Вы находитесь на странице: 1из 32

Definio

Poeira ou p uma quantidade de pequenas partculas de variadas origens, estruturas e composies, que se depositam a partir da suspenso pelo ar, causando sujeira em diversos objetos e lugares. Podem ser encontradas tanto em casa, como na indstria e em construes.

As poeiras se classificam em:


Poeiras Mineirais: silca, asbesto, carvo mineral, Poeiras Vegetais: algodo, bagao de cana de aucar; Poeiras Alcalinas: Calcrio P da casa, muitas vezes uma mistura de microfibras, pele morta, pequenaspartculas e excremento de caros; Plen das plantas; Poeira de farinha em padarias; Poeira na construo de casas ou na sua demolio.

Poeiras Minerais: Slica


A slica o principal componente da areia e a principal matria prima para o vidro. Tambm usado na fabricao de Ciment Portland. um dos xidos mais abundantes na crosta terrestre. Ocorre na forma de pedra, areia, quartzo, etc.

A slica fundida de alta pureza pode por si ser usada para vidros de alta resistncia trmica e mecnica (usados em naves espaciais). A areia extensivamente usada como agregado na construo civil. Tambm na indstria de fundio, refratrios, etc.

E uma fibra mineral natural sedosa que, por suas propriedades fsicoqumicas(alta resistncia mecnica e s altas temperaturas, incombustibilidade, boa qualidade isolante, durabilidade, flexibilidade, indestrutibilidade, resistente ao ataque de cidos, lcalis e bactrias, facilidade de ser tecida etc.), abundncia na natureza e, principalmente, baixo custo tem sido largamente utilizado na indstria. extrado fundamentalmente de rochas compostas de silicatos hidratados de magnsio, onde apenas de 5 a 10% se encontram em sua forma fibrosa de interesse comercial.

No Brasil, o amianto tem sido empregado em milhares de produtos, principalmente na indstria da construo civil(telhas, caixas d'gua de cimento-amianto etc.) e em outros setores e produtos como guarnies de freio(lonas e pastilhas), juntas, gaxetas, revestimentos de discos de embreagem, tecidos, vestimentas especiais, pisos, tintas etc.

O carvo mineral uma rocha sedimentar combustvel, de cor preta ou marrom, que ocorre em estratos chamados camadas de carvo. composto primeiramente por carbono e quantidades variveis de enxofre, hidrognio, oxignio e nitrognio e elementos vestigiais. Quanto maior o teor de carbono mais puro se considera.

extrado do solo por minerao a cu aberto ou subterrnea.

O combustvel fssil utilizado, especialmente, no aquecimento de fornos de siderrgicas, indstria qumica (produo de corantes), na fabricao de explosivos, inseticidas, plsticos, medicamentos, fertilizantes e na produo de energia eltrica nas termoeltricas. O carvo mineral teve seu uso difundido bem antes do descobrimento do petrleo como fonte de energia. No sculo XVIII surgiram mquinas movidas a vapor, que permitiram a substituio da fora animal pela mecnica.

Calcrios so rochas formadas a partir do mineral calcita, cuja composio qumica o carbonato de clcio. A procedncia do carbonato pode variar, desde fsseis de carapaas e esqueletos calcrios de organismos vivos, que compem os calcrios fossilferos, at por precipitao qumica.

Os principais usos do calcrio so: Produo de cimento Portland. Produo de cal (CaO). Correo do pH do solo para a agricultura. Fundio em metalurgia. Fabricao de vidro. Como pedra ornamental.

Mrmore uma rocha metamrfica originada de calcrio exposto a altas temperaturas e presso. Por este motivo as maiores jazidas de mrmore so encontradas em regies de rocha matriz calcria e atividade vulcnica.

O mrmore usado em decoraes, na confeco de objetos ornamentais e esculturas. A famosa esttua Vnus de Milo foi esculpida em mrmore no sculo II a.C. O mrmore pode ainda ser usado em construes civis na fabricao de objetos para uso domiciliar como pias, mesas e pisos

Doenas pulmonares ocupacionais As doenas dos pulmes acontecem em numerosas profisses como resultado da exposio a poeiras orgnicas e inorgnicas (minerais) e a gases nocivos (fumaas e aerossis). Os efeitos da inalao desses materiais dependem da composio das substncias, sua concentrao e sua capacidade de iniciar uma resposta imune, suas propriedades irritantes, da durao da exposio e da resposta ou susceptibilidade do indivduo ao irritante. O tabagismo tambm pode se associar ao problema e aumentar o risco de cncer pulmonar em pessoas expostas ao asbesto mineral. As doenas pulmonares mais comuns so a Silicose, a Asbestose e Pneumonicose dos mineiros de carvo.

