Вы находитесь на странице: 1из 16

Como a religio afeta os jovens de hoje em dia?

Seja a judaica ou a crist, nossas religies frisaram com demasiada intensidade o

aspecto estritamente histrico, de modo que acabamos por estar, por assim dizer, cultuando o acontecimento histrico, em lugar de sermos capazes de ler atravs daquele evento histrico a mensagem espiritual para ns mesmos. As pessoas se voltam para a religio oriental porque nesta descobrem a mensagem real que tem sido mantida inacessvel pelo literalismo e historicismo excessivos em suas prprias religies, e que, agora, lhes franqueado novamente. Nasci e cresci catlico e fui um catlico muito devotado. Minhas crenas, contudo, ruram porque a Igreja interpretava e ento apresentava seus smbolos em termos concretos. Por um longo tempo experimentei um terrvel ressentimento contra a Igreja, e sequer me passava pela mente entrar numa Igreja catlica. Depois, atravs de meu prprio estudo da mitologia e matrias correlatas, comecei a entender o que realmente acontecera, isto , que, como sucedera comigo, a religio organizada deve apresentar-se de uma forma s crianas e de outra aos adultos. O que eu rejeitava eram as formas literais, concretas, histricas que eram apropriadas quando eu era jovem. Aps ter compreendido isso, apreendi melhor o que era a mensagem. Pode-se fazlo. E inevitvel as crianas receberem um ensino em termos puramente concretos. Mas, depois, a criana cresce e percebe quem Papai Noel. Ele realmente o papai. Assim, tambm temos de crescer da mesma maneira no aprendizado acerca de Deus, e as igrejas institucionais devem crescer apresentando a mensagem dos smbolos aos adultos.

O senhor pode explicar o que quer dizer com o

"problema" da mitologia na nossa poca? A imagem mitolgica aquela que evoca e direciona energia psicolgica. um signo de evocao e direcionamento de energia. Uma mitologia um sistema de imagens do afetivo ou do emocional; essas prprias representaes produzem a emoo ou o afeto. Nossa prpria mitologia, a sua e a minha, constitui nossa herana particular de imagens ligadas ao afetivo. Observe, entretanto, o que foi feito com nossa mitologia. No plano racional, afirma-se que as imagens so absurdas e que, portanto, so destitudas de significado. Nosso sistema racional assim rompe as conexes delas e torna sua energia indisponvel para ns em nossas vidas.

Em segundo lugar, nossos smbolos foram neutralizados pelas religies

institucionais que interpretam esses smbolos historicamente. Smbolos que remetem ao mistrio da psique ou alma foram, ao contrrio, interpretados como referncias a eventos histricos reais que, como nos informam os estudos modernos, no ocorreram. Enquanto as pessoas puderam pensar que houve um Jardim do den com uma serpente que falou a Ado e Eva e que nesse Jardim aconteceu um incidente semelhante a uma queda, tornando necessria uma redeno para nos recuperar, e enquanto as pessoas puderam pensar que houve um dilvio mundial, uma Torre de Babel, um Abrao, um xodo do Egito, uma edio dos Dez Mandamentos confiados fisicamente a Moiss no topo do monte Sinai, seguida de uma segunda edio a ele entregue depois de haver despedaado as pequenas tbuas da primeira; enquanto as pessoas foram capazes de conceber e aceitar essas coisas como eventos histricos, puderam tambm aceitar esses smbolos e se mover com eles atravs de suas igrejas e templos, bem como suas tradies religiosas. To logo, contudo, as pessoas comeam a compreender que muito duvidoso que tais eventos tenham ocorrido algum dia, os smbolos perdem seu cunho histrico e sua energia emocional , com isso, exaurida e reduzida. Em terceiro lugar, quando Freud contou ao mundo que esses smbolos se referem realmente me, ao pai e ao menininho, eles foram dissociados dos seus pontos de referncia originais na tradio mitolgica.

H mitologias que esto dispersas, fragmentadas a nossa

volta. Estamos no que eu chamo de uma morena terminal de sistemas mticos despedaados que outrora estruturavam a sociedade. Podem ser detectados todos em torno de ns. Voc pode selecionar qualquer um desses fragmentos que ativam nossa imaginao para seu prprio uso. Deixe-o ajudar a moldar o seu prprio relacionamento com o sistema inconsciente do qual provieram esses smbolos. Quando voc caminha por esta senda, capta a viso do boi, o aspecto de Yahv que Moiss viu no monte Sinai. Mas uma tarefa difcil captar o boi. E ento, o boi desaparece e s resta voc. Em seguida, tudo desaparece. Isto o transcendente. Neste arrebatamento, a natureza principia a voltar. Isto completado pela etapa final atravs da qual voc retorna cidade com a abundncia transbordando em suas mos. Entrando na cidade com mos dadivosas de felicidade, voc proporciona conselhos aos jovens que esto prestes a iniciar a prpria busca de um boi

Jos Daniel Violante Filho, 17, de So Paulo - Budista O estudante paulista visitou pela primeira vez o centro budista Buddha's Light h um ano, com os amigos. "Fui por curiosidade", diz. L, praticou meditao, gostou e se tornou freqentador. Ele mora na Zona Sul de So Paulo com os avs, que so catlicos. "Eles vo missa, mas eu no me identifico com a f catlica", comenta ele.

