Вы находитесь на странице: 1из 41

SISTEMAS DE MACRO DRENAGEM : ANLISE DOS CANAIS FECHADOS EM SALVADOR

EQUIPE
Guilherme Neves Larisse Roxane Mnica Mano Rodrigo Pereira Vitor Abreu
Prof. Srgio Ricardo dos Santos

MACRODRENAGEM: INTRODUO
Aspectos Gerais Medidas de controle crescimento urbano e impacto do

O crescimento urbano das cidades brasileira tem provocado impactos significativos na populao e no meio ambiente. Estes impactos vm deteriorando a qualidade de vida da populao, devido ao aumento da frequncia e do nvel das inundaes. Estes problemas so desencadeados principalmente pela forma como as cidades se desenvolvem: falta de planejamento. controle do uso do solo.

ocupao de reas de risco.

sistemas de drenagem inadequados.

MACRODRENAGEM: IMPACTOS DEVIDO DRENAGEM


Com relao drenagem urbana, pode-se dizer que existem duas condutas que tendem a agravar ainda mais a situao:

Os Projetos de Drenagem Urbana

Tm como filosofia escoar a gua precipitada o mais rapidamente possvel para jusante.

As reas Ribeirinhas

O rio utiliza durante os perodos chuvosos como zona de passagem da inundao, tm sido ocupadas pela populao com construes e aterros, reduzindo a capacidade de escoamento.

MACRODRENAGEM: IMPACTOS DEVIDO DRENAGEM


Para alterar esta tendncia necessrio adotar princpios de controle de enchentes. O aumento de vazo devido urbanizao no deve ser transferido para jusante; Deve-se priorizar a recuperao da infiltrao natural da bacia, visando a reduo dos impactos ambientais; A bacia hidrogrfica deve ser o domnio fsico de avaliao dos impactos resultantes de novos empreendimentos, visto que a gua no respeita limites polticos; O horizonte de avaliao deve contemplar futuras ocupaes urbanas; As reas ribeirinhas somente podero ser ocupadas a partir de um zoneamento que contemple as condies de enchentes;

As medidas de controle devem ser preferencialmente no-estruturais.

MACRODRENAGEM: IMPACTOS DEVIDO URBANIZAO

Impacto do Desenvolvimento Urbano no Ciclo Hidrolgico

O desenvolvimento urbano modifica a cobertura vegetal, provocando vrios efeitos que alteram os componentes do ciclo hidrolgico natural. Com a urbanizao, a cobertura da bacia alterada para pavimentos impermeveis e so introduzidos condutos para escoamento pluvial.

MACRODRENAGEM: IMPACTOS DEVIDO URBANIZAO


seguintes modificaes no referido ciclo:

Reduo da infiltrao no solo; Aumento do escoamento superficial. Desta forma as vazes mximas tambm aumentam, antecipando seus picos no tempo; Reduo do escoamento subterrneo; Devido a substituio da cobertura natural ocorre uma reduo da evapotranspirao.

a drenagem

MACRODRENAGEM: SISTEMAS DE DRENAGEM


Os sistemas de drenagem so definidos como na fonte, Microdrenagem e Macrodrenagem. A Microdrenagem definida pelo sistema de condutos pluviais ou canais em um loteamento ou de rede primria urbana. Este tipo de sistema de drenagem projetado para atender risco moderado. A Macrodrenagem envolve os sistemas coletores de diferentes sistemas de microdrenagem. Quando mencionado o sistema de macrodrenagem, as reas envolvidas so de pelo menos 2km2 ou 200 ha. Estes valores no devem ser tomados como absolutos porque a malha urbana pode possuir as mais diferentes configuraes. O sistema de macrodrenagem deve ser projetado com capacidade superior ao de microdrenagem.

MACRODRENAGEM: PLANEJAMENTO
Com relao ao planejamento de uma Macrodrenagem, pode-se dizer que existem dois tipos:

Planejamento Inadequado

Planejamento Proposto

MACRODRENAGEM: PLANEJAMENTO
Planejamento Inadequado

Com raras excees, a grande maioria das obras de drenagem no Brasil segue at hoje o conceito higienista do sculo XIX (Silveira, 2000), onde a idia era a eliminao sistemtica das guas, atravs de obras de canalizao. A partir do momento em que este trecho canalizado: As inundaes deixam de ocorrer. Assim, a suposta segurana torna estas reas valorizadas, com ocupaes muitas vezes nobres. Com o desenvolvimento da bacia de montante, e o respectivo aumento da vazo mxima, as inundaes voltam a ocorrer no antigo leito maior. Nesta etapa j no existe mais espao para ampliar lateralmente o canal, sendo necessrio aprofund-lo, aumentando os custos. Alm dos problemas mencionados, a simples transferncia das vazes gera problemas para as regies a jusante da sada desta bacia.

