Вы находитесь на странице: 1из 43

Sntese Qumica e enzimtica de peptdeos: Princpios bsicos e aplicaes

Clarisse dos Santos Augusto Lvia Terra Pvoas Renata dos Santos Oliveira Tamillis Oliveira

Maca
2009

A origem qumica dos aminocidos est marcada por trs achados:

1806 - Vauquelin e Robiquet isolaram a asparagina do suco de

aspargo.

1810 - Wollaston descreveu um composto isolado de dois clculos

renais, e pelas suas caractersticas de elucidao e por ter se acumulado na bexiga urinria, foi denominado xido cstico e, somente muitos anos depois foi caracterizado como cistena.
1820 - a glicina foi isolada por Braconnot a partir da gelatina,

sendo o primeiro aminocido a ser obtido por hidrlise cida de uma protena; devido ao seu carter adocicado foi denominado de sucre de glatine e, posteriormente, glicina.

O que so peptdeos
Substncias formadas a partir da juno de dois ou

mais aminocidos por meio de uma ligao amido substituda, chamada de ligao peptdica.
Essa ligao formada pela desidratao de um

grupo - carbonila de um aminocido e o grupo amino do outro.


Variam em comprimento desde dois at milhes de

resduos de aminocidos.

Importncia dos Peptdeos


Constituem as protenas que tem grande papel

biolgico.
Peptdeos menores tambm tem grande importncia.

Podem atuar como hormnios , fatores liberadores de hormnios, adoantes, antibiticos naturais, etc.

Promove a produo de esteride adrenal

Regula concentrao de clcio e fosfato no plasma

controla vasodilatao transitria

Regula a digesto

Estimula a ovulao

Estimula as contraes uterinas e liberao do leite Promove a produo de hormnios da tireide

Aumenta a resbsoro de gua

Necessidade de sntese
Com a descoberta da variedade de funes

dos peptdeos, houve um grande interesse no estudo destes


Como as fontes naturais nem sempre so

abundantes e para obter uma quantidade satisfatria para o estudo destas substncias, passaram a desenvolver mtodos para isollos, purific-los, analis-los, caracteriz-los.

Tipos de sntese

soluo

Sntese qumica
fase slida

Sntese enzimtica

Sntese via DNA recombinante

Sntese Qumica

assim denominada porque utiliza um reagente qumico para ativar o cido carboxlico de um Nacil-aminocido ou N-acil-fragmento peptdico o qual sofre o ataque nucleoflico do grupo - amino de outro aminocido ou fragmento peptdico Cbloqueados resultando na formao da ligao peptdica entre eles. grupos funcionais reativos que no esto diretamente envolvidos na formao da ligao peptdica devem ser previamente protegidos ou bloqueados. Assim, a sntese torna-se mais controlada em relao possvel formao de subprodutos.

os

Sntese de peptdeos utilizando grupos protetores removveis


A unio de dois aminocidos pela formao de uma

ligao peptdica, implica a condensao do aminogrupo de um aminocido com a -carbonila de outro, com eliminao de uma molcula de gua. direta de dois aminocidos um processo difcil, no s pela natureza dipolar dos aminocidos, como pela variao de energia da reao envolvida no processo. Por isso, e pelas dificuldades de sntese que se podem depreender do que j foi descrito, as seguintes etapas devem ser seguidas para acoplamento de aminocidos com formao da ligao peptdica:

A formao da ligao peptdica pela condensao

a)Proteo do -aminogrupo b)Proteo da -carbonila c)Proteo dos grupos funcionais das cadeias laterais dos aminocidos d)Acoplamento e)Crescimento da cadeia peptdica f)Remoo dos grupos protetores. Em sntese de peptdeos, a formao de ligao amida entre dois aminocidos ou fragmentos peptdicos chamada de acoplamento.

Sntese qumica em soluo

Nesta sntese qumica, geralmente a carboxila do receptor de acila esterificada ou amidada.