Pneumoconioses As Pneumoconioses so definidas pela Organizao Internacional do Trabalho (OIT) como "doenas pulmonares causadas pelo acmulo de poeira nos pulmes e reao tissular presena dessas poeiras".

uma doena pulmonar fibrtica crnica, progressiva, irreversvel e incurvel. causada pela inalao da poeira da slica (partculas cristalinas do dixido de silcio). A exposio slica e ao silicato acontece em quase todas as operaes de minerao, de obras e tneis. As fbricas de vidro, o corte de pedras, a produo de abrasivos e metais e o trabalho em fundies so outras ocupaes com risco de exposio. A doena se manifesta aps oito a dez anos de exposio ao mineral. A slica considerada um agente cancergeno.

A Silicose considerada uma doena ocupacional que causa graves transtornos de sade ao trabalhador, determinando incapacidade para o trabalho, invalidez ou morte, motivou a Organizao Mundial de Sade (OMS) e a Organizao Internacional do Trabalho (OIT) a lanarem em 1995, conjuntamente, um programa de erradicao da Silicose.

Incidncia Brasil: De acordo com o Ministrio da Sade, o nmero aproximado de trabalhadores potencialmente expostos a poeiras contendo silca no pas superior a seis milhes, sendo cerca de quatro milhes na construo civil, 500 mil em minerao e garimpo e acima de dois milhes em indstrias de transformao de minerais, metalurgia, industria qumica, de borracha, cermicas e vidros. Minas Gerais e a Bahia so os estados de maior prevalncia de casos de Silicose, sendo que Minas Gerais fica em primeiro lugar nos casos diagnosticados e registrados no Ministrio do Trabalho. A China o pas com mais casos da doena diagnosticados no mundo. Nos pases desenvolvidos, a prevalncia da doena foi reduzida com a substituio da slica e controle das condies de trabalho, situao inexistente em pases subdesenvolvidos.

Quando as partculas da slica que tm propriedades fibrognicas, so inaladas, leses nodulares so produzidas ao longo dos pulmes. Com a passagem do tempo e uma maior exposio, os ndulos aumentam e se juntam. Formam-se massas densas na parte superior dos pulmes, resultando na perda do volume pulmonar. Ocorrem ento a doena do pulmo restritivo (incapacidade dos pulmes de se expandirem completamente) e a doena pulmonar obstrutiva devida ao enfisema secundrio.

Risco e exposio ocupacional O risco de adquirir Silicose depende basicamente de trs fatores: concentrao de poeira respirvel, porcentagem de slica livre e cristalina na poeira e a durao da exposio. As poeiras respirveis so freqentemente invisveis a olho nu e so to leves que podem permanecer no ar por perodo longo de tempo. Essas poeiras podem tambm atravessar grandes distncias, em suspenso no ar, e afetar trabalhadores que aparentemente no correm risco. A poeira de slica desprendida quando se executa operaes, tais como: cortar, serrar, polir, moer, esmagar, ou qualquer outra forma de subdiviso de materiais que contenham slica livre e cristalina, como areia, concreto, certos minrios e rochas, jateamento de areia e transferncia ou manejo de certos materiais em forma de p.

Tratamento Mdico especialista: Pneumologista. Dependendo da sintomatologia e intercorrncias, outros especialistas podem ser necessrios. Objetivo: Controlar a infeco e o tratamento da doena pulmonar. No existe tratamento especfico para essa patologia. O tratamento sintomtico, conforme os sintomas apresentados e suas intercorrncias. A terapia de apoio direcionada para o tratamento das complicaes e preveno da infeco. Progresso da doena: A progresso independente de exposio conseqente toxicidade da slica cristalina, fagocitada e, posteriormente, pela destruio do macrfago alveolar, liberada, perpetuando o ciclo evolutivo da doena. Pode ter repercusso clnica, expressada pela evoluo sintomtica e radiolgica no correr dos anos. Esta progresso pode ser evidenciada no exame de imagem, mesmo aps cessada a exposio. O risco de progresso maior para trabalhadores com exposio excessiva, silicose precoce, reao orgnica intensa, e depende da suscetibilidade individual. Prognstico: Mesmo que o trabalhador no se exponha mais a slica cristalina ou tenha sido afastado do trabalho, a doena continua a progredir, influenciando na qualidade de vida do portador.

