Вы находитесь на странице: 1из 51

A

Igreja diz: O corpo uma culpa. A Cincia diz: O corpo uma mquina. A publicidade diz: O corpo um negcio. O corpo diz: Eu sou uma festa.
(Eduardo Galeano)

APRESENTAO

A religio tem para os seres humanos uma importncia significativa. Seja qual for a religio, no podemos ignorar que ela tem exercido forte influncia sobre o comportamento e conseqentemente, sobre a sexualidade humana.

Religio e sexualidade

A religio em relao sexualidade tem sido um instrumento ideolgico e polticosocial, de forma que tem orientado os indivduos para uma moral, na maioria das vezes, negando sua sexualidade.

RELIGIO E SEXUALIDADE: UMA VIAGEM NA HISTRIA E NA FILOSOFIA

Taosmo, Budismo e Confucionismo

Yin Yang: So dois aspectos da fora primordial que


governa o universo.

Yin tudo que receptivo, o recanto, acolhedor, a

sombra, o feminino e frio. Yang tem poder de expanso, luz, vero, duro, calor, masculino. Yin e Yang no so foras conflitantes, mas sim complementares: uma depende da outra. No se pode ver a chama ou a luz, sem que haja escuro ou sombra.

Taosmo, Budismo e Confucionismo

As religies e filosofias orientais baseiam-se sempre no equilbrio e complementaridade entre princpios opostos, simbolizados principalmente pelo
"feminino" (yin) e "masculino" (yang).

Taosmo, Budismo e Confucionismo


Os

chineses descobriram o equilbrio atravs da natureza e aplicaram em todas as reas da sua vida inclusive na sexualidade...

Taosmo, Budismo e Confucionismo

Desde os tempos remotos a expresso chinesa para o ato do sexo era Nuvens e chuva esta metfora descrevia os cus e a terra a fazerem amor e representava a ordem perfeita.

Os gregos

Os gregos surgem como os mais liberais, porm esta liberdade est associada a algo natural e no necessariamente libertino. Consideravam a atividade sexual, to profundamente ancorada na natureza e de maneira to natural, no poderia ser considerada m. (Foucault, p.47)

Os gregos
O

sexo era natural, divino e sempre era realizado como forma de adorao. No era descriminado e o senso de pudor no existia porque no havia o no-divino na sexualidade grega.
(Crowley e Ligvori,2008)

Os gregos

Aceitavam a sexualidade sem uma imposio moralista, porm o prazer devia ser regrado, como diz Aristteles: preciso que a faculdade de desejar obedea razo como a criana aos mandamentos de seu mestre. (Foucault p.48)

Os gregos

Tambm aparece a idia de sexo associado procriao e a se apresenta a dimenso espiritual da sexualidade associado a polis.

Os gregos

Plato insiste no fato de que: Tanto um como o outro esposo devem ter em mente (dianoisthai) que eles devem dar cidade as crianas mais belas e melhores possveis.

Os gregos

Eles devem pensar nessa tarefa intensamente em funo do princpio de que os homens so bem sucedidos naquilo que empreendem quando refletem e aplicam seu esprito ao que fazem, ao passo que fracassam se no aplicarem seu esprito ou se no o possurem. (Foucault, p.112)

Os gregos

Em relao mesma idia podese lembrar o que se encontra nos Problemas do pseudo-Aristteles: Se acontece to freqentemente de os filhos dos humanos no parecerem com seus pais que estes no momento do ato sexual tm a alma agitada de vrios modos em vez de s pensar no que fazem nesse instante. (Foucault, p.113)

Filosofia Ps-socrtica

Estoicismo para o qual o fim supremo do homem a virtude, como meio para a felicidade, que a felicidade da quietude, onde a paixo substancialmente m, porquanto perturba a quietude da alma;

Filosofia Ps-socrtica

O sbio estico, nas suas relaes sexuais, deve despir-se de qualquer emoo, porque se trata de um ato fsico e instintivo assim entendido racionalmente. O prprio casamento passa a ser questionado ao colocar-se a questo do prazer carnal no ato conjugal. Uma das mais fortes conseqncias disto foi valorizao do celibato.

Filosofia Ps-socrtica

Epicurismo que busca controlar os objetos do desejo. Aquele que conseguir faz-lo desfrutar de uma deliciosa ataraxia (ausncia de perturbao).

IDADE MDIA

A sexualidade continua ocupando um papel importante nos hbitos sociais, mudando-se apenas sua conotao, falase agora da represso da sexualidade.

IDADE MDIA

A tica medieval se fundamenta a partir da seguinte concepo metafsica: Deus criador. Verdade revelada (plano de Deus). Mandamentos de Deus. Desobedincia igual a pecado. Homem pecador deve buscar a salvao. O sobrenatural tem primazia sobre o natural.