Proteo do -aminogrupo
A

introduo do grupo benziloxicarbonila ou tambm denominado carbobenzoxila por Bergmann e Zervas, representando o grupo das uretanas, e comumente simbolizado pela letra Z em homenagem ao segundo autor considerado um marco fundamental na histria da sntese de peptdeos. remoo do grupo Z feita preferencialmente por hidrogenao cataltica, sob paldio, presso atmosfrica, dando o peptdeo desejado, CO2 e tolueno; os dois ltimos so de fcil remoo, tornando a desprotonao bastante limpa. HBr em cido actico glacial e sdio em amnia lquida so outros processos de remoo do grupo Z, no entanto, o cido trifluoractico, menos agressivo, leva vrio dias para completar a reao, necessitando de aquecimento.

Proteo da -carbonila
A proteo do grupo carboxila tem como objetivo aumentar a

solubilidade dos reagentes, evitar a reao do carboxilato com os reagentes acoplantes ou acilantes e facilitar os processos de isolamento do produto final, aumentando,portanto, a eficincia das reaes de acoplamento.

As hidrazidas de acilaminocidos ou peptdeos so intermedirios clssicos na sntese de peptdeos via azidas, e a carboxila pode ser regenerada por reaes oxidativas. Os aminogrupos nas hidrazidas no so extremamente reativos, permitindo o aumento da cadeia peptdica pelo mtodo dos steres ativos. A prtica mais geral usar hidrazidas protegidas pelos grupos Z, t-Boc e tricoloroetoxicarbonila(Troc).

Proteo dos grupos funcionais das cadeias laterais dos aminocidos


O desenvolvimento da sntese de peptdeos est

intimamente ligado ao emprego de grupos protetores dos grupos funcionais dos aminocidos, de tal modo que suportem as condies de sntese, e possam ser removidas sem causar dano aos aminocidos e s ligaes peptdicas formadas. Entre os 20 aminocidos naturais, 7 tem cadeias laterais que no necessitam de qualquer proteo (Gly, Ala, Val, Leu, Ile,Phe,Pro), 9 tem cadeias laterais cuja proteo facultativa (Arg, Tyr, Ser, Thr, His,Gln, Asn, Met, Trp), 2 aminocidos tem cadeias laterais que em algumas situaes dispensam proteo (Asp, Glu) e, finalmente, em 2 aminocidos a proteo obrigatria (Lys, Cys).

Triptofano
A

sua introduo no tem mostrado dificuldades, mas a facilidade com que se oxida e a suscetibilidade alquilao em meio cido recomendam o uso de atmosfera inerte, cidos muito puros e substncias receptoras de radicais livres. A proteo mais usada para o aminogrupo indlico a formila, mas a sua remoo tambm pode levar a reaes colaterais.

Exemplo sntese em soluo Ocitocina


A sntese de peptdeos foi introduzida no Brasil em 1971. Inicialmente foram estabelecidas as condies para sntese de peptdeos em fase slida, porm com a necessidade de peptdeos na quantidade de gramas, iniciaram a partir de 1978 a implantao da sntese de peptdeos em soluo. Nestes projetos de sntese em soluo inclua o estabelecimento de mtodos de preparao da maioria dos intermedirios, derivados de aminocidos e agentes protetores e acilantes .

A ocitocina um nonapeptdeo bastante usado durante o parto e na secreo do leite e foi um dos peptdeos que foram sntetizados com este tipo de tcnica.

Sntese qumica em fase slida


Todas as snteses eram feitas em soluo

at 1963 quando Marrifield publicou seu trabalho clssico sobre sntese de peptdeos em fase slida, que utilizava uma matriz (resina) insolvel qual se liga o aminocido C-terminal adicionando-se sucessivamente os outros aminocidos, sendo que apenas no final da sntese o peptdeo desejado retirado da resina.

