivos;

Melhora o controle da informao e dos padres de desempenho;


Conduz a uma estrutura organizacional dinmica especificando as responsabilidades; Identifica onde mudanas so necessrias e procura melhoria contnua nos resultados;

Identifica necessidades de treinamento e propicia ambiente de crescimento pessoal e de autodisciplina.


Prof. Esp. Jazon Pereira

Limitaes
O fenmeno taxa de objetivos Quando recompensas so baseadas na avaliao de desempenho, os funcionrios adotam uma orientao de racionalidade econmica para com os objetivos, isto tentam estabelecer objetivos no nvel mais baixo para poder alcan-los. A estruturao da avaliao de desempenho Com nfase no alcance dos objetivos de cada participante. Provoca mais a preocupao individual do que do grupo. A falta de comparabilidade dos padres de desempenho O estabelecimento de padres para alcance de desempenho, por nvel de dificuldade impossvel; a definio das dificuldades dos prprios objetivos pelos participantes determinada mais por habilidades de barganha deles do que por critrios de eqidade. A sndrome do gargalo Os objetivos devem ser estabelecidos para cada unidade de trabalho, no perodo anual de operao e devem ser alcanados a um mesmo tempo; isto cria um tremendo estrangulamento nas atividades dos gerentes e supervisores.
Prof. Esp. Jazon Pereira

Substituio da descrio de controle por mensurao O esquema de avaliao de desempenho deve satisfazer os requisitos de um sistema de mensurao; se, todavia, ocorrer que alguns casos no estejam cobertos pelas regras estabelecidas, o processo de avaliao fica sob o controle dos caprichos dos avaliadores. A inutilidade como um preditor para decises de promoo O desempenho em um cargo de nvel mais baixo pode predizer o desempenho num cargo de nvel mais alto somente se os dois cargos compartilharem atividades. As medidas de desempenho em funes especficas No podem ser isoladas quando um esquema de avaliao de desempenho de um processo de APO usado. nfase tambm nas realizaes de curto prazo Quando o resultado das avaliaes de desempenho so usadas para decises pessoais (tais como pagamentos, prmios de mrito, promoes), e estas decises so tomadas em perodos anuais, a organizao deve estabelecer tambm objetivos de curto prazo.

Prof. Esp. Jazon Pereira

Requisitos para o Sucesso


Comprometimento da alta administrao;
Cuidadosa ateno no estabelecimento das tarefas-chave, das figuras-alvo e padres de desempenho; dos

Definio adequada e realista de objetivos que sejam lucrativas para a organizao, alcanveis e mensurveis;
Participao verdadeira de todos os nveis nos objetivos acordados e esprito equipe no trabalho. de

Prof. Esp. Jazon Pereira

Bibliografia
Administrao Por Objetivos ODIORNE, George . The Practice of Management DRUCKER, Peter Ferdinand

WIKIPDIA, a enciclopdia livre http://pt.wikipedia.org/wiki/Administra%C3%A7%C3%A3o_por_objetivos


Administrao por Objetivos (APO) Peter Drucker 1954http://www.vidadura.org/elciolaiter/tga2/adm_objetivos.doc Administrao por Objetivos - Gabriela Cabral da Silva Dantas htttp://www.meuartigo.brasilescola.com/administracao/administracao-porobjetivos.htm#
Prof. Esp. Jazon Pereira

Вам также может понравиться