MACRODRENAGEM: PLANEJAMENTO
Planejamento Proposto

Este processo pode ser evitado atravs do planejamento e gerenciamento adequado do desenvolvimento da bacia. Existem geralmente duas situaes onde o planejamento diferenciado:

A. Bacia desenvolvida com loteamentos implantados: desenvolvimento do plano de controle, com medidas de deteno e ampliao de rede pluvial, tratando a bacia de forma integrada e considerando todos os efeitos do escoamento.

B. Bacia em estgio rural: a bacia est no primeiro estgio de urbanizao ou ainda rural.

MACRODRENAGEM: PLANEJAMENTO
Aes do poder pblico para que seja instalado esse planejamento:
O poder pblico deve regulamentar o uso e ocupao, especialmente as reas naturalmente inundveis;

combinar estas reas inundveis para que atuem como reservatrios de deteno urbano; regulamentar a microdrenagem para no ampliar a enchente natural; planejar parques e outras as reas pblicas com lagos para amortecer e preservar os hidrogramas, de uma mesma bacia, ou entre diferentes sub-bacias; para as reas ribeirinhas de risco, quando no pertencentes ao poder pblico, deve-se prever uso adequado para que haja boa convivncia com as inundaes; nenhuma rea desapropriada pelo poder pblico pode ficar sem implantao de infraestrutura pblica (parque ou rea esportiva), evitando desta forma que a mesma seja invadida.

MACRODRENAGEM: ETAPAS DO PLANEJAMENTO, DIMENSIONAMENTO E VERIFICAES


No estudo de planejamento do controle da drenagem urbana de uma bacia so recomendadas as seguintes etapas de desenvolvimento.
Caracterizao da bacia. Definio dos cenrios de planejamento.

Escolha do risco da precipitao de projetos.


Determinao da precipitao de projeto. Simulao dos cenrios de planejamento com modelo hidrolgico. Seleo de alternativas para Controle. Simulao das alternativas de controle. Avaliao qualidade da gua. Avaliao econmica. Seleo da alternativa.

MACRODRENAGEM: MODELOS
Para a simulao dos cenrios indicados acima podem ser usados diferentes modelos de acordo com as necessidades do sistema e do problema. Os modelos so subdivididos nos seguintes tipos:

Modelo Bacia

so representados os principais processos de transformao da chuva em vazo.

Modelo Canal (ou Conduto)

a vazo transportada pelos canais e condutos atravs do sistema de drenagem, que podem ser naturais ou construdos. No modelo reservatrio representado o amortecimento da vazes nos reservatrios atravs do balano entre os volumes de entrada e sada.

Modelo Reservatrio

MACRODRENAGEM: PROPAGAO EM CANAL OU CONDUTO


Relevo Relevo Os modelos de simulao do escoamento em galerias, canais e condutos em geral podem possuir as seguintes caractersticas: Modelo do tipo armazenamento: considera basicamente os efeitos de armazenamento no conduto ou canal, transladando as ondas de cheias. No considera efeitos de remanso no escoamento. Este tipo de modelo til para representar o escoamento de projeto, onde geralmente definida a capacidade dos condutos. O modelo deste tipo mais utilizado na prtica deste tipo o de Muskingun-Cunge. Modelo Hidrodinmico: o modelo hidrodinmico pode trabalhar superfcie livre ou considerar as condies de presso dentro dos condutos. Este ltimo considera todos os efeitos do escoamento dentro dos condutos como refluxo, remanso, ressalto, escoamento supercrtico e o escoamento sob-presso de gradientes de presso moderados.