A preveno primria deve seguir a seguinte hierarquia de controle: Na fonte do risco (que deve ser a primeira escolha), por meio de medidas como: - Substituio da areia, como abrasivo, por materiais menos perigosos; - Utilizao de materiais numa forma menos poeirenta; - Modificao de processos de modo a produzir menos poeira; - Utilizao de mtodos midos. Na transmisso do risco ( entre a fonte e o receptor): uma vez gerada a poeira, sua disseminao no local de trabalho deve ser evitada ou controlada por meio de medidas como: - Isolamento, enclausuramento de operaes; - Ventilao local exaustora; - Limpeza nos locais de trabalho. No trabalhador: - Utilizao de proteo respiratria de boa qualidade, eficiente, que se adapte ao rosto do trabalhador, e bem utilizada dentro de um programa que inclua manuteno, higienizao e reposio de filtros.

A inalao de fibras de asbesto pode produzir cicatrizao dos tecidos (fibrose) no interior do pulmo. O tecido pulmonar cicatrizado no se expande nem se contrai de forma normal e perde sua elasticidade. A severidade desta doena depende do tempo de exposio e da quantidade inalada. As enfermidades relacionadas com o asbesto incluem, ainda, as placas pleurais (calcificao) e tumor maligno denominado mesotelioma. Os mesoteliomas podem desenvolverse depois de vinte a quarenta anos da exposio inicial, sendo que o hbito de fumar aumenta o risco de desenvolver esse tipo de cncer.

No existe cura disponvel, mas recomenda-se suspender de imediato a exposio ao asbesto. O tratamento de suporte dos sintomas compreende as terapias respiratrias para remover as secrees dos pulmes. Podem ser utilizados medicamentos em aerossol para fluidificar as secrees, sendo que pode ser necessrio o fornecimento de oxignio por meio de mscara ou de cnula nasal. O estresse causado pela doena pode exigir tratamento especializado, podendo ser aliviado com a participao em grupos de apoio.

A siderose pulmonar uma pneumoconiose causada pela inalao de poeiras e fumos contendo xidos de ferro, inicialmente descrita por Doig e McLaughlin(1), em 1936, em um soldador de arco eltrico. Pode acometer trabalhadores expostos a atividades extrativas de minrio de ferro (hematita, magnetita, limonita), produo de pigmentos naturais contendo xidos de ferro em tintas e pisos, metalurgia de ao, ferro e ligas, solda a arco eltrico e oxietileno, polimento de metais com xidos de ferro em cutelaria de ao e prata e outras atividades afins

O pulmo negro (pneumoconiose dos mineiros de carvo) uma doena pulmonar causada por depsitos de p de carvo nos pulmes. O pulmo negro conseqncia da aspirao de p de carvo durante um perodo prolongado. No caso de pulmo negro simples, o p de carvo acumula-se em torno das pequenas vias areas (bronquolos) dos pulmes. Apesar de ser relativamente inerte e incapaz de provocar reaes exageradas, o p de carvo dissemina-se por todo o pulmo, o que revelado nas radiografias torcicas como pequenas manchas.

Antracose uma leso pulmonar caracterizada por pigmentao com sais de carbono, observada em mineradores, populaes de grandes centros urbanos ou de reas poludas, alm de fumantes. Tm carter incuo, porm sua evoluo pode originar disfunes pulmonares graves, principalmente em profissionais que constantemente entram em contato com a poeira de carvo. As partculas de carvo permanecem no tecido pulmonar ou nos linfonodos por toda a vida, porm quando ocorrem intensamente, podem causar uma fibrose pulmonar

O trato respiratrio uma das principais portas de entrada de substncias estranhas no organismo. As fossas nasais constituem o primeiro contato com os agentes inalados e executa os primeiros mecanismos de defesa: filtrao, condicionamento do ar e sensao de odores e de irritantes. So funes importantes, mas geralmente subestimadas. Estima-se que circulam, pelas vias areas, cerca de 14.000 litros de ar em 40 horas trabalhadas. Se for maior a atividade fsica, maior ainda ser a ventilao pulmonar e maior ser a inalao de substncias indesejveis.

A rinite alrgica representa, hoje, um problema de extenso mundial, com tendncia a se agravar cada vez mais, em virtude do progresso industrial, com o surgimento crescente de novas substncias alergnicas, e aumento das grandes concentraes urbanas e da poluio ambiental.

Asma ocupacional: Indivduos que trabalham com cereais, madeira de cedro vermelho ocidental, sementes de ricino, corantes, antibiticos, resinas de epxi, ch e enzimas utilizadas na manufatura de detergentes, malte e objetos de couro.

Beriliose: uma inflamao pulmonar causada pela inalao de poeira ou gases que contm berlio.

Bissinose A bissinose um estreitamento das vias respiratrias causado pela aspirao de partculas de algodo, de linho ou de cnhamo.

Вам также может понравиться