Agostinho (354 - 430 D.C.)

Justificao filosfica da f A moral testa crist logo transcendente asctica.

IDADE MDIA

Como a sexualidade est no mbito material , portanto fonte de pecado e deve-se ficar afastado de suas tentaes. necessrio levar uma vida simples e afastada dos prazeres e desejos.

IDADE MDIA

O problema da nova f era em relao ao casamento: como conseguir manter um dos princpios bsicos do cristianismo aceitos na forma do "crescei e multiplicaivos" sem considerar a atrao ou o prazer sexual?

Idade Mdia

Ainda segundo Santo Agostinho No encontro de dois corpos e pela penetrao atravs do contato genital, Agostinho encontrou a explicao para a maneira pela qual o pecado original nos foi transmitido. Assim, para Agostinho a relao sexual ou mais precisamente o prazer sexual, o que transmite o pecado original continuamente de gerao em gerao.

(Heinemann,1995, p.90, apud Nascimento)22.

Idade Mdia

Jesus veio ao mundo atravs de uma santa e milagrosa exceo, que fez do ventre de Maria, um habitat sagrado no contaminado pelo smen dos descendentes de Ado. Por isso, Jesus tambm o redentor da nossa humanidade, pois estaria livre em seu Ser, de ter sido contaminado pelo pecado original, desde que este, transmitido pelo ato sexual, do qual Maria no participou.

Idade Mdia

A noo do pecado original to essencial Igreja que Jesus teve que ser concebido por me virgem, fecundada pelo Esprito Santo. Mas, como a condenao do ato sexual levava a um impasse, pois a proibio do coito determinaria o fim da espcie humana, a sada foi abeno-lo pelo casamento e eliminar o pecado pelo batismo.

Idade Mdia

A partir do cristianismo a sexualidade passa a ser vista como pecado e apenas admitida no mbito matrimonial e exclusivamente para a procriao. A copulao deveria servir s para dar a luz. Desta forma, a monogamia e a virgindade para as mulheres passam a ser valorizadas como smbolos de virtude. Se a contracepo era considerada um pecado grave, a homossexualidade era um crime muito maior. O batismo era recusado ao homossexual, assim como a instruo na f, at que ele houvesse renunciado a seus hbitos malignos (Tannahill, 1980:169).

Idade Mdia

O prazer carnal deveria ser evitado e toda a busca do prazer seria condenvel mesmo entre os cnjuges. Santo Agostinho afirmava: o casamento era desprezvel apenas enquanto pretendia buscar o prazer carnal. Porm, se destinado procriao, o matrimnio constitua-se num bem.

Idade Mdia

A Igreja nega o prazer sexual mesmo dentro do casamento e define regras em relao s posies sexuais e limita a freqncia de relaes:

Telogos recomendavam a absteno nas quintas-feiras, em memria da priso de Cristo; nas sextas-feiras em memria de sua morte; aos sbados, em honra a Virgem Maria; aos domingos, em homenagem ressurreio e s segundas-feiras em comemorao aos mortos. (Tannahill, 1980:158)

IDADE MDIA

Portanto a viso de mundo medieval, a moral crist, as discusses sobre a sexualidade e as teses de Santo Agostinho so decisivas para uma moral sexual que tem influncia significativa inclusive no Brasil.

Brasil

No Brasil a religio teve uma influncia na moralidade sexual a partir dos primeiros padres jesutas e discutem a questo da nudez indgena como algo pecaminoso.

os portugueses, quando chegaram ao Brasil, ficaram horrorizados ao ver os ndios nus e ao constatar como eles lidavam com a sexualidade. A expresso utilizada traduz bem o impacto: devassos no paraso .

http://www.ceccarelli.psc.br/artigos/portugues/html/ sexualidade.htm

Brasil

A ao do Santo Ofcio tambm imps um comportamento sexual condenando a homossexualidade, o casamento dos padres, a contracepo e o prazer sexual em geral especialmente das mulheres e, finalmente a igreja normatiza a sexualidade ora impondo normas. Recentemente o papa Bento XVI esteve no Brasil e reforou a posio histrica da igreja Catlica em relao sexualidade e pediu castidade aos rapazes e moas.