Voc acredita em Deus? O Instituto de Estudos da Religio

(Iser) fez essa pergunta a 800 brasileiros com idade entre 15 e 24 anos e 98% deles responderam sim. Trata-se de uma maioria acachapante, capaz de desarmar qualquer ceticismo em relao religiosidade dessa gerao. Talvez o correto seja dizer "espiritualidade", pois a f hoje muito mais uma questo de escolha pessoal do que era nos tempos do vov, quando a garotada ia igreja por imposio familiar e social. Os jovens hoje elegem a prpria f. "Como a deciso deles, a religiosidade dessa gerao tende a ser muito mais forte que nas dcadas passadas", diz a antroploga Regina Novaes, do Iser. Entre os que seguem alguma religio, 33% escolheram por deciso pessoal, independentemente da preferncia familiar. Tanto assim que dois em cada dez mudaram de religio ao menos uma vez.

Joyce de Souza Cunha Melo, 18, de BH -

Catlica A estudante mineira vai missa uma vez por semana e devota de So Josemara Escriv, fundador do Opus Dei. Acredita em milagres e j fez promessas, uma delas para passar no vestibular. Ela cursa o 1 ano de administrao na Universidade Federal de Minas Gerais. Nem sempre foi assim. "Quando eu era mais nova, era superesotrica, acreditava em horscopo", diz.

Boa parte dos teens est olhando para a religio como

se estivesse diante de uma prateleira de supermercado. " como um servio self-service, em que a pessoa escolhe a que mais a atrai", define Mrio Srgio Cortella, professor do departamento de teologia e cincias da religio da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo. Os teens sentem-se vontade para experimentar. Eles acreditam em Cristo, nos orixs e at em duendes, tudo ao mesmo tempo. Sobra ainda espao para a proliferao de crenas alternativas, cujo maior atrativo o inusitado, como cura por cristais, invocao de anjos e bruxaria.

William Silva, 18, de Itacar, Bahia -

Evanglico Nascido numa famlia de catlicos praticantes, William tornou-se evanglico h seis anos. Sua igreja, a Bola de Neve, freqentada sobretudo por jovens. Surfista desde criana, ele sempre reza antes de entrar no mar e pegar onda. Muitos de seus amigos usam drogas. "Eu no uso porque Deus no gosta dessas coisas", diz. "Vivo aconselhando meus amigos e s vezes consigo convencer alguns deles a largar o vcio."

curioso que isso esteja ocorrendo com os filhos de

uma gerao que, trinta anos atrs, fugiu da religio institucionalizada. O movimento atual no sentido inverso, com o aumento nas hostes de fiis. Metade dos freqentadores dos cultos evanglicos tem menos de 24 anos. Missas catlicas so agora animadas em ritmo de rock, tecno e rap. H igrejas neopentecostais criadas especialmente para fiis mais jovens. Uma delas, a Bola de Neve, usa uma prancha de surfe como altar. A tolerncia religiosa uma das caractersticas bem-vindas dos novos fiis. Nesse aspecto, o budismo, que no exige exclusividade de seus praticantes, tornou-se a opo preferida de quem deseja freqentar mais de uma religio ao mesmo tempo.

98% dos 800 brasileiros com idade entre 15 e 24 anos ouvidos numa pesquisa disseram acreditar em Deus Entre os que seguem alguma religio, 33% escolheram sua f por deciso pessoal, sem interferncia da famlia 17% deles tinham mudado de religio ao menos uma vez

Uma das caractersticas da religio promover a

integrao social. Rapazes e moas vo igreja ou ao templo e l conhecem outros adolescentes que pensam como eles. Assim, formam grupos. Assistem aos cultos juntos, saem noite, viajam. O lazer fica associado religiosidade. "A maioria de meus amigos daqui", diz a estudante paulista Ana Teresa Santos Cavalcante, de 17 anos, que freqenta a igreja evanglica Bola de Neve. "Gostamos das mesmas coisas, fazemos os mesmos passeios, por isso nos damos to bem", afirma ela.

De 27 de maro de 2010 Sexo x Religio os hormnios falam mais alto do que

os preceitos religiosos entre os jovens, que se afastam das igrejas.

PRODUO DE TEXTO

PROPOSTA 1

Observe os grficos abaixo que versam sobre religio e

sexo e produza uma dissertao em que voc analisa se a posio das igrejas retrgrada em relao ao sexo e se isso realmente se trata de um dos fatores que afastam a juventude da religio.

Вам также может понравиться