Sntese enzimtica
Baseado

na reversibilidade de reaes

catalticas.
A primeira sntese utilizando este mtodo foi

obtida por Bergmann e Fraenkel-Conrat formando anilidas a partir do cido hiprico com anilina na presena de papana.
H necessidade de introduo e posterior

remoo de grupos protetores.

Sntese com DNA recombinante


A sntese por mtodos de DNA recombinante

combina a biologia dos plasmdios bacterianos bioqumica das enzimas de processamento de DNA.

Utiliza todos os mtodos modernos de clonagem e expresso gnica via microorganismos modificados podendo produzir um peptdeo recombinante ou vrios deles simultaneamente.

Purificao de peptdeos
Antes que as propriedades e as atividades de

um peptdeo possam ser determinadas, essencial uma preparao pura.


Para a purificao existem vrios mtodos

que so escolhidos levando em conta as propriedades dos peptdeos como tamanho, carga e propriedades de ligao.

Cromatografia por afinidade


baseada na afinidade da ligao de um peptdeo. As esferas na coluna possuem um grupo qumico ligado de forma covalente. Um peptdeo com uma afinidade a esse grupo qumico particular se ligara s esferas na coluna, e sua migrao ser retardada. explicar rp-hplc,, exclusao e

Cromatografia de troca inica

Explora as diferenas de sinal e de grandeza das cargas eltricas lquidas dos peptdeos em um certo pH. A matriz da coluna um polmero sinttico contendo grupos carreados ligados. A afinidade de cada peptdeo afetada pelo pH ( determina o estado de ionizao da molcula) e a concentrao dos ons salinos livres que competem na soluo circulante.

Cromatografia de excluso
Separa os aminocidos de acordo com o

tamanho. Nesse mtodo, peptdeos grandes emergem da coluna mais cedo que os pequenos. A fase slida consiste de esferas construdas com poros ou cavidades de um tamanho particular . Os peptdeos maiores no conseguem entrar nas cavidades e realizam um trajeto curto. Peptdeos pequenos entram nas cavidades e migram pela coluna mais lentamente

HPLC
Sistemas de CLAE-FR consistem de uma fase estacionria de menor polaridade e uma fase mvel de maior polaridade, enquanto a fase normal tem as polaridades invertidas. Estas fases apresentam vrias vantagens, tais como: uso de fases mveis menos txicas e de menor custo, como metanol e gua; fases estacionrias estveis de muitos tipos diferentes; rpido equilbrio da coluna aps a mudana da fase mvel; facilidade de empregar eluio por gradiente; maior rapidez em anlises e boa reprodutibilidade dos tempos de reteno. Alm disso, so muito aplicadas separao de solutos de diferentes polaridades, massas molares e funcionalidades qumicas. Esta tcnica permite que as protenas sejam separadas mais rapidamente do que pelos mtodos convencionais e separar molculas com estruturas e tamanhos muito semelhantes, por isso uma das tcnicas mais utilizadas para purificao de protenas.

Os peptdeos aps serem purificados e

caracterizados podem ser utilizados em diversas reas.


possvel a utilizao de peptdeos como

medicamentos, porm existem uma srie de vantagens e desvantagens nesta utilizao.

Utilizando peptdeos como medicamentos


Vantagens

Desvantagens

Alta especificidade
Alta seletividade

Baixa biodisponibilidade oral


Geralmente devem ser utilizados de forma intra-venosa Dificuldade de passagem pelas membranas Sntese cara Risco de efeitos imunognicos Eliminado do corpo rapidamente

Menos acumulao nos tecidos Baixa toxicidade bastante potente Possui grande diversidade biolgica e qumica

Para diminuir estas desvantagens deve ser feita uma

formulao de snteses de substncias peptdeosmemticas, que so molculas capazes de mostrar as mesmas atividades biolgicas e relaes estrutura-atividade como o peptdeo natural.