Posies oficiais de algumas religies em relao sexualidade

Igreja Catlica

Igreja Catlica

O papa Bento XVI rejeita e o uso de mtodos contraceptivos artificiais, contrrio ordenao de mulheres e defende a necessidade de moralidade sexual, estando perfeitamente de acordo com a tradio catlica. Para ele, "a nica forma clinicamente segura de prevenir a AIDS se comportar de acordo com a lei de Deus Defende a castidade, contra o sexo antes do casamento, contra o aborto e as pesquisas com clulas-tronco, condena o uso de camisinhas e de mtodos anticoncepcionais. contra a balada dos jovens, a boemia dos veteranos

Protestantismo

Protestantismo

aceitvel o uso de mtodos contraceptivos em relao ao planejamento familiar; So contrrios ao sexo antes do casamento; condenam o adultrio, o aborto e o homossexualismo (sendo considerado pecado); H liberdade quanto s variaes sexuais, mas sexo anal condenado; sobre as disfunes sexuais rotina se aconselhar com o pastor que costuma encaminhar o casal.

Kardecismo

Kardecismo

livre a escolha dos mtodos contraceptivos, desde que lesem o plano fsico (a laqueadura de tombas e a vasectomia so proibidos, salvo necessidade mdicas);

so contrrios ao aborto; condenam o adultrio; em relao a sexo antes do casamento e suas variaes existe o consenso de que a unio de duas pessoas tem de ocorrer sem formalidades, contratos ou rituais; o homossexualismo aceito

Umbandismo

Umbandismo

No h restries quanto ao sexo antes do casamento e suas variaes, embora a penetrao seja proibida aos mdiuns em dias de ritual; So radicalmente contra o adultrio e ao aborto; No h restries a masturbao ou a mtodos anticoncepcionais;

Frente a uma disfuno sexual recomendado ajuda mdica, sendo que guias e orixs do proteo ao profissional que ir lhe prestar auxlio.

Judasmo

Judasmo

neutro quanto ao sexo antes do casamento;


condenado o casamento com adeptos de outras religies; H condenao do adultrio; A prtica masturbatria e as variaes sexuais so liberadas, exceto o sexo anal;

Em relao aos contraceptivos, so aconselhados os mtodos naturais (tabelinha), no sendo aceitos os artificiais;
Em relao a disfunes sexuais , deve-se procurar primeiro o rabino, que poder sugerir uma terapia.

Maometismo

Maometismo

O sexo antes do casamento proibido; Existe uma valorizao da virgindade masculina e feminina; No aceito o casamento com adeptos de outra religio; So contra o aborto; So contra qualquer mtodo contraceptivo; proibido o adultrio; proibida a masturbao; vnculo sexo-reproduo notoriedade; Em relao as disfunes sexuais, no so valorizadas se forem femininas, mas se forem masculinas natural a ajuda de um profissional.

Budismo

Tudo permitido, desde que no haja prejuzo fsico a outros Quanto aos contraceptivos, variaes sexuais, tipos de relacionamento, opes sexuais; quanto ao aborto, a orientao dada no sentido de conhecer a importncia da vida;

Recomendam o tratamento das disfunes sexuais, pois a meta o indivduo ser feliz.

Esoterismo

Esoterismo

No impe restries quanto a contracepo, sexo antes do casamento, variaes sexuais, masturbao ou homossexualismo;
O aborto considerado um crime.

Investigao disciplinar

Como a sexualidade est no mbito material , portanto fonte de pecado e deve-se ficar afastado de suas tentaes. necessrio levar uma vida simples e afastada dos prazeres e desejos. A partir deste rpido histrico podemos levantar alguns questionamentos: Qual a conseqncia de uma moral sexual repressora? Por que as Igrejas impem uma moral sexual rgida e fazem vistas grossas aos membros religiosos que nem sempre seguem essas regras? As posies do atual papa em relao ao aborto, contracepo, ao homossexualismo so realmente necessrias e corretas? Todo tipo de amor vlido? Ainda hoje possvel encontrar na sexualidade e nas prticas sexuais sinais legados pelo Cristianismo para a histria da civilizao ocidental, associados a proibies, como a noo de culpa?

Referncias

AGOSTINHO, Santo. A virgindade consagrada. So Paulo: Paulinas, 1990. Selecionadas. v. 5. So Leopoldo: Sinodal, 1995. BROWN, Peter. Corpo e sociedade. O homem, a mulher e a renncia sexual no incio do cristianismo. Rio: Zahar, 1990. ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano: a essncia das religies. So Paulo,Martins Fontes, 2001. FOUCAULT, M. Histria da Sexualidade: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 2001. LUTERO, Martinho. tica - Fundamentos, Orao, Sexualidade... vol. 5 Sindal , 1995. SOUZA, Laura de Mello O Diabo e a Terra de Santa Cruz. Ed. Companhia das Letras, 1986. VAINFAS, Ronaldo. Trpico dos Pecados: moral, sexualidade e Inquisio no Brasil Colnia. Rio de Janeiro: Campus, 1988.

Вам также может понравиться