MACRODRENAGEM: SISTEMA DE DRENAGEM EM SALVADOR


Aspectos Gerais

Problemtica da Drenagem em Salvador

A questo da drenagem pluvial de uma cidade do porte de Salvador impe que uma srie de medidas construtivas seja efetivada de modo a minimizar os impactos negativos dos efeitos das precipitaes intensas no cotidiano da comunidade. Estas medidas, geralmente de custos elevados, poderiam ter sido atenuadas se no processo de urbanizao to acelerado da cidade nas ltimas dcadas tivesse ocorrido um acompanhamento paralelo do planejamento da ocupao do uso do solo, principalmente nas encostas e nas reas baixas.

MACRODRENAGEM: SISTEMA DE DRENAGEM EM SALVADOR


Um ano aps a finalizao das obras de macrodrenagem e urbanizao no Rio das Pedras/Imbu e no Rio dos Seixos/Avenida Centenrio, a prefeitura de Salvador deu incio a execuo de projeto semelhante nos canais da Avenida Lucaia, Vasco da Gama e Itaigara.

Rio das Pedras/Imbu

Av. Centenrio

MACRODRENAGEM: CONSEQUNCIAS DA COBERTURA DE RIOS E CANAIS


Aspectos Ambientais:
Funo de Regular o Clima
Quando voc cobre um rio, voc altera o microclima ambiental da regio, j que a gua um regulador trmico, ou seja, ela absorve o calor do sol lentamente e deixa o clima mais ameno. O ambiente escuro, mido e sujo da cobertura do canal propcio para a proliferao de ratos e ratazanas, que podem provocar um surto de leptospirose, com sintomas parecidos com a dengue A concretagem do leito do rio tambm vai provocar sua morte definitiva, j que impedir a interligao da gua subterrnea com a de superfcie. A tendncia que ele seque at morrer. A impermeabilizao do leito natural vai aumentar a vazo (velocidade e quantidade de gua do rio que corre), provocando enchentes jusante (depois).

Proliferao de doenas

Morte definitiva do rio

Enchentes

MACRODRENAGEM: CONSEQUNCIAS DA COBERTURA DE RIOS E CANAIS


Aspectos Jurdicos:

Existe uma posio nacional dos outros Estados de cautela em relao a obras de recobrimento de canais. Existe uma recomendao expressa do Ministrio Pblico Estadual para no se autorizar recobrimento de canais. O Instituto de Gesto das guas e Clima (ING) o rgo gestor das guas do Estado da Bahia e quem tem a atribuio de conceder a outorga (direito de uso de gua), autorizao para qualquer interveno hdrica. O rgo existe h 14 anos, substituindo a antiga Superintendncia de Recursos Hdricos. A atuao do rgo est respaldada na lei federal 9.433/97; na lei estadual 10.432/06, nos decretos 6.296/97 e 10.255/07 e nas Instrues Normativas nmero 1 e nmero 11.

MACRODRENAGEM: REVITALIZAO

Revitalizao dos Rios

A tendncia em todo o mundo a revitalizao dos rios e a integrao do meio ambiente aos espaos urbanos, com um equilbrio prximo ao natural. A revitalizao dos rios o que tem acontecido em So Paulo, com o Rio Tiet; em Minas Gerais, com o Rio das Velhas; em Londres, com o Rio Tmisa, que de to limpo hoje tem at criao de salmo; e em Seul, na Coria do Sul, com o Rio Cheonggyecheon.

OBRA NO CANAL DA AVENIDADE VASCO DA GAMA

DRAGAGEM, ESCAVAO E RETIRADA DE MATERIAL DO CANAL

ESCORAMENTO METLICO, ESCAVAO E CONCRETAGEM DE LAJE E CANAIS SUBTERRNEOS

ESCORAMENTO METLICO E ARAMO DA FERRAGEM DA LAJE DO CANAL

CONCLUSO DE TRECHO, CANAL E LAJE EM CONCRETO

CONCLUSO DE TRECHO, CANAL E LAJE EM CONCRETO

GRADEAMENTO IMPROVISADO

AVENIDA CENTENRIO ANTES

Avenida Centenrio (depois)

AVENIDA CENTENRIO DEPOIS

TRECHO NO INICIO DA AVENIDA CENTENRIO, ANTES DO CANAL FECHADO TOMADO PELA VEGETAO (Trecho em frente ao instituto mdico legal Nina Rodrigues)

IMBU ANTES

IMBU DEPOIS

FIM

Вам также может понравиться