Вы находитесь на странице: 1из 23

Aula de

Qumica Orgnica
Prof. Leonardo Pimentel e Carlos Renato
Petrleo

Introduo
Petrleo significa leo de pedra. Ele encontrado na natureza associado a camadas de rochas sedimentares.
resultado do acmulo de seres vivos que foram soterrados em mares rasos a milhes de anos. Hoje, o petrleo pode ser encontrado tanto no continente como sob os oceanos. insolvel e menos denso do que a gua.

Introduo
Utilizado por nossos ancestrais para impermeabilizar barcos, iluminao de ruas, unir pedras nas construes e at para preservar os seus mortos.
A indstria do petrleo comeou nos E.U.A. com a perfurao do primeiro poo produtor em 1859. No Brasil, a primeira jazida de petrleo foi descoberta em 1939, no municpio de Lobato BA. A Petrobrs criada em 3 de outubro de 1953.

Composio
Todo petrleo em estado natural uma mistura complexa de hidrocarbonetos. DIVISO: - Base Parafnica (90% de alcanos). - Base Naftnica (alcanos + 15 a 20% de ciclanos). - Base Aromtica (alcanos + 25 a 30% de aromticos). - Base Asfltica (Hc de massa molar elevada).

O petrleo brasileiro essencialmente de base parafnica.

Perfurao
Uma jazida petrolfera contm gua salgada e mistura gasosa, principalmente metano, quando o local perfurado a presso dos gases faz com que o petrleo jorre para fora. Posteriormente necessrio bombear - petrleo bruto. Separaes antes do refino: Decantao: Petrleo da gua salgada. O petrleo menos denso que a gua por isso fica na parte superior. Filtrao: separar areia e argila.

O refino

O refino
O petrleo entra por uma fornalha onde vaporizado; a seguir passa por uma torre de destilao (destilao fracionada) onde separado em vrias fraes.

O resduo da primeira torre reaquecido e vai para uma segunda torre de destilao vcuo (presso reduzida) saindo leos lubrificantes e o resduo final que o asfalto.

O refino

As fraes
Fraes Gs natural Composio 1 a 2 carbonos PE / C -162 a -75 C Utilizao Combustvel

GLP (gs liquefeito do petrleo)


ter de petrleo

3 a 4 carbonos

- 42 a 20 C

Gs de cozinha, Combustvel
Solvente orgnico Solvente Orgnico Combustvel

5 a 6 carbonos

20 a 60 C

Benzina

7 a 8 carbonos

60 a 90 C

Gasolina

6 a 12 carbonos

40 a 200 C

Quanto maior a massa molar, maior a temperatura de ebulio

leo diesel

15 a 18 carbonos

250 a 300 C

Combustvel

leo lubrificante Parafina

16 a 20 carbonos Slidos de massa molar elevada acima (C36H74) HC parafnicos, aromticos, heterocclicos.

300 a 400 C 470 a 650 C

Lubrificante Velas, alimentos, cosmticos. Pavimentao

Asfalto

-------------

O Barril (158,98 L)
APROVEITAMENTO DE UM BARRIL DE PETRLEO:
DERIVADO GLP Gasolina PORCENTAGEM 7,7 16,1

Naftas e solventes
Querosene leo diesel Derivados diversos leos lubrificantes e parafinas leos combustveis Asfaltos

11,2
4,7 34,1 6,7 1,2 16,5 1,8

Cracking
Mtodo que permite a quebra de 1 molcula de leo (compostos com 15 a 18 carbonos) em 2 molculas menores ( 6 a 12 tomos de carbono ) atravs do aquecimento desse leo uma temperatura de aproximadamente 500C utilizando um catalisador apropriado. Este processo chamado de pirlise ou craqueamento cataltico.

Ex: C16H34
leo diesel

C8H18
gasolina

+ 4 C2H4
alqueno

craqueamento

Reforming
A reformao cataltica um processo de refinao com duas principais finalidades: a) converso de combustvel de baixo IO (ndice de octano) em outra de maior IO; b) produo de hidrocarbonetos aromticos.

Octanagem
Octanagem a denominao dada capacidade que um combustvel tem de resistir compresso, sem entrar em processo de detonao (queima espontnea da mistura). Quanto maior a octanagem, maior ser a resistncia a esse fenmeno, muito prejudicial ao motor.

gasolina de baixa octanagem (no resiste compresso) sofre combusto prematura, pela simples compresso.

gasolina de alta octanagem (resiste compreso) sofre combusto diante de uma fasca produzida pela vela do motor.

Octanagem

heptano (valor 0)
Menor resistncia combusto por compresso

O ndice de octanagem da gasolina brasileira 86, ou seja, comporta-se como uma mistura contendo 86% de isoctano e 14% de heptano.

isooctano (valor 100)


Maior resistncia combusto por compresso

Gasolina no Brasil
Desde janeiro de 1992, a gasolina brasileira isenta de chumbo. O chumbo era utilizado mundialmente para aumentar a octanagem da gasolina, mas, por questes ambientais, vem sendo gradualmente eliminado. O Brasil foi um dos pioneiros na eliminao deste componente da gasolina.

Antidetonante da gasolina abolido a alguns anos.

Tetraetil - chumbo

Gasolina no Brasil
No Brasil, utilizada uma gasolina nica no mundo, pois trata-se de uma mistura de 76% de gasolina e 24% de lcool etlico (etanol). O teor de lcool na gasolina especificado pela Agncia Nacional do Petrleo - ANP, e objeto de lei federal.
Atualmente, esto disposio dos consumidores brasileiros trs tipos de gasolina: comum, comum aditivada e alta octanagem (premium e podium).

Gasolina no Brasil

Gasolina no Brasil
PREO DA GASOLINA (Ref. PETROBRS)

Referncia
ICMS lcool Anidro
CIDE + PIS/CONFINS Petrobrs Distribuio e revenda

Preo (R$ / L)
0,8 0,15
0,525 0,65 0,375

Porcentagem
32% 6%
21% 26% 15%

TOTAL = 2,50 R$/ LITRO

Complemento

GS NATURAL: Mistura gasosa formada por metano (70 a 90%), etano( 0,5 a 7%), outros alcanos, H2S, CO2, N2. Encontrado em jazidas subterrneas misturado ou no ao petrleo. Combustvel e matria-prima na indstria petroqumica. No Brasil: Bacia de Campos - RJ, Esprito Santo, Amazonas, Acre e Rondnia.

Carvo Mineral

TURFA ( 60 A 65% DE C)

LINHITO (65 A 80% DE C)


HULHA (80 A 90% DE C)

ANTRACITO (90 A 95% DE C)


No sentido da seta, temos: idade geolgica crescente; teores de H, O, N, etc. decrescente; carbonificao crescente poder calorfico crescente.

Carvo Mineral A destilao seca da hulha 1 000 C fornece: gs da hulha: mistura de H2, CH4, CO; guas amoniacais: soluo de NH4OH e seus sais; alcatro da hulha: lquido oleoso, escuro, formado principalmente por aromticos; carvo coque: principal produto, usado com redutor em metalurgia.

Вам также может понравиться