Imagine uma conversa entre uma molcula pequena e um peptdeo. A molcula pequena pode falar suas virtudes do tamanho pequeno, preo baixo, disponibilidade de ser utilizada de forma oral, capacidade de atravessar membranas e pode ser sintetizada diretamente. O peptdeo responderia: verdade, eu posso ser maior, mais caro para ser sintetizado e menos estvel q voc. Eu saio mias rpido do corpo e geralmente preciso ser injetado ao invs de ser engolido como uma plula, mas posso ser mais potente, tenho maior especificidade e poucos problemas de toxicologia. Eu tambm no fico acumulado nos rgos como voc faz.
C&EN, 2005;Volume 83, Number 11 pp. 17-24

No inicio os peptdeos eram intimamente

relacionados com hormnios e ,portanto, eram utilizados para tratar distrbios endcrinos. Hoje, peptdeos esto sendo utilizados no desenvolvimento de medicamentos de diversas categorias , incluindo os antiinflamatrios, gastrointestinal e antiobesidade.

Concluso
Neste trabalho foram abordados os pontos de maior relevncia no desenvolvimento da sntese de peptdeos. Embora o assunto tenha j quase um sculo de evoluo, os diferentes processos de sntese ainda recebem intensa ateno nos seus aspectos qumicos, bioqumicos, farmacuticos, de biologia molecular e de automao. Este interesse est relacionado ao grande envolvimento dos peptdeos em importantes processos biolgicos, com aplicaes no diagnstico, tratamento e preveno de molstias tanto em medicina humana como veterinria.

Os mtodos de sntese de peptdeos em soluo, fase slida, por enzimas ou DNA recombinante no so mutuamente exclusivos, mas so processos que se completam e a escolha do mtodo depende do tamanho, composio e mesmo da estrutura terciria do peptdeo, alm da escala de sntese e da avaliao do custo financeiro de sua produo.

Bibliografia
LIRIA,

Cleber W. (PG); NISHIKIDO, Nicolas R. (IC); ROMAGNA, Carolina D. (IC); MIRANDA, M. Teresa M. (PQ). Sntese da ligao peptdica catalisada por lpases. Laboratrio de Qumica de Peptdeos, Departamento de Bioqumica, IQ-USP, C.P. 26077, 05513-970, SP, Brasil. Disponvel em <sec.sbq.org.br> acesso em 23 nov 2009. COLLINS, Carol H. Collins. FASES ESTACIONRIAS PARA CROMATOGRAFIA LQUIDA DE ALTA EFICINCIA EM FASE REVERSA (CLAE-FR) BASEADAS EM SUPERFCIES DE XIDOS INORGNICOS FUNCIONALIZADOS. Qum. Nova vol.25 n.4 So Paulo July 2002. Disponvel em <www.scielo.br> Acesso em 23 nov 2009.

TONHI, Edivan; COLLINS,Kenneth E.; JARDIM, Isabel C. S. F.;

Nelson, D.L.; Cox, M.M.Bioqumica - 3a. Edio.

Lehninger,

Prncipios

de

MACHADO, Alessandra; LIRIA, Cleber W. ; PROTI, Patrcia B.;

REMUZGO, Csar; MIRANDA, M. Teresa M. Snteses qumica e enzimtica de peptdeos: princpios bsicos e aplicaes. Qum. Nova vol.27 no.5 So Paulo Sept./Oct. 2004. Disponvel em <www.scielo.br> Acesso em 18 nov 2009.
MELO, Dr. Robson Lopes de. Peptdeos: sntese qumica e

seu emprego na pesquisa bioqumica. Instituto Butantan Centro de Toxinologia Aplicada. Disponvel em < www.ioc.fiocruz.br >Acesso 23 em nov 2009.

JULIANO, Luiz. Qumica de Peptdeos: uma breve reviso

dos processos de sntese. Qum. Nova vol.27 n.5 So Paulo Sept./Oct. 2004. Disponvel em <www.quimicanova.sbq.org.br> Acesso em 19 nov 2009.

Вам также может понравиться